Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

A Intensa Corrida de M&A: Projeções Entre 2022 e 2026!

A-Intensa-Corrida-de-MeA-Projecoes-Entre-2022-e-2026

Você já ouviu falar sobre a Intensa Corrida de M&A no mercado?

O cenário e condições econômicas em 2021 e 2022 criaram um ambiente propício para a intensa corrida de M&A (Fusões e Aquisições), que teve início no ano passado e deve continuar até 2026! 

O que explica esse cenário de M&A é a desaceleração no mercado de M&A nos Estados Unidos juntamente com o aumento de capital dos investidores. 

As projeções indicam que, a partir de 2022 e durante os próximos cinco anos seguintes, o mercado de M&A experimentará um crescimento sem precedentes.

Mas qual é a razão por trás desse rápido e significativo crescimento do mercado nos próximos anos? Neste artigo, vamos explicar exatamente isso! 

Afinal, conhecimento nunca é demais quando se trata de empreendedorismo e tendências do mercado, especialmente durante essa intensa corrida de M&A!

Então, continue lendo esse artigo e tenha uma boa leitura! 

A Performance do M&A Nos Últimos Anos e Como Ele Chegou Nesse Cenário De “Intensa Corrida de M&A”?Performance-do-mercado-para-intensa-corrida-de-mea

Em 2019, o mercado de fusões e aquisições teve um bom desempenho em todo o mundo! Com diversas transações feitas e muitas empresas buscando expandir seus negócios por meio de operações estratégicas de M&A. 

O número total de negociações de fusões em 2019 foi de 39.295 em todo o mundo, segundo a plataforma de dados financeiros, Refinitiv. O mercado movimentou cerca de $3,9 trilhões de dólares, o que representou um aumento de 6% em relação a 2018. Isso devido às aquisições estratégicas, que impulsionaram os negócios a realizar operações de M&A. O intuito era facilitar o acesso à novas tecnologias e competências para fazer o negócio expandir.

Em 2020, o mercado sofreu impactos por causa da pandemia do Covid-19. O ano foi demarcado com uma queda significativa das transações de M&A. Já que muitas empresas precisaram adiar ou até mesmo cancelar determinadas operações devido à incerteza econômica que se instalou no período. 

Entretanto, no segundo semestre de 2020, o mercado começou a apresentar uma certa recuperação. Já que as empresas estavam se adaptando à nova realidade e se concentraram em oportunidades de consolidação e reestruturação.

E foi esse foco em reestruturação que fez com que 2021 fosse consolidado como o melhor ano da história do M&A, alcançando o recorde em transações de fusões e aquisições globais! Foram mais de R$ 344 bilhões movimentados. Algumas das maiores transações feitas no ano foram: a Compra do Grupo BIG pelo Carrefour, a compra da Unidas pela Localiza e a Hapvida comprando uma grande concorrente, a NotreDame Intermédica.

E em 2022? O que aconteceu com o mercado de fusões e aquisições?

O Mercado de M&A Em 2022!

Em comparação com 2021, o ano de 2022 em termos de M&A deixou bastante a desejar! No primeiro semestre do ano, o Brasil registrou um aumento no número de transações em comparação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto que no primeiro semestre de 2021 o país registrou 706 transações, em 2022 foram 807! Infelizmente, essa tendência não se manteve no resto do ano. 

O valor das operações globais de M&A encolheu 33%, registrando o maior declínio para um segundo semestre desde que esse tipo de operação começou a ser registrado, em 1980.

É importante salientar que a redução de transações ocorridas em 2022 foram generalizadas, sem região geográfica ou tipos de negócios e setores. 

Apesar da queda do mercado no segundo semestre de 2022, as previsões indicam que haverá uma grande corrida no setor no período de 2022 até 2026, o que poderá levar o mercado a novas alturas e até mesmo alcançar novos recordes! 

As Razões Por Trás do Crescimento do Mercado e Da Intensa Corrida de M&A

Agora que você já teve uma visão geral de como o mercado de fusões e aquisições vem operando nos últimos anos, é importante entender melhor o que irá impulsionar o crescimento desse mercado nos próximos anos e a motivação por trás desse chamado de “Corrida de M&A”! 

private-equityO Private Equity

Uma das grandes razões para o mercado crescer significativamente será o Private Equity (Capital Privado)! 

