Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

A Informação Precisa Ser Protegida! Confira Aqui, Dicas Para Um NDA De Sucesso.

informaçao-protegida

Aqui no blog da BuyCo., destacamos a importância do NDA, ou Acordo de Confidencialidade, durante a negociação de compra e venda de empresas. Você já conhecia esse documento e sabe para o que ele serve? Em artigos anteriores, já falamos o que é esse documento, como ele deve ser feito e como ele se aplica. Nesse artigo, vamos responder a seguinte pergunta ”A Informação Precisa Ser Protegida?” e dar dicas para desenvolver um bom NDA. Portanto, continue lendo esse artigo para entender melhor sobre o assunto!

Então, vamos lá? Boa leitura!

informaçao-precisa-realmente-ser-protegidaInformação Protegida Por Meio Do NDA

Antes de mais nada, é importante explicarmos o que é o NDA. O Acordo de Confidencialidade, também conhecido como NDA (Non Disclosure Agreement), é um contrato, com valor jurídico, que pode ser usado pela parte vendedora ou compradora (sell-side e buy-side) na negociação de uma venda ou compra de uma empresa.

O objetivo desse documento é garantir que os dados compartilhados na negociação irão permanecer em sigilo, ou seja, esses dados não serão vazados e nem espionados. Assim, esse documento garante a segurança das informações de uma empresa, durante a negociação, de venda ou compra dela. Pode-se usar esse contrato, também, entre empresas e colaboradores, ou empresas e parceiros também. Além disso, potenciais compradores da sua empresa irão solicitar esse documento, durante a negociação, a fim de tornar a negociação mais segura e correta!

A Informação Realmente Precisa Ser Protegida?

Agora que você já entendeu o que é o NDA, o seu uso e sua aplicação, é importante ressaltarmos a importância desse documento para a proteção de informações, portanto, ele se torna indispensável, durante a negociação e em outras situações também!

Esse documento ajuda a reduzir o risco de ter os dados do negócio revelados e vazados no mercado. Já que, se algo desse tipo acontecer, é possível perder posição no mercado e os concorrentes irão ficar sabendo dos processos, estratégias, ideias e outras informações, que os empresários certamente não queiram que a concorrência descubra, certo?

E você deve estar se perguntando, como esse documento faz para garantir o sigilo dos dados? O contrato de NDA define regras de conduta e atuação das partes envolvidas. Assim, no caso de uma negociação, a parte interessada, que têm acesso aos dados do negócio, não pode divulgar, nem compartilhar essas informações, a não ser que tenha permissão para isso.

Um outro exemplo do uso do NDA é seu uso entre colaboradores da empresa. Imagine que sua empresa está criando um produto inovador e novo no mercado, entretanto, ninguém pode descobrir até que o produto esteja pronto. Para garantir que ninguém da empresa compartilhe informações ou certificar que esse projeto não caia nas mãos erradas, o diretor pode aplicar um contrato NDA com os profissionais para garantir a segurança desse projeto!

Após entender melhor o uso do NDA, podemos afirmar que sim, a informação realmente precisa ser protegida! Afinal de contas, ninguém, nem muito menos uma empresa, quer ter seus dados vazados!

Dicas Para Um Bom NDAdicas-para-um-bom-nda

  • O NDA pode garantir a segurança dos dados e sim, a informação realmente precisa ser protegida, além disso, é muito importante fazer essa proteção de dados, seja em uma negociação, em novos projetos, dentre outras situações! Por isso, preparamos algumas dicas para você desenvolver um bom NDA.

    Cláusulas

    O primeiro passo importante para um bom NDA, é seguir algumas cláusulas. Dessa forma, a validade e a segurança jurídica do contrato irão depender de cláusulas básicas. Além disso, já que o NDA é um termo de confidencialidade, é importante ficar atento aos detalhes e definir com clareza os conceitos, processos, serviços, produtos ou dados que devem se manter em sigilo. 

    O modelo de contrato deve possuir os seguintes elementos:

    • Identificar as partes envolvidas (empresa, profissionais, fornecedor, investidor ou outro receptor das informações confidenciais);
    • Definir quais informações confidenciais vão compartilhar; (dados financeiros, estratégias, tecnologia, etc);
    • Definir a finalidade do uso das informações de forma específica;
    • A forma de compartilhamento das informações (e-mail, documento, pessoalmente, etc);
    • Prazo para o sigilo das informações;
    • Forma de acerto de contas e o valor da indenização por vazamento de dados confidenciais;
    • Foro para discussão de possíveis conflitos sobre o contrato de sigilo;
    • Descrição das regras complementares (forma de guardar os dados pelo receptor, proibição de fazer cópias, dentre outros).

    Além desses elementos, que precisam aparecer no documento, durante a feitura do NDA é preciso fazer outras perguntas sobre o contrato, qual será o seu formato, definir o tempo de validade e assinatura.

    Outras Questões

    Além dos elementos apontados, é preciso considerar outras questões para nortear o desenvolvimento do NDA.

    • Validade da confidencialidade: é importante determinar a validade do contrato, de acordo com o objeto, para não atrapalhar as partes depois de um certo tempo.
    • Escolha da jurisdição a que o acordo está sujeito: essa parte é essencial, já que, caso ocorra julgamento por descumprimento das regras, a jurisdição irá fazer o julgamento. Então, é importante escolher bem qual será a jurisdição. 

    Objeto, objetivo e punições: esses três elementos são o ”coração” de um NDA, ou seja, precisam estar presentes no contrato. É importante que as partes tenham clareza sobre essas questões. Entender qual o nível de dados que podem ou não compartilhar e quais as punições, caso descumpram.

conclusaoConclusão

O NDA ou Acordo de Confidencialidade é um documento para garantir que os dados compartilhados se manterão em sigilo e não serão vazados. Portanto, para que o negócio não seja prejudicado, é importante se atentar para questões como segurança dos dados, proteção de imagem. Dessa forma, as cláusulas do contrato devem estar claras e bem definidas, e cláusulas básicas, como por exemplo, objeto e vigência não podem faltar! 

Além disso, como sempre falamos aqui no blog, se atente aos detalhes! Independentemente de qual contrato esteja desenvolvendo ou qual processo esteja realizando, é de suma importância estar atento aos detalhes, para não se esquecer de nada importante!

Conte Com A BuyCo.!conte-com-a-buyco

  • Agora que você já entendeu a importância da proteção da informação, conte com a BuyCo. para te ajudar a vender ou comprar uma empresa!
  • Conte com a BuyCo. para fazer o Valuation do seu negócio. A BuyCo. conta com o suporte de especialistas, que te ajudarão a desenvolver o Valuation do seu negócio! Além de gerar o valor justo da sua empresa, o Valuation contém análises profundas sobre o negócio. Com ele, é possível obter dados muito relevantes, como por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e outros detalhes sobre o negócio e ter visões mais estratégicas a partir disso. E é claro, se você fizer a avaliação da sua empresa ou vendê-la, ou comprar um novo negócio, o Acordo de Confidencialidade irá surgir como forma de proteger os dados do negócio em questão! 
  • Assim, nossos consultores podem te assessorar ao longo de todo o processo de venda do seu negócio ou até mesmo, compra de uma nova empresa! O Valuation vai ser uma ferramenta de extrema importância para esses momentos. Já que a avaliação da empresa é indispensável, para descobrir mais sobre o seu negócio e atrair potenciais compradores, no caso de venda do negócio. Com o Valuation em mãos, os compradores poderão entender melhor como o negócio está operando. Portanto, é de suma importância fazer o Valuation do seu negócio. Então, por que não fazer uma avaliação hoje mesmo? Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!
  • Além disso, a BuyCo. tem um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados