Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Avaliação de Empresas Imparcial: Importância da Visão de um Especialista Externo

Também chamada de Valuation, a avaliação de empresas consiste no cálculo para estimar o valor de um negócio ou de uma empresa de forma imparcial. Isso se dá através de modelos que analisam a situação financeira e os planos de crescimento. Faz sentido, não é mesmo?

Como já vimos aqui no Blog, essa avaliação pode abrir um leque de oportunidades na vida empresária. Alguns exemplos são: balizar os valores nos momentos de compra e de venda, aperfeiçoar a gestão e o controle, buscar novos sócios, fazer uma dissolução societária, conhecer quanto vale a sua herança, ter acesso a créditos, renegociar as dívidas com credores, tomar decisões mais assertivas e conhecer o real valor do seu maior patrimônio. Incrível, não é mesmo?

Existem diversos métodos e a escolha do mais adequado, como também, de um agente qualificado, é ideal para que o resultado seja o mais preciso. Isso porque, realizar a avaliação por conta própria pode não ser a melhor opção para conhecer o real valor do seu negócio, não é mesmo?

Quando profissionais habilitados, que tem experiência e conhecem sobre as melhores técnicas e sobre o mercado de forma mais profunda, fazem a avaliação, eles consideram dados ainda mais complexos, além dos próprios detalhes do negócio, o que garante que o resultado seja muito mais preciso. Faz sentido, não é mesmo?

Isso porque, ao contratar um profissional, a avaliação será feita de forma imparcial, o que permite encontrar o valor justo do negócio. Além disso, ele consegue indicar caminhos cada vez mais rentáveis para que o dono consiga valorizar ainda mais seu negócio. Legal, não é mesmo?

No artigo de hoje, veremos a importância de fazer uma avaliação de empresas imparcial, bem como, os cuidados que você deve tomar.

Então vamos lá? Boa leitura!

A Importância de uma Avaliação de Empresas Imparcial

foto-de-dona-de-empresa-diante-de-seu-negocio-para-ilustrar-artigo-sobre-avaliacao-de-empresas-imparcialAlguns métodos de valuation, apesar de serem quantitativos, envolvem uma enorme subjetividade. Isso  representa um enorme problema para encontrar o valor mais preciso de um negócio. Afinal, os números acabam sendo influenciados e o valor pode resultar em algo muito abaixo ou muito acima do que a empresa vale. Faz sentido, não é mesmo?

Para isso, é preciso garantir que as variáveis mais subjetivas estejam alinhadas e isolar ao máximo a imaginação ou o achismo. Porém, o maior problema da subjetividade se dá, em geral, pelo apego ou pelo vínculo do dono em relação ao negócio, não é mesmo?

Assim, o que acontece na maioria dos casos, é o dono do negócio acabar super estimando o valor de mercado da empresa por considerar esse apego, os anos que trabalhou, as coisas que deixou de fazer para se dedicar ao negócio, os planos de crescimento exageradas e diversas outras variáveis que talvez possam inflar o valor da empresa. Em muitos casos, mesmo fazendo uma avaliação imparcial e com profissionais, o dono acaba não concordando com o valor, pedindo mudanças, o que não pode ser feito para não tirar a imparcialidade da avaliação, não é mesmo?

É preciso que o dono da empresa tenha em mente que um valuation busca encontrar seu valor mais justo e real possível. Por isso, deve-se reduzir todo tipo de subjetividade ou de apego. E criar essa distância do seu próprio negócio  é muito difícil, por isso contrate um avaliador imparcial e experiente.

Para fazer um valuation correto, confiável e que tenha valor para terceiros, é preciso ter um grande conhecimento de mercado, experiência e comparabilidade com negócios semelhantes, embasamento sobre as melhores técnicas e, em especial, uma grande imparcialidade.

Já deu para entender que fazer a avaliação por conta própria não é a melhor opção, certo?

Por Que Você Precisa de Uma Avaliação de Empresas Imparcial?

foto-de-pessoas-dando-as-maos-em-sinal-denegociacao-ao-contratar-um-consultor-para-fazer-avaliacao-de-empresas-imparcialRealizar o valuation não é tarefa simples e exige diversas habilidades. Não basta o próprio dono resolver avaliar sua empresa por ser a pessoa que mais conhece o negócio. Isso porque, como vimos, ele pode aplicar sentimentos demais e, muitas vezes, não conhecer as melhores técnicas para o seu próprio tipo de negócio, não é mesmo?

Para encontrar o valor mais preciso, que transmita confiança para as partes, é preciso contratar um profissional que tenha enorme conhecimento sobre avaliação e que seja capaz de garantir uma visão imparcial.

Com essa visão externa, além de reduzir a subjetividade, também é possível evitar que os conflitos de interesse interfiram na análise. Uma visão imparcial tem um caráter independente, objetivo, neutro, holístico e livre de qualquer interesse das partes, sendo capaz de fazer julgamentos justos e sem tomar partido ou dar preferências para uns no lugar de outros.

Além disso, um agente externo consegue “tocar nas feridas” da empresa, encontrar os pontos que desvalorizam o negócio e que, muitas vezes, o dono acha difícil falar ou ver com clareza. Afinal, quem está de fora pode apontar os erros que cometemos sem nos darmos conta, não é mesmo?

Ah, mas essa visão imparcial só é importante quando a empresa se envolve com terceiros? Isto é, no momento de venda, de acesso a crédito, de dissolução societária ou de entrada de um novo sócio? Nada disso! Mesmo que a empresa não esteja passando por isso, vimos que a avaliação é ideal para uma gestão cada vez melhor, certo?

Por isso, a visão imparcial também garante que a gestão seja cada vez mais eficiente, permitindo avaliar o desempenho da empresa e o resultado de decisões tomadas, como também, garantir que o processo de tomada de decisões futuras seja mais preciso, lógico e racional, não é mesmo?

Cuidado

foto-de-botao-de-atencao-para-mostrar-os-cuidados-necessarios-na-hora-de-fazer-uma-avaliacao-de-empresas-imparcialViu só como é importante ter uma visão imparcial? Mas você deve tomar um cuidado quando for fazer o valuation da sua empresa, como veremos abaixo!

Um cuidado muito importante é no momento da escolha do profissional ou da empresa encarregada pela avaliação. Isso porque quando alguém de credibilidade duvidosa faz a avaliação, o problema volta a existir, pois o valor será muito diferente da realidade ou tendencioso para atender os interesses de uma das partes. Faz sentido, não é mesmo?

Por isso, no momento da escolha, garanta que o profissional é transparente, prudente, que já tem um histórico de avaliações, que tem expertise e conhecimentos técnicos e tem uma fama confiável no mercado. Faz sentido, não é mesmo?

A BuyCo. é especialista em valuation e criou um método próprio, comprovado, acessível e específico para micro e pequenos negócios. Além disso, nossos profissionais lidam todos os dias com diversos negócios, garantindo uma visão profissional e imparcial sobre cada um deles. Por isso, conte conosco!

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa não se encaixe no perfil da nossa avaliação, não se preocupe! Isso porque, a BuyCo. já criou soluções para atender empresas de diversos portes. Por isso, para saber mais, basta entrar em contato!

E aí, ficou com alguma dúvida? Então conta pra gente aqui!

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades