Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

O promissor Mercado de Salões de Beleza do Brasil

Possui um empreendimento no mercado de salões de beleza ou está avaliando essa possibilidade? Então esse é o momento certo: o setor de beleza está avançando contra a corrente de crise.

Por isso, preparamos esse artigo que irá apresentar um estudo de mercado completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o setor de beleza.

Então vamos lá? Boa leitura!

Introdução ao mercado de salões de beleza

ilustracao-de-utensilios-de-saloes-de-beleza-para-representar-o-mercado-de-saloes-de-belezaO setor de beleza no Brasil é um dos mais promissores e que mais cresce no país. São vários os aspectos que contribuem para isso: acesso das classes “D” e “E” decorrente do aumento de renda, maios propensão a pagar pelos integrantes da classe “C”, participação crescente da mulher no mercado de trabalho, lançamento constante de novos produtos, elevação da expectativa de vida, entre outros.

 

Hoje em dia, a população apresenta alta demanda por produtos e serviços de qualidade e procedimentos específicos que contribuam com a elevação da autoestima e do bem estar e atendam necessidades de higiene pessoal.

Por isso, o Brasil é hoje um dos principais players globais em relação ao mercado de salões de beleza, mesmo diante cenários econômicos de crise nos anos recentes, está em 4º lugar no ranking mundial. Segundo o IBGE, o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Então, este é, sem dúvidas, um dos melhores ramos para se investir atualmente.

Tamanho do mercado

De acordo com o Euromonitor, existem 500.000 salões de beleza formais no Brasil, com previsão de crescimento de até 4,5% até 2021. 83% se direcionam ao público feminino.

48% dos estabelecimentos são informais, o que significa que os números são ainda maiores. Além disso, o aumento de franquias de beleza vem sendo cada vez maiores nos últimos anos.

Só na região Sudeste estão localizados 276 mil salões (56% do total do país). No Norte e Nordeste são 100 mil salões. Os mineiros aparecem em segundo lugar nos que mais gastam no salão, perdendo para os paulistas.

manicure-fazendo-a-unha-de-clienteLogo, é possível ver que é um mercado que avançou contra a crise. De acordo com dados da ABIHPEC, o setor teve taxa de crescimento anual de 8,2% nos últimos 10 anos, movimentando cerca de R$ 100 bilhões por ano. Desde 2013, o crescimento de profissionais da área foi de 567% no Brasil, passando de 72.000 para mais de 480.000 profissionais.

Cerca de 7 mil salões formais são abertos por mês no Brasil. Se contabilizarmos os informais, esse valor é ainda maior. Assim, o crescimento do setor é muito superior ao do PIB e não se projeta saturação deste mercado no curto prazo.

Independente da época do ano, a procura por serviços de beleza sempre acontece, fazendo com que o mercado não seja sazonal, o que justifica seu desempenho promissor. Outro fato que contribui para isso é que a mulher brasileira gasta anualmente 11 vezes mais com beleza do que mulheres inglesas.

Para 2020, espera-se que o crescimento seja de 14%. Isso se desdobra em um elevado potencial de geração de renda, postos de trabalho e desenvolvimento econômico. Hoje são 1.300.000 postos de trabalho em salões de beleza com um crescimento de 5,9% ao ano.

infografico-com-os-numeros-relativos-ao-mercado-de-saloes-de-beleza

Empreender no mercado de salões de beleza

Com os dados acima, é possível encontrar muita concorrência e, em alguns locais, muitos salões para o número de mulheres. Isso é bom ou ruim? Depende. Isso porque, números elevados como esses mostram o tamanho do investimento que está sendo feito na área, com grande perspectiva de retorno e crescimento. Porém, para se destacar diante de tantas opções, são necessários diferenciais.

Para isso, é preciso oferecer serviços diferentes dos que já são comumente oferecidos. Um exemplo é apostar em produtos sustentáveis e naturais que estão cada vez mais em alta.

Existem muitos nichos que podem ser explorados de forma que o conceito de beleza se torne cada vez mais diversificado e inclusivo. Um exemplo são os serviços masculinos ou voltados para crianças e idosos, pois estes públicos estão consumindo cada vez mais.

foto-de-cabeleireiro-com-cliente-ao-fundo-para-representar-o-mercado-de-saloes-de-belezaAlém disso, é fundamental ser especialista em um serviço específico e tornar-se referência nele, trazendo diferenciação e exclusividade. Assim, é fundamental estar antenado às tendências e às tecnologias para oferecer cada vez mais benefícios e facilidades.

 

Desafios do mercado de salões de beleza

O ambiente competitivo do mercado de salões de beleza no Brasil é um grande desafio. Isso porque são poucas as barreiras de entrada e saída, as oportunidades para economia de escala são mínimas, existem flutuações erráticas das vendas e desvantagens ao negociar com compradores ou fornecedores, há fácil substituição dos produtos e serviços e dificuldades na fidelização de clientes.

Um outro problema do mercado de salões de beleza no Brasil é a grande variação de valores praticados em diferentes estabelecimentos, o que dificulta que clientes façam comparações. Um levantamento da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, apontou que os preços de serviços de beleza podem variar até 92%.

É difícil manter padrões nos preços, devido à variação de custos de cada estabelecimento, porém tal instabilidade faz com que muitos clientes deixem, por vezes, de frequentar tais locais, ou reduzam a frequência. 16,7% dos consumidores deixam de realizar serviços de beleza para poupar o bolso, conforme dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Por isso, é preciso estudar o mercado e os concorrentes de forma a precificar de forma adequada com um bom custo benefício ou oferecer serviços em que o cliente perceba tamanho valor que aumente sua disposição a pagar, caso contrário pode ocorrer queda no faturamento. Isso porque, hoje o consumidor é muito mais esperto, exigente e irá pesquisar e querer entender o que ele está pagando.

Outros problemas são relativos a carências estruturais, por exemplo:

  • Indefinição de normatização legal das relações jurídicas de natureza civil, tributária, trabalhista, de exercício profissional e comercial da atividade;
  • Carência de formação dos empreendedores em relação à gestão e escassez de profissionais qualificados;
  • Desconhecimento de normas técnicas, sanitárias e ambientais de funcionamento resultando em precariedade;
  • Elevado grau de informalidade e de mortalidade de negócios.

Dicas sobre o mercado de salões de beleza

Como vimos, a concorrência é um dos principais problemas para o mercado de salões de beleza. Então, qual a solução? Se diferenciar! Seja através de diferentes serviços ou de focos em nichos pouco explorados, é preciso buscar uma fonte de vantagem.

foto-de-homem-no-salao-de-beleza-cortando-cabelo-e-fazendo-a-barbaOutra dica é tornar-se referência em um serviço específico. Por isso, é preciso pesquisar tendências e estar atento a tudo que acontece no setor.

Assim, a empresa que não oferece serviços de alta qualidade e um excelente atendimento, alinhados com o que é oferecido no mercado e com a expectativa do consumidor, ficará para trás. Isso porque, hoje os clientes são cada vez mais exigentes.

Além disso, o setor de beleza permite atuar simultaneamente com serviços e produtos, que permitem que o empreendedor lide com períodos de baixa de vendas em um dos dois.

É fundamental fidelizar clientes, pois quem consome esses produtos e serviços, em sua maioria, o faz com certa frequência e tem suas marcas e profissionais favoritos. Outra estratégia é vender “combos” ou pacotes de serviços que tornam o cliente recorrente e mais próximo de você por um certo período.

Por último, é fundamental estar em dia com as regulamentações do setor e capacitar cada vez mais os funcionários e a própria gestão para que a empresa funcione da melhor maneira possível.

Conclusão

Vimos que o mercado de salões de beleza é bastante promissor, certo? Por que não comprar um em funcionamento e aproveitar as oportunidades que o setor apresenta?

Temos diversos salões à venda cadastrados na BuyCo. Busque aquele que mais se encaixa com o seu perfil e que se localize próximo à residência de seu público-alvo, que favoreça estacionamento e possua um ambiente agradável.

Os corretores da BuyCo. estão prontos para te ajudar a encontrar seu negócio dos sonhos.

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

socios-reunidos-para-analisar-como-dividir-cotas-de-empresa

Como dividir cotas de empresa? Saiba tudo!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation