Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Valuation de empresas: importância e vantagens

valuation-de-empresas

Como já vimos aqui no blog, o valuation de empresas, isto é, o cálculo para estimar o valor de um negócio através de métodos quantitativos que analisam a situação financeira e suas perspectivas de crescimento, é muito importante de ser feito ao longo da vida empresária, não é mesmo?

Além de permitir encontrar o valor justo de um negócio em momentos de compra e de venda, o valuation de empresas é fundamental para diversos outros momentos e pode abrir um leque de oportunidades para a empresa. Incrível, não é mesmo?

Por isso, no artigo de hoje, vamos abordar a importância desse cálculo e quais são as suas vantagens.

Então vamos lá? Boa leitura!

A importância do Valuation de empresas

O valuation de empresas serve para definir o valor justo de um negócio em momentos de compra e de venda. Isso porque, dessa forma, o empresário poderá analisar propostas conforme quanto vale o seu negócio. Já o potencial comprador entenderá o real valor do negócio para tomar a sua decisão. Isso tudo significa um poder de negociação, sem prejudicar nenhuma das partes. Incrível, não é?

Além disso, saber o valor de uma empresa abre diversas oportunidades na vida empresária. Isso porque, ao fazer a avaliação de empresas, é preciso realizar análises financeiras completas sobre a empresa, permitindo encontrar problemas, entender a posição do negócio, analisar os cenários e identificar as oportunidades e as ameaças, o que garante uma gestão muito melhor. Como consequência, o gestor consegue tomar decisões muito mais assertivas e alcançar resultados cada vez melhores. Faz sentido, não é mesmo?

foto-de-pessoas-analisando-graficos-referentes-ao-valuation-de-empresasCom uma avaliação periódica, é possível comparar os dados com números anteriores da própria empresa ou de empresas semelhantes. Essa autoanálise permite avaliar seu desempenho e o resultado das decisões anteriores. Dessa forma, a empresa poderá criar planos cada vez mais rentáveis para valorizar ainda mais a empresa.

Com esse dado atualizado, o empresário estará sempre preparado quando precisar buscar investidores ou obter empréstimos. Afinal, nunca se sabe quando a empresa vai precisar de recursos. Mas quando esse momento surgir, um laudo de avaliação transmite transparência, segurança e confiança. Isso porque ele tem dados sobre o negócio que interessam investidores e credores, o que aumenta as chances de sucesso, não é mesmo?

Por fim, a avaliação permite que o empresário se prepare para mudanças, sejam elas na empresa, como uma fusão, um plano de expansão ou a entrada de um novo sócio, ou pessoais, afinal, o dono precisa planejar o momento em que irá se retirar da empresa.

Vantagens do Valuation de empresas

Depois de analisar a importância do valuation de empresas (o que também mostra grande parte dos seus benefícios e das suas aplicações), trataremos abaixo sobre algumas vantagens que essa avaliação pode proporcionar. Vamos lá?

O controle financeiro e a busca por empréstimos

Com o valor da empresa em mãos, é possível fazer um controle financeiro muito mais eficaz. Além disso, é possível saber como realizar investimentos internos, como também, identificar quando é a hora de se arriscar em novos negócios. Legal, não é mesmo?

Vale destacar também que, no momento em que sua empresa precisar de buscar recursos, você terá muito mais segurança para arcar com os riscos sabendo de sua capacidade de quitar as obrigações, afinal, com a avaliação da empresa, você terá uma certa previsão de como ela irá performar no futuro, bem como, quando é a hora exata de contratar empréstimos, não é mesmo?

foto-de-moedas-calculadora-oculos-e-graficos-para-ilustrar-como-o-valuation-de-empresas-permite-melhorar-o-controle-financeiroAlém disso, os bancos exigem que o empresário tenha o laudo de valuation para garantir que a empresa será capaz de cumprir com as suas obrigações. Da mesma forma, os investidores também precisam desse dado para avaliar a real capacidade da empresa antes de fazer um aporte. Assim, os bancos ou os investidores terão uma segurança muito maior e poderão se tornar mais propensos a conceder recursos para sua empresa. Faz sentido, não é mesmo?

A compreensão do mercado

Com o valor da empresa em mãos, o gestor se torna capaz de encontrar os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa. Assim, é possível perceber o que faz a empresa valer mais ou valer menos, permitindo criar um planejamento que foque nesses pontos fortes e elimine ou reduza os pontos fracos. Dessa forma, o valor de mercado da empresa se torna mais elevado. Incrível, não é mesmo?

Por isso, como vimos, ao realizar uma avaliação periódica, é possível acompanhar a evolução da empresa, percebendo se ela ganhou ou perdeu valor ao longo do tempo e quais as decisões ou os caminhos foram mais rentáveis para o negócio, além de entender quais são os diferenciais do seu negócio em relação ao mercado e o que precisa de melhorias. Faz sentido, não é mesmo?

A melhoria na gestão como um todo

Diversas são as dificuldades para um empreendedor diante de sua empresa. Algumas delas são visualizar o retorno sobre o investimento realizado, acompanhar os resultados, encontrar oportunidades e visualizar o futuro. O valuation permite que o gestor consiga eliminar todos esses problemas. Com ele em mãos é possível avaliar o retorno, os resultados, os pontos de melhoria, as oportunidades e, também, ter uma certa previsão sobre o futuro do negócio com base em dados históricos, em análises de viabilidade, em projeções de fluxo de caixa e na simulação de cenários. Legal, não é mesmo?

foto-de-pessoa-gerenciando-empresa-de-forma-mais-eficiente-a-partir-do-valuation-de-empresasDessa forma, o gestor terá domínio sobre os mais diversos pontos da empresa, tendo acesso a métricas que vão muito além das mais populares, de forma a tomar decisões estratégicas cada vez melhores com base em dados precisos, claros e bem estruturados. Além disso, entender o valor de uma empresa de forma histórica permite que você tenha ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo. Isso permite prever e se preparar para o futuro, não é mesmo?

O alinhamento de expectativas de valor

Muitas vezes, o dono da empresa acaba aplicando fatores subjetivos e emocionais no negócio, por acreditar que seu valor é maior. Isso pode prejudicar o empresário que pode perder boas oportunidades por puro desconhecimento, além de afastar potenciais compradores, não é mesmo?

Em alguns casos, caso a empresa esteja mal, o empresário pode acabar jogando seu valor para baixo e vendendo por valores inferiores ao que vale para compradores predadores, o que resulta em prejuízos.

Com o valor justo determinado de forma imparcial, é possível alinhar as expectativas de valor de ambas as partes o que permite facilitar as negociações e eliminar os gargalos de desconhecimento ou desentendimento. Além disso, é possível mensurar ativos intangíveis da empresa, como é o caso da marca, por exemplo.

Uma outra vantagem nesse sentido se dá em relação à transparência fiscal e legal do negócio, tanto para as negociações de compra e de venda, como para a entrada e a saída de sócios ou para as disputas judiciais, por exemplo. Legal, não é mesmo?

E aí, você já sabe quanto vale sua empresa? A BuyCo. criou um método próprio, comprovado e específico para avaliar micro e pequenas empresas a um preço acessível e de forma 100% digital. Para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular