Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

A importância da avaliação de empresas no processo de Compra e Venda

avaliacao-de-empresas-para-compra-e-venda

O processo de compra e venda de empresas está cheio de oportunidades e armadilhas, exigindo muita atenção antes de realizar transações. E quando se tratam de armadilhas, nenhuma é tão perigosa como não saber a importância da avaliação de empresas.

Conhecer o o real valor de compra ou venda de uma empresa antes de iniciar o contato ou as possíveis negociações é fundamental. Isso porque, o processo de compra e venda deve ser justo para ambas as partes. Sem conhecer este valor, fica difícil saber se a transação trará benefícios ou prejuízos para as partes.

Neste artigo, vamos abordar a importância da avaliação de empresas no processo de compra e venda.

Então, vamos lá? Boa leitura!

Como está o mercado de compra e venda de empresas?

Antes de falar sobre a importância da avaliação, vamos analisar como está o mercado de compra e venda de empresas.

Estudos mostram que, a cada ano, o mercado brasileiro cresce em relação aos processos de compra e venda de empresas. As expectativas dos empresários em nível global para os próximos três anos, é que cresça em 30%. E aí, você já imaginava que era isso tudo?

Só em 2018, foram US$3.8 trilhões negociados em compra e venda de empresas em todo o mundo. Esses números são da pesquisa global International Business Report (IBR). Incrível, não é?

A amostra envolveu líderes empresariais de 36 países que abriram suas expectativas para o setor.

E não são as crises que vão frear essa tendência. Pelo contrário. Em momentos de crise, grandes investidores buscam pequenas e médias empresas com alto potencial de crescimento e lucro, que, devido ao cenário, estão a preços mais atrativos. Isso ocorre na tentativa de encontrar negócios a preços baixos e obter retornos elevados, ou vender a preços mais altos no futuro. Faz sentido, não é?

Por isso, saber quanto vale sua empresa e ter esse dado sempre atual é de extrema importância caso surja a oportunidade de venda. É esse o dado que os compradores estão buscando em um primeiro momento.

Então, a avaliação de empresa (processo que estima o valor de uma empresa) torna-se fundamental para quem quer comprar ou vender uma empresa, em suas mais diversas formas de negociação, sejam vendas totais, parciais ou abertura de capital.

Durante a avaliação da empresa, os especialistas fazem uma análise do negócio de forma profunda, considerando as mais diversas variáveis como: estudos financeiros, contábeis, mercadológicos, projeções futuras, cenários de perpetuidades, etc.

Ou seja, está é a ferramenta inicial para iniciar qualquer processo de compra e venda de empresas!

Qual a importância da avaliação de empresas antes da compra ou venda?

foto-de-pessoa-com-lupa-na-mao-olhando-relatorio-para-ressaltar-a-importancia-da-avaliacao-de-empresasQuando falamos de um processo de compra e venda de empresas, o primeiro aspecto que se deve considerar na avaliação do negócio, é se a transação faz sentido do ponto de vista financeiro ou estratégico.

Por isso, é importante entender a posição do negócio, os pontos de valor e seus objetivos estratégicos.

Assim, a avaliação de empresas tem como principal objetivo ser o instrumento base para o sucesso de uma negociação. Isso porque neste laudo, analisam-se vários componentes da empresa para compor de forma imparcial o valor justo dos seus ativos tangíveis e intangíveis, a exemplo da própria marca, da relação com o cliente ou da tecnologia da empresa.

Em outras palavras, a avaliação de empresas é o processo que estima o valor do negócio com base em técnicas que deixam de lado o empirismo e a valoração emocional, trazendo um resultado mais próximo da realidade.

Então, este instrumento nos ajuda a responder aflições como, por exemplo:

  1. Valor de Compra ou de Venda de uma Empresa;
  2. Dissolução de Sociedade;
  3. Aporte de um novo Investidor;
  4. Abertura de Capital;
  5. Questões Sucessórias.

E aí, viu só? Em diversas ocasiões na vida de uma companhia essas necessidades podem aparecer!

Conhecendo o valor do negócio, fica possível realizar negociações justas para as partes envolvidas conforme o que o mercado está disposto a pagar, sem incorrer em prejuízos. Faz sentido, não é?

Além disso, conhecendo-o é possível explorar aspectos que valorizam o negócio. Também é possível e mitigar aquilo que é deficiente de forma a torna-lo melhor para a venda.

Então a importância da avaliação de empresas se restringe aos momentos de compra e venda?

foto-de-pessoas-analisando-relatorios-para-ressaltar-a-importancia-da-avaliacao-de-empresasA resposta é não! Então, não são apenas nas situações de compra e venda que a avaliação deve se fazer presente. Além das diversas situações vistas acima, o valor da empresa também é uma ferramenta estratégica de gestão e tomada de decisão pontual.

 

Poucos são os empresários que balizam suas decisões e estratégias com base no valor da empresa e na evolução do mesmo. Isso é um dos motivos que explica a taxa de morte elevada de empresas nacionais comparadas com as do exterior.

Além disso, a avaliação não se limita apenas a gerar o valor do negócio. Como o processo envolve análises profundas do mesmo, é possível obter dados muito relevantes sobre o negócio, alinhar expectativas de valor de forma imparcial e realista, corrigir falhas e erros e comparar com empresas semelhantes.

Em resumo, além de preparar a empresa para a abordagem de um investidor, é possível conhecer a saúde financeira, delimitar as obrigações, renegociar as dívidas, elaborar as estratégias, subsidiar a tomada de decisões, entre outras funções gerenciais muito valiosas para o negócio.

Empresários de sucesso avaliam, de forma periódica, suas empresas. O sucesso se dá devido a tomada de decisões de forma mais fundamentada com base no quanto vale a empresa. Assim, é possível que ajam de forma mais rápida em relação às possibilidades de onde investir, quais estratégias seguir, qual planejamento é necessário, entre outras.

No segmento de pequenas e médias empresas, muitas não sabem da importância de ter em mãos a avaliação do negócio, acreditando que isso se restringe apenas às grandes empresas. Então, não caia nesse equívoco: a avaliação é importante independente do porte ou tipo de empresa! Hoje já existem laudos mais acessíveis e adequados a empresas menores, como é o caso do método BuyCo.

FIQUE ATENTO:

Por sua natureza complexa de serviço, este laudo requer uma equipe com grande bagagem para realizá-lo. Além de experiência, um dos critérios mais importantes na atividade de avaliação de empresas é a postura imparcial e a ética, seja no zelo com os dados à inexistência de conflitos de interesse durante o cálculo.

Por isso, uma empresa especializada pode ser um investimento muito valioso para a empresa não perder tempo e dinheiro com avaliações equivocadas. Faz sentido, não é?

Se você já tem uma empresa diante da elevada carga tributária e burocrática do Brasil e sobrevive à rivalidade das concorrências, o mais difícil já foi feito. Porém, você não pode ousar e não realizar a avaliação da sua empresa.

Por isso, se você, pequeno empreendedor, não percebia a importância da avaliação de empresas e ainda não sabe o valor do seu negócio, a hora é agora. Basta clicar no botão abaixo para conhecer o método BuyCo.

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

 

 

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular