Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

10 dicas práticas para comprar uma empresa em funcionamento

A vontade de empreender vem sendo desejada por pessoas de todas as idades. Desde jovens que saem da Faculdade e sonham em se tornar empresários a profissionais que já estão no mercado, se cansam das rotinas de uma vida CLT e buscam um negócio próprio. Porém, muitos acabam se desanimando pelas burocracias de abrir um negócio do zero, mas se esquecem da possibilidade de comprar uma empresa em funcionamento.

Apesar de, diariamente, as pessoas terem ideias inovadoras e acreditarem que este ponto é o suficiente para garantir o sucesso de um negócio, estudos do Sebrae mostram que 7 cada 10 empresas abertas têm sua mortalidade declarada antes do 3º ano de vida. Isso faz com que muitos desistam do sonho de um negócio próprio.

Então como fazer para minimizar este risco e entrar para o mundo empresarial com o pé direito? Comprar uma empresa em funcionamento, pode ser uma ótima opção. Por isso, deixe o preconceito de lado e olhe as oportunidades ao seu redor!

Por isso, preparamos esse artigo com 10 dicas que vão te auxiliar na compra de uma empresa e reduzirão as chances de você cair em armadilhas. Então vamos lá? Boa leitura!

10 dicas para comprar uma empresa em funcionamento

1) Busque empresas nas quais você se identifica em locais confiáveis

Ao iniciar a busca por uma empresa, a primeira dica é: olhe na região que você pretende atuar e visite as empresas que você deseja um dia administrar e que estão à venda. Isso porque é importante que você tenha orgulho de falar que esta empresa é sua, se identifique com o propósito e com o produto ou serviço oferecido.

É importante que você tenha selecionado suas opções e descartado todos os negócios que não lhe interessam. Isso evita confusões já que existem vários negócios à venda.

Além disso, para evitar o risco de comprar um negócio ruim, faça essa busca através de fontes e plataformas homem-diante-de-seu-computador-buscando-oportunidades-para-comprar-uma-empresa-em-funcionamentoconfiáveis. Assim, é importante buscar informações como o faturamento bruto, resultado da empresa, número de funcionários, perfil dos clientes.

Uma boa estratégia é avaliar as referências da empresa. Isso porque a reputação é 70% do sucesso do negócio. Faz sentido, não é?

A BuyCo. possui diversas empresas cadastradas na plataforma, tenho certeza que você encontrará ótimas oportunidades de investimento.

2) Visite o local como um cliente comum

Muitas vezes é difícil saber onde está o negócio a venda antes de assinar um acordo de confidencialidade, caso você consiga saber, visite o lugar como se fosse um cliente comum, você vai poder analisar muito melhor a empresa, sem ter a pressão do corretor ou do proprietário em cima de você. Por isso, visite em horários diferentes, conheça o movimento, analise a qualidade da marca e do que é oferecido, avalie as redondezas.

Existem algumas empresas em que não será possível fazer isto, como fábricas, que você só terá acesso acompanhado do proprietário e do corretor. Assim, se o negócio parecer bom, entre em contato com eles e faça a visita.

3) Conte com a ajuda de um corretor antes de comprar uma empresa em funcionamento

Depois que você encontrar, nos classificados ou em plataformas online, as empresas que você tem mais afinidade, visitá-las como cliente comum (se possível), entre em contato com o corretor e faça uma nova visita ao local. Com a ajuda de um corretor é possível ter uma visão mais imparcial do negócio e compreender melhor suas particularidades, bem como, entender os contratos e documentos.

Caso visite a empresa com o corretor, nunca negocie diretamente com o dono, toda a negociação deve acontecer por intermédio deste profissional. Assim, você evita armadilhas e assimetria informacional.

A BuyCo. possui uma equipe qualificada de corretores que podem te ajudar nesse momento.

4) Converse com o vendedor

Se encontre com o vendedor para conhecê-lo melhor, ouvir sua história, saber porque ele está vendendo, e o que ele pensa sobre você comprar este negócio. Muitas vezes o próprio dono vai dizer se aquele negócio é mesmo para o seu perfil. Busque obter o maior número de informações possível e tire todas as suas dúvidas.

Mais uma vez, não tenha preconceitos e busque entender os motivos da venda. O negócio pode ser bastante promissor e o dono está vendendo por motivos pessoais.

Além disso, solicite a avaliação de empresas para conhecer o negócio mais a fundo e saber o que gerou o valor de venda. Conheça a metodologia de avaliação BuyCo., clicando aqui.

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

5) Avalie seu momento

Você deve verificar se aquele negócio pode proporcionar a você e sua família o estilo de vida que vocês têm ou desejam, antes de fechar a negociação. É importante que você esteja plenamente confortável com todas as possibilidades que possam ocorrer depois de fechado o negócio, por isso é sempre prudente, ter guardado capital necessário para você se manter, até a empresa começar a faturar o que você pretende.

6) Negocie

Faça uma oferta ao vendedor, por um valor um pouco abaixo do pedido. Assim você consegue fazer uma compra melhor e não desrespeita o dono, já que ele provavelmente deve ter muito apego sentimental ao negócio, e no seu ponto de vista, qualquer oferta muito abaixo do pedido, é um completo desrespeito. O valor inicial, geralmente é passível de negociação, por isso, com sua oferta, será possível encontrar algo que beneficie as duas partes.

7) Decisão tomada?

Quando decidir efetuar a compra, faça um acordo via advogado e sempre com assessoria do seu corretor. Este acordo deve conter uma cláusula que reserva uma porcentagem do valor a ser pago, para eventuais surpresas, que não tenham sido descobertas na fase de diligência. Você pode definir um prazo para que este restante do valor seja pago ao vendedor. Caso tudo ocorra bem, o vendedor recebe o valor integral, caso você descubra algo que não foi mencionado, como uma dívida ou alguma máquina que estava no fim de sua vida útil, você pode utilizar este capital para resolver estes problemas.

8) Etapas Finais para comprar uma empresa em funcionamento

Antes de você fazer a oferta final, certifique-se de passar pelas etapas abaixo:

  • Análise e aprovação das finanças e da operação do negócio.
  • Caso o vendedor não esteja vendendo a empresa com o imóvel, faça um contrato para a locação do imóvel, caso deseje permanecer no local.
  • Faça um acordo para treinamento durante a transição entre o dono atual e você.
  • Faça um acordo em que o vendedor não possa concorrer com sua empresa por um período estabelecido.
  • Certifique-se que você consegue obter o financiamento para compra antes de efetuar a oferta formalmente.
  • Certifique-se que todos os equipamentos estejam em boas condições no momento da compra. Caso algum esteja danificado, faça com que o vendedor seja responsável por entrega-lo em plenas condições, ou que desconte este equipamento do preço de venda pedido pela empresa.

9) Oferta finalhomens-negociando-para-homem-diante-de-seu-computador-buscando-oportunidades-para-comprar-uma-empresa-em-funcionamento

Faça a oferta formal por escrito, citando todos os pontos que você pode honrar a compra e quais são os fatores determinantes para o sucesso de sua aquisição. Um exemplo: somente se o lucro liquido for de X%, ou X vezes o valor do resultado liquido aprovado pela autoria. Neste momento, a experiência do corretor de negocio é fundamental para que sua compra seja feita de forma transparente, assegurando seus investimentos e garantindo o recebimento do valor acordado ao vendedor.

10) Em caso de empréstimos…

Caso faça um empréstimo, tenha a certeza de que os pagamentos das parcelas poderão ser feitos com o próprio lucro que a empresa vai gerar. Isso garante que não será necessário injetar capital pessoal para que a empresa funcione e que você mantenha seu estilo de vida.

DICA BÔNUS:

Ao comprar uma empresa em funcionamento, é possível auferir de diversos benefícios, como clientela já existentes, fornecedores de confiança, aproveitamento da estrutura. Por isso, uma estratégia de manutenção da identidade e da qualidade dos produtos pode surtir efeitos positivos. Assim, resistências provenientes da mudança serão reduzidas.

Conclusão sobre comprar uma empresa em funcionamento

Para encontrar empresas confiáveis que se encaixam com o seu perfil, faça uma busca no site da BuyCo., analise cada opção e siga nossas dicas para a compra.

Não se esqueça do mais importante na hora de comprar uma empesa em funcionamento: analise a AVALIAÇÃO DA EMPRESA (valuation) para começar com o pé direito o processo de compra de um negócio.

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Conte sempre com nossos especialistas para te auxiliar em qualquer que seja seu momento de vida empreendedora.

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular