Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Avaliação de Empresas Imparcial: importância da visão de um especialista externo

Também chamada de Valuation, a avaliação de empresas consiste no cálculo para estimar o valor de um negócio ou de uma empresa de forma imparcial. Isso se dá através de modelos que analisam a situação financeira e os planos de crescimento. Faz sentido, não é mesmo?

Como já vimos aqui no Blog, essa avaliação pode abrir um leque de oportunidades na vida empresária. Alguns exemplos são: balizar os valores nos momentos de compra e de venda, aperfeiçoar a gestão e o controle, buscar novos sócios, fazer uma dissolução societária, conhecer quanto vale a sua herança, ter acesso a créditos, renegociar as dívidas com credores, tomar decisões mais assertivas e conhecer o real valor do seu maior patrimônio. Incrível, não é mesmo?

Existem diversos métodos e a escolha do mais adequado, como também, de um agente qualificado, é ideal para que o resultado seja o mais preciso. Isso porque, realizar a avaliação por conta própria pode não ser a melhor opção para conhecer o real valor do seu negócio, não é mesmo?

Quando profissionais habilitados, que tem experiência e conhecem sobre as melhores técnicas e sobre o mercado de forma mais profunda, fazem a avaliação, eles consideram dados ainda mais complexos, além dos próprios detalhes do negócio, o que garante que o resultado seja muito mais preciso. Faz sentido, não é mesmo?

Isso porque, ao contratar um profissional, a avaliação será feita de forma imparcial, o que permite encontrar o valor justo do negócio. Além disso, ele consegue indicar caminhos cada vez mais rentáveis para que o dono consiga valorizar ainda mais seu negócio. Legal, não é mesmo?

No artigo de hoje, veremos a importância de fazer uma avaliação de empresas imparcial, bem como, os cuidados que você deve tomar.

Então vamos lá? Boa leitura!

A importância de uma avaliação de empresas imparcial

foto-de-dona-de-empresa-diante-de-seu-negocio-para-ilustrar-artigo-sobre-avaliacao-de-empresas-imparcialAlguns métodos de valuation, apesar de serem quantitativos, envolvem uma enorme subjetividade. Isso  representa um enorme problema para encontrar o valor mais preciso de um negócio. Afinal, os números acabam sendo influenciados e o valor pode resultar em algo muito abaixo ou muito acima do que a empresa vale. Faz sentido, não é mesmo?

Para isso, é preciso garantir que as variáveis mais subjetivas estejam alinhadas e isolar ao máximo a imaginação ou o achismo. Porém, o maior problema da subjetividade se dá, em geral, pelo apego ou pelo vínculo do dono em relação ao negócio, não é mesmo?

Assim, o que acontece na maioria dos casos, é o dono do negócio acabar super estimando o valor de mercado da empresa por considerar esse apego, os anos que trabalhou, as coisas que deixou de fazer para se dedicar ao negócio, os planos de crescimento exageradas e diversas outras variáveis que talvez possam inflar o valor da empresa. Em muitos casos, mesmo fazendo uma avaliação imparcial e com profissionais, o dono acaba não concordando com o valor, pedindo mudanças, o que não pode ser feito para não tirar a imparcialidade da avaliação, não é mesmo?

É preciso que o dono da empresa tenha em mente que um valuation busca encontrar seu valor mais justo e real possível. Por isso, deve-se reduzir todo tipo de subjetividade ou de apego. E criar essa distância do seu próprio negócio  é muito difícil, por isso contrate um avaliador imparcial e experiente.

Para fazer um valuation correto, confiável e que tenha valor para terceiros, é preciso ter um grande conhecimento de mercado, experiência e comparabilidade com negócios semelhantes, embasamento sobre as melhores técnicas e, em especial, uma grande imparcialidade.

Já deu para entender que fazer a avaliação por conta própria não é a melhor opção, certo?

Por que você precisa de uma avaliação de empresas imparcial?

foto-de-pessoas-dando-as-maos-em-sinal-denegociacao-ao-contratar-um-consultor-para-fazer-avaliacao-de-empresas-imparcialRealizar o valuation não é tarefa simples e exige diversas habilidades. Não basta o próprio dono resolver avaliar sua empresa por ser a pessoa que mais conhece o negócio. Isso porque, como vimos, ele pode aplicar sentimentos demais e, muitas vezes, não conhecer as melhores técnicas para o seu próprio tipo de negócio, não é mesmo?

Para encontrar o valor mais preciso, que transmita confiança para as partes, é preciso contratar um profissional que tenha enorme conhecimento sobre avaliação e que seja capaz de garantir uma visão imparcial.

Com essa visão externa, além de reduzir a subjetividade, também é possível evitar que os conflitos de interesse interfiram na análise. Uma visão imparcial tem um caráter independente, objetivo, neutro, holístico e livre de qualquer interesse das partes, sendo capaz de fazer julgamentos justos e sem tomar partido ou dar preferências para uns no lugar de outros.

Além disso, um agente externo consegue “tocar nas feridas” da empresa, encontrar os pontos que desvalorizam o negócio e que, muitas vezes, o dono acha difícil falar ou ver com clareza. Afinal, quem está de fora pode apontar os erros que cometemos sem nos darmos conta, não é mesmo?

Ah, mas essa visão imparcial só é importante quando a empresa se envolve com terceiros? Isto é, no momento de venda, de acesso a crédito, de dissolução societária ou de entrada de um novo sócio? Nada disso! Mesmo que a empresa não esteja passando por isso, vimos que a avaliação é ideal para uma gestão cada vez melhor, certo?

Por isso, a visão imparcial também garante que a gestão seja cada vez mais eficiente, permitindo avaliar o desempenho da empresa e o resultado de decisões tomadas, como também, garantir que o processo de tomada de decisões futuras seja mais preciso, lógico e racional, não é mesmo?

Cuidado

foto-de-botao-de-atencao-para-mostrar-os-cuidados-necessarios-na-hora-de-fazer-uma-avaliacao-de-empresas-imparcialViu só como é importante ter uma visão imparcial? Mas você deve tomar um cuidado quando for fazer o valuation da sua empresa, como veremos abaixo!

Um cuidado muito importante é no momento da escolha do profissional ou da empresa encarregada pela avaliação. Isso porque quando alguém de credibilidade duvidosa faz a avaliação, o problema volta a existir, pois o valor será muito diferente da realidade ou tendencioso para atender os interesses de uma das partes. Faz sentido, não é mesmo?

Por isso, no momento da escolha, garanta que o profissional é transparente, prudente, que já tem um histórico de avaliações, que tem expertise e conhecimentos técnicos e tem uma fama confiável no mercado. Faz sentido, não é mesmo?

A BuyCo. é especialista em valuation e criou um método próprio, comprovado, acessível e específico para micro e pequenos negócios. Além disso, nossos profissionais lidam todos os dias com diversos negócios, garantindo uma visão profissional e imparcial sobre cada um deles. Por isso, conte conosco!

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Caso sua empresa não se encaixe no perfil da nossa avaliação, não se preocupe! Isso porque, a BuyCo. já criou soluções para atender empresas de diversos portes. Por isso, para saber mais, basta entrar em contato!

E aí, ficou com alguma dúvida? Então conta pra gente aqui!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular