Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

O Setor de Bebidas Alcoólicas no Brasil em 2022

setor-de-bebidas-alcoólicas

O setor de bebidas alcoólicas gera milhões de empregos para as pessoas todos os anos, além de pagar mais de R$ 21 bilhões em impostos. Os produtos mais consumidos pelos brasileiros são produtos de baixo custo e uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) revelou que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas. Além de que uma em cada três pessoas consome álcool pelo menos uma vez na semana.

Neste artigo, você saberá sobre o Setor de Bebidas Alcoólicas, as tendências desse mercado no Brasil e algumas dicas para você, empreendedor, que deseja atuar nesse ramo! Além disso, entender qual é o maior desafio desse mercado atualmente.

Então, vamos lá? Boa leitura!

O Setor de Bebidas Alcoólicas no Brasil

O setor de bebidas alcoólicas sofreu uma queda com a pandemia, já que bares, restaurantessetor-de-bebidas-alcoolicas precisaram encerrar sua atividade e festas e shows foram suspensos por um tempo. No entanto, a venda de bebidas voltou a crescer, impulsionada pelos feriados de 2022, como por exemplo o carnaval fora de época em abril e com a melhora da pandemia no geral. Outro fator que fez com que as vendas aumentassem foi a mudança de hábitos do consumidor.

A retomada do mercado representou uma alta de 5,2% no setor de bebidas, para a economia do país, o que contribuiu também para o crescimento da produção industrial em abril de 2022. Os dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Em janeiro e fevereiro, tivemos a Ômicron e as pessoas continuavam em casa, com medo da contaminação. Com o passar dos meses, as coisas foram melhorando e nós vimos esse crescimento proporcional na venda das bebidas. E em abril, tanto a Páscoa, quanto o Carnaval aconteceram em um momento de reabertura e do fim de todas as restrições, então tivemos uma grande retomada do movimento nos bares, no comércio em geral”, revelou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

Esses dados nos revelam que o Setor de Bebidas Alcoólicas está voltando ao ritmo

Os donos de estabelecimentos estão percebendo uma melhora de forma gradual do setor, ao longo desse ano. E segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de bebidas foi o que mais cresceu em abril deste ano.

Então, podemos afirmar que a pandemia afetou o setor de bebidas alcoólicas como um todo. No entanto, falando especificamente do setor de vinhos e cervejas, esses setores tiveram um aumento das vendas durante o período de pandemia. Então, falaremos agora sobre as categorias do setor de Bebidas Alcoólicas, de forma mais especifica.

setor-de-bebidas-alcoolicasSetor de Vinhos

O mercado de vinhos mostrou um bom desempenho em 2020. Em 2020, o aumento da venda foi de 18% em relação a 2019. E um levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados revelou que as vendas de vinhos importados cresceram 15,6%, na páscoa em abril desse ano.

De acordo com a Wine Inteligence, o número de amantes de vinho cresceu de 22 milhões em 2010 para 39 milhões em 2020. Um crescimento bastante impressionante, não é mesmo? No entanto, o mercado de vinhos no país ainda precisa crescer e amadurecer ainda mais. É um mercado que precisa de mais desenvolvimento e é um setor com diversas oportunidades.

Em 2021, a quantidade de consumidores regulares de vinho era de 51 milhões de pessoas, ou seja, 36% da população consome vinho ao menos uma vez por mês. Esses dados também revelam que o Brasil está conseguindo ampliar a base de novos consumidores de vinho, o que é muito bom para o setor.

Apesar do aumento, janeiro e fevereiro de 2021 foram meses que não tiveram tanta influência na venda global de 2022, já que o que realmente impacta o resultado final é um bom faturamento no inverno e no final do ano.

Setor de Cervejas

Já no setor de vendas de cerveja, o aumento foi de 14,3% na páscoa em abril desse ano, segundo a Associação Brasileira de Supermercados. Além disso, houve um crescimento do número de fábricas em 6%, em comparação entre 2021 e 2020.

Os consumidores de cerveja passaram a exigir mais da qualidade das cervejas e estão buscando por produtos mais premium. Dessa forma, o mercado de cervejas precisou se inovar e lançar novos produtos no mercado. Assim, houve um aumento na produção de cervejas artesanais e cerveja puro malte.

Nesse ano de 2022, a produção de cerveja será maior do que a produção que foi feita em 2019. No entanto, os lucros não serão maiores. Isso devido a alta dos custos de produção, e até mesmo a falta de insumos. Os preços das cervejas podem também aumentar com isso, já que as marcas provavelmente irão repassar a inflação no preço final para o consumidor.

No entanto o setor de cervejas continua sendo um dos de maiores destaque no setor de bebidas alcoólicas. Esse setor movimenta uma das grandes cadeias produtivas do Brasil, sendo responsável por 2,02% do PIB. Além de gerar mais de 2 milhões de empregos. E é composto por mais de 1.600 cervejarias, que fazem parte desse setor que contribui muito para o desenvolvimento da economia do país.

Setor de Destilados

O setor de destilados possui um queridinho para os consumidores, que é o gin. O gin vem apresentando destaque nos últimos anos. Os consumidores passaram a dar preferência para esse destilado em bares, restaurantes e festas. O começo da pandemia afetou as vendas dessa bebida, como de outros destilados, porém esse cenário mudou com a tendência de preparo de drinks em casa. Essa tendência esteve presente na pandemia e muitas pessoas passaram a fazer drinks, que aprenderam em redes sociais. Dessa forma, a criação de kits para o preparo de drinks diminui o impacto inicial da pandemia sobre a venda de destilados.

Tendências Para o Setor de Bebidas Alcoólicas

Para entender melhor o desempenho e o panorama desse setor, preparamos para vocês preparamos tendências desse setor para você ficar bem atento.

A primeira tendência é o entretenimento digitalsetor-de-bebidas-alcoolicas

As pessoas estão cada vez mais conectadas digitalmente, então as marcas também estão cada vez mais presentes online. Nesse sentido, as marcas também estão inovando em suas vendas online. Ao invés de apenas venderem online, muitas marcas estão criando recursos que atraiam cada vez mais o consumidor, como é o exemplo de assinatura mensal de vinhos. Esse é com atrativo para pessoas que gostam de estar sempre experimentando novos vinhos.

Além de toda essa conexão digital, é preciso que as marcas e negócios forneçam informações, experiências, comentários, fotos, vídeos sobre seus produtos. Tudo isso para que o cliente consiga fazer uma melhor escolha de compra. Dessa forma, dicas de harmonização de vinhos, vídeos com tutoriais para fazer drinks, são uma ótima forma de atrair e criar relacionamento com o consumidor!

Uma outra tendência é a sustentabilidade. Os consumidores estão mais atentos quanto a questões sustentáveis e estão preferindo comprar de empresas que se preocupam mais com o meio ambiente.

Outra tendência que está forte no setor de bebidas alcoólicas é a preferência do consumidor por drinks com menos álcool, com mais sabor, mais leves e coloridos! Essa tendência revela o porque do aumento das vendas de gin no país, já que é uma bebida muito usada para a produção de drinks mais leves. Dessa forma, criaram coquetéis cheios de especiarias, sabores e aromas, além de serem mais refrescantes. Então, a tendência da vez é: drinks com poucos ingredientes e pouco álcool, mas com muito sabor e aroma! O hábito do consumidor é relaxar e ter uma experiência prazerosa enquanto bebe, e as marcas e negócios devem ficar ligados nisso!

Conclusão sobre o Setor de Bebidas Alcoólicas

O Setor de Bebidas Alcoólicas é muito importante para o desenvolvimento da economia. E as tendências do mercado estão sempre mudando e os negócios devem ficar atentos as tendências, para conseguirem acompanhar as transformações nos hábitos de consumo dos brasileiros!

O cenário para o setor não é um dos melhores atualmente, pois os estabelecimentos ainda estão sofrendo com as consequências da pandemia. No entanto, os negócios, que enxergam as mudanças do setor e conseguem operar a partir delas, criando negócios cada vez mais compatíveis com o desejo do consumidor, são negócios que saem à frente da concorrência.

E por último, mas não menos importante, você sabia que a cada dez garrafas de vinho consumidas, três são vendidas em supermercados? Então, é preciso ficar atento também quanto a variedade de produtos que seu negócio oferece! Você precisa entender o seu cliente e o que ele deseja. Assim, você entenderá se você tem os produtos certos para eles. Afinal de contas, o cliente pode acabar optando por uma loja online, já que essa é uma das tendências que está forte atualmente. Então, lembre-se também que é importante estar presente de forma digital! 

Conte Com a BuyCo. Para Te Ajudar!

E agora que você já estudou sobre o Setor de Bebidas Alcoólicas, é a hora de começar! Se você tem vontade de empreender no ramo, mas, não sabe como iniciar, a BuyCo. pode te ajudar!

A BuyCo. é especialista em compra, venda e avaliação de empresas. Então, se você pretende comprar um negócio no Setor de Bebidas Alcoólicas, o nosso Catálogo de anúncios é perfeito para você!

O Catálogo de anúncios têm diversas oportunidades de negócios para você, empreendedor! Ele contém empresas cadastradas que já fizeram o Valuation e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio. Essas empresas contam com uma assessoria de ponta a ponta, ao longo de todo o processo.

O nosso MarketPlace contém empresas cadastradas, de forma direta, pelos donos dos negócios. Essas empresas não fizeram o Valuation e não passaram por nenhuma curadoria. Então, não têm garantia ou suporte por parte da BuyCo. Os anúncios dessas empresas ficam disponíveis apenas por 30 dias.

Por fim, existem vários negócios à venda no Setor de Bebidas Alcoólicas! Conheça já nossas oportunidades, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E, Além Disso…

Para te ajudar nessa hora de escolher o negócio, por que não fazer um Teste de Perfil Empreendedor?

Você pode escolher a oportunidade que mais lhe agrada e mais se adequa ao seu perfil. Inclusive, você pode definir o seu perfil empreendedor, com o nosso teste de perfil.

O teste foi feito pela BuyCo. com o intuito de orientar você a entender suas características empreendedoras. Dessa forma, você será capaz de entender melhor quais são os seus comportamentos, competências e pontos fracos.

Dessa forma, o teste pode te ajudar a escolher o seu negócios dos sonhos, de forma mais precisa. Afinal, ter em mãos um relatório com dados sobre você, pode ajudar na escolha de um negócio mais parecido com seu perfil! Para fazer nosso Teste de Perfil Empreendedor, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso