O setor de indústrias no Brasil em 2023 – Desafios
O setor de indústrias tem um peso importantíssimo no cenário econômico brasileiro. Dessa forma, antes de lhe informar sobre as previsões e desafios para 2023, inicialmente, vamos explicar melhor como funciona o setor de indústrias.
As indústrias transformam a matéria-prima em objetos que serão vendidos para consumo. Elas se instalam em lugares que têm mão de obra, energia, mercado consumidor e transporte. Portanto, extraem toda a matéria-prima e produzem todos os insumos que consumimos no dia a dia. Dessa forma, vamos te contar um pouco sobre os 3 grupos de indústrias principais.
Grupos que as indústrias podem ser classificadas:
Indústria de base: nessas indústrias, transforma a matéria-prima bruta em matéria-prima processada. Essa matéria-prima processada é usada em outros ramos industriais. Dessa forma, a indústria de base produz equipamentos para outras indústrias. Exemplos: mineradoras, petrolíferas, etc.
Indústria de bens intermediários: essas indústrias produzem matéria-prima processada para a produção de outros bens em outros ramos industriais. Ou seja, elas produzem insumos para que outras indústrias possam produzir. Exemplos: indústria que produz plásticos, produtos químicos, etc.
Indústrias de bens de consumo: essas indústrias produzem e seu produto já vai de forma direta para o mercado consumidor. Além disso, elas se dividem em indústrias de bens duráveis e não duráveis. Exemplos: indústrias de eletrônicos e eletrodomésticos (bens duráveis) e indústrias de alimentos e cosméticos (bens não duráveis).
No Brasil, temos várias indústrias que você provavelmente conhece. Alguns exemplos são: Petrobras, AmBev, Vale, Fiat e todas essas são brasileiras. Além de outras indústrias mundiais, como por exemplo a Apple, Coca-Cola, Samsung, L’oreal, Toyota Motor, e muitas outras.
Agora que você já sabe um pouco como funcionam as indústrias e viu alguns exemplos, vamos conferir como está o mercado delas em 2023?
O mercado de indústrias em 2023
Após a pandemia, em 2021, o setor de indústrias apresentou melhora em relação ao período pandêmico quando cresceu 3,9% segundo o IBGE. No primeiro semestre de 2022, este cenário positivo se manteve.
Porém, no segundo semestre este cenário foi negativo. Devido às medidas tomadas pelo governo federal durante o período pré-eleitoral e à influência da taxa de juros em elevação.
Consquentemente, além da inflação, a taxa de juros afeta diretamente na renda das famílias, fazendo com que o consumo diminua consideravelmente. Entretando, o ano de 2022 terminou com uma queda de 0,7%.
Em 2023, o cenário continua o mesmo e não é apenas no Brasil. Por causa da elevação de juros promovida pelos bancos centrais para diminuir a inflação, a Fiesp prevê uma queda de 0,5% na produção da indústria brasileira.
Assim, o economista-chefe da Fiesp, Igor Rocha, disse que os estímulos econômicos feitos pelo governo tiveram uma duração efêmera devido à alta dos juros. “Os efeitos dos estímulos fiscais na atividade se esgotam rapidamente num cenário de juros mais altos”, disse o economista.
O mapa de calor da Fiesp mostra que 11 de 25 atividades da indústria terminaram o ano perdendo força, como setores de indústrias têxtil, metalúrgica e de móveis.
E as previsões dos economistas nos dizem que este cenário talvez continue até o fim do ano, pois os juros continuarão altos por um período longo.
Contudo, apesar dos desafios e cenários que o setor industrial vem sofrendo, o setor não deixa de ser essencial para a economia, geração de empregos, para o relacionamento com países externos e outros fatores que tornam esse setor tão popular no país.
Dicas essenciais para o setor de indústrias
Tanto para quem quer começar no setor, quanto para quem deseja aprimorar e alcançar novos patamares!
-
Digitalize a sua Indústria
Digitalizar sua indústria será como dar um passo à frente com o seu negócio! Além disso, se você acompanha nossos artigos, deve ter percebido que a maioria dos mercados está seguindo uma tendência de digitalização. E para a indústria, isso não pode ser diferente. Otimizar os processos da indústria irá permitir uma visão mais ampla do cenário e isso poderá ajudar na tomada de decisões mais precisas.
-
Explore a tecnologia
Além disso, não é novidade para ninguém que tecnologia é a tendência da vez! A tecnologia pode padronizar e otimizar os processos da indústria. Além de tornar as indústrias mais flexíveis às mudanças do mercado.
Muitas pessoas pensam que ao automatizar atividades e processos, muitas pessoas irão perder seus empregos. Contudo, isso não é verdade. Com a automatização, ao invés do funcionário focar em tarefas manuais, ele poderá atuar de forma mais estratégica e ficar de olho se os processos estão de acordo com o padrão estabelecido. Por outro lado, nesse mesmo cenário, esse colaborador precisará se capacitar em outras habilidades para lidar com essa mudança.
Além disso, são diversos outros benefícios que a tecnologia irá trazer, como por exemplo, redução de custos, economia de energia, aumento de produtividade; precisão e qualidade dos produtos; segurança e eficiência na produção e muito mais!
3 . Aprenda sobre Marketing Industrial
Este marketing serve para atender empresas da Indústria. Nesse sentido, ele tem como objetivo pensar em ações inteligentes que gerem resultado no setor industrial. Além disso, o marketing industrial também agrega valor aos produtos oferecidos e melhora a posição do negócio no mercado.
Além dessas dicas, é preciso que você tenha ferramentas de controle e gestão do seu negócio e faça um plano de negócios, estude sobre o mercado de indústrias para ter uma visão geral. Por fim, também pense em ideias inovadoras e formas de aplicar todo o conteúdo aprendido no seu negócio.
Seguindo todas essas recomendações você irá impulsionar o seu negócio atual ainda mais. Ou, quem sabe, no seu futuro negócio!
Quer empreender no setor industrial? Conte com a BuyCo. para te ajudar!
A BuyCo. é uma empresa especializada em avaliar negócios e também somos a primeira e maior plataforma de M&A Tech do Brasil, ou seja, realizamos a intermediação entre pessoas que querem vender suas empresas e pessoas que desejam comprá-las.
Comprar um negócio pronto é sinônimo de economia inteligente. Em outras palavras, ao comprar uma empresa que já existe, você economiza dinheiro, tempo e energia, pois todos os processos já estão estruturados, estratégias validadas e clientela formada.
E para te ajudar a escolher o negócio ideal para você, separamos todas as nossas oportunidades de negócio em um catálogo.
Porém, antes de você acessá-lo, queremos te pedir algo…
Deixe o seu contato conosco! Para fazer isso, clique no botão abaixo e preencha os seus dados (nome, telefone e e-mail).
Enviaremos atualizações sobre o mercado e notícias exclusivas sobre o mundo do empreendedorismo para você.
Agora sim, bora conferir as oportunidades que estão te esperando?! Para acessá-las, clique no botão abaixo.
QUERO FALAR COM UM CONSULTOR E CONHECER AS EMPRESAS DA BASE