Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Infomemo: o que é e para que serve?

infomemo

Você conhece o significado de Infomemo? No artigo de hoje vamos te explicar o significado e a importância desse termo, quando o assunto é investimento. Por isso, se você ainda não conhece, continue lendo esse artigo para saber mais!

Então vamos lá? Boa leitura!

O que é Infomemo?

O Infomemo ou, em inglês, Information Memorandum, é um documento legal que contém dados sobre um negócio. Esse relatório é desenvolvido para possíveis investidores de uma empresa de Private Equity.

Assim, o objetivo do relatório é detalhar o potencial de investimento do negócio, detalhando as operações, condição financeira e todos os dados relevantes da empresa, para os investidores.

Dessa forma, o Infomemo serve para tornar a negociação mais clara e, a partir dele, o investidor avaliará se vale a pena ou não, investir na empresa!

O que há em um Infomemo?infomemo

Para projetar um Infomemo, é preciso incluir os dados essenciais sobre a empresa, como, por exemplo, um resumo geral financeiro da empresa, uma margem do lucro líquido, o fluxo de caixa, os dados sobre os clientes e funcionários do negócio, uma visão geral executiva, entre outros dados.

Além de dados do histórico passado e dados do presente, no relatório deve conter projeções e planos do futuro da empresa também. Tudo isso servirá para análise de como a empresa está operando no seu setor e seus planos de crescimento.

No entanto, é preciso frisar que no Infomemo, não é preciso incluir todos os dados da empresa. Mas selecionar os dados mais relevantes, que podem ajudar o investidor a tomar uma decisão se deve investir ou não no negócio. Além disso, dados imprecisos que foram incluídos no relatório, irão precisar de uma segunda análise para corrigir as falhas.

Então, o Infomemo é um relatório que não pode faltar em uma negociação, já que é um documento legal e fiscalizado. Com o Infomemo em mãos, a negociação se torna mais segura para o investidor, além de trazer mais credibilidade para o negócio.

E para que serve?

O Infomemo serve para fornecer os dados da oferta para o investidor ou comprador, de forma a ajudá-lo a tomar uma decisão e serve como um plano de negócios completo.

E caso os investidores queiram, eles podem solicitar uma Due Diligence, para confirmar e validar os dados financeiros, os contratos e qualquer outro dado informado pela empresa.

O documento pode ser desenvolvido por banqueiro de investimentos, por consultorias e empresas especializadas. No caso do banqueiro, ele pode usar o relatório para fazer um leilão para um grupo de investidores, como forma de despertar interesse neles. O relatório pode ser desenvolvido também pelos próprios donos de empresas privadas para atrair investidores.

infomemoComo funciona?

As empresas querem crescer de forma que gastem menos, assim, as empresas podem fazer um Infomemo para custear as medidas que farão a empresa crescer. Nesse caso, a empresa decide o preço que tal medida terá, mas esse valor pode ser negociado com o investidor também.

A empresa busca trabalhar com algum especialista, que irá elaborar o relatório. Após isso, o documento é disponibilizado para possíveis investidores ou compradores e a própria empresa pode selecionar essas pessoas.

E é importante salientar, antes de negociações onde há muita troca de dados, é necessário um Acordo de Confidencialidade, para garantir a segurança dos dados da empresa.

Então, o documento tem dados necessários que os investidores precisam saber sobre o negócio. Ao final da negociação, inclui-se um contrato de assinatura que torna legal e oficial a negociação entre a empresa e o investidor!

E como a BuyCo. pode te ajudar?

Empresas especialistas elaboram o Infomemo e tem uma série de métodos e padrões rigorosos para recolher esses dados. Dessa forma, o resultado é um documento legal e que não tenha dados imprecisos!

A BuyCo. elabora Infomemos para empresas e também busca possíveis investidores para o negócio. Seja você o lado da empresa ou o lado do investidor, a BuyCo. pode te ajudar! Entre em contato conosco!

Além disso, a BuyCo. tem um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa em apenas 5 minutos de forma segura, rápida e gratuita. Então, para saber mais, clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

E se você tem vontade de investir em algum negócio ou quer começar a empreender, por que não comprar um negócio que já está em operação? Em muitos casos, empreendedores ou investidores querem investir em uma empresa que já existe e fazer o negócio crescer ainda mais. Além de que, comprar um negócio já em operação, reduz os riscos de ter que começar a empreender do zero.

A BuyCo. pode te ajudar! O nosso Catálogo de Anúncios BuyCo. contém nossas empresas cadastradas, que já fizeram o Valuation e passaram por um estudo feito pelos nossos consultores de negócio. Por isso, elas contam com um serviço de ponta a ponta ao longo de todo o processo. Confira nossas oportunidades em nosso catálogo de anúncios, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso