Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

6 Erros Para Evitar Quando Vender Uma Empresa

O processo de venda de empresas está cada vez mais comum no Brasil. E ele foi ainda mais acelerado durante a pandemia, onde muitos empresários não conseguiram dar continuidade aos negócios e procuraram na venda, uma solução para a saída de sua empresa. Por isso, elaboramos este artigo com os principais erros para evitar quando vender uma empresa.

Então vamos lá? Boa leitura!

Erros Para Evitar Quando Vender Uma Empresa

Como vimos, a venda de empresas vem se popularizando no Brasil. Porém, muitos empresários, por desconhecimento ou despreparo, acabam cometendo muitos erros ao venderem uma empresa, fazendo com que todo o trabalho duro, investimento e dedicação ao negócio que construíram, corra o risco de ir ralo abaixo.

A boa notícia é que esses erros podem ser evitáveis se houver pleno conhecimento do processo de venda. Por isso, abaixo, listaremos os principais erros para evitar quando vender uma empresa:

Erro 1: Não Preparar a Empresa Para a Venda

A decisão de vender uma empresa envolve muito planejamento e preparo. Só assim a venda será ágil e com sucesso. Isso tudo acontece muito antes de colocar a empresa à venda, porém, muitos empresários acabam pulando etapas e não se preparando para a venda.

Por isso, se você quer vender sua empresa, comece a se preparar hoje mesmo para maximizar o valor do seu negócio e garantir que tudo está em ordem para que a empresa seja passada ao novo dono. Então, faça um planejamento e coloque tudo que você precisa executar no papel.

Apenas com uma empresa preparada e organizada que será possível atrair compradores qualificados e despertar interesses pelo negócio. Além disso, nesse processo de preparo é possível encontrar pontos de atenção para valorizar ainda mais a empresa para a venda.

Ao preparar sua empresa, você conhecerá ainda mais seu negócio para sanar dúvidas e objeções de potenciais compradores, bem como, mostrar autoridade e segurança diante das negociações e agregar valor conforme os diferenciais do seu negócio.

Além de agilizar e facilitar a venda, o preparo demonstra seu cuidado diante da empresa. Isso será um diferencial, afinal, o número de empresários vendendo suas empresas têm crescido muito, em especial, devido à pandemia. Isso significa que você lidará com um ambiente muito competitivo e, apenas os negócios mais atrativos encontrarão compradores.

foto-de-empresarios-se-preparando-para-evitar-erros-quando-forem-vender-uma-empresaPor isso, para começar a preparar sua empresa para a venda, você pode seguir alguns passos:

Erro 2: Não Identificar o Momento Ideal Para a Venda

Esperar demais ou vender antes do momento certo, sem um planejamento prévio, pode fazer com que muitos empresários percam sua janela de oportunidade.

Por isso, a escolha do momento para a venda da sua empresa é fundamental para um processo bem-sucedido. Vamos pensar em um simples: se sua empresa está em declínio, provavelmente, poucas pessoas vão se interessar ou o valor será muito inferior em relação à quando a empresa estava em seu auge.

Por isso, a escolha do momento ideal para a venda é crucial para o processo e, muitas vezes, os empresários não conseguem identificar e acabam vendendo empresas em momentos menos atrativos. Assim, analise não só a sua empresa, mas os ciclos econômicos e as tendências de mercado para escolher o momento certo.

Erro 3: Não Contar Com o Suporte de Consultores de Negócios

Vender a empresa por conta própria pode ser muito mais difícil e demorado. Por isso, contar com o suporte de consultores especializados é fundamental para o sucesso na venda da sua empresa.

Isso porque, o consultor te acompanhará ao longo de todo o processo de venda: a avaliação da sua empresa, a criação do anúncio, a prospecção de compradores, as negociações, a emissão e assinatura de documentos e o fechamento do contrato. Assim, você poderá focar no negócio e delegar a função da venda para quem entende do assunto.

foto-de-empresarios-diante-de-consultores-conhecendo-erros-para-evitar-quando-vender-uma-empresaMas vale destacar que isso não significa que você não deve trabalhar junto com o consultor, afinal, você é o melhor promotor do seu negócio e é a pessoa mais motivada, apaixonada e conhecedora da empresa.

Erro 4: Vender a Empresa Às Pressas

Quando um empresário vende a empresa às pressas para a primeira oportunidade que surgir, corre o risco de vender para a pessoa errada ou por valores muito abaixo do que o negócio vale, ficando em prejuízo.

Aceitar a primeira oferta não é uma escolha sábia (a não ser que seja uma proposta muito tentadora ou você precise de dinheiro imediatamente). Conhecer quem está comprando sua empresa e comparar alternativas é muito importante para fazer uma boa venda e garantir a continuidade em boas mãos do negócio que você tanto se dedicou para construir.

Além disso, se você demonstra muita pressa e urgência em vender sua empresa, isso pode acabar pressionando o comprador que pode ficar desconfiado e desistir da compra ou mesmo, barganhar o preço ao máximo. Não faça abordagens insistentes ou invasivas, por isso, saiba o momento certo para abordar cada um dos seus argumentos de venda.

Erro 5: Não Ouvir os Compradores

foto-de-vendedor-ouvindo-comprador-para-evitar-erros-quando-for-vender-uma-empresaTodo mundo gosta de ter um bom ouvinte, não é mesmo? Compradores de empresas gostam mais ainda, afinal, comprar uma empresa é um passo decisivo na carreira. Porém, muitos vendedores acabam não ouvindo seus compradores para tranquilizá-los, passar segurança e credibilidade, sanar dúvidas e objeções.

A empatia é a alma do negócio. Se colocar no lugar do outro que, provavelmente, assumirá seu negócio é extremamente importante. Lembre-se que você já esteve na posição dele ao tentar iniciar seu negócio. Lembre-se de todos os seus medos e inseguranças, desafios e objeções e se coloque no lugar do comprador, entendendo seu momento e o auxiliando a tomar a melhor decisão com segurança e confiança.

Erro 6: Não Fazer a Avaliação da Sua Empresa

Muitos empresários resolvem precificar a empresa por conta própria e isso é um dos maiores erros no momento da venda da empresa. Valores altos demais podem afastar potenciais compradores, já os valores baixos demais podem significar prejuízo.

Encontrar o valor justo da sua empresa é requisito básico para o sucesso das negociações. E isso se dá através da avaliação de empresas: processo no qual são utilizados métodos quantitativos para analisar a saúde financeira e as perspectivas de crescimento de uma empresa para encontrar seu valor.

Ao conhecer o valor da sua empresa, também é possível identificar pontos de atenção que podem ser melhorados para que o valor da empresa se torne ainda mais alto. Isso pode te ajudar, inclusive, a fazer o comprador se esquecer do preço e pensar no valor que sua empresa representa, com base em seus diferenciais, pontos fortes e benefícios.

A BuyCo. criou um método próprio, comprovado, gratuito e 100% digital para avaliar empresas de forma segura e assertiva. Então, para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas