Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Está pensando em comprar um restaurante em funcionamento? Confira as 10 dicas que preparamos para você!

E aí, já pensou em abrir ou comprar um restaurante? Ainda não? Mas por que? O mercado de alimentação está cada vez maior e mais diversificado, com culinárias especializadas, hábitos saudáveis ou até mesmo algo rápido para o dia a dia. Além disso, o mercado de restaurantes movimenta mais de 30% do perfil dos comércios no Brasil, segundo a pesquisa do Panorama das Micro e Pequenas empresas no Brasil de 2018. Incrível, não é?

Para muitos, ter um restaurante é um sonho, tendo em visto milhares de restaurantes bem-sucedidos e as diversas oportunidades que este mercado apresenta. Afinal, todo mundo precisa se alimentar, e com determinado tipo de comida, atrelado a um bom atendimento, e uma boa gestão, é possível ter sucesso nessa área. Mas por onde começar?

Começar do zero uma operação requer muito estudo sobre o mercado, as tendências de alimentação, novos modos de fazer marketing e conquistar os clientes, descobrir bons fornecedores, entre outros. Por isso, é um trabalho árduo que envolve todos os pontos para abrir um restaurante.

Agora, pensando por outro lado, pesquisar restaurantes já em funcionamento para comprá-los, oferece muitos benefícios. Já havia pensado dessa forma? Incrível, não é?

Este artigo foi feito para mostrar como é interessante, em alguns casos, comprar uma empresa em operação, mas também, a importância de observar pontos decisivos antes de tomar a decisão de forma racional e compatível com o que está buscando.

Então, boa leitura! Vamos lá?

Dicas para comprar um restaurante em funcionamento

Comprar um restaurante, ou qualquer empresa em operação, pode trazer diversos benefícios, como a existência de uma base de clientes, um relacionamento já estabelecido com fornecedores e funcionários, entre outros. Mas existem alguns pontos de atenção que devem ser levados em conta e que resumimos em um compilado de dicas para te auxiliar nessa decisão. Então confira!

1º) Procure anúncios em lugares confiáveis antes de comprar um restaurante em funcionamento

Tenha cuidado com armadilhas do mercado. Por isso, procure empresas confiáveis que anunciam empresas de forma a reduzir riscos de cair em informações falsas ou negócios ruins. Na BuyCo. temos diversas oportunidades confiáveis para você. Confira nosso site!

Busque entender o motivo da venda da empresa e não tenha preconceitos. Isso porque, muitos restaurantes (e outras empresas) são vendidos por motivos pessoais. Geralmente, o cansaço e a necessidade de aposentar são fatores que lideram esta busca e, na maioria, são negócios lucrativos. Incrível, não é?

Além disso, não se esqueça de solicitar a Avaliação da Empresa para ter uma opinião imparcial sobre o que é realmente o negócio e quanto ele vale. Todo cuidado é pouco!

2º) Seja um cliente oculto cliente-de-um-restaurante-que-esta-vendo-as-fotos-dos-pratos-pelo-celular-em-cima-de-um-guardanapo-ao-lado-dos-talheres-em-mesa-azul-antes-de-comprar-um-restaurante-em-funcionamento

Se você gostou do restaurante, a primeira coisa é ir visita-lo como cliente oculto em dias e horários diferentes para ter uma visão imparcial e pouco emocional neste início. Mas cuidado, não balize sua decisão apenas na decoração bonita, por estar cheio no dia que foi visitar ou por adorar a comida servida. Você será o dono, não o cliente!

Pense agora como um empresário não como um cliente. Seu futuro que está em jogo!

3º) Vá mais a fundo na análise da avaliação da empresa

Esse é um dos momentos mais importantes da compra de uma empresa. A hora de avaliar a empresa!

Por isso, entenda todo o laudo de avaliação da empresa e pergunte o dono sobre tudo que não souber. Por exemplo, questione dúvidas contábeis, como o marketing é feito, o modelo de atendimento da equipe, a quantidade de clientes por dia, se tudo está em ordem com alvarás de funcionamento. Você não quer problemas, não é?

A BuyCo. possui uma metodologia própria, digital e acessível para realizar a avaliação de empresas.

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

4º) Fique atento também ao contrato de locação do imóvel

É importante entender o local no qual a empresa opera. Por isso é importante compreender condições e prazos caso a empresa exista em um local alugado. Veja se a imobiliária é burocrática e precisa de garantias e fiador ou se é uma gestão mais moderna. Se o imóvel for do dono do restaurante, não esqueça de perguntar qual o valor de aluguel ele deseja e coloque isso na sua DRE. Todo custo deve ser colocado no papel!

5º) Veja as referências

É muito mais fácil comprar uma empresa em funcionamento do que abrir algo do zero, mas é possível que o restaurante esteja sendo vendido por uma série de razões negativas, como: muitos impostos não pagos, dívidas com fornecedores, com os funcionários ou alguma outra coisa que comprometa o negócio. Por isso, fique atento!

Veja as referências da empresa no Google ou Tripadvisor, ótimos lugares para saber melhor o que os clientes pensam do restaurante. A reputação é 70% do sucesso do negócio. Pesquise também de forma tradicional, até mesmo conversando com alguns clientes para perguntar a experiência de comer ali. Isso fala muito sobre o negócio!

Além disso, acesse certidões negativas de débitos e converse com fornecedores e funcionários. Tente evitar todas as surpresas!

6º) Levante as informações financeiras

Sobre a questão financeira, é possível levantar de forma rápida, por estrato de máquinas de cartão, sistemas de gestão, com o contador da empresa e pesquisando o CNPJ para emitir as certidões negativas dos órgãos responsáveis. Além disso, solicite o acesso aos demonstrativos dos últimos anos. Quanto mais informação, melhor!

7º) Investigue aspectos da operação

Depois de analisar estes pontos, e se estiver pensando seriamente em comprar o restaurante, faça uma investigação detalhada dos utensílios, móveis e equipamentos. Observe tudo!

Vale certificar que tudo existe em número correto e em estado de plena utilização, sem a necessidade de se gastar com reparos imediatos ou até mesmo, para propor um desconto ao vendedor da empresa na hora da aquisição. Afinal, adquirir uma empresa não é barato!

8º) Desenvolva estratégias de manutenção da identidade e qualidade dos produtos

Ao comprar uma empresa em operação, um dos benefícios é a existência de uma base consolidada de clientes, certo? Por isso, em um primeiro momento é fundamental manter a identidade e qualidade dos produtos existentes de forma a evitar resistências. Torne a mudança mais tranquila!

Por isso, é fundamental solicitar do antigo dono os padrões de procedimentos para elaboração de produtos. Assim, é possível que os profissionais atuem sem interferir na qualidade durante a compra do restaurante.

Depois, é possível inovar e criar melhorias, mas no momento inicial é importante manter a base de clientes que o restaurante já possui. Como dizem: melhor um pássaro na mão do que dois voando!

9º) Avalie o ambiente externo

Vale também avaliar o ambiente externo ao restaurante. Existem vagas no local? Há estacionamentos por perto? Existe um fluxo de pessoas na região que frequenta restaurantes? É uma área comercial ou residencial? Existem muitos concorrentes no local? O ambiente externo é agradável? Tudo isso é importante para o sucesso do negócio!

10º) Contrate um corretor para te auxiliar a comprar um restaurante em funcionamento

Outro ponto importante é pedir a opinião de um corretor de empresas. Aqui na BuyCo., nós temos esse serviço! Você leva uma pessoa imparcial e com visão profissional para analisar junto com você, essa pessoa não estará envolvida emocionalmente e sua visão será crucial para uma boa compra. Incrível, não é?

Dicas após comprar um restaurante em funcionamento

foto-de-homem-com-avental-representando-que-ele-vai-comprar-um-restaurante-em-funcionamentoOptou por comprar o restaurante em funcionamento? Que ótimo! Agora é hora de otimizar tudo que o antigo dono fazia e que você crê que poderão ser melhorados para seu negócio. Afinal, melhorias são sempre bem-vindas!

Por isso, mesmo se o restaurante já for consolidado no mercado, alguns processos podem fazer a diferença no resultado do negócio. Por exemplo, a gestão era feita manualmente? Hora de procurar sistemas e softwares de gestão para otimizar o tempo e garantir assertividade aos dados.

Você tem as habilidades e os recursos necessários para garantir o sucesso da empresa? Vale buscar treinamentos e cursos para compreender melhor o ambiente dos restaurantes, bem como, solicitar o máximo de auxílio e informações do antigo dono. Por isso, solicite ajuda na transição e na comunicação com os funcionários. Além disso, é fundamental possuir capital de giro inicial para cobrir as operações.

Alguns funcionários foram resistentes à mudança e pediram para sair? É importante realizar momentos de integração e treinamento de forma a conseguir afinidade com a equipe que trabalhará para você!

Além disso, busque inovar e aumentar a atratividade do seu restaurante. Algumas opções são: criar happy hours, incluir novas opções no cardápio, criar programas de fidelidade, oferecer descontos em dias e horários específicos, investir em Marketing, oferecer atrações, como, por exemplo, música ao vivo, usar opções de divulgação e delivery, participar de eventos, estimular clientes a registrarem recomendações positivas. São diversas as opções para melhorar a experiência dos clientes no seu novo estabelecimento. O céu é o limite!

Conclusão

Para encontrar o melhor restaurante para o seu perfil, faça uma busca no site da BuyCo., analise cada opção e siga nossas dicas para a compra e o pós compra. Não se esqueça do mais importante na hora de comprar uma empesa em funcionamento: analise a Avaliação da Empresa (valuation) para começar com o pé direito o processo de se tornar um empresário ou expandir sua rede de restaurantes. Boa sorte!

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

A BuyCo. é uma startup focada em empresas em operações a venda e em pessoa físicas querendo ótimos negócios prontos no mercado para otimizar sua jornada empreendedora. Por isso, conte sempre com o conosco para te auxiliar em qualquer que seja seu momento de vida empreendedora. Vamos juntos!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

 

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular