Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Os principais sinais que indicam que chegou a hora de vender sua empresa

sinais-de-que-chegou-a-hora-de-vender-sua-empresa

Se você é um empresário e está enfrentando o dilema entre vender ou não sua empresa, esse artigo é para te ajudar. Antes de mais nada, saiba que isso é normal! Recebeu uma proposta tentadora? O mercado está favorável? Você não quer trabalhar mais com sua empresa? Está enfrentando dificuldades no negócio ou na vida pessoal? Esses são alguns sinais de que talvez seja a hora de vender sua empresa.

Para isso, é preciso pensar racionalmente, se distanciar de forma crítica e analítica e refletir sobre seu momento de vida e suas motivações.

Não são apenas fatores negativos do negócio que demonstram que chegou a hora da venda. Pelo contrário: quando a sua empresa está indo bem, conseguindo um crescimento gradativo, uma margem de lucros significativa e boa prospecção é, sem dúvida nenhuma, a melhor ocasião para se vender a empresa.

Afinal, se ela estará valorizada, os potenciais compradores estarão entusiasmados com os benefícios futuros que poderão obter com a compra desse negócio. Porém, se você ainda tem planos para o negócio e acredita que ele ainda crescerá e gerará mais valor no futuro, é normal não querer vender e aguardar o que está por vir.

Por isso, é muito importante prestar atenção aos sinais de que chegou a hora de vender sua empresa. Contar com a sorte e esperar que as oportunidades caiam do céu não são uma alternativa quando se trata da sua empresa, não é mesmo? Então continue com a leitura para saber interpretar esses sinais.

5 principais sinais que indicam que é hora de vender sua empresa

Muitas dívidas e pouco lucro

ilustracao-de-pessoa-com-divida-nas-costas-para-representar-os-sinais-de-que-chegou-a-hora-de-vender-sua-empresaSua empresa estagnou e já não está mais lucrando conforme o planejado? Talvez o seu negócio está desgastado e isso está começando a comprometer sua saúde financeira. É preciso rever se vale a pena dar continuidade à empresa.

Diversos fatores podem estar por trás da baixa lucratividade: crise generalizada, poucos concorrentes, pouca inovação, muitas reclamações, baixa produtividade, problemas na gestão atual, entre outros. Por isso, é necessário analisar o que está acontecendo e planejar o que pode ser feito. Talvez seja o momento de passá-la adiante. Um novo dono, com uma nova gestão e grande entusiasmo pelo novo negócio podem reverter essa situação.

Passivo grande, mas com mercado promissor

Se sua empresa apresenta passivos volumosos a serem pagos a curto, médio ou longo prazo e não gera caixa suficiente para pagar seu endividamento é um sinal claro de que o negócio não vai bem. Esse é o caso, por exemplo, das dívidas relacionadas a questões trabalhistas ou empréstimos.  Se a dívida se torna muito grande e a empresa não consegue arcar ou se o que sobra é tão pouco, é hora de avaliar o que vale a pena.

Porém, diferentemente do sinal anterior, se ao mesmo tempo, sua empresa apresenta um mercado promissor, ou seja, suas mercadorias ou serviços estão sendo cada vez mais aceitos por vários consumidores e o público é crescente, a projeção para o futuro é favorável.

Isso demonstra que o valor da empresa não pode ficar restrito somente aos seus números contábeis. Afinal, as perspectivas futuras podem ser muito boas, o que pode impactar positivamente em uma negociação de venda.

Você está mudando o rumo da sua vida não quer mais trabalhar no negócio

Uma operação de venda revela muito sobre o momento de vida que o empresário está vivenciado. Não são apenas aspectos financeiros, mas também, vida pessoal, família e novos caminhos que podem fazer o empresário enfrentar essa decisão de vida.

Muitos empresários sentem que é hora de dar um tempo em seus negócios e se dedicar a outras áreas da vida, seja para passar mais tempo com a família e os amigos, viajar, iniciar um novo projeto, experimentar coisas diferentes ou buscar novos desafios. Por isso, muitas vezes torna-se necessário desfazer da empresa atual mesmo que ela seja lucrativa.

Por mais que essa decisão não seja fácil, em muitos casos ela se torna necessária. Persistir em algo que não é o que você deseja mais pode gerar stress, insatisfação e, aos poucos, pode minar o negócio e ocasionar sua morte. Além disso, quando você não gosta ou não sente mais prazer no que faz, isso se reflete diretamente no negócio e pode afetar negativamente os resultados da empresa.

Por isso, a melhor alternativa é se desfazer do negócio enquanto ele estiver saudável e equilibrado, para não jogar por água a baixo os anos de esforço que você dedicou, bem como, para aproveitar oportunidades de venda.

Sinais de mercado favoráveis podem indicar que é hora de vender sua empresa

O próprio mercado pode emitir sinais muito significativos sobre os momentos ideais para a venda de uma empresa. Mais uma vez: é preciso estar atento para interpretar esses sinais no momento certo para agir e realizar uma transação de sucesso para ambas as partes envolvidas.

Esses sinais podem ser empresários sondando o mercado e dispostos a investir em novos negócios ou no segmento da sua empresa, empresas interessadas em outras outras empresas, entre outros. Em geral, quando acontece uma grande operação, como uma fusão ou incorporação em algum setor, ocorrem transformações em cadeia em todas as atividades relacionadas. Assim, é possível aproveitar o momento e vender diante da oportunidade que foi aberta temporariamente.

Surgiu uma proposta tentadora

ilustracao-de-relogio-pessoas-e-dinheiro-para-demonstrar-os-sinais-de-que-chegou-a-hora-de-vender-sua-empresaVocê que já fez sua avaliação de empresas e sabe quanto seu negócio vale ou tem os dados financeiros da sua empresa em mãos, desenhou os cenários futuros e fez projeções para sua empresa nos próximos anos, chegará a um valor confiável para ela. Você pode até não estar pensando em vendê-la, mas, e se um investidor oferecer um valor bem acima daquele que foi apurado para adquirir seu negócio? Tentador, não é?

Nesse caso, se a capacidade financeira do comprador foi pesquisada e garantida, essa pode ser uma oportunidade excelente para negociar a empresa. Mas é necessário pensar e refletir sobre o seu momento. Não pense apenas em aspectos financeiros, mas no que você deseja para sua vida.

Conclusão sobre a hora de vender sua empresa

Se você identificou algum ou alguns desses sinais, talvez seja hora de vender sua empresa. Ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar.

Se sua decisão está tomada e você quer vender sua empresa, é necessário entender como funciona todo o processo. É necessário coletar informações, elaborar um laudo de avaliação de empresas, anunciar, encontrar compradores… Mas não se preocupe: a BuyCo. é especialista em vendas de micro e pequenas empresas conseguirá te ajudar nesse momento!

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular