Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Como preparar sua empresa para a venda

como-preparar-sua-empresa-para-a-venda

Está na hora de preparar sua empresa para a venda? Se você confirmou ou pensa que sim para essa pergunta, então essa matéria é para você!

Por fim, você tomou a decisão de vender sua empresa e chegou a hora de preparar sua empresa para a venda. É uma situação complicada e você precisa preparar seu negócio para essa ocasião, além disso é preciso definir o valor do negócio, anunciá-lo, encontrar compradores, negociar, definir contratos e outros fatores que surgem no decorrer do processo.

No artigo de hoje, listamos alguns passos na hora de preparar sua empresa para a venda. Vamos conhecê-los?

Motivo da Venda

Existem vários motivos para decidir vender uma empresa.

Por isso, antes de vendê-la, é muito importante definir e esclarecer os motivos que levaram a tal decisão, isso será preciso até mesmo para a negociação, onde os futuros compradores irão questionar o motivo da venda.

como-preparar-sua-empresa-para-a-vendaComo preparar sua empresa para a venda

Depois de esclarecer os motivos, é a hora de se preparar. Não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para que ocorra uma venda bem-sucedida e você consiga atrair pessoas interessadas no seu negócio, afinal de contas, você quer vender sua empresa, então você precisa de algumas ferramentas para atraí-las.

Nesse momento, você vai precisar demonstrar com alguns estudos e documentos a lucratividade do negócio e, para isso, entende-se: lista de empregados, dados da receita e lucros, contratos de parceiros, controle gerencial e outras coisas. Então, ter essa preparação adiantada e esses documentos em mãos vai te auxiliar e tornar o seu negócio e a sua venda mais atrativa.

Descobrindo o valor do negócio

Há várias formas de calcular e descobrir o valor de um negócio. Em síntese, no caso da venda, se o valor da sua empresa for muito alto, corre o risco de não atrair compradores e se o valor for muito baixo, você vai acabar saindo no prejuízo.

A BuyCo. possui uma ferramenta 100% online, segura e gratuita que pode calcular o valor da sua empresa em apenas 5 minutos, com o método BuyCo. Para saber mais, clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

No entanto, também temos especialistas qualificados que podem te ajudar nessa tarefa e definir o valor da sua empresa.

Faça uma avaliação da sua empresa na hora de preparar sua empresa para a venda

Na avaliação de empresas, você terá o valor exato da sua empresa e isso poderá ser um diferencial para compradores. Desse modo, realizar um Valuation vai trazer mais clareza e revelará o que vêm dando certo e continuará sendo feito e aplicado na empresa, e o que não está funcionando direito e necessita de um pouco mais de dedicação para ser melhorado.

Além de que, você possuirá um documento comprobatório para os compradores e conseguirá valorizar ainda mais sua empresa para a venda.

Como preparar sua empresa para a venda: conte com a ajuda de profissionais qualificados

A BuyCo. também conta com nossos consultores de negócio que são profissionais treinados e certificados pela BuyCo. Eles irão te ajudar a vender a empresa e buscar compradores qualificados. Além disso, vão te auxiliar em todas as etapas desse processo.

Afinal, queremos reduzir a quantia de riscos possíveis durante a venda, certo? Por isso conte com profissionais qualificados para ter uma venda mais segura e bem-sucedida.

Já que você decidiu vender sua empresa e agora já sabe os próximos passos a serem seguidos, é importante ressaltar que você também precisa definir o que será vendido dentro da empresa, ou seja, decidir o que você pretende vender.

Mas como assim decidir o que pretende vender?

Existem várias formas de se vender uma empresa, nem sempre você se desfaz de 100% do seu negócio, ou seja, você tem a opção de vendê-lo total ou parcialmente. Vamos descobri-las?

como-preparar-sua-empresa-para-a-venda1. “Venda da participação”

Você pode vender a participação. Neste caso, você venderá as cotas ou ações da empresa e o CNPJ é transferido para o novo comprador.

2. “Venda dos ativos”

Nesse caso, você pode vender os ativos, tais como os bens tangíveis ou intangíveis. Os bens tangíveis podem ser o dinheiro em caixa, os equipamentos, computadores, móveis e imóveis, frota de carros, entre muitas outras coisas. Já os bens intangíveis podem ser a marca, patente, contratos de locação e/ou franquia…

Além disso, lembre que no modelo de venda dos ativos não há a transferência de CNPJ.

Itens Internos

Mas, após tomar a decisão do que vender, é necessário criar uma planilha do que será passado ao comprador. Para facilitar, separamos um check-list com os itens, separados em internos e externos.

Pelo lado interno, possuímos os ativos e passivos, por exemplo:

– Demonstrativo de resultados
– Balanços patrimoniais
– Contratos existentes
– Marcas, patentes e segredos comerciais
– Ativos fixos e circulantes
– Seguros, licenças e certificações
– Sistemas existentes
– Produtos e serviços fabricados e/ou em estoque
– Funcionários, fornecedores e clientes
– Equipe comercial
– Organograma
– Fluxograma
– Dados sobre os sócios da empresa
– Sazonalidade
– Estratégias de marketing
– Mapas, layouts e plantas
– Histórico e premiações da empresa
– Fotos e vídeos da empresa

Itens Externos

Por outro lado, os itens externos têm relação com o mercado. Aqui, vamos listar:

– Concorrência;
– Fornecedores;
– Economia: comportamento do consumidor, por exemplo;
– Legislação: restrições judiciais, por exemplo.

Então, lembre-se: quanto maior a qualidade e veracidade das informações, maior será o preço da venda.

Por fim, sempre é fundamental consultar e receber a orientação de especialistas na área, em especial, na hora de vender uma empresa, que é um processo tão delicado e requer muito preparo.

E não negligencie nenhum dos passos citados acima e nem deixe de refletir e, por fim, considerar sobre uma venda total ou parcial.

Afinal de contas, estamos falando do seu negócio e de toda uma etapa que foi tão importante em sua vida, então não tenha medo e não poupe preparos e organização nessa hora, a sua empresa merece!

Vamos lá começar esse processo agora mesmo? Clique no botão abaixo para saber quanto vale o seu negócio:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

 

catalogo-de-anuncios

Catálogo de Anúncios: gostei de uma oportunidade e agora?

Teste-de-Perfil-BuyCo

Teste de Perfil BuyCo: o que é e como funciona

perspectivas-para-2022

Perspectivas para 2022