Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

O Setor Moveleiro e seu Sucesso Durante a Pandemia!

setor-moveleiro

O setor moveleiro, ou como é comumente conhecido, setor de móveis, é o setor responsável pela produção e venda dos móveis. De acordo com dados da Conjuntura de Móveis, o volume de 2021 ficou próximo ao de 2020, com um número de 421,2 milhões de peças. Infelizmente, a indústria de móveis brasileira fechou o ano de 2021 com uma queda de 2,4% em volume de peças e alta de 6,4% em receita. Em 2022, a queda no volume produzido em janeiro foi de 10,5% em relação a dezembro do ano de 2021.

O olhar que as pessoas têm em relação ao setor moveleiro mudou muito, principalmente com a pandemia, já que o espaço residencial se tornou o centro da vida durante esse período. Portanto, sendo um setor tão importante e podemos dizer que até mesmo essencial, neste artigo, você saberá mais sobre o Setor Moveleiro, as tendências desse mercado no Brasil e algumas dicas para você, empreendedor, que deseja atuar nesse ramo!

Então, vamos lá? Boa leitura!

O Setor Moveleiro no Brasil

No início de 2020, o setor de móveis no Brasil, assim como a maioria dos setores, levou um susto. No entanto, em meio a pandemia, surgiram oportunidades, que fizeram o setor moveleiro não apenas se manter, mas como crescer também.

Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais em casa e precisaram conciliar sua nova rotina com suas residências. Assim, muitas pessoas adaptaram suas casas e apartamentos a essa realidade. Home office, aulas virtuais e até mesmo treinos de exercício físico em casa, esses são alguns exemplos dos novos comportamentos que aconteceram no começo da pandemia. Por causa dessas mudanças, o setor moveleiro teve uma oportunidade de crescimento em meio ao caos.

O Setor Moveleiro: o ”novo olhar” sobre as residências setor-moveleiro-2

Além dessas mudanças de hábitos, houve também uma ‘’ressignificação do lar’’, já que ao passar mais tempo em casa, as pessoas desenvolveram um outro olhar com a própria casa e a vontade de alterar algo no espaço residencial aumentou. De acordo com uma pesquisa feita pelo site imobiliário QuintoAndar, em 2021, 73% dos brasileiros passaram a enxergar os seus lares de uma forma diferente ao longo da pandemia.

Não foi atoa que 2020 foi apontado como “o maior ano da história da indústria de móveis no Brasil”. O setor teve uma cadeia moveleira tão impressionante, que deixou as expectativas de empreendedores do setor bastante altas. A expectativa era de que essa alta vivida pelo setor continuasse, no entanto, a realidade é outra. O setor vem se estabilizando desde o ano de 2021, mantendo um ritmo estável durante o ano, com apenas algumas pequenas variações entre os meses.

A mudança de comportamento e consumo das pessoas foi um dos motivos para a estabilização do setor, mas um outro motivo foi a queda de confiança do empresário na indústria de móveis. O Índice de Confiança do Empresário Industrial, o ICEI, medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), caiu em 22 dos 29 setores pesquisados.

Apesar do cenário do setor moveleiro ter sofrido algumas mudanças, ainda mais após um momento tão positivo, o setor possui diversas oportunidades para empreendedores.

Então, preparamos algumas tendências e dicas para você, empreendedor, do setor, que poderão auxiliar muito no seu atual negócio. Ou quem sabe para você, que deseja começar a atuar nesse ramo.

Tendências do Setor Moveleiro

Os hábitos e comportamento das pessoas mudaram muito com a pandemia, e o setor moveleiro ainda reflete muito esses hábitos das pessoas. Dessa forma, o tipo de móvel, o estilo e a funcionalidade dos móveis são escolhidos de acordo com a necessidade do cliente. Muitos clientes ainda buscam móveis que se adaptem ao seu estilo de vida e se adequem ao espaço.

Assim, conheça agora as tendências que estão em alta no setor moveleiro no Brasil, atualmente:

setor-moveleiro-3Multifuncionalidade: A primeira tendência desse setor são os móveis multifuncionais. Esse modelo de mobília que é mais versátil, é um diferencial e é uma ótima opção para clientes que querem otimizar o espaço e economizar dinheiro. Já que são móveis que se adaptam ao espaço, como por exemplo estantes que são desdobradas e se tornam escrivaninhas.

Móveis organizadores: Outra tendência em alta no setor de móveis, são os móveis organizadores, alguns exemplos desse tipo de mobiliário são estantes, prateleiras e nichos. Esses móveis são muito úteis para auxiliar na organização do espaço e trazer mais praticidade para o dia a dia.

Sustentabilidade: A sustentabilidade é uma tendência que também está presente no setor moveleiro. Nesse sentido, móveis com madeira de restauração ou materiais reutilizados são notados e são a preferência dos consumidores que se importam com a causa ambiental e optam por comprar produtos sustentáveis.

Outras tendências do Setor

Além das tendências citadas acima, que são tendências muito ligadas ao momento da quarentena, o setor moveleiro tem outras diversas tendências que podem ajudar o seu negócio a crescer ainda mais! Vamos conhecê-las?

Minimalismo: O estilo minimalista é uma tendência usada há vários anos e consiste na ideia de eliminar os excessos, mantendo apenas as coisas mais essenciais. O minimalismo tem um visual moderno, elegante, além de ter cores neutras e formas menos elaboradas. O cliente pode optar por investir em espaços totalmente minimalistas, ou equilibrar móveis minimalistas com outros objetos mais ousados.

Luzes de Led: Essa tendência vem brilhando nos olhos dos clientes, literalmente não é mesmo? Os móveis com luzes de Led ajudam a compor a iluminação do espaço e essa é uma opção que pode trazer muita sofisticação e elegância para o ambiente.

Estilo industrial: Os móveis do estilo industrial são mais despojados, e são ótimos para clientes que estão buscando uma decoração moderna e rústica. Esse tipo de mobiliário pode ser de madeira maciça, ferro e tem linhas mais retas. Além disso, o estilo industrial fez muito sucesso em 2020, mas ele é uma tendência que continua forte esse ano!

Retrô: O retrô é uma tendência que remete ao passado. Esse estilo faz uma releitura das décadas anteriores, e ele está em alta em 2022! Diferente do estilo vintage, que são peças realmente antigas, o estilo retrô cria novas peças inspiradas nas antigas. Esse estilo tem linhas retas e simples, tem cores mais vivas, além de trazer uma ideia de conforto.

Dicas para você sobre o Setor Moveleirosetor-moveleiro-4

Seja lá quais forem suas apostas de estilo ou tendência no seu negócio, é importante que você, empreendedor, invista em tecnologia! Para adequar o seu negócio ao mercado atual, desenvolver novas estratégias. Além disso, a tecnologia irá auxiliar muito no design! Ter uma tecnologia que sustente a produção e desenvolvimento de novos produtos e coleções será fundamental! A tecnologia irá auxiliar não apenas a parte estética do design, mas otimizar processos, integrar mais e entender melhor o ciclo de vendas, e muito mais!

Uma outra dica valiosa é a inovação! Para que a inovação ocorra, é preciso entender o contexto atual do setor, observar a necessidade dos clientes e buscar referências naquilo que deu certo e no que deu errado. Além de compartilhar informações que irão ajudar a encontrar novas soluções para problemas existentes. Um exemplo de desafio do setor, é a escassez de matéria-prima, nesse sentido é preciso inovar nesse sentido também! Algumas empresas vêm investindo em ações de economia criativa e colaborativa, para resolver possíveis problemas e inovar no setor!

Conclusão

Podemos concluir que os empresários sonham e ainda se espelham muito na alta que o setor teve durante a pandemia. É importante sim se atentar para os erros e acertos desse período, no entanto, não basta apenas ficar sonhando e vivendo no passado. É preciso entender sobre o setor moveleiro atualmente, e a partir disso montar estratégias cada vez mais assertivas!

E por fim, se você deseja investir nesse ramo, antes de tudo, é preciso que você tenha ferramentas de controle e gestão do seu negócio. Além disso, faça um plano de negócio e estude sobre o Setor Moveleiro para ter uma visão geral desse mercado. Depois disso, pense em ideias e formas de aplicar no seu contexto atual. Todos esses aprendizados irão impulsionar e melhorar ainda mais o seu negócio. Ou, quem sabe, no seu futuro negócio!

Aproveite as dicas e tendências, que estão em alta no setor, para fazer o seu negócio crescer ainda mais ou para começar um novo negócio. 

Conte Com a BuyCo. Para Te Ajudar!

E agora que você já estudou sobre o Setor Moveleiro, é a hora de começar! Se você tem vontade de empreender no ramo, mas não sabe como iniciar, a BuyCo. pode te ajudar!

A BuyCo. é especialista em compra, venda e avaliação de empresas. Então, se você pretende comprar um negócio no Setor Moveleiro, o nosso Catálogo de anúncios é perfeito para você!

O Catálogo de anúncios tem diversas oportunidades de negócios para você, empreendedor! Ele contém empresas cadastradas que já fizeram o Valuation e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio. Essas empresas contam com uma assessoria de ponta a ponta, ao longo de todo o processo.

O nosso MarketPlace contém empresas cadastradas, de forma direta, pelos donos dos negócios. Essas empresas não fizeram o Valuation e não passaram por nenhuma curadoria. Então, não têm garantia ou suporte por parte da BuyCo. Os anúncios dessas empresas ficam disponíveis apenas por 30 dias.

Por fim, existem vários negócios à venda no Setor Moveleiro! Conheça já nossas oportunidades, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E, Além Disso…

Para te ajudar nessa hora de escolher o negócio, por que não fazer um Teste de Perfil Empreendedor?

Você pode escolher a oportunidade que mais lhe agrada e mais se adequa ao seu perfil. Inclusive, você pode definir o seu perfil empreendedor, com o nosso teste de perfil.

O teste foi feito pela BuyCo. com o intuito de orientar você a entender suas características empreendedoras. Dessa forma, você será capaz de entender melhor quais são os seus comportamentos, competências e pontos fracos.

Dessa forma, o teste pode te ajudar a escolher o seu negócios dos sonhos, de forma mais precisa. Afinal, ter em mãos um relatório com dados sobre você, pode ajudar na escolha de um negócio mais parecido com seu perfil! Para fazer nosso Teste de Perfil Empreendedor, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso