Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Empresários de sucesso fazem a avaliação de suas empresas periodicamente!

“Você sabe o valor da sua empresa?” Provavelmente você já se deparou com essa pergunta e poucos são os empresários que sabem responde-la. Agora você deve estar se perguntando: por que saber o valor da minha empresa se eu não quero vende-la? É aí que as pessoas se equivocam: esse dado não serve apenas para a compra e a venda. A avaliação de empresas periódica é o segredo de muitos empresários de sucesso.

Muitos deles afirmam que avaliar a empresa de forma periódica é de extrema importância para garantir uma gestão de qualidade e tomar decisões mais assertivas para sustentar e aumentar o sucesso que já possuem.

E se surgir uma oportunidade excelente de vender sua empresa? Você já vai estar preparado (a), com os dados organizados e atualizados.

Viu como é importante avaliar sua empresa com certa frequência? Então leia nosso artigo para conhecer as diversas finalidades da avaliação de empresas para o sucesso do seu negócio.

Então vamos lá? Boa leitura!

Por que empresários de sucesso fazem a avaliação de empresas periódica?

Primeiro, você sabe o que é a avaliação de empresas? Se ainda não sabe, leia nosso artigo, é só clicar aqui.

São diversas as razões e os benefícios por trás dessa prática. Então, hoje vamos elencar as principais como forma de educar o empresário acerca da necessidade de realizar uma avaliação de empresas periódica. São elas:

1) Gestão estratégica

pessoas-utilizando-o-computador-e-grafico-por-cima-da-imagem-para-ilustrar-artigo-sobre-avaliacao-de-empresas-periodicaO valor da sua empresa é um dado muito importante e relevante para garantir uma gestão estratégica de qualidade. Isso porque, com ele em mãos é possível definir os planos e os objetivos futuros, bem como, garantir que o que foi definido está sendo cumprido.

Assim, como é feita uma análise completa de todos os fatores que envolvem a empresa durante a avaliação da empresa, é possível ter dados valiosos sobre a saúde financeira, a posição frente os concorrentes, os processos internos, o ambiente externo, entre outros. Assim, é possível encontrar os pontos fortes que podem ser potencializados e os pontos fracos que carecem de melhorias. Faz sentido, não é?

Isso é fundamental para alinhar as expectativas de valor da empresa de forma imparcial e realista, com base em dados concretos.

Além disso, com uma avaliação de empresas periódica, é possível acompanhar o desempenho e a performance da empresa, avaliando se as medidas tomadas criaram ou destruíram valor. Essa é uma autoanálise muito valiosa para escolher os melhores caminhos a serem seguidos.

2) Controle interno

Ao avaliar uma empresa é preciso conhecer todos os bens e os direitos que a empresa possui e os seus respectivos valores. Isso inclui os bens tangíveis e os intangíveis. Os primeiros são mais fáceis de conhecer e saber quanto valem, mas ao avaliá-los, permitem que exista um controle mais rígido de tudo aquilo que a empresa possui, evitando desordem.

Os últimos, como o próprio nome já diz, são intangíveis, porém muito valiosos e poucos sabem mensurar o seu valor. Esse é também um dado valioso para a empresa e que, dificilmente, saberá medir sem a ajuda de profissionais experientes.

3) Estudo da concorrência

A medida que conhecem o valor de suas empresas, os empresários de sucesso podem rastrear os dados sobre a concorrência que servem de referência dos patamares ideais de valor que a empresa deve alcançar.

É possível estudar quantas empresas fazem a mesma coisa que você. Em geral, quanto maior o número de concorrentes, menor o valor da empresa. Mas isso pode se mudar à medida que a empresa explorar seus diferenciais.

Por isso é importante saber quem está competindo com você, o que eles fazem igual ou no que eles se diferem. Assim, é possível melhorar as estratégias de forma a aumentar o valor da empresa em comparação com as demais.

Ao estudar os concorrentes, também é possível balizar seu valor identificando as empresas semelhantes que foram vendidas e a que preço, bem como, saber se os números estão de acordo com tais empresas. Incrível, não é?

4) Tomada de decisão mais assertiva com base em uma avaliação de empresas periódica

Considerando que os identificadores de valor mudam a todo momento, devido a fatores econômicos e de mercado, o valor da empresa também pode e sofre mudanças constantes, não é mesmo?

Por isso, realizar a avaliação da empresa com frequência permite conhecer o valor atual da empresa, permitindo que os dados que fundamentam a tomada de decisões sejam mais sólidos, avaliando a viabilidade de cada alternativa.

As informações são poder para tomar decisões cada vez mais assertivas. Com dados periódicos em mãos é possível comparar o desempenho atual com os valores anteriores, bem como identificar as tendências. Isso permite que o empresário aja de forma mais rápida em relação a novos investimentos e planejamentos referentes a empresa. Faz sentido, não é?

Isso porque, somente acompanhando o desempenho do valor da empresa é que o empreendedor consegue medir o andamento dos negócios, elevando as chances de sucesso ao identificar o que funciona e o que potencializa o valor da empresa e aquilo que a prejudica. Com isso, é possível optar por aquilo que auxilia a empresa, aumentando seu poder de valoração.

Poucos são os empresários que tomam suas decisões com base no valor da empresa. Isso é um dos motivos que explica a elevada taxa de morte de empresas em seus primeiros anos de vida. Não seja um deles!

5) Oportunidades de venda

foto-de-pessoa-analisando-graficos-para-ressaltar-a-importancia-da-avaliacao-de-empresas-periodicaA avaliação de empresas tem como um dos principais objetivos ser o instrumento base para o sucesso de uma negociação. Isso porque neste laudo, vários componentes da empresa passam por uma análise para compor de forma imparcial o valor justo do negócio.

 

Mas você deve estar pensando: empresários de sucesso não almejam vender seus negócios, não é mesmo?

Realmente quando os negócios estão indo bem, poucos são os empresários que decidem vender a empresa, porém, podem surgir oportunidades únicas e extraordinárias. Sem uma avaliação de empresas o empresário não saberá quanto o negócio realmente vale antes da venda.

Por mais que seja uma medida preventiva para eventuais oportunidades, é sempre importante se preparar. Isso se dá até para avaliar se as oportunidades realmente são vantajosas.

Sem saber o valor da empresa, pode surgir uma oportunidade que o empresário considere imperdível, mas a empresa poderia valer mais. Em um outro cenário, por desconhecer, o empresário pode recusar uma oferta mesmo sem analisar e perder oportunidades incríveis de venda.

Além disso, com valores concretos e dados bem fundamentados é possível utilizar do poder de negociação caso a venda se torne uma alternativa. Faz sentido, não é?

6) Situações inesperadas

O mundo empresarial é uma caixa de surpresas. Assim, diversas situações podem acontecer e pegar o empresário de surpresa. Por isso, a preparação e o planejamento são fundamentais para enfrentar tais situações da melhor maneira. São exemplos:

  • Dissolução de Sociedade;
  • Aporte de um novo investidor;
  • Abertura de capital;
  • Alianças estratégicas;
  • Questões sucessórias.

Então, nas 5 situações acima, ter uma avaliação de empresas pronta pode facilitar em muito o processo, o que economiza tempo, dinheiro e esforços.

Para ilustrar, vamos pensar no aporte de um novo investidor. Se a empresa precisar de novos investidores para crescer, é preciso convencê-los de o porquê investir no seu negócio ao invés de outros. Por isso, com a avaliação presente, você consegue explorar argumentos mais fundamentados. Faz sentido, não é?

Conclusão sobre a avaliação de empresas periódica

Em resumo: uma avaliação de empresa é um Raio-X do negócio no momento em que está sendo realizada. Por isso, ela tem como objetivo tirar uma fotografia do retrato atual da empresa, para ajudar a tomar decisões estratégicas, de mercado, de investimentos e de planejamentos futuros, bem como tornar a gestão mais robusta. Legal, não é?

Além disso, ela permite estudar a concorrência, se preparar para situações inesperadas e contribuir para que os processos de compra e de venda de empresas sejam ainda mais vantajosos.

A avaliação é de extrema importância em diversos aspectos da vida empresarial, sendo uma das ferramentas que contribui para o sucesso de diversos empresários. Além disso, ela não é restrita apenas às grandes empresas.

A BuyCo. oferece a melhor Avaliação de Pequenas Empresas do mercado. Para isto, utilizamos os melhores métodos e práticas de mercado, pois além do nosso know-how e expertise de mais de 10 anos neste ramo de compra e venda de empresas, temos um o software próprio, que aplica 5 métodos de avaliação e 54 perfis de empresas. Sistema este que já foi aprovado e utilizado em várias avaliações no Brasil. Incrível, não é?

Afinal, quanto vale sua empresa? Ainda não sabe? Então avalie com a BuyCo., basta clicar no botão abaixo!

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular