Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

[Indicações BuyCo.] 14 Podcasts Que Todo Empreendedor Deve Ouvir

Estamos passando por um período muito difícil com o avanço da pandemia no Brasil e no mundo. Por isso, além dos reflexos na área da saúde, os negócios também estão passando por momentos muito difíceis, já que precisam se adequar ao isolamento social e, muitos deles, não estão conseguindo manter a operação normal.

Por outro lado, é preciso enxergar o lado positivo disso tudo. É um momento para adquirir aprendizados valiosos para aplicar nos negócios e torná-los ainda mais fortes. Você pode começar como meta, aprender uma coisa nova por dia, que tal? Afinal, fim das desculpas de falta de tempo e hora de aprender de forma constante.

Uma das ferramentas mais usadas nos dias atuais para disseminar o conhecimento de forma rápida, acessível e prática, são os podcasts. Esse novo formato de conteúdo, surgiu pela falta de tempo e pela correria do dia a dia, tornando-se uma forma de aprender, mesmo quando estamos ocupados com outros afazeres.

Muitas pessoas fazem diversas atividades de suas rotinas do dia ouvindo músicas, certo? Por isso, os podcasts podem substituir as músicas, trazendo notícias, novos conhecimentos, troca de experiências e diversas outras lições que podem ser muito valiosas para você e para o seu negócio.

Por isso, separamos 14 podcasts que todo empreendedor deve ouvir para você iniciar sua paixão por ouvi-los enquanto faz suas tarefas, mas também, para ocupar seu tempo ocioso durante a pandemia.

Então vamos lá? Boa leitura!

14 Podcasts Que Todo Empreendedor Deve Ouvir

Man in the Arena

foto-de-quadro-luminoso-escrito-podcast-ao-lado-de-fone-e-xicara-de-cafe-para-ilustrar-artigo-sobre-podcasts-que-todo-empreendedor-deve-ouvirPara começar com nossa lista de podcasts que todo empreendedor deve ouvir, vamos falar sobre Man in the Arena.

Apresentado por Leo Kuba, Miguel Cavalcanti e In Hsieh, o podcast Man in the Arena é, na verdade, um videocast que recebe um convidado oficial por episódio que seja referência no mundo dos negócios, para orientar e inspirar os ouvintes. Alguns exemplos são: o Gui Telles, diretor geral da Uber no Brasil, o Tallis Gomes, fundador e CEO da Easy Táxi, e o Eric Santos, cofundador e CEO da Resultados Digitais.

Os principais temas são empreendedorismo e cultural digital. Além disso, existem dicas de livros e muitos conselhos de gestão. Esse podcast já foi destaque na The Next Web como um dos 5 podcasts de empreendedorismo em destaque na América Latina, na Endeavor como um dos 9 melhores podcasts para empreendedores e na Exame como um dos 8 canais do Youtube que todo empreendedor deve acompanhar.

Infelizmente, o último episódio foi gravado em 2016, mas as lições ainda são atuais e vale a pena assistir todos os episódios!

Para ouvir, clique aqui. 

Do Zero ao Topo

Criado pela InfoMoney, esse podcast mostra como empreendedores brasileiros formaram grandes empresas, com base em cases de sucesso incríveis. Nele, os empresários contam como iniciaram seus negócios, como é o dia a dia e como conseguiram chegar de forma dinâmica ao topo da carreira!

Assim, em cada episódio, Letícia Toledo, repórter especial do InfoMoney, entrevista um empresário que conta como iniciou os negócios, os desafios enfrentados ao longo dos anos, as incertezas e os momentos decisivos para a empresa atingir o sucesso que é nos dias de hoje.

Alguns exemplos de empresas são: a Loft (a startup que virou unicórnio em tempo recorde), a Azul (a companhia aérea querida dos dias atuais) e a QuintoAndar (startup brasileira que funciona como plataforma de aluguéis de forma disruptiva e sem burocracias).

Para ouvir, clique aqui. 

Masters of Scale

Apresentado por Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, parceiro da Greylock e lendário investidor do Vale do Silício, Masters of Scale é um podcast sobre finanças e negócios que mostra como algumas empresas começaram do zero e cresceram de forma exponencial até passarem a valer bilhões, a partir de teorias não convencionais.

Assim, em cada episódio, Reid introduz uma teoria sobre a escala de negócios bem-sucedidos e testa sua validade ao entrevistar os fundadores de grandes empresas. Por isso, é possível obter diversos insights e dicas de empreendedorismo, de estratégias, de gestão, de captação de recursos e sobre como sobressair diante das falhas.

Para ouvir, acesse: https://mastersofscale.com/

How I Built This

foto-de-homem-com-fone-de-ouvido-ouvindo-podcast-e-lendo-um-livroApresentado por Guy Raz e produzido pela NPR (National Public Radio), esse podcast americano é sobre empresários, inovadores e idealistas e as histórias por trás das empresas ou dos movimentos que estas pessoas construíram.

Assim, o podcast comenta sobre economia, política, dicas financeiras para empreendedores e para o dia a dia. Além disso, mostra de forma detalhada as histórias por trás das empresas mais conhecidas em todo o mundo e, principalmente, por trás das pessoas que se esforçaram para tornar suas ideias em negócios, lidando com as dores, as rejeições e as incertezas financeiras desde o início de suas jornadas até alcançar o sucesso que são hoje.

Para ouvir, clique aqui. 

Entrepreneurial Thought Leaders

Podcast da Universidade de Stanford, o Entrepreneurial Thought Leaders convida toda semana empresários e inovadores que compartilham suas experiências e lições que aprenderam ao desenvolver, lançar e escalar ideias diferenciadas.

Assim, ao explorar de forma detalhada essas histórias, o podcast conta os segredos e os bastidores por trás de grandes histórias de sucesso de empreendedores experientes. São cases de sucesso inspiradores para todos aqueles que tem um negócio e querem melhorar, para aqueles que estão no início e, também, para aqueles que têm ideias e querem tirá-las do papel, tornando-as realidade.

Para ouvir, clique aqui. 

Entrepreneurs on Fire

John Lee Dumas entrevista empresários que estão no auge do empreendedorismo, no “calor do momento”, para inspirar outros empreendedores. Assim, o podcast é repleto de dicas de como obter a liberdade financeira e ser bem sucedido.

São episódios diários que trazem cases de sucesso e de fracasso, conquistas marcantes e dicas práticas para aplicar em negócios no geral. Por isso, se você é um empreendedor que está pronto para aprender com os melhores exemplos, esse podcast é para você!

Já são mais de 2500 episódios gravados e a promessa é clara: tornar os ouvintes os empreendedores de sucesso do momento. É um podcast premiado como um dos melhores podcasts da Apple.

Para ouvir, clique aqui.

TED Talks Negócios

Você já ouviu falar sobre o TED Talks, certo? A TED é uma organização sem fins lucrativos que iniciou sua trajetória no Youtube e ficou muito famosa, tornando-se referência em conhecimento e em talks há muitos anos e recebendo milhões de acessos. Percebendo a necessidade de criar podcasts e não apenas vídeos, surgiu o novo formato que permite assimilar ideias incríveis sem precisar assistir, apenas ouvir histórias de várias pessoas nas mais diversas áreas de atuação.

Este é um dos melhores podcasts que todo empreendedor deve ouvir, pois trata sobre empreendedorismo, negócios e inovação. São diversas conversas com os maiores inovadores, empresários e pesquisadores de negócios que compartilham suas histórias e ideias. Além disso, é possível obter dicas de gestão, de qualidade de vida e de produtividade, que mudarão a forma como você lida com os negócios.

Alguns exemplos de temas já abordados foram: “As oportunidades da economia informal” e “Como os mercados online podem ajudar economias locais em vez de prejudicá-las.”

Para ouvir, clique aqui. 

Like a Boss

foto-de-fone-de-ouvido-e-celular-em-cima-da-mesa-para-ilustrar-artigo-sobre-podcasts-que-todo-empreendedor-deve-ouvirApresentado por Rodrigo Dantas (cofundador e CEO da Vindi) e Paulo Silveira (CEO do Grupo Caelum Alura), o podcast já tem como referência seus próprios apresentadores e suas brilhantes histórias de sucesso.

O formato desse podcast é um pouco diferente, remetendo às famosas séries. Por isso, são temporadas que contam histórias de como alguns líderes começaram suas inovações, inclusive os fracassos e os sucessos.

Assim, a cada temporada lançada, são 6 episódios que contam com a presença de 6 líderes convidados para falar sobre suas trajetórias, seus processos, seus conhecimentos e suas lições. Alguns exemplos são o David Vélez (CEO e fundador da NuBank) e o Diego Gomes (CEO da Rock Content e  fundador do aplicativo 12 Minutos).

Para ouvir, acesse: https://www.likeaboss.com.br/

Sacadas de Empreendedor

Apresentado por Érico Rocha, especialista em marketing digital para pequenos negócios, esse podcast dá dicas para quem ama e quer empreender ou aprender estratégias de marketing digital e vendas para aplicar em seus negócios e otimizar os resultados.

Érico, cansado de seu trabalho, abandonou tudo para empreender e percebeu como é difícil criar e expandir um negócio próprio, principalmente, na era atual, repleta de mudanças muito rápidas. Por isso, em seu podcast, ele compartilha tudo aquilo que ele queria que lhe tivessem dito quando ele mesmo iniciou.

Por isso, se você quer empreender e aprender muito, esse podcast é para você. Mas esteja preparado para quebrar paradigmas, mudar hábitos e transformar sua forma de pensar.

Para ouvir, clique aqui. 

GVCast

Apresentado por Flávio Augusto, um dos empreendedores mais admirados do Brasil e fundador da Wise Up, o podcast é focado em Geração de Valor. Por isso, trata sobre temas super importantes de empreendedorismo, de negócios, de investimentos e de inovação (todas as sextas-feiras).

É o podcast perfeito para quem já empreende ou pretende empreender, pois sempre responde as dúvidas dos ouvintes e traz convidados diversos que contam sobre sua jornada empreendedora no Brasil. Além disso, está na lista entre os melhores podcasts de empreendedorismo e serve de fonte de inspiração para qualquer um!

Repleto de boas ideias e dicas, o podcast é ideal para ser escutado no trabalho, na academia, em casa, no carro ou onde você estiver.

Para ouvir, acesse: https://gvcast.podbean.com/

Startups de Alto Impacto

Apresentado por Gerson Ribeiro, fundador de quatros startups, esse podcast é destinado para quem quer criar e expandir uma startup de sucesso.

Assim, é uma ótima indicação para quem quer empreender no mundo das startups. Isso porque ele dá dicas sobre como promover o crescimento de empresas, como buscar investimentos, como descobrir seu mercado e tirar a ideia do papel para abrir empresas inovadoras. Além disso, o podcast fornece dicas de como fazer a gestão da empresa, organizar as finanças e gerar vendas.

Afinal, você não precisa cometer os mesmos erros que outros já cometeram e estão dispostos a te ensinar, certo? Para ouvir, clique aqui.  

A Mente Empreendedora

Apresentado por Gustavo Oliveira, um empreendedor de sucesso que está à frente de 4 empresas, esse podcast foca em desenvolver um empreendedorismo de alta performance. Por isso, ensina as técnicas, os insights e as dicas para conquistar habilidades empreendedoras avançadas com um estilo de vida que garantirá que você performe bem em qualquer área.

Vale ressaltar que o podcast não dá dicas e insights apenas voltados para o negócio e a gestão em si, mas também para o desenvolvimento pessoal. Por isso, alguns episódios abordam dicas de meditação, hábitos relativos à produtividade, formas de resolução de problemas e melhores práticas no processo de tomada de decisões.

Por isso, se você quer acelerar a sua jornada de sucesso pessoal e profissional e encontrar uma grande variedade de conteúdos, clique aqui. 

Girlboss Radio

foto-de-mulher-fazendo-sinal-de-forca-em-fundo-azul-para-representar-empreendedorismo-femininoHora de falar sobre mulheres na nossa lista de podcasts que todo empreendedor deve ouvir! Apresentado por Sophia Amoruso, CEO e fundadora da Girlboss, e Naha Gandhi, editora-chefe e COO da Girlboss, o Girlboss Radio promove bate-papos semanais com mulheres pioneiras e inspiradoras no mundo do empreendedorismo, que ultrapassam fronteiras e deixam suas marcas.

O objetivo do podcast é aprofundar naquilo que é preciso para ter uma carreira de sucesso e para a expansão de negócios que são liderados por mulheres, mostrando a importância da capacidade de permanência e como desfrutar da vida profissional e pessoal ao mesmo tempo. Assim, com ele, é possível obter dicas úteis e conselhos sólidos com base nas lições que as entrevistadas aprenderam ao longo de suas jornadas.

Em um formato mais descontraído, o podcast garante conversas engraçadas, vulneráveis e úteis que democratizem o conhecimento, desmistificam o desconhecido e são uma excelente forma de entretenimento sobre um tema que merece e ganha muito destaque nos dias de hoje: as mulheres no mercado de trabalho.

Para ouvir, clique aqui. 

HBR IdeaCast

HBR é a sigla para Harvard Business Review. Esse é um podcast semanal com os principais pensadores em negócios e gestão falando sobre os mais variados temas que perpassam pela vida dos empreendedores. Alguns exemplos são: como superar as crises mantendo o equilíbrio (ideal para o momento que estamos vivendo, né?), inovação digital, liderança e empreendedorismo.

Para ouvir, clique aqui. 

E aí, você já escuta podcasts? Se sim, gostou das nossas indicações? Quais desses você já acompanha e quais outros você também pode nos recomendar? Então deixe aqui embaixo.

Se você ainda não aderiu à moda dos podcasts, não perca mais tempo. Avalie nossas indicações dos 14 podcasts que todo empreendedor deve ouvir e escolha aquele que mais faz sentido para você. Depois nos conte o que achou! Isso porque, buscar conhecimentos e se manter atualizado é um dos mandamentos de todo empreendedor de sucesso, então, não fique para trás.

A BuyCo. está à disposição para te ajudar a empreender e atingir o sucesso. Por isso, conte com a ajuda de nossos consultores para encontrar o negócio ideal para você.

Além disso, caso você já tenha uma empresa e queira saber quanto ela vale, basta clicar no botão:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades