Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Mercado Farmacêutico: Um Setor com Muito Potencial no Brasil

mercado-farmacêutico

Ao contrário de alguns mercados aqui no Brasil, o Mercado Farmacêutico está se saindo muito bem nos dias de hoje. Esse mercado cresce cada dia mais e a tendência é que os números continuem a subir. O aumento de vida da população, junto com a pandemia do corona vírus fez com que as pessoas precisassem ainda mais de serviços e produtos em laboratórios, farmácias e drogarias.

O Mercado de Farmácias e Drogarias é muito importante aqui no Brasil. Já que atende todos os públicos, tem serviços e produtos essenciais, e também oferece outros produtos de beleza e estética. Dessa forma, Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP, afirma:

“A farmácia é, hoje, muito mais do que um local para a venda de medicamentos. A pandemia nos fez ficar ainda mais atentos aos anseios dos clientes, e com isso conseguimos atender de forma ágil e acertada as necessidades de saúde da população. Investimos em projetos de expansão e digitalização dos serviços, estabelecendo nossas lojas como pontos de saúde e bem-estar. Seja na loja física, no aplicativo, no e-commerce ou nas vendas por telefone, queremos estar cada vez mais presentes na vida das pessoas com um atendimento humanizado, cada vez mais importante nesse setor”.

Isso revela que a farmácia, além de um estabelecimento para serviços de saúde e venda de medicamentos, tornou-se também um ponto de bem-estar. Ainda, o setor Farmacêutico emprega milhares de pessoas no país, o que demonstra a importância desse setor no país. Portanto, nesse artigo vamos falar sobre o Mercado Farmacêutico, alguns números desse setor e tendências desse mercado durante os próximos anos!

Então, vamos lá? Tenha uma boa leitura!

O Mercado de Farmácias e Drogarias no Brasil Em 2022?mercado-farmacêutico

2022 começou como um ano incerto em diversos setores, mas o varejo farmacêutico foi um dos setores que reagiu bem ao cenário de pandemia. O comércio do varejo farmacêutico reagiu positivamente ao cenário econômico de pandemia em 2022

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as vendas desse varejo registraram no ano de 2021, um avanço de 17,39%, além da geração de mais de 7,3 mil empregos apenas no ano de 2021. Antes desse período as vendas eram de 2,5% e subiram para um percentual de 7,9%.

Os motivos que explicam esse crescimento no setor são a ampliação de serviços clínicos, como aplicação de testes rápidos, vacinas, testes de pressão arterial e de glicemia. E também, o consumidor passou a preferir fazer suas compras online durante esse período para evitar locais públicos. Dessa forma, as vendas online foram uma grande oportunidade para o setor, que passou a investir em tecnologias voltadas para a transformação digital do negócio.

E Como Está O Mercado de Farmácias e Drogarias no Brasil Em 2023?

Esse setor vêm crescendo muito nos últimos anos, afinal de contas todas as pessoas acabam precisando tomar medicamentos durante alguma doença, ou de serviços clínicos, como vacinas. Dessa forma, o setor cresceu durante os últimos anos, principalmente por causa da crise sanitária durante o Corona Vírus. Durante a pandemia, as pessoas precisaram ainda mais de serviços e produtos de laboratório. Além disso, o crescimento do setor se deve por causa do aumento de vida da população. 

Para 2023, as projeções não são diferentes! As estimativas projetam um crescimento de 11,5% do setor em 2023! Segundo relatos apresentados pela Abrafarma, o presidente executivo da PróGenéricos, Thiago Meirelles, compartilhou suas expectativas para o ano de 2023:

“Os últimos anos foram de busca. Busca por saúde, vacinas, medicamentos, busca por sair de uma pandemia e voltar a ter vida normal. Agora, 2023 será o ano do acesso a uma saúde de excelência, a oportunidades de cura, a conquistas e à qualidade de vida. E os genéricos e biossimilares terão papel fundamental nesse contexto”.

Isso revela que as expectativas dos empresários estão altas em 2023, e as estimativas são de crescimento! Em contrapartida, esse ano também apresenta certos desafios. Segundo a pesquisa da GlobalData sobre “O Estado da Indústria Biofarmacêutica – 2023”, feita em 26 de outubro de 2022 a 23 de novembro de 2022, quase 40% dos profissionais do setor ​​acreditam que, entre as tendências regulatórias e macroeconômicas, a inflação terá o impacto mais negativo no setor farmacêutico em 2023.

Números do Mercado Farmacêutico

  • De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 94,30% dos farmacêuticos brasileiros estão empregados.
  • Em 2021 o mercado farmacêutico apresentou um crescimento no faturamento de 10,8%, segundos dados divulgados pela IQVIA no fim de janeiro.
  • O Brasil responde por cerca de 2% do mercado mundial. Estamos em 7º lugar em faturamento, no ranking das 20 principais economias e com projeção de 5º lugar para 2023. Esses dados foram levantados pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).
  • São 86.552 farmácias espalhadas pelo Brasil.
  • O setor farmacêutico faturou R$166,46 bilhões até o 1° semestre de 2022, segundo a IQVIA Brasil, empresa multinacional americana que atua nos setores de tecnologia da informação em saúde e pesquisa clínica.
  • O Mercado Farmacêutico teve um crescimento de 12% no ano de 2022, e a IQVIA ainda estima uma projeção de mais 11,5% de crescimento para o ano de 2023. 
  • O Espirito Santo é um dos estados que mais apresenta números de destaque, o estado teve um crescimento de 16% em 2022. Segundo Bruno Souza, Diretor Financeiro da Farmes, Rede de Farmácias no Espírito Santo, afirma que “o setor de varejo de Farmácias no Espírito Santo tem uma curva acentuada de crescimento maior que o mercado nacional devido ao forte plano de expansão que as redes de farmácia vêm realizando desde 2018”.

mercado-farmacêuticoTendências Para Próximos Anos No Mercado Farmacêutico

2021 terminou com mais de 75% dos brasileiros vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19 e mais de 65% com as duas doses. A indústria de farmácias conseguiu desenvolver as vacinas em tempo recorde. Além de usar novas técnicas para conseguir reduzir o tempo exigido para feitura de testes.

Todos esses avanços trouxeram novos padrões para o setor de farmácias. Se o setor antes já tinha muita tecnologia, então agora ela está ainda mais presente. Então, conheça algumas tendências que tomaram conta no setor farmacêutico!

O Mercado Farmacêutico No Ranking Global

A primeira tendência é que o Brasil estará entre os 5 maiores mercados da indústria farmacêutica do ranking global até 2023, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Com mais de 118 mil CNPJs de varejistas no mercado farmacêutico e quase 5 mil distribuidores de medicamentos, só o varejo farmacêutico brasileiro movimentou R$66 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021.

E-commerce

A primeira tendência que podemos falar é o E-commerce. As vendas online aumentaram muito durante a pandemia, não apenas no setor farmacêutico, mas em quase todos os setores de mercado. Com a pandemia, as pessoas passaram a comprar medicação online. Assim, as farmácias ganharam mais participação de mercado com essa tendência.

De acordo com uma pesquisa feita pela Criteo, 56% dos consumidores compraram medicamento pela primeira vez pela internet nesses últimos dois anos. Isso só nos mostra o quanto essa tendência aumentou com a pandemia. Mas, com certeza, essa tendência irá permanecer.

Aceleração dos Ensaios Clínicos

Essa tendência já esta implementada desde o começo de 2020 e tende a ser adotada para tudo. A instalação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na aceleração dos ensaios clínicos vai agilizar o processo como um todo. Desde a triagem de pacientes até os testes, e também, vai trazer mais precisão durante o processo.

Processos Digitais

Como dito acima, a tecnologia está cada vez mais presente no setor farmacêutico. Sendo assim, os processos digitais estão tomando lugar dos analógicos, baseados em papel. Esses processos digitais irão possibilitar às empresas farmacêuticas de localizar e investigar dados, com mais exatidão. Além de formas mais seguras de manter e guardar esses dados. Dessa forma, a digitalização traz mais transparência do que o trabalho analógico.

Novas Formas de Tratar os Pacientes

Uma outra tendência são as novas formas de tratamento de pessoas. Alguns dispositivos tecnológicos estão sendo usados nessas novas formas. Alguns exemplos são dispositivos que podem ser ”vestidos” pelo paciente e eles irão monitorar a atividade dos órgãos. Como, por exemplo, um relógio que consegue medir a pressão arterial, a todo momento, e gerar relatórios com as oscilações. Dessa forma, o médico consegue fazer o acompanhamento desse paciente, mesmo à distância. Além disso, essa forma de tratar os pacientes, pode ser muito útil também em momentos de urgência.

Outro exemplo são os equipamentos usados para o controle de diabetes: eles conseguem medir o nível de glicemia, de forma constante, e injetar, de forma automática, a dose precisa de insulina para que o nível se regularize de novo.

E um último exemplo são os biomarcadores, que são dispositivos que identificam tumores e desenvolvem medicamentos específicos para o caso. Esse tratamento resulta em uma maior eficácia e é uma dos tratamentos que está em alta na indústria farmacêutica.

E por fim, toda essa tecnologia vai permitir tratamentos mais personalizados e mais precisos às pessoas. Já que esses equipamentos permitem conhecer o paciente de forma mais aprofundada. Então, podemos concluir que a indústria farmacêutica tende a evoluir muito mais ainda.

Atendimento Humanizado

Quando se trata de serviços de saúde, como consulta médica, orientação farmacêutica, aplicação de testes, entre outros, os brasileiros preferem um atendimento mais humanizado. Segundo um estudo, 63% dos brasileiros buscam por um atendimento mais humanizado.

Dessa forma, as farmácias precisam ofertar um tratamento mais centrado no paciente, com atendimento humanizado e personalizado. 

Transformar a farmácia em um hub de saúde com uma relação forte com a comunidade pode ser uma boa forma de garantir um atendimento mais humanizado.

Dicas Para o Mercado Farmacêuticomercado-farmacêutico

Mencionamos acima que o mercado farmacêutico é um setor que está em constante desenvolvimento e está crescendo, de forma exponencial. Além disso, é um setor com grande potencial.

Então, se você deseja investir nesse ramo, é essencial que você faça um plano de negócio. Ainda, é preciso estudar sobre o mercado para ter uma visão geral de como esse setor está operando. Afinal de contas, você precisa estudar e compreender esse setor, que é complexo, para atuar e empreender nele da melhor forma e obter sucesso!

E por fim, preparamos para você, algumas dicas que podem ser usadas no seu negócio e podem fazer ele crescer ainda mais. Então, confira agora essas dicas:

Diversificação dos meios de pagamento: a diversificação dos meios de pagamentos de forma online ou física é uma tendência que pode ajudar muito para fidelizar clientes. Dessa forma, oferecer meios de pagamento como pix e cashback. Além de oferecer promoções ou cupons/descontos, pode ser uma boa estratégia para atrair consumidores.

Tecnologia: podemos concluir que a tecnologia está cada vez mais presente no mercado farmacêutico. Seja na forma de tratar os pacientes, ou nos canais e formas de vendas. Portanto, invista em tecnologia em todas as possíveis áreas do setor. De acordo com o presidente da Febrafar, Edison Tamasci: “A varejo farmacêutico tem grandes perspectivas de crescimento em função de fatores variados, como o envelhecimento da população e a chegada de cada vez mais opções de produtos no mercado. Contudo, acredito que para 2022 a digitalização se intensificará, sendo uma necessidade para as farmácias. Devemos pensar nessa digitalização como um movimento que leva em conta a farmácia em 360°, é preciso que se tenha a tecnologia atuando em todas as áreas possíveis”.

E Por Fim, Conte com a BuyCo.!

Se você já estudou sobre o mercado farmacêutico, tem vontade de empreender no setor, e não sabe por onde começar, a BuyCo. pode te ajudar!

A BuyCo. é especialista em compra, venda e avaliação de empresas! Então, se você pretende comprar um negócio no Mercado Farmacêutico, o nosso Catálogo de anúncios é perfeito para você!

O Catálogo de anúncios têm diversas oportunidades de negócios para você, empreendedor! Ele contém empresas cadastradas que já fizeram o Valuation e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio. Essas empresas contam com uma assessoria de ponta a ponta, ao longo de todo o processo.

O nosso MarketPlace contém empresas cadastradas, de forma direta, pelos donos dos negócios. Essas empresas não fizeram o Valuation e não passaram por nenhuma curadoria. Então, não têm garantia ou suporte por parte da BuyCo. Os anúncios dessas empresas ficam disponíveis apenas por 30 dias.

Por fim, existem vários negócios à venda no setor farmacêutico! Conheça já nossas oportunidades, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E, Além Disso…

Para te ajudar nessa hora de escolher o negócio, por que não fazer um Teste de Perfil Empreendedor?

Você pode escolher a oportunidade que mais lhe agrada e mais se adequa ao seu perfil. Inclusive, você pode definir o seu perfil empreendedor, com o nosso teste de perfil.

O teste foi criado pela BuyCo. com o intuito de orientar você a entender suas características empreendedoras. Dessa forma, você será capaz de entender melhor quais são os seus comportamentos, competências e pontos fracos.

Dessa forma, o teste pode te ajudar a escolher o seu negócios dos sonhos, de forma mais precisa. Afinal, ter em mãos um relatório com dados sobre você, pode ajudar muito na escolha de um negócio que se adeque mais ao seu perfil! Para fazer nosso Teste de Perfil Empreendedor, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados