Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Shark Tank Ensinando 7 Insights Poderosos Sobre Empreendedorismo!

Shark-Tank-Ensinando-7-Poderosos-Insights-Sobre-Empreendedorismo

Você provavelmente já ouviu falar do programa Shark Tank!

O Shark Tank Brasil é uma adaptação de um reality show americano, que conta com investidores prontos para dar apoio financeiro e dicas para empreendedores que estão começando no mercado. O programa Shark Tank é exatamente isso e é possível assisti-lo online.

Esse programa pode trazer lições significativas e grandes insights para empreendedores ou para futuros empreendedores. Portanto, nesse artigo você saberá mais sobre esse programa de televisão e 7 Insights de Empreendedorismo que é possível aprender com o Shark Tank!

Então, vamos lá? Tenha uma boa leitura!

O Shark Tank e Os ‘’Tubarões’’o-shark-tank-e-os-tubaroes

O Shark Tank é um programa bastante popular aqui no Brasil. Muitos empreendedores participam do programa, para apresentarem suas ideias, projetos, produtos, serviços e até mesmo sua empresa, com o propósito de conseguir uma parceira com algum dos investidores participantes da bancada.

Os investidores que também são jurados do programa, chamados de tubarões – tradução em português para Shark – estão lá para avaliar se gostam da proposta dos empreendedores e decidir se irão ‘’comprar suas ideias’’, ou seja, se vão ou não investir.

Entretanto, os investidores não apenas investem financeiramente na oportunidade, como também oferecem apoio e compartilham seus conhecimentos sobre o mercado, suas próprias experiências e conhecimentos.

Os empreendedores apresentam suas ideias e os tubarões fazem diversas perguntas, a fim de entender melhor sobre o negócio e seus detalhes. No final da apresentação, os empreendedores propõem quanto precisam para que a ideia se ‘’concretize’’, ou seja, quanto precisam para o investimento. Dessa forma, eles fazem uma proposta de quanto necessitam em troca de um percentual X de participação no negócio.

Os sharks podem concordar com o valor ou podem fazer uma contraproposta. E os empreendedores podem aceitar ou recusar as propostas feitas, caso suas expectativas não sejam atendidas.

Além disso, se mais de um ou dois tubarões quiser investir, então eles se tornarão sócios. E sim, também é possível que nenhum dos tubarões queira investir.

Durante o ‘’processo seletivo’’, os sharks explicam como podem apoiar de acordo com seus conhecimentos de mercado e dão dicas aos iniciantes.

Na temporada atual do Shark Tank, a bancada de investidores é composta por 6 tubarões, conheça eles:

Caito-maiaCaito Maia

O fundador da Chilli Beans, marca líder em vendas de óculos no Brasil, com aproximadamente 700 franquias espalhadas no Brasil, além de possuir lojas em outros países como México, Estados Unidos, Portugal, Peru, Tailândia, Colômbia, Chile, e Emirados Árabes.

O brasileiro havia se mudado para os Estados Unidos com o objetivo de estudar música e se tornar um ‘’rock star’’. No entanto, as coisas não ocorreram como ele planejava e ele voltou para o Brasil com alguns óculos para vender.

Nessa experiência de vender óculos, ser revendedor de multimarcas, Caito resolveu montar um estande de venda de óculos. O estande deu certo e depois surgiu o primeiro quiosque. Após o quiosque, a primeira franquia. Após a franquia, a primeira loja de grife de óculos.

E podemos afirmar que foi um sucesso, não é mesmo? O modelo de vendas do produto, além da marca ser intimamente ligada com a música e a moda foram pontos que trouxeram diferenciais para a marca e fez ela ser o que é até hoje.

Sandra ChayoSandra-chayo

A mais nova integrante da 7ª temporada do programa é filha do fundador do Grupo Hope, loja de moda intima feminina, onde a investidora é sócia e diretora de marketing.

Com mais de 25 anos de experiência e carreira no mercado, Sandra foi responsável pelo relançamento da marca e por tomar medidas que fizeram a marca crescer ainda mais, como por exemplo, contratar Gisele Bündchen como garota-propaganda.

A investidora chegou com sede no programa de tv, afirmando que está ansiosa para buscar oportunidades, principalmente para encontrar empreendedores ligados no segmento de indústria têxtil, alimentação vegana, sustentabilidade, design, inovação, tecnologia e esportes.

Além disso, a nova Shark, afirmou que o que mais a atrai nas oportunidades que aparecem é o entusiasmo e a paixão dos empreendedores, junto com a vontade de realizar seus sonhos.

Joao-AppolinarioJoão Appolinário

Desde criança, João aprendeu sobre empreendedorismo, já que trabalhou com seu pai, que era seu sócio e mentor. Assim, ele aprendeu sobre empreendedorismo na prática.

7 Insights Com O Shark Tank7-insights-com-o-shark-tank

Bom, agora que vocês já entenderam um pouco sobre o Shark Tank, como ele funciona e quem são os tubarões, separamos alguns insights que podem ser retirados do programa:

Shark Tank Mostra Que É Preciso Saber Apresentar Seu Negócio!

A primeira lição que se percebe ao assistir o programa é que a forma como empreendedores apresentam seu negócio conta muito! Muitos dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E nesse caso, pode ser que isso seja verdade!

É claro que os investidores não tomaram decisões precipitadas, baseando-se nos primeiros minutos de conversa, eles irão fazer perguntas, tentando entender melhor sobre a proposta, mas, é preciso causar uma boa impressão. Afinal de contas, estamos falando de investidores muito bem sucedidos com anos de experiência no mercado.

Dessa forma, os sharks irão avaliar a forma como o empreendedor apresenta seu negócio, se ele possui domínio total daquilo que ele está ‘’tentando vender’’, se ele consegue passar informações e números sobre sua ideia com clareza e organização, se ele possui profissionalismo, entre outras questões que são extremamente relevantes e enriquecem uma apresentação!

A postura que o empreendedor mantém durante também é muito importante, é preciso tomar cuidado para não transparecer arrogância ou até mesmo, insegurança. Dessa forma, é preciso manter um certo equilíbrio, ter confiança e demonstrar autoridade sobre aquilo que está falando, e abusar do poder de persuasão, mas sem achar que sabe de tudo.

Algumas dicas que cabem aqui são: 1- Elabore um roteiro antes e treine; 2- Pratique oratória; 3- Crie apresentações com design impressionante; 4- Fique atento a suas expressões corporais; 5- Use e abuse de storytelling; 6- Por fim, estude seu público! No caso, o público serão os tubarões, ao estudar sobre cada um deles, será possível desenvolver um discurso mais assertivo ainda!

Conhecer Os Dados Do Seu Negócio

O segundo insight que se tem com o programa é conhecer os dados do seu negócio! Como falamos anteriormente, é preciso saber apresentar dados do seu negócio com propriedade e para fazer isso, é fundamental conhecer e entender os dados do seu negócio!

Dessa forma, separamos alguns dados que são de extrema relevância e podem valorizar seu negócio durante uma apresentação, são eles:

  • Margem;
  • EBTIDA;
  • Faturamento;
  • CAC;
  • Custo de Produção;
  • Distribuição;
  • Qual estratégia de Marketing seu negócio usa e possíveis futuras estratégias.

Aproveite também para mostrar gráficos, compartilhar resultados, objetivos, institucional da empresa, dentre outros dados.

avaliar-seu-negocioAvaliar Corretamente Seu Negócio

Essa é uma outra questão muito importante, já que vários empreendedores determinam valores irreais para seus negócios, e infelizmente, perdem uma chance porque não avaliaram corretamente o seu negócio.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a proposta feita para os tubarões deve ser benéfica para todas as partes. Em segundo lugar, alguns empreendedores fazem cálculos mais rasos, ou até mesmo irreais.

Houve casos onde empreendedores basearem seus cálculos em previsões favoráveis de crescimento do negócio, ao invés de basearem o cálculo na realidade do mercado. Dessa forma, os sharks percebem a falta de preparo desses empresários e no final, eles perdem grandes oportunidades por questões que podem ser resolvidas por profissionais que são especializadas no assunto!

Saber O Que Fazer Com O Investimento Captado!

Antes de buscar investimento, é preciso saber o que fazer com o investimento captado! Ou seja, saber para qual finalidade o capital do investimento será usado. Dessa forma, deve ser feito um plano de ação para nortear as estratégias que irão ser tomadas, em busca dos resultados que se pretende alcançar!

Com um plano de ação bem feito, é possível evitar riscos, prejuízos, como por exemplo, investimentos de baixa rentabilidade.

Portanto, coloque no papel suas metas, objetivos a serem atingidos, etapas e processos para que se conclua esses objetivos, estime um tempo para conclusão (curto, médio, longo prazo), recursos necessários para atingir metas, etc.

Assim, o plano de ação dará direcionamento, motivação, definirá quais são as prioridades e ajuda na avaliação se está havendo progresso ou não. No caso do Shark Tank, ter um plano de ação bem definido demonstra organização, foco e obstinação. Demais, não é mesmo? Então, não deixe de fazer um!

Não Tentar Crescer Antes Da HoraExpansao-da-empresa

Muitos empreendedores que passaram pelo programa acabaram tendo que escutar a difícil crítica de que não se deve apressar as coisas em determinadas situações. Nesse caso, os empreendedores não deveriam tentar crescer antes da hora!

