Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Dificuldades e Desafios Envolvidos no Processo de Valuation

processo-de-valuation

Como já vimos aqui no Blog, descobrir quanto vale uma empresa não é tarefa fácil e carece de muita expertise. Afinal, uma empresa não corresponde apenas ao preço do imóvel que ela ocupa ou dos ativos que ela tem. A marca e o potencial de geração de caixa futuro são exemplos de fatores que impactam muito no processo de valuation, não é mesmo?

Além disso, a avaliação de empresas não é uma ciência exata. Por isso, para encontrar o valor é preciso saber escolher os melhores métodos e os profissionais mais experientes conforme o que melhor atende os detalhes de cada negócio. Também é ideal levantar o maior número possível de dados sobre a empresa. O valor final tende a variar conforme o método e as premissas usadas, como também, no momento da negociação entre os compradores e os vendedores, certo?

No artigo de hoje, vamos abordar as principais dificuldades e os desafios envolvidos no processo de valuation.

Então vamos lá? Boa leitura!

Antes Que Mais Nada, O Que é o Processo de Valuation?

O processo de valuation, também conhecido como avaliação de empresas, consiste no cálculo para estimar o valor de um negócio ou empresa através de métodos para analisar a situação financeira e seus planos de crescimento.

São diversos os motivos que levam empresários a avaliar suas empresas. Alguns deles são: entender o desempenho empresarial, tomar decisões mais estratégicas e assertivas, conhecer o valor da herança, captar novos sócios e investidores, ter acesso a créditos e a financiamentos, propor a compra da parte de um sócio, renegociar as dívidas com credores, precificar e acelerar a compra ou a venda da empresa e, por último, mas não menos importante, ter ciência total do valor desse grande patrimônio que é uma empresa. Legal, não é mesmo?

Existem diversas métodos de cálculo. A escolha do mais adequado, conforme os detalhes do negócio, é ideal para que o valor final seja o mais preciso possível. Por isso, é preciso conhecer o negócio com profundidade. Faz sentido, não é mesmo?

foto-de-pessoa-usando-a-calculadora-para-um-processo-de-valuationAlém disso, é ideal escolher profissionais qualificados para avaliar uma empresa. Isso porque realizar a avaliação por conta própria pode levar a um resultado muito diferente da realidade, não é mesmo? O processo de valuation, quando realizado por profissionais habilitados, imparciais, experientes e embasados nas melhores técnicas, que conhecem o mercado e todas as complexidades do processo, é muito mais preciso.

Entendeu? Ótimo! Então agora vamos conhecer os desafios envolvidos no processo. Vamos lá?

Quais as Principais Dificuldades e os Desafios do Processo de Valuation?

Como vimos, avaliar uma empresa não é tarefa fácil, não é mesmo? Diversos desafios perpassam por esse processo na hora de calcular quanto vale uma empresa. Mesmo quando o método usado é o mesmo por duas pessoas diferentes, o resultado pode ser distinto. Isso porque, o cálculo é complexo, depende de muitas variáveis subjetivas e não é uma ciência exata, definitiva e única. Faz sentido, não é mesmo?

Além disso, o valor encontrado ainda precisa passar por uma certa validação do mercado. Isso porque de nada adianta encontrar um valor que o mercado não está disposto a pagar, não é? Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois as percepções são distintas.

Abaixo, listaremos os principais desafios que podem surgir no processo de valuation:

A Subjetividade

Um dos fatores que mais compromete a avaliação de empresas é a subjetividade. Isso porque o processo de valuation, apesar de envolver muitos cálculos exatos, envolve uma série de fatores subjetivos, como, por exemplo, a escolha das premissas e dos métodos.

Além disso, a avaliação feita pelo próprio dono ou por pessoas da empresa não é a melhor escolha. Isso porque, estes tendem a superestimar o valor e aplicar vínculo ou apego. E criar uma distância do próprio negócio é muito difícil, não é mesmo?

A avaliação, quando feita por profissionais imparciais, habilitados, experientes e embasados nas melhores técnicas com profundo conhecimento de mercado permite afastar as variáveis subjetivas, evitar os conflitos de interesse e encontrar um valor mais preciso e justo.

Só afastando toda a subjetividade, a imaginação e os achismos é que será possível encontrar um valor preciso que seja levado a sério por agentes externos a empresa, como os bancos e os investidores. Faz sentido, não é mesmo?

A Segurança dos Dados

foto-de-blocos-de-madeira-com-icones-de-simbolizam-a-seguranca-de-dados-no-processo-de-valuationAo avaliar uma empresa, deve-se levantar os mais diversos dados sobre a empresa e isso pode incomodar muito os donos de empresas que se sentem inseguros de ter seus dados expostos, não é mesmo?

É preciso haver proteção para que nada seja exposto a pessoas de credibilidade duvidosa. Por isso, a escolha do profissional ou da empresa encarregada é de extrema importância. Busque pessoas transparentes, prudentes, com expertise e conhecimentos técnicos, mas, em especial, que já tenham um histórico de avaliações e sejam vistas como confiáveis e referências de mercado.

O Compliance

O compliance refere-se a conformidade com as leis e as regulações com o objetivo de mitigar os riscos e os problemas. O fator compliance deve estar presente em todas as etapas do processo de valuation, isto é, deve-se estruturar um programa consistente de compliance para realizar a análise completa do valor da empresa.

Nesse aspecto, é preciso ter uma boa previsão de resultados e de possíveis acontecimentos, o que evita distorções das projeções futuras da empresa. Isso porque, caso surja uma situação que não foi projetada no cálculo, isso afetará todo o valor, não é mesmo?

Os Métodos Envolvidas no Processo de Valuation

A escolha do método usado no processo de valuation é um dos desafios. Como vimos, cada empresa é única e apresenta seus detalhes. Por isso, deve-se entender a fundo o negócio para escolher o método ideal.

Vamos pensar em um cenário em que a empresa é nova no mercado. Aplicar o fluxo de caixa descontado pode não ser a melhor forma de descobrir seu valor, afinal, os dados serão insuficientes para fazer uma projeção segura acerca do futuro. Da mesma forma, o método dos múltiplos pode não se aplicar a uma startup que, por ser nova, inovadora e disruptiva, não encontrará semelhantes no mercado para comparar. Faz sentido, não é mesmo?

O mais aconselhável é reunir e ponderar os diversos métodos para ter uma análise mais completa e robusta.

Os Dados

foto-de-pessoa-com-documentos-em-maos-para-fazer-o-processo-de-valuationLevantar os dados corretos e necessários também pode ser um desafio, em especial, quando a empresa é menor ou muito nova e pode não ter os dados suficientes ou mesmo não apresentar os registros da mesma forma que uma grande empresa, em geral, tem, não é mesmo?

Por isso, se a empresa não tem ou não gerencia seus dados de forma organizada e centralizada, isso poderá dificultar a avaliação e torná-la menos precisa.

Todos esses desafios podem se tornar mínimos quando a empresa contrata profissionais experientes para fazer a avaliação. Com seu expertise, seu know-how, seus conhecimentos técnicos e suas experiência de mercado, os profissionais de valuation garantem uma avaliação imparcial e muito precisa. Incrível, não é mesmo?

Na BuyCo., nossos consultores são especialistas em avaliação de micro, de pequenas e de médias empresas. Criamos um método próprio, comprovado, gratuito e 100% digital voltado para empresas de pequeno porte com base em 5 métodos de cálculo e a ponderação de 54 perfis de empresas. Para saber mais, clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa não se encaixe nesse perfil, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para empresas de maior porte e tenho certeza de que podemos te ajudar. Entre em contato para saber mais. Vamos juntos!

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades