Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Como comunicar a venda da empresa aos funcionários?

Ao decidir vender uma empresa, um dos recursos mais valiosos e que requer atenção são as pessoas que formam o negócio. Por isso, o processo de comunicar a venda da empresa aos funcionários deve ser feito de forma cautelosa, o que evita os medos e as resistências que podem comprometer o negócio, bem como, os dados distorcidos que podem chegar e deixar os funcionários inseguros.  Faz sentido, não é mesmo?

No artigo de hoje, vamos mostrar como se deve comunicar a venda da empresa aos funcionários.

Então vamos lá? Boa leitura!

Quando se deve comunicar a venda da empresa aos funcionários?

Como já vimos em outros artigos do Blog, comunicar a venda da empresa aos funcionários, em geral, deve ser um dos últimos passos a ser feito. Isso porque, deve-se manter o sigilo durante as negociações, o que evita o vazamento de dados ou a divulgação de dados errados que podem gerar inseguranças e medos nos funcionários, o que pode vir a comprometer os negócios. Faz sentido, não é mesmo?

Por isso, o momento ideal de comunicar a venda da empresa aos funcionários é quando ela se concretizar. Assim, além de não prejudicar os negócios, será possível apresentar o novo dono, acompanhar o processo de transição, explicar com detalhes os próximos passos e evitar que eles se assustem e busquem outros lugares para trabalhar.

Já deu para ver a importância de se preparar antes de comunicar a venda da empresa aos funcionários, não é mesmo? Mas continue com a leitura, pois apresentaremos mais alguns motivos. Vamos lá?

Por que se preparar antes de comunicar a venda da empresa aos funcionários?

chefe-no-processo-de-comunicar-a-venda-da-empresa-aos-funcionariosComo citamos, os funcionários são uma das partes mais importantes da sua empresa. São eles que trabalham todos os dias junto com você para fazer o negócio funcionar.  Quem jamais deve ser prejudicado com a mudança de donos da empresa são os funcionários, não é mesmo?

Além disso, eles são os recursos mais valiosos do seu negócio e têm sentimentos, medos e inseguranças. Por isso, tudo deve ser pensado para mitigar todas as apreensões tanto em respeito e gratidão aos anos trabalhados com você, como também, para que eles não representem nenhum tipo de resistência que pode comprometer a transição.

A venda da empresa é uma grande mudança. Por isso, envolver os funcionários é primordial para garantir a transparência, a cooperação e o sucesso da transação. Isso tudo se reflete nos ganhos (ou perdas) da empresa, como o engajamento, a satisfação, a autonomia, a produtividade, o comportamento, a adaptação ao novo cenário e, claro, a continuidade da empresa no mercado.

Uma dica para se preparar é: pratique a empatia e se coloque no lugar dos seus funcionários. Ninguém melhor do que você que conhece todos eles para isso. Pense como você pode passar esse comunicado da melhor forma possível e como serão as possíveis reações. Isso vai te ajudar a se preparar, guiar seu discurso e aumentar as chances da notícia não sofrer resistências.

Um comunicado mal planejado ou mal executado pode causar sérios reflexos para a empresa. A comunicação é um processo difícil e uma mensagem entendida de forma incorreta ou distorcida pode se tornar algo maior do que é. Garanta um discurso claro e assertivo para reduzir ou eliminar qualquer impacto negativo que o comunicado possa gerar.

Mas então, como comunica a venda da empresa aos funcionários? É sobre isso que falaremos abaixo!

Como comunicar a venda da empresa aos funcionários?

Quando o momento de comunicar a venda da empresa aos funcionários chegar, faça esse processo pessoalmente. Evite qualquer aviso por e-mail ou através de terceiros. Esse é um comunicado muito importante que requer profissionalismo e olho no olho, para observar e administrar todas as reações, bem como, para finalizar um ciclo tão importante da sua vida e agradecer o time pelo trabalho junto a você e que agora continuará com um novo dono.

Primeiro, explique o motivo da venda da empresa. Mostre as razões que te levaram a optar pela venda e as vantagens que esse processo trará. Você pode mostrar como foi importante você decidir não fechar a empresa para manter tantos empregos e mostrar como uma nova gestão e um novo dono podem trazer uma visão inovadora ao negócio.

Depois de explicar o motivo da venda, explique como serão os próximos passos e como os funcionários ficarão a partir da venda. Para isso, tenha uma conversa com o novo dono para saber os planos para o negócio. Assim, você saberá responder todas as dúvidas e inseguranças dos funcionários, afinal, muitos deles ficarão com medo de serem demitidos, da empresa mudar muito, de não se adaptarem ao novo sócio ou acharem que a empresa está com problemas financeiros, por exemplo.

Nessa conversa, tente levantar todas as possíveis dúvidas, medos e inseguranças que surgirão para sanar todas elas antes mesmo de aparecerem. Tente a todo momento mostrar os benefícios e vantagens da mudança.

Esteja aberto para ouvir todos os funcionários, esclarecer dados e tranquilizá-los. Conte que você acompanhará o processo de transição e que estará sempre disponível para conversar. Ao final, agradeça pelos anos que trabalharam juntos e pela dedicação da equipe, afinal, os funcionários foram grandes responsáveis por fazer seu negócio funcionar.

É hora de apresentar o novo dono

foto-do-novo-dono-da-empresa-apos-comunicar-a-venda-da-empresa-aos-funcionariosAgora que você já teve uma conversa pessoalmente, é hora de apresentar o novo dono. Não comunique já com o novo dono ao lado, pois isso pode inibir os funcionários de manifestarem seus sentimentos. Separe os momentos!

Quando for apresentar o novo dono, faça uma breve descrição que mostre confiança, otimismo e entusiasmo na experiência do novo dono, na nova administração e no futuro da empresa, além de mostrar que foi um processo muito bem planejado. Isso vai tranquilizar e motivar a equipe.

Depois de introduzir o novo dono, abra espaço para ele se apresentar e falar sobre seus planos para o negócio. É importante que essa apresentação também seja feita pessoalmente e, após comunicar aos funcionários, lembre-se de planejar o comunicado aos clientes e parceiros.

Vale destacar que o comunicado aos funcionários, clientes e parceiros deve ser feito de forma rápida para evitar que a notícia seja dada por terceiros ou que vazem dados distorcidos e equivocados. Isso pode se espalhar muito rápido e causar reações no mercado, por isso, garanta que você, como antigo dono, transmita esses dados com todos os cuidados que teve quando contou aos funcionários.

Tenha em mente que, de agora em diante, a empresa pertence a um novo dono. Por isso, já comece a se distanciar da posição de liderança. Agora, sua função será ajudá-lo a adquirir confiança dos funcionários, clientes e parceiros, bem como, garantir que a transição seja tranquila.

Por fim, lembre-se que os consultores BuyCo. podem te ajudar em todo o processo de venda da sua empresa. Além disso, criamos um método próprio, comprovado, acessível e 100% digital para avaliar sua empresa com o objetivo de encontrar seu valor justo de venda. Então, para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Importante:

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular