Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Tudo que você precisa saber antes de vender seu negócio

tudo-que-precisa-saber-para-vender-seu-negócio

E aí, está querendo vender seu negócio? Tomar essa decisão não é nada fácil, não é mesmo? Todo empreendimento carrega uma história de esforço e um vínculo emocional por parte do fundador, mas chegam momentos em que esse ciclo precisa ser finalizado para que outros possam começar.

Da mesma forma que tomar essa decisão não é nada fácil, o processo de venda também carrega certa complexidade, afinal se trata do seu negócio, fruto de muito suor. Hoje já existem empresas que ajudam você nessa árdua tarefa, como é o caso da BuyCo. Mas também existem algumas coisas que você precisa saber antes de vender seu negócio!

Por isso, elaboramos esse artigo com tudo que você precisa saber antes de vender seu negócio. Boa leitura!

O que você precisa saber antes de vender seu negócio?

Conheça e organize o seu negócio

Conhecer o que está sendo vendido é regra básica para qualquer processo de venda. Já imaginou você chegar em uma loja e perguntar sobre o produto para o vendedor e ele não saber responder? Você não compraria.

Se o vendedor não tem domínio total sobre o que está vendendo, dificilmente conseguirá fazê-lo. Isso se torna ainda mais relevante na venda da sua empresa, pois o comprador está decidindo sobre seu próprio futuro profissional e, somente estará disposto a fazer tamanho investimento, se obtiver o máximo de informações possíveis sobre o negócio e acreditar que aquilo pode ser rentável para ele.

E quem melhor que o próprio dono da empresa para responder sobre o negócio? Por isso, se perceber que tem certas dificuldades para responder possíveis perguntas de compradores, estude mais o seu negócio para transmitir confiança. Conheça pontos fortes e pontos fracos para não travar diante de objeções que podem surgir.

Além disso, provavelmente o comprador não se contentará apenas com informações fornecidas pelo dono. Ele irá querer ver o negócio de perto, avaliar documentos e buscar o máximo de informações que puder extrair. Por isso, organize seu negócio e saiba exatamente onde está cada coisa, para quando o comprador solicitar.

Vale lembrar que é importante manter o sigilo. Por isso, não revele nenhuma informação sem a assinatura de um termo de confidencialidade.

Pesquise o possível comprador para vender seu negócio

ilustracao-de-empresario-pesquisando-potencial-comprador-com-uma-lupa-antes-de-vender-seu-negocioPor se tratar do seu negócio, você, certamente, tem vínculos emocionais e, provavelmente, não irá querer passa-lo para qualquer um, certo? Por isso, pesquise o possível comprador, descubra o que ele pretende fazer caso a compra se concretize e por que ele está interessado no seu negócio. Isso é importante até para avaliar se o negócio se encaixa no perfil do possível novo dono e se ele é capaz de pagar o valor da empresa.

Além disso, é importante saber sobre o comprador para ter argumentos que auxiliem na venda. Quando há conhecimento sobre a pessoa interessada e suas expectativas, as chances de êxito na venda são maiores.

Seja transparente

Transparência e sinceridade são fundamentais na hora da venda de um negócio. Isso porque você precisa ganhar confiança e credibilidade do comprador e, caso isso se perca, dificilmente você terá sucesso na venda. Lembre-se que o comprador pode solicitar uma due diligence e, caso você tenha fornecido informações erradas, isso pode vir à tona e estragar todo o processo.

Por mais que seja difícil mostrar fragilidades do negócio, com medo que o comprador desista, é melhor que você as manifeste e mostre causas que podem ser corrigidas com a nova gestão, do que ocultá-las. Assim, você garante a confiança do comprador e evita conflitos futuros caso ele se surpreenda depois da venda. Só fale aquilo que você puder comprovar e não esconda ou simule dados. Além disso, conte o motivo da venda.

Faça uma apresentação profissional para vender seu negócio

Quando for apresentar sua empresa, lembre-se que ela não é um produto qualquer, mas sim, o resultado de muito suor e esforço. Por isso, prepare uma apresentação profissional e à altura do seu negócio. Ressalte pontos fortes e perspectivas de crescimento. Mostre o quanto a empresa foi positiva para você de forma a criar interesse no comprador.

Pense nos mínimos detalhes e em dados consistentes para convencer o comprador a investir no seu negócio. Pressa e insegurança podem colocar tudo a perder. Para conhecer os passos para vender sua empresa, clique aqui.

Não existe venda rápida e à vista

Isso não é uma regra, mas, ao menos que o negócio tenha já um possível comprador, a venda não será feita em 1 semana. Um tempo razoável para a venda de um micro e pequena empresa é entre 3 a 9 meses e depende de vários fatores como preparação, uma boa avaliação de empresa e a compulsão do mercado para um negócio como o seu.

Além disso, empresas geralmente representam um alto investimento, por isso, dificilmente uma pessoa terá todo o dinheiro à vista. Negar a possibilidade de parcelamento pode significar a perda de uma grande oportunidade. Monte sua estratégia de negociação para que ambas as partes não sejam prejudicadas.

Não conte com uma saída imediata 

Quando o vendedor quer sair imediatamente da empresa, ele fica ansioso, não se prepara, “acha que sabe” quanto vale seu negócio e que conseguirá fazer isso tudo sozinho. Mas, para garantir um valor na negociação da sua empresa, os vendedores devem estar preparados para ajudar os compradores no período de transição e fornecer o máximo de informações que tragam segurança para o novo dono.

Quando você acompanha de perto a transferência para o novo proprietário, a “taxa de sucesso” na venda fica ainda maior. Note, no entanto, que tudo requer preparação de organização dos dados da sua empresa, preparação de tempo e, claro, um bom canal de divulgação que seja especializado somente em empresas do seu setor.

Anuncie na BuyCo. de forma gratuita e aumente suas chances de venda!

Preço é diferente de valor

foto-de-uma-mao-diante-de-dinheiro-demonstrando-que-preco-e-diferente-de-valor-na-hora-de-vender-seu-negocioPreço é aquilo que desejo para minha empresa, e valor é a proposta que irei receber na venda do meu negócio. Ao colocar condições para a venda, saiba que um bom modo de minimizar este “achismo” é através da Avaliação de Empresas, na qual você descobre qual o valor justo do seu negócio, através de métodos consagrados. Com ela você economiza tempo, apesenta mais profissionalismo ao comprador e ajuda seu negócio a encontrar um novo dono, limitando, então, as chances de erro e insucesso na venda do seu negócio.

Além disso, se já sabe que quer vender seu negócio, você pode procurar estratégias para valorizar ainda mais o seu negócio. Uma empresa estruturada, com estratégias claras, equipe treinada, práticas de governança, processos mapeados e sistemas funcionando perfeitamente tornam a empresa mais atrativa e valorizam a operação.

Lembre-se que prelos altos demais podem afastar potenciais compradores, mas preços baixos demais podem significar prejuízo para você. Busque o valor justo do seu negócio.

Quer saber quanto vale sua empresa? Nós da BuyCo. somos especialistas em micro e pequenas empresas e podemos te ajudar a responder essa pergunta.

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular