Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Como garantir um home office produtivo?

home-office-produtivo

Devido ao COVID-19, tivemos que adotar às pressas o trabalho remoto, o famoso home office. Por isso, as empresas estão tendo que se adequar para manter a produtividade e o engajamento diante do novo cenário. Mas como tornar o home office produtivo?

Antes da pandemia chegar ao Brasil, 12 milhões de brasileiros já trabalhavam de casa conforme dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Hoje esse número já é muito maior. Por isso, diversos ajustes de processos estão sendo feitos para enfrentar os desafios do trabalho à distância.

Grande parte da população que está enfrentado o home office, não está sabendo lidar com a distância uma vez que o controle fica mais difícil, e a consequência é a baixa produtividade. Porém, hoje viemos te mostrar que é possível manter a produção e o engajamento da equipe, mesmo trabalhando em home office.

Em outros artigos postados aqui em nosso blog, contamos alguns benefícios e demos dicas de ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o trabalho remoto. Então, resolvemos divulgar mais algumas dicas de como manter a produção ativa e a equipe engajada nos objetivos, com base em algumas estratégias que a nossa equipe BuyCo. está adotando. Afinal, você não está sozinho. Estamos todos juntos e vamos te ajudar a enfrentar essa nova realidade.

Abaixo listaremos algumas dicas para tornar seu home office produtivo. Então, vamos lá? Boa leitura!

Adotando o home office produtivo

Os funcionários selecionados para executar o home office precisarão ter ciência de que o comprometimento e a responsabilidade são essenciais (já eram, mas agora se tornam ainda mais). Para isso, o principal é a equipe estar bem equipada com o necessário para um bom trabalho, além de bem orientada quanto à nova forma de trabalho.

Antes de seguir em frente com as dicas, você pode fazer pequenas recomendações aos funcionários para realizarem as atividades em casa da melhor forma possível. Oriente-os a:

  • Escolher um local organizado e longe de barulho que possa retirar atenção. Nada de trabalhar na cama ou no sofá e ficar de pijama o dia todo.
  • Garantir o conforto através da cadeira e da mesa ideais, ou seja, adaptadas de forma que a coluna e joelhos estejam no ângulo de 90°, além de ambiente arejado e com a iluminação adequada.
  • Estabelecer o horário de trabalho, pois, assim como no escritório, em casa não deve ser diferente. Acabou tudo o que tinha que fazer? Hora de esquecer o trabalho.
  • Articular e fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho, para não causar estresse.
  • Ter todo o necessárias em mãos: computador, mouse, teclado, fone de ouvido, internet, uma garrafinha de água, canetas e papéis.

Agora sim, podemos prosseguir com as nossas dicas para que se tenha um home office produtivo e mantendo o engajamento da equipe. Vamos lá?

Dicas para garantir um home office produtivo

Comunicação:

foto-de-dois-homens-se-comunicando-em-videoconferencia-representando-o-home-office-produtivoO principal desafio de a equipe não estar próxima, é manter a boa comunicação interna, pois é ela que faz a empresa ser eficaz na entrega dos produtos e serviços, garantindo a qualidade dos processos. Faz sentido, não é?

Outro ponto de atenção são os mal entendidos, causados pela falta de comunicação, gerando baixa produtividade por estarem desinteressados ou mesmo insatisfeitos com alguma falha na comunicação. Por isso, estabeleça um canal de comunicação aberto entre todos os funcionários, e busque se manter o mais próximo possível de toda a equipe.

Uma boa estratégia é utilizar de plataformas de videoconferência tornando as conversas mais interativas e dinâmicas. O ideal é fazer pelo menos uma reunião rápida por dia para alinhar tarefas, tirar dúvidas, manter certo controle e trocar ideias. Mesmo de forma virtual, isso vai manter o grupo unido e motivado. Para conhecer algumas ferramentas disponíveis, clique aqui.

Eficiência na gestão:

A distância pode ser um empecilho para monitorar todos os funcionários ao mesmo tempo. Por isso, um dos fatores mais importantes para que essa transição ocorra da melhor maneira possível é planejar e adotar boas práticas, determinar regras e definir alinhamentos para toda a equipe. Faz sentido, não é?

Pensando nisso, você pode utilizar aplicativos para auxiliar na distribuição das tarefas, estabelecendo os responsáveis, os prazos para entrega e controlando o tempo para que não haja horas extras desnecessárias. Faça alinhamentos semanais ou diários, de forma a colher feedbacks e pontos de melhoria, além de manter todos sempre informados. Assim, todos saberão o que precisam fazer e quando precisam entregar uma tarefa e você poderá acompanhar em tempo real o que está sendo feito.

Autonomia e confiança:

Ao apostar na colaboração dos funcionários, as coisas conseguem fluir de maneira mais ágil e, ao possuir autonomia e a confiança dos chefes, o funcionário se torna capaz de fazer até mais do que o esperado. Para isso, estimule a confiança e a autonomia dos funcionários, para que os gestores possam focar em outras atividades e os funcionários possam se engajar e se motivar cada vez mais.

Também sabemos que a distância traz certa inviabilidade no monitoramento constante. Deixe que o funcionário mesmo ordene as atividades estabelecidas e o controle se dê de forma mais aberta. Bem melhor assim, não é?

Objetivos:

foto-de-jogo-de-dardos-representando-os-objetivos-do-home-office-produtivoFaça reuniões periódicas para estabelecer as metas de acordo com cada setor. Para isso conte com a opinião de cada colaborador, vendo quais atividades conseguem exercer e o prazo para entrega, fazendo que se sintam mais comprometidos e alinhados a objetivos comuns. Alinhe as métricas e os indicadores dos resultados das atividades exercidas.

Ao estabelecer metas e prazos, você evita que as pessoas adiem sua realização ou deixem tudo para a última hora. Assim, todos conseguirão se organizar melhor em casa, listando as tarefas que precisam ser feitas. Encoraje-os a se planejarem, criarem um cronograma de trabalho e cumpri-lo.

Pequenas pausas:

Jamais sobrecarregue demais os funcionários por estarem trabalhando em casa, pelo contrário, incentive-os com pequenas pausas. Isso gera motivação e alívio de estresse. Desafogar não quer dizer deixar que façam o que quiserem ou quando quiserem, mas sim, coordenar sem que ultrapasse os limites físicos e mentais, gerando sobrecarga de trabalho, o que não é saudável.

Por isso, peça que toda a equipe determine os horários de trabalho, evitando enviar mensagens ou fazer reuniões fora do horário determinado. Sabemos que a rotina de home office pode ser um pouco diferente para cada colaborador e isso precisa ser respeitado.  Afinal, todos têm uma vida pessoal e precisam cuidar de si mesmos, garantindo uma vida equilibrada entre o pessoal e o profissional.

Motivação:

Celebre cada conquista das metas e valorize todos os detalhes positivos da equipe. Nada combinado sai caro, não é mesmo? Então, proporcione ao time bônus para quem as atingir, como forma de festejar as conquistas, valorizando tudo o que for feito de bom pela equipe. Faz sentido, não é?

Isso tem muito impacto sobre a produção, pelo fato de todos quererem alcançar os objetivos e, consequentemente, essas iniciativas podem até aumentar a produção.

Compreensão:

Toda novidade no início é um pouco complicada e exige paciência para que tenha uma boa adaptação. Afinal, estamos passando por um momento muito delicado e a saúde mental pode estar um pouco ruim. Então, fique ao lado do seu colaborador e esteja disposto a ajudá-lo sempre. Converse e diga que está online para que ele precisar. Isso vai ajudar muito!

Outro conselho é não fazer pressão psicológica, pois pode ter efeito reverso atrapalhando a produção.  Exercite a empatia e entenda que o isolamento social pode ser estressante para todos da empresa, que estão ansiosos e apreensivos com a pandemia, o que pode gerar conflitos.

Feedbacks:

foto-de-rosto-alegre-medio-e-triste-ressaltando-a-importancia-do-feedback-para-um-home-office-produtivoÉ muito importante saber o ponto de vista dos funcionários, o que estão achando e quais as dificuldades para a empresa se ajustar no que for mais viável. Além de que, feedbacks ajudam na construção de uma equipe empenhada em produzir mais e com qualidade.

Por isso dê e colha feedbacks dos funcionários, trazendo a ideia de cultura, união e pertencimento. Pontue os pontos de melhorias, mas também elogie os pontos executados com sucesso.

Críticas e Sugestões:

Sempre ouça as sugestões dos seus funcionários durantes as reuniões. E, também, as críticas, pois nelas você encontrará os principais pontos para melhoria. Então, colha e filtre cada sugestão e cada crítica antes de qualquer decisão tomada.

A clareza é positiva para ambos os lados e faz com que todos se sintam mais integrados na busca de melhoria para a organização da empresa.

Ambiente organizacional favorável:

Proporcionar um ambiente e clima favorável deve ser prioridade, mesmo em tempos de isolamento social. Mesmo distante, não deixe que os funcionários se sintam menos importantes. Atente-se às questões que podem ser mínimas, mas fazem grande diferença no final.

Uma boa prática é, durante as reuniões, criar momentos de distrações, por isso, peça que liguem as câmeras para brincadeiras saudáveis e realizações de dinâmicas virtuais, tirando 5 minutos para falar de assuntos além do trabalho. Faça com que o ambiente fique mais leve, onde todos se sintam mais confortáveis, além de fortalecer os laços mesmo à distância. Bem melhor assim, não é?

Quem não praticava o home office antes, com certeza está estranhando em certos pontos e muitos estão queixando da redução da sua produção, não é mesmo? Não se preocupe, isso é muito comum no início, por exigir uma adaptação, além de muita dedicação.

Então calma! Não se assuste, fique tranquilo e siga nossas dicas que no final tudo vai dar certo. Temos certeza! Esse modelo de trabalho tem nos ensinado muito e é uma ótima oportunidade para aperfeiçoar a empresa e encarar os próximos dias com muita vontade de vencer.

E aí, conte pra gente, como está sendo seu trabalho home office. Você está sentindo que está menos ou mais produtivo? Queremos saber! Nós da BuyCo. estamos nos esforçando todos os dias para que toda a nossa equipe trabalhe da melhor maneira possível de casa e os resultados estão muito bons. Esperamos que na sua empresa as coisas estejam bem também. Conte com a BuyCo.!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular