Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Avaliação de empresas: conheça o valor do seu negócio

avaliacao-de-empresas

Você já ouviu ou leu notícias sobre empresas avaliadas em vários mil reais? Tenho certeza que sim! Como encontrar esse valor? Difícil, não é? E você, sabe o valor da sua empresa? Conhece a avaliação de empresas? Ainda não? Calma! Você não é o único!

De acordo com dados publicados pela Revista Exame, 60% dos brasileiros não sabem quanto vale a empresa que trabalham. Dá para acreditar? Isso porque o valor de uma empresa não é só o preço do imóvel em que ela está ou dos ativos que possui. Devemos considerar alguns outros fatores, como, por exemplo, marca e geração de caixa.

Além disso, muitos empreendedores acreditam que esse laudo é restrito a grandes empresas. Nada disso! A avaliação de pequenas empresas, apesar de mais simples e adequada ao porte, é de igual importância. Por essa você não esperava!

Se você é um dos empreendedores que ainda tem dúvidas para responder qual o valor da sua empresa, fique tranquilo. Preparamos esse artigo para explicar o que é a avaliação de empresas, sua importância e como ela é feita. Ao final do artigo você saberá tudo!

Então, boa leitura! Vamos lá?

O que é a avaliação de empresas?

Também chamada de Valuation, a avaliação de empresas é o cálculo para estimar o valor de um negócio ou empresa. Isso se dá através de métodos que analisam a situação financeira e as perspectivas de crescimento da empresa.

Existem diversos métodos e a escolha do mais adequado é fundamental para que o resultado seja o mais preciso. O valor final tende a variar conforme o método escolhido e as premissas usadas.

Esse preço também pode variar durante negociações entre compradores e vendedores, conforme seus interesses. Se o vendedor pede um valor acima do avaliado, o comprador pode ou não aceitar. Além disso, o comprador pode oferecer valores menores. Assim, resta ao vendedor avaliar a proposta conforme suas necessidades e tendo em mente se precisa do dinheiro de imediato ou se prefere esperar por uma proposta melhor.

Para escolher o melhor método, é fundamental conhecer o negócio nos mínimos detalhes. Do estratégico ao operacional, bem como, o setor e o ambiente no qual a empresa está inserida. Além disso, a percepção de mercado, de crescimento e de potencial de geração de caixa são fatores determinantes.

É importante conhecer o tipo de empresa, o tempo de atuação, a localização, as instalações, a situação econômica e o motivo para a avaliação.  Enfim, tudo! Mas por que fazer a avaliação?

Por que é a avaliação de empresas é importante para o seu negócio?

Para fins gerenciaisgestor-apontando-para-grafico-mostrando-a-avaliacao-da-empresa

Ao fazer a avaliação da sua empresa, o empresário precisará realizar uma análise financeira completa da empresa e do ambiente no qual ela está inserida. Isso permite encontrar erros, falhas e desperdícios, entender seu posicionamento, analisar cenários, identificar oportunidades e ameaças, evidenciar problemas e corrigir processos.

Ao obter um panorama geral e conhecer a situação que a empresa se encontra, o gestor torna-se capaz de tomar melhores decisões. Isso permite que ele se planeje de forma mais adequada para obter um desempenho melhor. Incrível, não é?

Além disso, uma avaliação periódica permite mensurar o valor do negócio e comparar com números anteriores. Com isso, é possível avaliar o desempenho da organização ou o resultado de decisões já tomadas. Isso é valioso para que a empresa corrija falhas, alinhe as estratégias e escolha caminhos cada vez mais rentáveis. Por fim, é possível saber se os números estão de acordo com empresas semelhantes. Como você vive sem isso na sua empresa?

Para a compra e venda de empresas

Já pensou em vender sua empresa? Saber o valor da sua empresa é fundamental para qualquer empreendedor. Além de ser uma informação crucial para gerenciar o negócio, saber responder quanto vale sua empresa permite que o empresário consiga avaliar uma proposta oferecida por um comprador  quando surgir a oportunidade de venda da empresa.

Valores altos demais podem afastar oportunidades valiosas, já valores baixos demais significam perda de dinheiro comparadas ao valor real do negócio. O objetivo é encontrar o valor mais próximo da realidade.

Além disso, a avaliação da empresa permite alinhar as expectativas de valor com base em dados e evidências mais fundamentadas. Isso evita que fatores subjetivos e vínculos emocionais interfiram no valor estimado. Assim, o dono do negócio não perde oportunidades por desconhecimento, já que consegue arbitrar um valor justo para a venda. Incrível, não é?

A avaliação de uma empresa também é importante para compradores e investidores. Com o valor em mãos é possível entender como aquele negócio se configura, para tomar melhores decisões e evitar cometer erros.

Mas você deve estar se perguntando: como fazer a avaliação?

avaliador-calculando-a-avaliacao-de-empresaComo é feita a avaliação de empresas?

Como vimos, diversos são os métodos para avaliar um negócio. Porém, algumas características da empresa em questão podem auxiliar nessa escolha. Como assim?

Para entender como devemos avaliar uma empresa, vamos avaliar dois cenários. Em um deles encontra-se uma startup recém criada. No outro uma grande empresa, já consolidada no mercado. Vamos pensar!

A pequena empresa, apesar de apresentar riscos maiores, possui um potencial de crescimento rápido bem maior, se bem gerida. Isso porque seus custos fixos tendem a ser menores, a equipe é mais enxuta e, por estar em seu início, ainda não aproveitou de todas as oportunidades de crescimento, podendo aumentar seu tamanho de forma rápida.

A grande empresa, por sua vez, já tem um tamanho maior, além de equipes e custos fixos maiores. Por fim, ela já aproveitou de grandes oportunidades de crescimento.

No primeiro caso, a avaliação com base na projeção de lucros pode ser uma das alternativas. Já no segundo, esta pode não ser a melhor alternativa, exigindo um outro método que considere imóveis, móveis, máquinas, frota automotiva, carteira de clientes, faturamento, entre outros. Faz sentido, não é?

Após identificar os detalhes do negócio, é preciso coletar dados. Com esses em mãos é hora de aplicar os métodos. Com a avaliação feita, o resultado final é o laudo que diz o preço médio da empresa. Isso porque os métodos, apesar de diferentes, se completam a fim de se confirmar resultados.

Quer saber o valor da sua empresa?

Fazer a avaliação por conta própria pode não ser a melhor alternativa para conhecer o real valor do seu negócio. Na verdade, está longe de ser!

O Valuation realizado por profissionais habilitados, que tem experiência e conhecem as melhores técnicas, que conhecem o mercado de forma mais profunda e consideram dados ainda mais complexos, além dos próprios detalhes do negócio, é um investimento para qualquer negócio.

Isso porque, ao contratar uma empresa especializada, a precificação será feita com base em uma avaliação imparcial de forma a encontrar o valor justo do negócio, evitando armadilhas do mercado, bem como um valor muito diferente. Além disso, um avaliador profissional consegue indicar caminhos para que o empreendedor consiga valorizar ainda mais seu negócio.

Ficou interessado (a)? A BuyCo. é a solução ideal para a avaliação da sua empresa! Temos um método próprio, seguro e 100% digital para encontrar o valor do seu negócio. Nosso objetivo é tornar a avaliação de empresas rápida, fácil e acessível, possível de ser realizada por qualquer empresa. É só clicar aqui embaixo para saber mais. Vamos juntos!

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular