Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Quer Vender Sua Empresa? Conheça Os 8 Próximos Passos Após Tomar Essa Decisão

vender-sua-empresa

Hoje no Brasil, são mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas ativas e, muitos dos donos dessas empresas têm diversas razões para venda de seus negócios. E aí, você quer vender sua empresa?

Para alguns, a venda é a finalização de uma etapa, para outros, a venda pode ser motivada por uma crise pessoal ou até mesmo familiar. Também é comum uma nova oportunidade de negócios ou uma mudança inesperada na vida. Mas fique tranquilo, isso é mais normal do que você imagina.

Por isso, continue com a leitura do artigo para entender as razões que levam empresários a vender suas empresas, bem como os próximos passos a serem feitos depois que essa decisão é tomada.

Então vamos lá? Boa leitura!

Quais As Principais Razões Para Vender Sua Empresa?

As razões desempenham um papel muito importante no sucesso de venda da empresa. Por isso, ter maturidade para entender em qual momento você está, é fundamental. Isso fará toda a diferença no momento que aparecer um comprador para que as negociações ocorram de forma benéfica para ambos os lados.

Não necessariamente vender um negócio significa decretar sua falência ou demonstra que o negócio é ruim. Isso porque, são diversos os motivos que levam empresários a tomarem essa decisão.

Assim, para estabelecer uma boa saída, o primeiro passo é identificar os fatores que levam você a vender sua empresa e aceita-los como parte da sua nova jornada, vendo como algo como positivo. Além disso, jamais tenha vergonha ou frustração, seja honesto e sincero com você mesmo (a). Por isso, trabalhar estes pontos, é um importante papel da BuyCo..

Entenda as principais razões para vender sua empresa. Dentre elas estão alguns exemplos:

foto-de-maos-dadas-com-fundo-azul-para-representar-o-processo-de-fechamento-ao-vender-sua-empresa – Aposentaria ou cansaço;

 – Mudança Geográfica;

 – Problemas de Saúde;

 – Dissolução de Sociedade;

 – Oportunidade de mercado;

 – Problemas financeiros e de gestão.

É muito importante entender que as razões definem os próximos passos da sua jornada. Então, quanto antes tiver a maturidade para aceita-las, melhor serão os resultados na venda do seu negócio.

Vamos refletir, não é incomum para alguns empresários quererem uma venda rápida com uma saída imediata da empresa. Alguns motivos são o esgotamento físico ou psicológico, a necessidade de dinheiro imediata, a morte de um familiar, uma doença aguda do empresário ou a consciência do dono sobre as perspectivas futuras do mercado.

Um vendedor com estas razões pode estar disposto a vender para o primeiro comprador que aparecer. Por isso, eles também podem estar dispostos a aceitar um valor inferior, ao invés de aguardar uma oferta maior.

Próximos Passos Para Vender Sua Empresa

Escolher o momento certo para vender sua empresa não é fácil e nem uma decisão tomada de forma impulsiva, além disso, muitos fatores externos e fora do controle dos donos impactam no processo.

A venda de uma empresa não é algo simples e rápido, mesmo sendo de um pequeno negócio. Por isso, se planeje. Se a decisão já está tomada, comece o quanto antes a tomar medidas para preparar sua empresa para a venda.

O ponto-chave é se preparar, planejar e avaliar as implicações durante todo este processo. Isso envolve controles financeiros adequados, números gerenciais de qualidade, organização desses dados e dos demais documentos para que o processo ocorra da melhor maneira possível.

Vamos mostrar a trajetória desde o início, até o momento da venda da empresa.

1º Passo: Entenda Seu Momento

Primeiro, é fundamental entender em qual momento você está na vida empresária, se você pretende continuar assim e tem planos de um projeto maior ou acredita que quer finalizar essa etapa e tem novos projetos de vida.

Se optar por vender, assuma um distanciamento crítico e analítico para não deixar que questões emocionais interfiram no momento de desapegar do negócio. Use a razão.

Passo: Entenda As Razões Para Vender Sua Empresa

Qual a principal razão que o levou a perceber que chegou a hora de vender sua empresa? Aqui entram as razões que citamos acima. Tê-las bem claro é fundamental para seguir com os próximos passos.

3º Passo: Conheça O Valor Da Sua Empresa

Afinal, quanto vale a sua empresa? É hora de determinar qual o preço do seu negócio. Valores altos demais afastam interessados. Em contrapartida, valores muito baixos podem significar perdas para você. Por isso, a avaliação de empresas é fundamental nos momentos de compra e venda.

Encontrar esse valor não é tarefa fácil e carece de certa imparcialidade e expertise. Por isso, contrate uma empresa para realizar a avaliação apropriada, utilizando os métodos e profissionais mais adequados.

A BuyCo. é a solução perfeita quando se trata de avaliação de pequenas empresas. Desenvolvemos um método próprio, comprovado, acessível e 100% digital. Para saber mais acesse: Métodos de Avaliação BuyCo.

Caso você possua uma grande empresa, também preparamos um artigo para você conhecer os principais métodos utilizados nesse caso. Basta clicar aqui.

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

4º Passo: Organize Os Documentos E Dados

foto-de-pessoas-assinando-documentos-para-vender-sua-empresaHora de preparar e organizar os documentos da empresa para disponibilizá-los aos potenciais compradores. Provavelmente muitos deles já foram levantados no momento da avaliação da empresa. Somente com dados confiáveis que bons compradores serão atraídos.

Um exemplo seria preparar o Balanço Patrimonial de forma estruturada e com as corretas classificações das contas pela Contabilidade, bem como levantar avaliações do desempenho da empresa. Isso será um diferencial para o sucesso da negociação, garantindo transparência, confiabilidade, segurança e facilidade para os compradores tomarem uma decisão.

5º Passo: Divulgue Sua Empresa

É preciso divulgar seu negócio. Antes disso, prepare os funcionários de forma a evitar pânico e tumulto e prepare o que será dito para clientes e fornecedores de forma a evitar reações adversas antes do processo de concretizar.

Procure uma plataforma especializada em Venda de Empresas e que seja grátis para anunciar. Vender de forma independente é muito mais difícil e demorado até encontrar o comprador ideal.

Não tenha medo ou receio de mostrar sua história ao mercado, existem pessoas buscando negócios de sucesso em operação como o seu. Se você divulgar em canais profissionais e específicos não irá denigrir sua empresa, mas sim, encontrar um novo dono para sua operação.

Aqui na BuyCo. temos diversas empresas cadastradas e muitos compradores interessados. O processo é gratuito e aumenta as chances de você encontrar a proposta que tanto espera.

6º Passo: Busque Um Assessor Para Te Orientar Na Venda Da Sua Empresa

É fundamental ter um assessor para venda da sua empresa e, no momento correto, solicitar a assinatura de um termo de sigilo, para ter certeza e mais liberdade em tratar e informar os dados da empresa. Provavelmente compradores vão querer mais dados, bem como conferir a veracidade das mesmas, mas é fundamental garantir a confidencialidade.

7º Passo: Hora De Negociar 

Esteja preparado para receber uma oferta de compra da sua empresa e saber negociar. Compradores tentarão abaixar o preço ao máximo, então esteja atento a armadilhas e não tenha pressa. Com um processo de negociação, é possível encontrar um valor que seja favorável para as duas partes.

Uma dica é valorizar seu negócio antes da venda, para que seja possível negociar próximo do preço desejado. Cabe também ressaltar as boas perspectivas da empresa para o futuro, bem como o esforço que seria necessário para construir algo semelhante do zero.

Além disso, não esqueça de solicitar que seu assessor registre em um memorando de entendimentos todos os pontos do acordo caso encontre o comprador ideal, como: valor negociado, condições de pagamentos, garantias e acertos finais.

8º Passo: Momento Final

Acordo fechado? Então é hora de se preparar para a transferência final e despedida deste importante ciclo da sua vida. Planeje junto com o comprador uma rotina para abordar todos os detalhes da sua operação, pontos específicos, apresenta-los aos principais parceiros e agora, aos funcionários.

É muito importante mitigar todas as resistências que podem existir. Por isso, tenha uma comunicação aberta com os funcionários, afaste os medos e mostre os benefícios do novo rumo que a empresa irá tomar.

Conclusão Sobre Vender Sua Empresa

Pode parecer simples, mas um processo de compra e venda de pequenas empresas em funcionamento pode apresentar algumas armadilhas. Por isso, procure uma empesa que te ajude com a Avalição da Empresa e com esta assessoria no processo de venda, bem como, anuncie sua empresa para diversos compradores.

Na BuyCo. podemos te ajudar tanto respondendo a pergunta sobre qual o valor da sua empresa, como em todos os processos da venda do seu negócio, desde a divulgação até o fechamento do acordo. Então, se você quer saber quanto vale sua empresa, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas