Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Qual a melhor opção, abrir um negócio novo ou comprar uma empresa já consolidada?

De acordo com pesquisas do Sebrae70% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) morrem antes de completar cinco anos de atividade, em razão da competição do mercado, do não conhecimento dos concorrentes, da falta de um plano de negócios e da análise de viabilidade, da falta de capacitação na gestão financeira de contas e, sobretudo, da falta de orientação adequada para a condução do negócio.

Assim, abrir uma empresa nova pode parecer desanimador diante das estatísticas. Mas a compra de uma empresa já consolidada, com uma carteira de clientes já formada, ponto comercial definido, divulgado na mídia, junto aos clientes e parceiros, se torna uma alternativa muito boa.

Por isso, conheça as vantagens e desvantagens de comprar uma empresa já consolidada ou abrir um negócio novo.

Então vamos lá? Boa leitura!

Quer ter seu próprio negócio e não sabe por onde começar?

Muitas pessoas sonham em ter seu negócio próprio. Seja por motivos de realização pessoal ou pelo desejo de maior flexibilidade e autonomia, ter sua própria empresa pode trazer diversos benefícios.

Por isso, se você é uma dessas pessoas, comprar uma empresa já consolidada é uma ótima opção diante das estatísticas de morte de empresas.

Comprar um negócio estabelecido é um atalho para o sucesso, porque ele possibilita muitas vantagens em relação a abrir seu próprio negócio. E, também, tem muito mais chance de sucesso.

foto-de-homem-diante-de-seu-computador-querendo-empreender-ao-comprar-uma-empresa-ja-consolidadaContudo, a decisão de comprar um negócio não é uma tarefa das mais fáceis. Comprar um negócio envolve um planejamento cuidadoso e profundas considerações, tais como financeira, legal, tributária, de estilo de vida e considerações emocionais que podem ser bem complexas. Porém, com a assistência correta, essas preocupações logo se dissipam, o que dá lugar a uma perspectiva de um grande futuro.

Existem diversos negócios à venda no Brasil e um deles pode se encaixar com seu perfil, basta procurar aquilo que lhe interessa e atende aos seus desejos pessoais.

Vantagens de comprar uma empresa já consolidada

Antes, é preciso deixar uma coisa clara: uma empresa à venda não significa que ela está quebrada ou não tem futuro. Os motivos podem ser diversos, desde de problemas financeiros até pessoais que impedem o atual dono de continuar com o negócio.

Iniciar um novo negócio não é fácil. Diversos são os desafios: ter uma boa ideia, procurar um local, encontrar e treinar profissionais são alguns deles. Isso pode ser caro e demorado. Já a compra de algo já pronto permite pular algumas etapas e agilizar a realização do sonho.

Comprar uma empresa já consolidada, após uma análise de como o negócio está e quais os motivos da venda, pode representar um risco menor. Isso porque o período mais crítico para uma empresa está em seu primeiro ano de operação.

Além disso, um negócio já consolidado reduz os custos inicias de abertura e as elevadas burocracias para iniciar um negócio no Brasil. São alvarás, CNPJ, Ibama e diversos outros documentos exigidos para começar algo novo e, em geral, demora-se em média 79 dias para abrir uma empresa.

Uma empresa em operação possui um histórico, reduzindo as chances de insucesso e servindo como aprendizado para aumentar aquilo que já funciona e evitar aquilo que deu errado. É possível avaliar os números, analisar as tendências e fazer análises completas com base em fatos. De novo, os riscos e as incertezas se reduzem.

Outra vantagem é: os parceiros, os clientes e os funcionários já foram estabelecidos, restando para o novo dono melhorar essas relações, atrair novas e fazer trocas. É possível aproveitar a estrutura existente, os estoques, as máquinas e os materiais, a localização, os processos, a estratégia e, principalmente, o nome e a marca que a empresa já consolidou. Assim, o lucro é obtido de forma mais rápida.

Desvantagens de comprar uma empresa já consolidada

Nem tudo são flores. Da mesma forma que existem vantagens na compra de uma empresa já consolidada, existem algumas desvantagens. Porém, com alguns cuidados é possível reduzi-las e apenas aproveitar as vantagens!

Primeiro: a compra de uma empresa não é barata. Apesar de ser possível reduzir custos iniciais, uma empresa já consolidada possui uma marca, uma carteira de clientes, funcionários treinados e uma estrutura já pronta. Isso tudo agrega valor e faz os preços não serem tão baixo, afinal, estamos tratando de empresas.

Além disso, o futuro empreendedor pode não ter realizado o seu sonho de criar algo novo, de inovar e se destacar no mercado. Assim, pode criar uma ideia diferente do que é empreender e acabar se frustrando.

Outra desvantagem: é possível encontrar uma equipe com maus hábitos ou vícios. Para retirar isso e fazer uma transição tranquila podem surgir alguns desafios e resistências.

Também é preciso observar se a estrutura e as máquinas estão em bom estado, de forma a evitar gastos com reformas e compras. A imagem da empresa também deve ser observada. Comprar um negócio já manchado no mercado dificulta o sucesso.

Um risco que também é a veracidade dos dados. Por interesse em vender, pode ser que alguns dados sejam omitidos ou mesmo alterados de forma a tornar a empresa mais atraente. Busque conhecer os passivos tributários, trabalhistas e ambientais, por exemplo.

Como mitigar essas desvantagens?

ilustracao-de-homem-pensando-para-reduzir-as-desvantagens-de-comprar-uma-empresa-ja-consolidadaAntes de mais nada, solicite a avaliação da empresa. Assim, você conhecerá os detalhes mais importantes do negócio. Solicite, também, um processo de Due Diligence bastante detalhado.

Pare para pensar se você está investindo em algo que gosta e acredita e que isso será suficiente para suprir seu desejo de empreender. Assim, você evita frustrações futuras. Além disso, avalie se suas competências estão alinhadas com as atividades da empresa.

Visite o local, busque conhecer a empresa, conversar com o dono, os funcionários, parceiros e clientes. Obtenha o maior número de dados e busque em diversas fontes para garantir veracidade. Dessa forma, você evita surpresas depois da compra.

Atente-se aos documentos e verifique se tudo está em ordem. Conheça tudo no que tange a questões jurídicas, legais, tributárias e trabalhistas. Verifique concessões, licenças, dívidas, processos em andamento, declarações de impostos e contratos. Avalie, também, a estrutura e as máquinas, as rotinas e tarefas da empresa.

Faça, também, um estudo de mercado, analise a estabilidade do faturamento, o risco de novos entrantes ou novas tecnologias. Você não vai querer comprar algo que já está com os dias contados para acabar, certo?

Além disso, conte com a ajuda de um corretor de empresas. Ele será um facilitador durante todo o processo e pode te auxiliar a reduzir as chances de fazer um mau negócio. O profissional terá um olhar minucioso e saberá se o negócio vale ou não a pena, o que evita que você caia em armadilhas.

É possível realizar um bom negócio ao comprar uma empresa já consolidada. Basta tomar todos os cuidados e aproveitar as atrativas vantagens. Procure uma empresa com experiência comprovada em venda de empresas como a BuyCo.

determinando-o-valor-justo-de-empresas-com-valuation

Determinando o valor justo de empresas com o Valuation

motivos-para-vender-uma-empresa

Motivos para vender uma empresa e principais desmotivadores

foto-de-trabalhadores-do-setor-de-servicos

Setor de Serviços vem recuperando prejuízos causados pela pandemia e movimenta PIB brasileiro