Muitos empreendedores, ao abrirem seu negócio, ficam deslumbrados com o lucro inicial e acabam se perdendo com as inúmeras possibilidades que podem assumir. Muitos desses empreendedores tomam decisões precipitadas e aumentam o tamanho do negócio, ainda que o mesmo não esteja amadurecido.

Portanto, a dica é faça planejamentos estratégicos e gerencie seu financeiro com frequência! Só assim, você entenderá para onde o seu negócio precisa caminhar e ‘’não corre o risco de dar passos maiores do que as próprias pernas’’.

Faça Mais Do Que Você Faz Bem

Apesar de ser uma dica óbvia, é preciso reforça-la. Faça mais do que você faz bem, invista naquilo que você já faz muito bem.

Se você é bom com soluções, ou é uma pessoa muito criativa e consegue enxergar ideias além, ou consegue criar melhores opções de desempenho, ou é muito bom para lidar com gestão. Não importa qual seja a tarefa que você execute muito bem, o importante é fazer mais disso.

Empreender e investir nisso, dessa forma, você pode fazer cursos para aprimorar mais ainda, se reinventar para ter novas ideias, e inclusive, mostrar para os sharks do programa que existem funções que você cumpre com excelência e por isso vale a pena trabalhar com você. E não estamos aqui falando de se gabar, mas sim revelar que você possui skills que são extremamente relevantes para o seu negócio.

encontre-socios-com-habilidades-complementaresEncontre Sócios Com Habilidades Complementares

Encontre sócios com habilidades complementares, mas que possuem o mesmo objetivo! Cuidar sozinho de um negócio é uma tarefa complicada, não é mesmo? Contar com pessoas para tomar decisões, desenvolver planos, dividir responsabilidades, entre outras tarefas, é algo que pode ajudar muito o negócio a se desenvolver!

A ideia de buscar sócios com habilidades complementares é que cada sócio será expert em determinada função. Além de ter conhecimentos, assim, o know how do negócio terá certa ampliação. Imagine que um sócio seja bom com números e planilhas, enquanto outro é mais criativo e entende de tecnologia, e o terceiro entenda sobre marketing e gestão. É provável que a junção desses três sócios dê em bons resultados, certo? Dessa forma, os erros poderão ser mitigados, ideias e estratégicas serão enriquecidas, enfim, a chance do negócio crescer é potencializada!

Bônus: Smart Money Vale Mais Que Dinheiro

Smart Money são investidores que oferecem, além de capital, conhecimento e experiência de mercado. Outro ponto positivo desse tipo de investidor, é que ele já possui experiências com o mercado, inclusive, já entende os problemas e conhece algumas resoluções.

Além disso, eles possuem muito know-how e podem compartilhar lições importantes, possuem contatos, podem ajudar a montar planos e estratégias para o crescimento do negócio, sugerem ideias, ou seja, são realmente investidores que estão ali para apoiar o sucesso do negócio!

E como dito no começo desse texto, os tubarões não apenas investem com capital, mas investem também com seus conhecimentos do mercado! Dessa forma, o Smart Money, em outras palavras, o ‘’apoio’’, que eles oferecem vale muito mais que o dinheiro, não é mesmo?

Como a BuyCo. Pode te Ajudar?Como-a-buyco-pode-te-ajudar

Se você pretende participar do Shark Tank, ou captar investimentos para sua empresa, então você irá precisar fazer o Valuation da sua empresa! Saber o valor da empresa é o primeiro passo para conseguir alcançar seus objetivos, não é mesmo?

O Valuation é um cálculo para estimar o valor de um negócio no mercado! Ele inclui métodos, estudos e análises para analisar a situação financeira, os planos de crescimento do negócio e até mesmo, faz uma projeção da empresa em alguns anos, com base com a realidade do mercado. Com o Valuation em mãos, fica mais fácil de conseguir investimento e expandir o negócio, certo?

Além disso, fazer um Valuation diminui os riscos durante uma negociação e traz mais transparência e segurança para as partes. No caso do Shark Tank, como explicamos, muitos empreendedores não fazem um cálculo assertivo do valor de seu negócio no mercado e fazem propostas com valores irreais. Dessa forma, eles perdem grandes oportunidades porque não contaram com profissionais ou empresas especialistas no assunto!

É aí que a BuyCo pode te ajudar. A BuyCo oferece um serviço de ponta a ponta para te apoiar e orientar durante o processo de Valuation. Nossos consultores de negócios vão estar com você, durante todo o processo!

Então, podemos concluir que é de suma importância fazer uma avaliação da sua empresa. E, afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Portanto, faça uma avaliação da sua empresa hoje mesmo! Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. têm um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

O poder das Feiras e como elas podem Impulsionar o Seu Negócio

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?