O crescimento será impulsionado principalmente pelo setor de Private Equity, que estará bem capitalizado, com apoio de um mercado resistente de financiamento e com a necessidade de alocar seu dinheiro em bons investimentos.

A combinação desses fatores irá criar uma dinâmica de mercado, que terá como resultado uma das maiores transações financeiras ocorridas no segmento de fusões e aquisições. 

Nos últimos 10 anos, o mercado de M&A tem se apoiado cada vez mais em investimentos de Private Equity. Embora existam diversas estimativas sobre o quanto o Private Equity participa e representa no mercado, a maior parte dos relatórios sugere que cerca de 39% do total de operações de fusões e aquisições feitas no mundo recebem apoio desse tipo de investimento.

Portanto, se você atua no ramo de fusões e aquisições ou pretende comprar ou vender empresas, é essencial que você entenda como forças concorrentes que impactam o setor de Private Equity podem influenciar seu negócio. 

Desafios do Mercado Financeiro de Empréstimos Para o Private Equity Desafios-do-Mercado-Financeiro-de-Emprestimos-Para-Private-Equity 

A crise causada pela pandemia de COVID-19 abalou os mercados de crédito, afetando a disponibilidade geral de capital. Os dados ainda não se definem com clareza por causa das mudanças que o mercado sofreu rapidamente. Além disso, devido à queda significativa na atividade econômica. 

Entretanto, isso resultou em uma postura mais conservadora por parte dos bancos e outras fontes de financiamento em relação aos empréstimos, tornando o financiamento de negócios mais difícil. 

Conclusão

Apesar dos desafios, as perspectivas para o futuro do mercado de M&A são boas! E as expectativas de empreendedores e outros agentes que atuam no segmento estão altas!

Nunca houve tanto capital disponível para investimentos. Os fundos globais de Private Equity tinham US $ 1,25 trilhão de capital não investido. Felizmente, esse capital estava pronto para ser alocado já no final do ano de 2019.

conclusao-sobre-corrida-de-meaPara isso acontecer, o private equity começou com US $ 725 bilhões de capital não investido. Os fundos globais de Private Equity aumentaram esse capital em 72% em apenas 5 anos. Isso levou a um aumento sucessivo das negociações no mercado de M&A. 

Em 2019, as transações de M&A que contaram com o apoio do Private Equity representaram 39% das operações globais, representando um aumento de 28,3% em comparação com 2014. 

Essa tendência deve continuar à medida que mais capital for levantado e investido, mas o setor ainda enfrenta desafios de financiamento em tempos de incerteza econômica. 

Além disso, a chegada de um novo ano com um novo governo e a reabertura do mercado internacional para o Brasil criam novas oportunidades para empreendedores. 

Entretanto, as operações de M&A envolvem diversos riscos e é essencial contar com a ajuda de consultores ou empresas especialistas em M&A, definir objetivos claros e estabelecer uma estratégia sólida para garantir o sucesso da transação.

Conte Com A BuyCo. Para Te Ajudar!conte-com-a-buyco-para-te-ajudar

A BuyCo. oferece suporte especializado em todas as etapas do processo de compra, venda e avaliação de empresas.

O Valuation é uma ferramenta estratégica indispensável em uma operação de M&A, pois ele fornece informações valiosas sobre a situação financeira, posicionamento no mercado, saúde financeiro e perspectivas de crescimento da empresa. Em especial, ele gera o valor justo da sua empresa no mercado!

Então, se você pretende antecipar seus próximos passos e realizar alguma operação de M&A (compra e venda de empresas), será preciso avaliar seu negócio!

Afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Então, para saber mais, ou entrar em contato, basta clicar aqui!

Além disso, a BuyCo. tem um método próprio, que pondera 5 métodos de cálculo, para estimar quanto sua empresa vale, através de uma Calculadora de Valuation. E para garantir ainda mais precisão, usamos todos esses métodos com pesos diferentes, de forma a encontrar o valor mais justo do seu negócio!

Quer saber quanto vale o seu negócio de forma rápida, segura e gratuita? Basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados