Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Será que chegou a hora de vender seu negócio?

hora-de-vender-seu-negocio

As pesquisas indicam que ano a ano o número de empreendedores que estão buscando vender seus negócios vem aumentando significativamente. Há uma previsão de que uma grande quantidade de empresas estará mudando de comando. Nunca na história se observou uma mudança tão expressiva na propriedade dos micro e pequenos negócios.

Isso significa que se você for um deles, você poderá estar vendendo sua empresa em um ambiente bastante competitivo e que somente os negócios mais atrativos e mais bem preparados serão vendidos pelo que valem.

A decisão de vender seu negócio não é uma das mais fáceis de ser tomada. Deixar sua empresa, aquela que você construiu e depositou os seus sonhos, envolve um planejamento cuidadoso e sérias considerações financeiras, legais e tributarias, além de questões de estilo de vida e aspectos emocionais. Porém, é preciso ter racionalidade econômica para deixar de lado as forças emocionais e entender os reais motivos por trás do seu interesse em vender, afinal, não há nada de errado em querer vender sua empresa.

Após tomar essa decisão, muitos empreendedores se questionam sobre a melhor hora de vender seus negócios. Saber o momento certo de saída é uma questão importantíssima, pois isso impacta diretamente no preço de venda.

Um empresário que espera muito tempo pode perder oportunidades valiosas e acabar não vendendo no prazo que precisa. Já um empresário que vende às pressas pode acabar saindo no prejuízo, vendendo a empresa a um valor inferior por não ter preparado seu negócio de forma adequada.

Então, quais fatores impactam na hora de descobrir o melhor momento para vender seu negócio? Continue com a leitura do artigo para saber tudo. Então, vamos lá?

Quais fatores impactam para definir a hora de vender seu negócio?

Não existe receita mágica para encontrar a hora de vender seu negócio. Mas alguns aspectos devem ser considerados de forma a aproveitar melhor as oportunidades.

Um deles é observar os ciclos econômicos. Em geral, é melhor aproveitar os momentos em que o negócio está florescendo e as coisas vão bem na economia, tornando as pessoas otimistas e dispostas a investir em um negócio. Mas não é regra, é preciso entender sua própria empresa. Pode ser que o seu negócio prospere em tempos de baixa, tornando essa a época ideal para vender.

Além do ciclo econômico, é fundamental compreender o ciclo do seu próprio negócio. Geralmente, as empresas têm início, meio e fim. Se a empresa não se reinventa e inova, inevitavelmente, ela irá acabar. Como isso impacta na venda? Simples: potenciais compradores não irão querer uma empresa em declínio, por isso, busque vendê-la em seu pico.

foto-de-graficos-e-tabelas-representando-uma-analise-para-definir-a-hora-de-vender-seu-negocioPara isso, basta observar indicadores valiosos do seu negócio para entender se a empresa está no ápice e se é um bom momento econômico, por exemplo, o negócio está em expansão? As taxas de crescimento têm se mantido por períodos consecutivos? Os concorrentes estão começando a surgir? Você está obtendo mais dinheiro do que em períodos anteriores? Se todas as respostas foram sim, talvez seja a hora de vender seu negócio. Novamente, não é regra, podem haver outros aspectos que tornem necessária a venda em outros momentos.

Vale também observar como foram as vendas de empresas semelhantes, qual o valor pago e quais as condições. Se as oportunidades forem atrativas, aproveite o momento.

Mas lembre-se: vender uma empresa não é algo que ocorre da noite para o dia. O processo tende a demorar. Por isso, se identificou o momento, coloque a empresa a venda o mais rápido possível para não perder a oportunidade.

Como se preparar para esse momento?

Para vender sua empresa, você precisa desenvolver um plano da mesma forma que faria com um produto: é preciso torná-la atraente, afinal, compradores só estarão dispostos a investir naquilo que acreditam que dará retorno.

Por isso, a dica é simples: conte com a ajuda de um consultor ou intermediador de negócios. Eles saberão analisar o ciclo econômico, o ciclo do seu negócio, oferecer uma perspectiva sobre o que fazer e, principalmente, farão a avaliação da sua empresa para encontrar quanto ela vale.

Contar com a expertise de pessoas especialistas em compra e venda de empresas é um diferencial para o seu negócio. Afinal, o momento ideal pode estar se aproximando sem que você perceba. Estes profissionais lidam com casos de empresas a venda diariamente, por isso, a chance de encontrarem a melhor oportunidade para você é bem grande. Além disso, eles podem te auxiliar a encontrar potenciais compradores.

ilustracao-de-mulher-com-calculadora-buscando-encontrar-quanto-vale-sua-empresa-antes-da-hora-de-vender-seu-negocioSobre a avaliação de empresas, saber quanto vale o seu negócio é fundamental para avaliar ofertas e conduzir o processo de venda. Se você não sabe quanto vale a sua empresa, dificilmente saberá avaliar se o valor que um comprador ofereceu é vantajoso para você. Além disso, você pode acabar vendendo por menos do que ela vale.

É aí que a BuyCo. pode te ajudar!

Na BuyCo., nós entendemos essas preocupações e te ajudamos a aliviar muitas das ansiedades tradicionalmente associadas. Com mais de 10 anos de experiências ajudando empresários como você a vender negócios pelo máximo valor, nossos consultores de intermediação o guiarão pelo processo de venda, passo-a-passo, e fornecerão conhecimento e suporte que você precisará para chegar aos resultados que você merece.

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular