Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Saiba tudo sobre o mercado odontológico brasileiro!

dentista-avaliando-boca-de-paciente-em-consultorio-odontologico-para-ilustrar-artigo-sobre-o-mercado-odontologico-brasileiro

O mercado odontológico é essencial para a manter a saúde bucal e para a economia brasileira. Todo mundo já teve aquela dor na boca e precisou ir ao dentista às pressas, não é mesmo? Então, neste artigo, você vai conhecer mais sobre este mercado. Entenda as áreas de atuações e o histórico de expansão ao longo dos anos e conheça as tendências do mercado odontológico brasileiro para o pós pandemia.

Então, vamos lá? Boa leitura!

O mercado odontológico no Brasil: 

dentista-aproximando-a-luz-para-examinar-paciente-em-consultorio-para-ilustrar-artigo-sobre-o-mercado-odontologico-no-brasilA odontologia sofria fortes retrações nos últimos anos. Mas, em 2019, o mercado tinha se recuperado e fechado o ano com a maior produção nacional já registrada. De acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, o recorde histórico também impactou na expansão de empregos no setor. Incrível, não é mesmo?

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, há, pelo menos, 328 mil cirurgiões-dentistas inscritos no país. Nesse sentido, o mercado odontológico movimenta quase R$ 38 bilhões por ano, no Brasil. Ainda de acordo com o conselho, nove em cada dez brasileiros acreditam ser muito importante ir ao dentista com frequência. Destes, 72% procuram um especialista por, pelo menos, todos os anos.

Os dados mostram que, cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias são implementadas todos os anos no nosso país. Ao todo, são 800 mil implantes por ano. E os dados não param por aí. O relatório ainda mostra que 12 milhões de brasileiros consultam um dentista, todos os anos, para corrigir os dentes na arcada dentária. Desta forma, a odontologia é considerada a segunda profissão mais rentável do Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Mas, com o mercado a todo vapor, 2020 prometia ser nos mesmos moldes que o ano anterior. Porém, a chegada de um novo vírus mudou à realidade.  Consultórios tiveram que fechar as portas e pacientes cancelaram tratamentos que já estavam agendados. Dessa forma, as vendas de insumos se paralisaram.

Serviço essencial: riscos com o contato direto na pandemia

Considerado como serviço essencial, os profissionais deste setor não pararam durante a pandemia. De acordo com o conselho nacional, mais de 82% dos dentistas continuam no trabalho, apesar dos riscos.

O risco de contaminação nesta área é maior, por estar em contato direto com a boca, saliva e até sangue de pacientes. Contudo, houve um aumento de gastos em infraestrutura e ferramentas. O uso de Máscaras N95, escudos, álcool em gel e termômetro digital ajudam a proteger o profissional e o cliente durante as consultas.

A nova realidade obrigou os profissionais a se reinventarem e buscar opções para reconquistar o mercado. A aposta no meio digital veio com tudo. O tele atendimento e softwares odontológicos se tornaram essenciais na adaptação do mercado ao cenário pós pandemia.

Mas, como ficará o mercado odontológico no Brasil após a pandemia

profissionais-dentistas-examinando-paciente-em-consultorio-para-ilustrar-artigo-sobre-o-mercado-odontologico-brasileiroAlém de se manterem ativos, os dentistas precisam conhecer as inovações. Contudo, especialistas apontam que, por causa das contenções de gastos, as operações estéticas ficarão para depois, em segundo plano. Dessa forma, abre caminho para os tratamentos que envolvam urgência ou dor.

A oferta de serviços de urgência pelas clínicas também tem sido ampliada e aprimorada. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 74% dos atendimentos odontológicos são feitos na rede particular. Portanto, neste sentindo, favorece a expansão das clínicas e franquias.

Uma aposta do mercado odontológico é o sistema de franquias. Nele, há a junção do profissional a uma marca já consolidada para evitar a quebra e falência de pequenos consultórios odontológicos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquia tinha um índice de expansão acima de 5% ao ano. Ou seja, ele ainda deve crescer, porém abaixo do esperado.

Então, as franquias podem ajudar na gestão da empresa, nas negociações de dívidas e em melhores opções de compra em equipamentos de proteção individual, uma vez que o ortodontista terá o apoio de uma rede reconhecida.

E você, tem interesse em tornar seu consultório franqueado? Venha fazer uma avaliação conosco e saiba qual o valor real de seu negócio!

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

 

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso