Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Contabilidade

Nesse artigo falaremos sobre dicas de Contabilidade para o seu negócio, para auxiliar você, empreendedor, e o seu negócio! Ou quem sabe, no seu futuro negócio. Entender sobre o assunto pode ajudar no funcionamento da sua empresa e te ajudar a gerir melhor o negócio. Então, nesse artigo, vamos dar dicas de contabilidade para o seu negócio!

Ficou curioso? Então, continue lendo esse artigo! Boa leitura!

Contabilidade Básicacontabilidade-basica

A contabilidade é uma ciência social, que estuda o patrimônio das empresas e organizações. Ela também estuda e gerencia os bens materiais de pessoas físicas. As teorias desse estudo são muito importantes e são reproduzidas na gestão de negócios, já que são teorias que garantem uma boa operação do negócio. Além disso, essas teorias podem ser aplicadas em outras áreas e outros conhecimentos, e podem ser usadas para uso pessoal, como por exemplo, para a economia doméstica.

O profissional formado na área é chamado de contabilista, que são todos os profissionais que atuem na área de Ciências Contábeis. Já o contador é aquele que tem uma formação de bacharel em Ciências Contábeis.

Os conceitos provenientes da contabilidade são complexos, então para entendê-los e aplicá-los no seu negócio é preciso muito estudo ou até mesmo a contratação de um profissional da área para ser responsável pelas contas da empresa. É importante salientar que, esse artigo irá apenas te dar algumas dicas de contabilidade básica, com o objetivo de auxiliar você a gerir melhor o seu negócio!

Então, confira algumas dicas que a BuyCo. preparou para você!

Dicas de Contabilidadedicas-de-contabilidade

Se você já é empreendedor e tem um negócio, é preciso que você saiba a importância de registrar corretamente as operações financeiras que ocorrem na empresa. Com os relatórios das operações em mãos, você será capaz de investigar a transação do dinheiro que vem e vai, além disso, entender melhor a evolução do seu negócio por meio dessas operações.

Seja você um empreendedor que está pensando em ter seu próprio negócio ou já é um empresário com a empresa em operação, a primeira dica é: foque na contabilidade! Quando as contas da empresa estão organizadas e planejadas, você consegue aumentar o lucro da empresa, equilibrar o orçamento, cortar custos desnecessários, investir em algo quando for preciso e muito mais! Dessa forma, será mais fácil pensar quais serão os próximos passos do negócio e tomar decisões de forma mais estratégica, assim você irá garantir o sucesso da sua empresa!

Para entender melhor como estruturar os registros contábeis da empresa, separamos algumas outras dicas, que irão te ajudar a tornar essas operações mais práticas e rápidas:

Contrate um Profissional de Contabilidade

A segunda dica é contratar um profissional da área de contabilidade! Não importa o tamanho do negócio, contar com o apoio de um profissional será muito benéfico para a sua empresa! Ele vai orientar os próximos passos, de acordo com análises dos registros passados do seu negócio. Então, usufrua dos conhecimentos desse profissional e de possíveis conselhos deles!

Se você é um empresário de primeira viagem, a dica é que você não deixe a parte financeira de lado! Aproveite essa fase inicial para investir na contratação de um profissional qualificado ou em uma equipe que será responsável pela saúde financeira do negócio! Isso fará toda a diferença para o sucesso da sua empresa.

Finanças Pessoais e Contas da Empresa São Duas Coisas Diferentes

Isso parece algo claro, mas, muitos empresários que estão começando, costumam misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Pode parecer um facilitador misturar as duas finanças, no entanto, isso causará uma enorme confusão. Já que, os registros financeiros estão todos misturados. Além de ser cansativo e difícil ter que determinar e separar as contas pessoais das contas da empresa, também é importante ficar atento para não pagar contas pessoais usando cheque em nome da empresa ou cartões de crédito, essa ação pode gerar sérios problemas com a legislação.

E por acaso se o seu contador resolve o seu financeiro pessoal e o financeiro da empresa, você deve ter conversas com ele, sobre os dois assuntos, separadamente.

Manter-Controle-da-ContabilidadeManter o Controle da Contabilidade de Forma Regular

É importante manter o controle da contabilidade do negócio com uma certa regularidade, para garantir que tudo esteja sob controle. O ideal é que essa análise ocorra em um intervalo de tempo menor que um mês e para ajudar o contador nessa tarefa, solicite ao banco os extratos que foram gerados neste período de tempo.

Tenha uma Boa Comunicação com o seu Profissional de Contabilidade

É de suma importância que você, empreendedor, tenha uma boa comunicação e direta com o seu contador, sempre mantendo-o a par sobre o financeiro da empresa. Além disso, mantenha os registros contábeis do negócio sempre em dia, ou peça ao seu contador para cuidar disso! Apesar de ser uma coisa que parece pequena, é algo que facilita tanto para o contador, quanto para o empreendedor. E por fim, não se esqueça de enviar quaisquer dados ou documentos que o contador esteja precisando, para agilizar processos.

Mantenha o Controle da Documentação

Todos os documentos têm de ser enviados para o departamento que fica responsável pela contabilidade, sejam eles contratos, folhas de ponto de funcionários, notas fiscais, guias de recolhimento, todos os documentos precisam estar registrados! O contador fica por conta de investigar os documentos e dados, depois armazenar os documentos para caso precise comprovar ou consultar algo.

Além de manter o controle da documentação, é preciso manter as transferências monetárias e os registros contábeis sempre em dia! Assim você evita confusão no financeiro e nas contas, além de não sobrecarregar outros setores do negócio.

Aposte na Simplicidade ou Abuse da Tecnologia na Contabilidade

Felizmente, hoje em dia usamos a tecnologia a nosso favor para quase tudo. Existem alguns serviços de faturas online, que agilizam o serviço, o tornando, até mesmo, mais eficiente. Esses serviços podem ser uma boa forma de começar a automatizar processos. Algumas empresas usam diversos softwares para realizar a contabilidade da empresa. No entanto, se o seu negócio for menor, talvez não seja preciso softwares muito sofisticados, mas uma planilha estruturada e organizada consegue dar conta do recado! Lembre-se, quanto menos detalhes e mais objetivo o relatório contábil for, mais fácil será de entendê-lo.

Nem todas as empresas precisam preencher registros muito complexos ou possuem muitas operações financeiras, então, é importante entender o que faz sentido para a sua empresa e para as suas necessidades!

Conte com a BuyCo.!conte-com-a-buyco

Se você está precisando decidir os próximos passos da sua empresa, por que não fazer um Valuation para entender melhor como o negócio está operando e tomar decisões mais estratégicas? Com o laudo em mãos, você pode traçar um plano para o seu negócio crescer ainda mais e garantir o sucesso dele!

O Valuation ou avaliação de empresas vai ser uma ferramenta poderosa para você! A BuyCo. conta com o suporte de especialistas, que te ajudarão ao longo de toda a avaliação da sua empresa! Além de gerar o valor justo da sua empresa, o Valuation contém estudos, e com ele é possível obter dados muito relevantes sobre a empresa. Como, por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e outros detalhes sobre o negócio. 

Além de gerar o valor justo da sua empresa, a avaliação contém estudos e análises que irão te ajudar a pensar nos próximos passos. E, afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Então, faça uma avaliação da sua empresa hoje mesmo! Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. têm um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso

modelo-de-partnership

Modelo de Partnership: Como Criar na Sua Empresa