Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

7 Dicas Para Começar a Empreender e Ter Sucesso

Empreender é o sonho de grande parte das pessoas e o Brasil é, de fato, um dos países que mais empreende no mundo. Porém, também somos um dos países que mais mata empresas. As pesquisas mostram que as taxas de sucesso de quem se prepara são muito mais altas. Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas dicas para começar a empreender!

Você sonha em ter uma empresa própria e não sabe como começar a empreender? Sabemos que começar um novo negócio nem sempre é algo fácil, mas o importante é não desistir de tirar seu sonho do papel.

Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a começar a empreender. Mas antes, precisamos deixar uma coisa muito clara: você não precisa criar uma empresa do zero para começar a empreender. Várias empresas que estão à venda podem ser uma excelente oportunidade para agilizar e simplificar a realização desse sonho. Legal, não é mesmo?

Com isso em mente, vamos para as dicas.

Então vamos lá? Boa leitura!

Dicas Para Começar a Empreender

Aprenda Com Quem Já Empreende. Essa É Uma Das Dicas Mais Valiosas Para Começar A Empreender!

Se você quer empreender e não sabe por onde começar, se espelhe em quem já empreende e tem sucesso no mundo dos negócios. Assim, você aprenderá com as conquistas, desafios, erros, acertos e derrotas de quem já conhece o mercado, saberá o que funciona e o que não funciona e poderá evitar de cair nos mesmos erros.

Grande parte dos empreendedores são muito acessíveis para compartilhar histórias e aprendizados. Comece procurando amigos ou familiares que empreendem e depois vá procurando novos profissionais para aprender, mas também, estabelecer uma grande rede de contatos que podem se tornar futuros parceiros.

Não tenha medo de pedir dicas e conselhos. Quem já está estabelecido ou é expert no assunto começou como você. Escute as dicas, tente identificar pontos em comum com seu negócio, pergunte sobre suas dúvidas e anote tudo para analisar com cuidado. Extraia o máximo de conhecimento, pois tudo vai servir de bagagem para construção do seu negócio. Além disso, observe suas trajetórias para se inspirar em momentos de desmotivação.

Quando falamos em comprar uma empresa em operação, uma das principais vantagens é aproveitar de todo o conhecimento, know-how e curva de aprendizado do antigo dono. Por isso, se optar por essa forma para começar a empreender, combine com o vendedor o prazo em que ele irá te acompanhar durante a transição para que você possa extrair o máximo de dados e aprendizados.

Esteja Sempre Atualizado

foto-de-pessoa-estudando-como-uma-das-dicas-para-comecar-a-empreenderToda profissão exige estudo, aperfeiçoamento e atualização constantes. Um médico, por exemplo, precisa estar por dentro de todas as novas doenças, tratamentos, tecnologias e estudos para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. Uma estilista precisa estar antenada às tendências da moda. Quem não se atualiza, fica para trás e acaba se estagnando e perdendo para a concorrência.

Com o empreendedor, isso não é diferente. A formação de quem empreende nunca acaba. Independente do ramo ou setor de atuação, é sempre preciso se atualizar, estudar e observar os movimentos econômicos e as tendências do mercado. Não cometa o erro de começar seu negócio sem conhecimentos, pois apenas a força de vontade não traz os melhores resultados.

A pandemia foi a prova viva disso. As empresas que não se adaptaram ao novo normal, buscaram a digitalização ou adequaram seus modelos de negócio, não resistiram à crise e acabaram fechando as portas.

Hoje, o conhecimento está disponível em diversas fontes. Existem diversas plataformas que disponibilizam cursos gratuitos para empreendedores. Comece com conteúdos mais básicos sobre empreendedorismo, depois entre mais diretamente em estratégias, planos de negócios, inovações, vendas e marketing, por exemplo. Avalie também a necessidade de cursos técnicos específicos de acordo com o seu negócio.

Além disso, frequente fóruns, palestras, feiras, congressos, cursos, eventos e encontros sobre empreendedorismo. Além de ser uma excelente fonte de aprendizado, você também poderá conhecer outros empreendedores, conquistar novas oportunidades e criar networking.

O mandamento é claro: aperfeiçoe e melhore sempre, pois o aprendizado nunca termina. Só assim você manterá sua empresa firme no mercado. Com o aumento da concorrência, quem não oferece bons produtos e serviços, não sobrevive. Invista em pesquisas de mercado e de satisfação para aprimorar sempre!

Encontre Seu Lugar no Mercado

Decidiu que quer empreender? Ótimo! Agora, é preciso encontrar aquilo que você mais se identifica conforme seus interesses e habilidades para tirar o sonho do papel. Busque com base naquilo que te traz felicidade e prazer para que você possa desfrutar de cada momento na sua carreira empreendedora.

Independente da sua decisão entre começar algo do zero ou comprar uma empresa em operação, você precisa conhecer o negócio no qual pretende atuar para escolher aquilo que mais se encaixa com o seu perfil e assim definir as demais questões da empresa.

Com tudo isso definido, você pode começar a estudar o mercado específico em que pretende atuar, as oportunidades e ameaças, os diferenciais competitivos, os pontos fracos, a posição que pretende conquistar, o público-alvo, os concorrentes e as estratégias de atuação de todas as áreas da empresa. Tenha em mente uma noção ampla sobre o cenário no qual sua empresa será inserida para planejar todos os próximos passos com o objetivo de destacar sua empresa em meio às demais.

Saber onde você pretende atuar e conhecer de forma profunda sobre todos os aspectos citados acima pode definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. É com base nisso que você poderá criar um plano de negócios eficiente com base nas melhores opções para sua empresa e no objetivo do negócio.

Conheça Seu Público-Alvo: Uma Das Dicas Que Muitas Pessoas Ignoram Na Hora de Começar a Empreender

Você precisa conhecer a pessoa que vai comprar seus produtos e serviços, entender suas necessidades, objeções e demandas para definir como você pode se comunicar e entregar valor.

Por isso, pesquise muito sobre sua persona, defina os interesses, necessidades, dados demográficos e tudo o que conseguir levantar sobre seus possíveis clientes.

Nesse aspecto, muitos empreendedores acabam pecando e tendo uma definição muito generalizada de quem são essas pessoas e como elas se comportam. Ao estudar suas personas, você consegue ter uma visão muito mais específica dessas pessoas, dos seus objetivos, necessidades, objeções e desafios e de como você pode ajudá-las.

foto-de-cliente-para-ilustrar-artigo-sobre-dicas-para-comecar-a-empreenderAo entender a fundo a pessoa que comprará de você, será possível definir as melhores formas de se comunicar, de chegar ao cliente, de fazer a venda e, claro, de atender as necessidades e demandas, bem como, gerar valor para fidelizar e conquistar participação no mercado.

Invista na comunicação. Como vimos acima, é importante definir o que você gera de valor para o cliente, mas, para isso acontecer, é preciso que seu público te conheça. Dê voz a sua empresa para que ela se torne conhecida e reconhecida pelos clientes. Além disso, defina os melhores argumentos de venda conforme o perfil das suas personas.

Aprenda Sobre Gestão Financeira

Para empreender e ter sucesso, você precisa aprender sobre gestão financeira. Só assim você terá claro o que são receitas, despesas e cursos. O principal motivo de insucesso nas organizações é a administração financeira insuficiente.

Por isso, invista em cursos ou profissionais que consigam te orientar sobre a administração financeira da empresa para que você consiga manter os resultados sempre positivos.

Além disso, tenha uma coisa muito clara em mente: você não pode misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa, e vice-versa. Isso é um grande erro que a maioria dos empreendedores de primeira viagem cometem e que pode comprometer muito a gestão financeira da empresa.

Por fim, apenas com uma noção clara sobre gestão financeira é que você será capaz de avaliar quanto será preciso gastar para iniciar o novo negócio e se você tem condição de arcar com todos os gastos que surgirão. Pense a curto, médio e longo prazo e estabeleça cronogramas detalhados com toda a situação financeira que você planeja para ver se o negócio é viável para você.

Tenha em mente que o negócio leva tempo até começar a gerar lucros. Por isso, avalie os custos e evite gastos desnecessários. No começo, além do necessário para manter a empresa em operação, você precisa considerar que vai precisar recuperar o investimento inicial. Coloque tudo isso no papel para não passar aperto.

Busque Profissionais Qualificados Para Trabalharem Com Você

Os recursos humanos são os mais valiosos dentro da sua empresa. Por isso, busque profissionais qualificados para trabalharem com você e que vistam a camisa da sua empresa. Eles são grandes responsáveis por tirar seu sonho de empreender do papel.

Profissionais valorizados, reconhecidos, que entendem o propósito da empresa e sabem o que precisa ser feito trabalham mais motivados. Por isso, valorize e motive seus colaboradores. Além disso, saiba reconhecer quem deve ou não continuar na empresa ao longo do tempo, pois um colaborador desmotivado pode fragilizar todo o time.

Última Das Dicas Para Começar A Empreender: Elabore Um Bom Planejamento

foto-de-pessoas-fazendo-planejamento-como-uma-das-dicas-para-comecar-a-empreenderUm planejamento realista e objetivo, com metas claras e definidas fará toda a diferença. Se você não colocar no papel tudo que precisa ser feito e o que você almeja alcançar, você pode acabar nunca saindo do lugar. Pense no planejamento como sua direção para cada passo que você precisará dar.

Com o planejamento em mãos, é hora de colocar a mão na massa e elencar prioridades para tirar o sonho do papel o quanto antes. Saiba que o empreendedor está sempre trabalhando e é ele o principal responsável pelo seu próprio sucesso. Defina seus horários, tenha disciplina, crie listas de tarefas e organize sua agenda para otimizar seu tempo e esforço.

E aí, o que você está esperando? A hora de começar é agora. Não espere tudo estar em perfeito estado para tirar seu sonho do papel. É melhor começar agora, onde você está e com o que você tem para depois ir otimizando, do que nunca dar o pontapé inicial.

Quer começar a empreender de forma mais rápida e com menos riscos e custos? Compre uma empresa em operação. Um histórico conhecido reduz muito as chances de insucesso, além disso, uma empresa já pronta permite aproveitar a estrutura, a localização, os processos, as estratégicas, o fluxo de caixa, os créditos, os estoques, os funcionários, a marca, os clientes e os parceiros e de todo o conhecimento do dono.

Existem diversos negócios à venda no Brasil e um deles pode se encaixar no seu perfil. Somos uma plataforma que usa a tecnologia para intermediar a compra e venda de empresas e podemos te ajudar em todas as etapas para tirar seu sonho de empreender do papel. Conte conosco e vamos juntos!

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

E Mais Uma Dica Plus Da BuyCo.!

A Buyco irá ajudar você, empreendedor, a tirar seu sonho do papel! Além disso, temos mais uma dica especial que pode ajudar você a empreender com sucesso!

Antes mesmo de tirar os seus sonhos do papel, por que não realizar um teste que revelará qual é seu perfil empreendedor?

O teste de perfil Buyco é um relatório que auxilia as pessoas a descobrirem qual é o seu perfil empreendedor e os padrões de comportamento desse determinado perfil. Eles são classificados em quatro perfis básicos, que são: analista, comunicador, executor e organizador.

Então, o relatório do Teste de Perfil Buyco pode ser muito útil pra você, já que têm o intuito de orientar na compreensão de suas características empreendedoras!

Então, para conhecer e realizar nosso Teste de Perfil, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas