Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Mercado de Sorveterias: um setor de destaque no Brasil

mercado-de-sorveterias

Em alguns artigos anteriores falamos sobre o Mercado de Alimentação e o Mercado de Restaurantes no Brasil, no artigo de hoje iremos falar especificamente sobre o Mercado de sorveterias. Afinal de contas, qual brasileiro não adora tomar um sorvete em dias muito quentes, ou até mesmo no inverno?

O ramo de sorveterias já engloba mais de 10 mil empresas, e gera cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. Incrível, não é mesmo? Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

Então, no artigo de hoje vamos abordar sobre o Mercado de Sorveterias, as tendências e algumas dicas para você, que deseja atuar nesse ramo!

Então, vamos lá? Boa leitura!

mercado-de-sorveteriasMercado de Sorveterias

Com um faturamento acima de R$ 13 bilhões por ano, o mercado de sorveterias cresceu bastante nos últimos anos. Das 10 mil empresas que existem, 92% são micro e pequenas empresas, que geram cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. De acordo com a pesquisa da ABIS.

E ainda, dados revelados pela pesquisa, mostraram que os brasileiros consomem de seis a oito litros de sorvete por ano, ficando em um dos primeiros colocados no ranking de consumo desse alimento tão querido em nosso país. No entanto, em relação a produção mundial de sorvetes, o Brasil se posiciona em 6º lugar, ficando depois dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha.

Como revelamos no artigo sobre Mercado de Alimentação, o setor alimentício tem um potencial muito grande no país. E além disso, é um setor que vêm crescendo e tomando as rédeas, mesmo com a crise econômica. O setor de sorvetes está acompanhando esse ritmo do mercado de alimentação.

E para reafirmar isso, o presidente da ABIS, Eduardo Weisberg, explica: a nossa expectativa é de crescimento, tanto no segmento de produtos, ou seja, no aumento da produção, como também na obtenção de um incremento das vendas junto ao consumidor final. Mas, tudo irá depender do momento econômico e político que iremos vivenciar mês a mês”.

E agora que você já sabe que esse mercado está indo muito bem e crescendo cada vez mais, confira agora algumas tendências que estão em alta em 2022!

Tendências no Mercado de Sorveterias em 2022

Saúde e restrições alimentares

Eduardo Weisberg afirma que uma das tendências para o ano de 2022 no mercado de sorveterias é em relação a saúde. Já que as pessoas estão ficando cada vez mais atentas à saúde, dessa forma, o mercado precisa se atentar também.

Oferecer “produtos com baixos teores de gordura, açúcar, com apelo à saudabilidade”, ele afirma. O presidente da ABIS ainda ressalta que sorvete é sim um produto saudável, já que é rico em cálcio, vitaminas e proteínas.

Então, é importante que os negócios desse setor se atentem para o teor de açúcar e gordura e assim, ofereçam opções com menos calorias, mais naturais e saudáveis. E além disso, ofertar opções para pessoas que tenham restrições alimentares, como diabetes, doença celíaca, ou sejam intolerantes a lactose, opções veganas e sem glúten.

Experiência premiummercado-de-sorveterias

Uma outra tendência que tomou conta foi a chegada de gelaterias e sorveterias premium, um novo tipo de segmento que faz muito sucesso no mercado. Esse segmento é uma forma de agregar valor ao consumo do sorvete.

Alguns exemplos de marcas que vendem esse tipo de produto são Ben & Jerry’s, que é uma empresa norte-americana e chegou no Brasil em 2014. Além disso, temos a Bacio di Latte, uma sorveteria de receita italiana e origem brasileira.

Além das tendências desse ano no mercado, preparamos para você, algumas dicas valiosas que podem ser replicadas no seu negócio e irão ajudar muito o seu negócio a crescer. Ou quem sabe a tirar seus sonhos do papel e você irá poder começar a empreender no ramo logo menos!

Então, confira agora algumas dicas que podem fazer toda a diferença no seu negócio!

Dicas para esse setor

O presidente da ABIS, Eduardo Weisberg, indica: o meu conselho é investir em conhecer melhor seu cliente, saber seus desejos e anseios. O mundo mudou e, consequentemente, o nosso cliente também mudou, alterando os seus hábitos e costumes. Infelizmente, o Verão 2021/2022 já está aí! Consequentemente, agora, recomendo ao novo empresário ou investidor pensar no negócio a médio prazo. Ele deve analisar o mercado que deseja atingir, estudá-lo, conhecer o seu cliente, conversar, se profissionalizar e, por último, se manter informado”.

Sendo assim, é preciso conhecer o cliente, entender quais são os desejos e o que esse cliente gosta.

Nesse sentido, é importante inovar não apenas nos sabores e opções de sorvete, mas inovar também no ambiente do estabelecimento, como no atendimento ao cliente. E para isso deve-se pensar quem é o público alvo dessa sorveteria, como esse público se comporta e como consome.

Essas perguntas (e respostas) irão dar um norte para começar a pensar em estratégias mais assertivas para o negócio! Sendo assim, desenvolva a criatividade para inovar em praticamente todas as áreas do seu negócio!

mercado-de-sorveteriasEntão, se você deseja começar a empreender no setor, é preciso que você estude o mercado de sorveterias, para ter uma visão geral de como anda o mercado e nas formas de aplicar os aprendizados adquiridos no seu negócio!

Escolha um ponto comercial, treine sua equipe e contrate mais pessoas se for preciso, como por exemplo, talvez faça sentido contratar uma nutricionista para a produção de sorvetes mais saudáveis. Ainda, busque fornecedores, ofereça uma grande diversidade de opções de produtos. E além disso, é preciso que você faça um plano de negócio.

Portanto, dedique-se e lembre-se, esse é um ramo que possui muitos negócios, mas ainda existem diversas infinitas possibilidades e você empreendedor pode ser um grande sucesso!

E como a BuyCo. pode te ajudar no Mercado de Sorveterias?

E agora você deve estar se perguntando, como a BuyCo. pode me ajudar?

O Catálogo de anúncios da BuyCo. têm diversas oportunidades de negócios para você, empreendedor. Se você deseja investir e começar a empreender no mercado de sorvetes, o nosso catálogo é perfeito para você!

Nosso catálogo de Anúncios contém empresas cadastradas que já fizeram o Valuation e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio. Elas contam com uma assessoria de ponta a ponta, ao longo de todo o processo.

O nosso MarketPlace contém empresas cadastradas, de forma direta, pelos donos dos negócios. Essas empresas não fizeram o Valuation e não passaram por nenhuma curadoria, então, não têm garantia ou suporte por parte da BuyCo. Os anúncios dessas empresas ficam disponíveis apenas por 30 dias.

Por fim, existem vários negócios à venda em nosso catálogo no setor de sorveterias! Então, confira já nossas oportunidades de sorveterias no nosso catálogo. Basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E além disso…

Para te ajudar nessa hora de escolher o negócio, por que não fazer um Teste de Perfil Empreendedor?

Você pode escolher a oportunidade que mais lhe agrada e mais se adequa ao seu perfil. Inclusive, você pode definir o seu perfil empreendedor, com o nosso teste de perfil.

O teste foi criado pela BuyCo. com o intuito de orientar você a entender suas características empreendedoras, dessa forma, você será capaz de entender melhor quais são os seus comportamentos, competências e pontos fracos.

Dessa forma, o teste pode te ajudar a escolher o seu negócios dos sonhos, de forma mais precisa, afinal, tendo em mãos um relatório com dados sobre você pode ajudar na escolha de um negócio que se adeque mais ao seu perfil! Para fazer nosso Teste de Perfil Empreendedor, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso