Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Por Que Contratar Um Consultor De M&A?

Porque-contratar-um-consultor-de-mea

‘’2+2 nem sempre é 4!’’ Se você já está antenado no mundo do M&A, provavelmente já escutou essa frase. Ela é muito usada para representar as operações de M&A, já que a soma de uma empresa com outra pode gerar diversos benefícios, e não somente a soma das mesmas. Dessa forma, para realizar uma operação desse processo é necessário ter um consultor de M&A, que irá te ajudar durante todo esse processo. Afinal de contas, é um processo demorado e complexo. Portanto, no artigo de hoje vamos te mostrar a importância de contratar um consultor de M&A, bem como, suas vantagens e desafios desse processo.

Então vamos lá? Boa leitura!

Antes de Falarmos a Importância de Contratar um Consultor, Vamos Falar O que é M&Ao-que-e-mea

Muitos empreendedores se perguntam como fazer o negócio crescer, mas não sabem quais medidas tomar. Existem diversas formas que podem fazer um empreendedor crescer e uma delas é através do M&A. Entretanto, muitos empresários não cogitam essa ideia, já que muitos pensam que as operações de M&A só podem ser feitas por grandes empresas, no entanto, essa ideia está errada!

Para quem desconhece, M&A é a sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, que significa fusões e aquisições (F&A) em português. O M&A é um processo feito por empresas, e por meio dele é possível expandir os negócios e alcance de uma empresa com a união de duas empresas, assim aproveita-se o que cada negócio faz de melhor ou unem-se esforços de coisas que as duas já cumprem bem.

O M&A pode ser entendido em 4 modalidades, são elas:

Fusão

A fusão é a modalidade de operação na qual se “unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações” (artigo 228 da Lei 6.404/1976).

Aquisição

A aquisição é quando uma empresa compra outra operação societária e o controle e gestão da mesma. Para isso acontecer é preciso ter capital, títulos, ações, bens ativos para realizar essa aquisição.

Em outras palavras, essa operação envolve processos que uma empresa adquire outra operação societária total ou parcialmente, sem criar uma nova empresa. Ou seja, a empresa adquirida mantém sua identidade jurídica e sucede a adquirida em direitos e obrigações.

Incorporação

A incorporação acontece quando, “uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações” (artigo 227 da Lei 6.404/1976). A incorporação é uma modalidade dentro de fusão ou aquisição, entretanto, nessa modalidade, a empresa incorporada passa a não existir mais e o seu patrimônio é incorporada pela outra. A empresa que incorporou em primeiro lugar permanece e continua com sua personalidade jurídica. Nessa modalidade, a integração entre as empresas se torna algo complexo, uma vez que abrange todos os ativos, tangíveis e intangíveis.

Cisão

E por último, a modalidade de cisão é quando a operação onde uma empresa transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais empresas, criadas para essa finalidade ou já existentes, desaparecendo a companhia separada ou diluindo-a em participação. Dessa forma, é uma operação contrária à fusão, uma vez que acontece uma pluralização da empresa e a empresa principal pode ou não continuar a existir.

Para realizar qualquer uma dessas operações de M&A, existe procedimentos, estratégias, metas, objetivos, desenvolvimento do plano de negócios, isso tudo precisa ser feito antes de iniciar o processo de M&A. Não importa qual seja a operação, o processo também envolve uma série de processos, para que seja feita uma operação bem-sucedida.

Motivações Para Realizar Uma Operação de M&A

A maioria dos empreendedores busca formas estratégicas de fazerem seus negócios crescerem. As operações de M&A são consideradas formas de crescimento inorgânico, já que a empresa usa a capacidade e recursos externos. Em outras palavras, a empresa, para crescer, usa a capacidade e recursos de outro negócio, com o objetivo de aumentar sua receita ou a sua base de clientes, entre outros possíveis motivos. Nesse sentido, a empresa realiza o processo de M&A, fazendo uma fusão ou aquisição ou cisão com/de uma outra empresa.

Portanto, existem alguns motivos que levam empresários a fazerem uma operação de M&A em suas empresas, são eles:

  • Redirecionamento estratégico, isso pode incluir ampliação e diversificação de produtos ou serviços (podendo ser novos ou similares ou complementares);
  • Sinergia de Receita e Custos, já que as empresas se unem e ”juntam”, também, suas receitas, o que causa um aumento na receita total. Nesse mesmo entendimento, as empresas se unem para reduzir custos operacionais (economia em escala), como por exemplo, reduzindo custos fixos ou reduzindo departamentos ou operações duplicadas.
  • Sinergias entre as operações, aumentando a eficiência e os resultados;
  • Crescimento em Market Share;
  • Acesso a novas tecnologias, recursos, desenvolvimento, fornecedores, marca, dentre outros ativos importantes;
  • Captação de novos talentos e expertises, nesse caso, a empresa adquirida/incorporado possui profissionais qualificados;
  • Benefícios tributários;
  • Obter Know How para introduzir em novos mercados ou até mesmo países;
  • Cross-selling possibilizando que empresas se unam e se complementem em suas atividades;
  • Expansão geográfica, inserir em novos mercados ou novas áreas geográficas, ao unir-se com empresas que já estão inseridas nesse mercado desejado ou no local geográfico determinado.

Então, podemos perceber, são diversos as motivações para realizar uma operação de M&A, mas podemos concluir que entre essas motivações, o objetivo está sempre ligado ao crescimento da empresa e ao aumento de lucro.

como-funciona-uma-consultoria-de-meaComo Funciona Uma Consultoria De M&A

Visto que o M&A possui 4 modalidades (fusão, aquisição, cisão e incorporação), a consultoria de M&A foca na compra, fusão ou venda de empresas. Nesse sentido, existem diversos tipos de consultoria de M&A para cada modelo específico, como por exemplo, para fusões e aquisições, aquisições de empresas, venda de empresas, preparação de empresas para a venda, avaliação de empresas e estudos de mercado.

Um consultor de M&A vai primeiramente entender os motivos que levaram a aquela operação. Por exemplo, no caso de venda de empresa, o consultor vai tentar entender porque o sócio está vendendo a empresa. São diversos os motivos, como ausência de sucessores ou pessoas para assumir o negócio, aposentadoria, investimentos, relacionamento entre sócios, necessidade de recursos, mudanças de estratégias, dívidas, dentre outros.

Após Um Entendimento Do Que Motivou Ao Processo De M&A, É Preciso Realizar, Independentemente De Qual Seja A Operação, Os Seguintes Pontos:

  • Preparação: organizar documentação necessária para uma operação de M&A, fazer avaliação ou Valuation, estruturar a empresa;
  • Avaliação de Empresa/Valuation de ambas as partes negociadoras (sell side e buy side);
  • Apresentar e estruturar organizações para possíveis investidores ou potenciais compradores de empresas;
  • Negociação propriamente dita: explicar as vantagens em realizar aquela operação e mostrar pontos positivos;
  • Acordos claros e detalhados sobre a negociação;
  • Responsabilidades definidas previamente para cada uma das partes;
  • Assinatura contratual: a consultoria acompanhará todo o processo de Due Dilligence, e toda a negociação até a assinatura do acordo e outros documentos precisos em uma operação de M&A.

É importante ressaltar que a consultoria de M&A opera antes da negociação e após ela, a consultoria ”prepara” a empresa antes da negociação, organizando informações relevantes sobre o negócio, e informações financeiras e contábeis. A consultoria organiza e estrutura essas informações da forma que os investidores preferem recebe-las.

Um outro ponto benéfico da contratação de uma consultoria de M&A é que os consultores já possuem contato com investidores, o que pode facilitar a venda da sua empresa. No caso de empresas como a BuyCo., nós fazemos a conexão entre compradores e vendedores. Dessa forma, seguimos todo o processo de M&A para que a negociação seja bem sucedida.

Erros Comuns Ao Tentar Vender Sua Empresa Sozinho

Vender a empresa sozinho e sem o auxílio de pessoas especializadas pode dificultar mais ainda o processo, que já é trabalhoso, e você pode perder o melhor proveito disso, tentando resolver tudo sozinho.

Alguns erros comuns de empreendedores que tentam vender seus negócios por conta própria:

  • Não ter uma avaliação real da sua empresa: Empreendedores que não fazem o Valuation, não possuem uma estimativa de quanto vale o próprio negócio, dessa forma, eles costumam vender seus negócios sem referência do real valor
  • Negociação com apenas um comprador
  • Não iniciar o processo com confidencialidade
  • Negligenciar o negócio durante sua venda
  • Querer apressar a venda.

E o Que é Um Consultor de M&A?o-que-e-um-consultor-de-mea

Os consultores de M&A são profissionais qualificados e especialistas no assunto. Dessa forma, são pessoas prontas para dar todo o suporte durante o processo de M&A, sempre buscando as melhores estratégias e buscando, também, potencializar o máximo possível o processo, para que a operação tenha os melhores resultados possíveis. Então, é sempre importante contar com a ajuda de especialistas que tenham experiência nesse mundo de fusões e aquisições.

O consultor de M&A irá facilitar muito o processo, além disso, ele já de potenciais compradores para o negócio. Nesse casso, empresas que são conhecidas por estarem no mercado costumam ser as mais propensas a receberem commodities cobiçadas. Já que, empresas de consultoria despertam o interesse de um mercado mais amplo.

consultor-de-meaPorque Contratar Um Consultor De M&A

Podemos perceber que realizar um processo de M&A é uma tarefa difícil e tentar realizar uma por contra própria pode resultar em operações conflituosas e arriscadas!

Portanto, é preciso contar com especialistas no assunto, em outras palavras, o ideal é buscar um consultor de M&A para te ajudar nesse momento! Já que são profissionais que possuem expertise e experiências com transações entre empresas, então, certamente são pessoas que irão enriquecer o processo de M&A, mesmo que o empresário já tenha muito conhecimento sobre o assunto. Além dessas vantagens, existem outros benefícios ao contratar um consultor de M&A, são eles:

Economia de Tempo e Dinheiro

Quando uma operação é feita sem assessoramento, o empresário deixa de dedicar seu tempo com gestão para focar com a operação de venda. Por ser um processo difícil e que leva tempo, é indicado contratar consultores ou consultorias. Além disso, uma negociação feita sem assessoria, pode causar diversos riscos e o empresário corre o risco de perder dinheiro durante a transação.

Diminuir os Riscos

Como mencionamos, o processo de M&A envolve diversos riscos. Ao contratar consultores, que trabalham com essas transações diariamente e conhecem de cor os riscos e soluções para resolve-los ou formas de evita-los, você diminui a chance de riscos.

Os Consultores de M&A São Especialistas

Eles possuem know-how, experiência e lidam com diversos casos e tipos de operações todos os dias!

O Consultor Ajuda a Maximizar o Valor do Seu Negócio

Os consultores apresentam os números e informações da empresa com profissionalismo e relevância. Dessa forma, os investidores enxergam confiabilidade e se interessam mais sobre o negócio que está sendo apresentado.

Mais Segurança Para a Negociação

Os consultores de M&A irão trazer mais segurança para ambas as partes na negociação, já que eles irão proteger a confidencialidade na venda, garantir que os acordos estão definidos de forma clara, ajudarão na elaboração e revisão de documentos. Além disso, são especialistas que trazem mais autoridade e entendem sobre os riscos dessas operações e sabem como evita-los.

Conte Com a BuyCo. Para te Ajudar!Conte-com-a-BuyCo

As operações de M&A envolvem riscos muito altos, no entanto, realizar um processo de M&A tem suas vantagens, como por exemplo, a expansão do negócio, entre outros diversos benefícios, como foi descrito ao longo desse artigo.

Se você se interessou por assunto e pensa em realizar uma consultoria de M&A no seu negócio, o primeiro passo é buscar consultores de M&A! Realizar o processo de M&A por conta própria não é uma tarefa fácil e definitivamente não é algo que se resolve da noite para o dia.

Por ser uma operação complexa com bastante riscos, é importante, também, que você se atente aos detalhes, já que eles são de extrema importância e podem garantir o sucesso da operação. Além disso, ter disposição para resolver possíveis conflitos, sem esquecer ou fechar os olhos para questões importantes, são outros fatores que fazem diferença e aumentam as chances de realizar um M&A de sucesso!

Para garantir ainda mais a efetividade do processo, é preciso fazer o Valuation do seu negócio! O Valuation vai ser uma ferramenta poderosa para você!

E é Assim Que a BuyCo. Vai Te Ajudar!

A BuyCo. conta com o suporte de consultores de M&A, que te irão te apoiar ao longo de todo o processo, além de fazer o Valuation do seu negócio.

A avaliação de empresas, além de estimar o valor justo da sua empresa no mercado, ela possui estudos, e dados relevantes sobre a empresa, como por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e outros detalhes sobre o negócio. 

E lembre-se que, durante o processo de M&A, a avaliação da empresa será indispensável, para revelar mais sobre o seu negócio e trazer mais autoridade e segurança para as partes durante a negociação. Com o laudo de Valuation em mãos, as partes podem entender melhor como o negócio opera.

Então, é de suma importância fazer uma avaliação da sua empresa. E, afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Portanto, faça uma avaliação da sua empresa hoje mesmo! Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. têm um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados