Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

[Indicações Buyco.] 13 Filmes que Todo Empreendedor Deve Assistir Durante a Quarentena

filmes-que-todo-empreendedor-deve-assistir

No começo desse mês, postamos um artigo com indicações de séries relacionadas a empreendedorismo e muitos leitores, gostaram e pediram, também, recomendações de filmes que todo empreendedor deve assistir.

Portanto, pensando nisso e na situação atual que estamos vivendo em que é preciso ficar em casa para enfrentar o coronavírus, preparamos esse artigo com indicações de 13 filmes que você não pode deixar de assistir. Assim, além de se divertir dentro de casa, você aprenderá lições valiosas para implementar no seu negócio.

Então, prepare uma pipoca, se aconchegue no sofá e bom filme!

13 Filmes Que Todo Empreendedor Deve Assistir

É sempre bom buscar inspirações e aprender lições para aplicar no seu negócio, não é mesmo? E você já pensou em obter isso tudo de forma divertida? Então, os filmes são uma ótima opção.

Por isso, pensando nesse período em que devemos ficar em casa para conter o avanço do coronavírus e, aproveitando o clima frio que está se aproximando, a TV pode ser sua maior aliada!

Por isso, reunimos nossa equipe para elencar alguns filmes que podem ser bastante valiosos para qualquer empreendedor. Cada filme pode te ajudar a ter diversos insights que podem transformar sua empresa. Então, esperamos que goste!

Por fim, pedimos para que vocês deixem nos comentários quais desses filmes vocês já assistiram, o que acharam e quais outros vocês recomendam!

1) Walt Antes do Mickey

Não tem como pensar em filme e não pensar na Disney, certo? O mundo de perfeição que encanta adultos e crianças e os fazem sonhar cada vez mais alto. Porém, até chegar onde chegou, Walt Disney teve um longo e árduo caminho.

Então, o filme retrata a história do homem que criou a Disney, detalhando uma trajetória de altos e baixos que todo empreendedor enfrenta, não é mesmo?

E a lição mais importante que podemos aprender com o filme é que esforço, dedicação, criatividade e força de vontade são a chave do sucesso. Afinal, se Walt tivesse desistido, hoje não teríamos um dos maiores impérios do mundo.

2) O Lobo de Wall Street

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Jordan Belfort, ex-corretor da Bolsa de Valores que começa a usar sua habilidade de persuasão para trabalhar com a venda de ações de pouco valor.

Não vamos dar spoiler, mas o protagonista não é um exemplo a ser seguido em tudo que faz. Porém, também é muito importante aprender com o erro dos outros para não repetir, certo?

Apesar de usar técnicas nem sempre muito honestas e que não devem ser replicadas, duas lições são muito importantes: para vender qualquer coisa, você deve conhecer a fundo o produto e o mercado no qual você atua para aproveitar as oportunidades que surgem pelo caminho.

Além disso, é sempre importante ter uma boa visão para o futuro, planejar estratégias e pensar positivo.

3) O Homem que Mudou o Jogo

Mais um filme baseado em fatos reais, “O homem que mudou o jogo” conta a trajetória de Billy Beanee e seu trabalho no time de beisebol Oakland Athletics. O longa foi indicado a seis Oscar, inclusive de melhor filme.

Mesmo diante de um orçamento limitado, ele não desistiu de reestruturar e melhorar o desempenho do time e o fez com brilhantismo: através de análises estatísticas e muito trabalho em equipe.

Por isso, confie nos números, estatísticas, dados e contas. Afinal, eles não erram e podem ser o segredo para o sucesso do seu negócio!

4) Coco, Antes de Chanel

Hora de falar das mulheres! Por isso, esse é um exemplo de filme para retratar o empreendedorismo feminino.

Por isso, conheça a história de Gabrielle Coco Chanel, estilista francesa que revolucionou o mundo da moda criando a famosa grife Chanel, exemplo de coragem, determinação e ousadia.

A frente das mulheres do seu tempo, Gabrielle começou a se vestir com roupas de homens para sair do padrão e quebrar paradigmas. Claro que isso chamou atenção, mas de forma positiva. Por isso, começaram a surgir diversos pedidos de encomendas e, assim, Chanel passou a produzir roupas e acessórios confortáveis e sob medida.

5) O Diabo Veste Prada

Mais um brilhante exemplo de empreendedorismo feminino que não pode faltar na nossa lista de filmes que todo empreendedor deve assistir é a história de Miranda Priestly, chefe da revista de moda Runaway.

Apesar de ser uma líder de difícil convivência, Miranda consegue nos ensinar muito sobre empreendedorismo.

Uma de suas lições é o foco no resultado. Apesar de ser grosseira em muitos momentos, a chefe consegue fazer com que sua equipe funcione e entregue resultados sempre.

Além disso, outro aspecto muito interessante do filme é a história de Andy, assistente de Miranda e que é muito maltratada. Porém, após correr muito atrás, consegue fazer coisas que pareciam impossíveis e acaba chamando a atenção de sua chefe. Afinal, o trabalho duro sempre é compensado.

6) Joy: O Nome do Sucesso

A protagonista, Joy, é o retrato de uma empreendedora de sucesso: inventou um produto para facilitar a vida das pessoas com uma solução simples, um esfregão para limpeza de casas.

Jovem divorciada, mãe de 3 filhos, com uma vida difícil e repleta de conflitos familiares, já estava pensando que seu destino era o fracasso, quando inventou seu produto e atingiu o sucesso.

Por isso, é uma história de superação que encoraja muitas mulheres a colocarem seus sonhos em prática e se destacarem no mundo dos negócios.

7) Fome de Poder

Quem aí conhece a famosa rede de lanches McDonald’s? Pois é, por trás de tamanho sucesso, existe uma história inspiradora de ascensão que não estaria ausente da nossa lista de filmes que todo empreendedor deve assistir.

Ray Kroc, vendedor de um multi-misturador de milk-shakes, conhece os irmãos Mac e Dick McDonald e o sistema “speedee”, em que o processo de produção de lanches se assemelha às linhas de montagem de Ford.

Então, impressionado com a empresa, Kroc acaba se tornando sócio e fundando a rede de franquias de restaurantes McDonald’s.

Apesar do protagonista, em muitas partes do filme, ter uma postura repudiável, ele ensina muito sobre empreender. Apenas com muita persistência, entrega e dedicação é que se alcança o sucesso.

8) Steve Jobs

Quando pensamos em marcas de sucesso, a Apple é uma das primeiras que vêm a mente, certo? Por isso, essa próxima indicação não poderia faltar. O filme é um longa que retrata três fases da vida de Steve Jobs, sócio fundador da Apple: o lançamento do Macintosh, da NeXT e do iMac.

Além de retratar a vida profissional o personagem, o filme também foca muito em sua vida pessoal. O que mais podemos aprender com esse gênio da tecnologia é a ter coragem, foco e persistência.

Sua fixação por sempre querer fazer seu melhor, sua paixão e seu domínio sobre o negócio são a chave do seu sucesso.

9) A Rede Social

“A Rede Social” narra o processo de criação do Facebook, maior rede social do planeta, e os dilemas vividos por seu fundador Mark Zuckerberg, até que ele se tornasse o jovem bilionário que é nos dias de hoje.

A narrativa trata detalhadamente todo o processo envolvendo a criação do negócio, desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado e, também, os obstáculos que surgem no caminho.

Por isso, com ele é possível perceber que apenas criatividade e genialidade não garantem a consolidação de uma marca. É preciso ter muita dedicação para colocar sonhos em prática, afinal, os bastidores de uma grande empresa podem não ser sempre glamourosos.

10) Estrelas Além do Tempo

Esse filme conta a história de três matemáticas negras que trabalhavam na NASA na década de 60 e se esforçaram ao máximo para ajudar seu país (Estados Unidos) durante a corrida espacial.

Em plena Guerra Fria, EUA e União Soviética disputavam a supremacia mundial ao mesmo tempo que a sociedade norte-americana lidava com o embate racial entre brancos e negros, fato refletido na própria NASA, em que as mulheres são obrigadas a trabalhar a parte.

Por isso, com o filme, você aprende sobre quebrar barreiras e provar competência, além de ser uma importante lição sobre empoderamento feminino e desconstrução de preconceitos raciais.

11) Como Enlouquecer Seu Chefe

A comédia satiriza a vida corporativa repetitiva e, muitas vezes, chata e exaustiva, de Peter Gibbons. Então, ele resolve largar o emprego e começa a sabotar seu trabalho, porém suas atitudes o levam a ser promovido.

O filme serve para lembrá-lo de como é bom ter controle das suas escolhas e ser seu próprio chefe.

Por isso, se você está desanimado em colocar seu sonho em prática, esse filme pode ser o gatilho que está faltando para você começar a empreender.

12) Amor em Obras

Para os amantes de comédias românticas, o filme conta a história de uma executiva de San Francisco que estava bem sucedida, mas infeliz em seu trabalho e ganha, em um sorteio online, uma pousada na Nova Zelândia.

Ao chegar no local, percebe que ele é totalmente diferente das fotos. Porém, com muita dedicação, força de vontade e ajuda dos novos amigos, ela reforma o local que muitos nem acreditavam que teria solução para vendê-lo, mas acaba se apaixonando pela nova vida e pelas pessoas que conhece no local.

Por isso, essa história pode ser bastante útil para você que está insatisfeito com seu trabalho e deseja comprar uma empresa em operação que precisa de alguns ajustes para prosperar.

13) À Procura da Felicidade

O filme conta a história de Chris, um pai desempregado, despejado e abandonado por sua esposa que tem que sustentar seu filho de 5 anos. Por isso, é uma história de superação e uma lição para quem reclama muito da vida.

Depois de muito se esforçar e nunca desistir, o homem usa suas habilidades de vendedor para conseguir um novo emprego e garantir um futuro melhor para ele e seu filho, tendo sempre em mente que “você não pode deixar que te digam que você não pode fazer algo.”

E aí, quantos desses filmes você já assistiu? Esperamos que goste das nossas dicas e que elas sejam úteis para você nesse período de isolamento social. Se quiser algum outro tipo de indicação, deixe nos comentários que preparamos para você! Fica em casa, viu?

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades