Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

[Indicações BuyCo.] 13 Livros Que Todo Empreendedor Deve Ler

livros-que-todo-empreendedor-deve-ler

Imagino que você já esteja saturado dos dados sobre o COVID-19, certo? Então, depois de recomendar séries e filmes, separamos 13 livros que todo empreendedor deve ler. Afinal, não tem forma melhor de aproveitar esse tempo, não é mesmo? Que tal se desafiar a ler todos eles até o fim do isolamento social?

Espero que nossas indicações de livros despertem motivação para que você saia ainda mais forte dessa pandemia, tire os seus sonhos do papel e empreenda!

Então vamos lá? Boa leitura!

13 Livros Que Todo Empreendedor Deve Ler

Pode não ser tão fácil empreender, mas garantimos que, para aqueles que desejam, é muito satisfatório. E assim como qualquer outro objetivo, é preciso buscar referências com o intuito de aprimorar nossas expectativas. Quando nos deparamos com outras realidades e experiências, temos uma visão mais ampla, conseguimos formar diversas opiniões, nos tornando mais criativos e dispostos a inovar, não é mesmo?

E empreender não é apenas abrir empresas, que por si só já é algo incrível. Mas sim, é uma atividade que parte de um sonho. Por isso, é preciso ter amor pelo que faz, comprometer-se com as soluções, aceitar os obstáculos, visualizar as oportunidades, ter perseverança e assumir riscos. Ou seja, empreender está distante de ser algo simples, então nada mais valoroso do que a busca por referências para encarar essa responsabilidade tão importante.

Assim, muitos empreendedores de sucesso buscam a literatura como referencial teórico e como forma de inspiração para seus negócios, com o objetivo de assegurar sua habilidade contínua.

Lendo sobre o empreendedorismo, é possível se conectar com histórias de sucesso, entender os planejamentos estratégicos, reconhecer os pontos de melhorias e as práticas de inovação, aprender com os erros para que tomada de decisões seja cada vez mais assertiva, orientar-se a partir de métodos criativos e estar ciente de tudo que acontece dentro de um negócio.

Por isso, elencamos 13 livros que todo empreendedor deve ler! Que tal aproveitar esse período da quarentena para devorar todos eles? Então boa leitura!

Pense Simples: Você Só Precisa Dar O Primeiro Passo Para Ter Um Negócio Ágil E Inovador – Gustavo Caetano

capa-do-livro-pense-simples-para-ilustrar-texto-sobre-livros-que-todo-empreendedor-deve-lerA primeira indicação de livros que todo empreendedor deve ler não poderia ser outra. Pense Simples é uma verdadeira lição de empreendedorismo.

Inovação: quesito quase todos empresários pensam. É como um manto sagrado para o sucesso. Porém, grande parte dessas pessoas não sabe como dar o pontapé inicial ou qual rumo tomar, não é mesmo?

E é sobre isso que o escritor e CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, um empreendedor jovem e arrojado que começou bem cedo com ideias simples que se transformaram em grandes negócios, aborda em seu livro. E o que ele mais quer é ver seu leitor inovar também!

Gustavo iniciou sua jornada com apenas 19 anos e uma ideia e aprendeu a enxergar pequenos problemas, mas que precisavam de respostas rápidas. Por isso, com este livro você irá entender que, ao contrário do que se pensa e diz, inovar é simples!

O livro Pense Simples é uma coleção de experiências vividas pelo próprio Gustavo temperadas com estudos de casos de empresas brasileiras e estrangeiras que mostram que ideias simples deram lugar a grandes negócios. Mostra-se que a vida de empreendedor não é fácil, principalmente no Brasil, mas, também não é aquele mar de espinhos que se pensa.

Assim, a partir dessa leitura você aprenderá como o fracasso pode ajudar o empreendedor a moldar sua mentalidade para o sucesso, qual é o DNA inovador e a importância de ser ágil e leve.

O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas – Bem Horowitz

capa-do-livro-o-lado-dificil-das-situacoes-dificeis-para-ilustrar-texto-sobre-livros-que-todo-empreendedor-deve-lerEste livro foi escrito por um dos empreendedores mais experientes do Vale do Silício, Ben Horowitz, e conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais para ajudar empreendedores a resolverem os problemas difíceis (aqueles que ninguém ensina como tratar).

Diferente do que domina o mercado editorial de livros de negócios, Ben fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais dolorosos para um empreendedor, com um texto frio, realista e incisivo, repleto de lições e testemunhos próprios em situações reais pelas quais passou.

O autor escancara os sentimentos, sensações e armadilhas vividos por quem trabalha para gerir um negócio. Doa sua história com tanta sinceridade que provoca imediata conexão com quem já viveu algo parecido e, para aqueles que estão a caminho de viver, fornece uma excelente base. Além disso, Ben compartilha as ferramentas que usou e quais resultados obteve, mas deixa claro que não há uma lista de passos. Existem sim situações únicas que exigem soluções únicas, mas sempre há uma solução possível, pois ele já foi até lá e retornou com o exemplo vivo.

Os Segredos Da Mente Milionária: Aprenda A Enriquecer Mudando Seus Conceitos Sobre O Dinheiro E Adotando Os Hábitos Das Pessoas Bem-Sucedidas – T. Harv Eker

capa-do-livro-os-segredos-da-mente-milionaria-para-ilustrar-texto-sobre-livros-que-todo-empreendedor-deve-lerSegundo T. Harv Eker, não existe o certo ou errado, falso ou verdadeiro. Ele conseguiu superar altos e baixos da sua vida e se tornar um milionário. Neste livro ele conta como foi a superação, detalhando resultados da sua carreira.

O primeiro passo é mudar a mentalidade destrutiva e abrir a mente para desbravar todas as dicas de quem já superou momentos de altas e baixas. Só assim o empreendedor estará apto a adquirir novos hábitos através de disciplinas e crenças de evolução sobre não apenas dinheiro, mas também, unir e evoluir os mundos físico, mental, emocional e espiritual que devem andar sempre juntos!

Não importa se você esteja passando por problemas financeiros pessoais ou em seu negócio, quando iniciar a leitura deste livro perceberá uma mudança de pensamento. Assim, iniciará uma jornada rumo ao enriquecimento, reconhecendo a importância de administrar suas finanças.

Uma das lições mais importantes do livro é que o segredo para o sucesso não é evitar os problemas ou querer se livrar deles, mas aprender e crescer de forma pessoal para se tornar maior do que qualquer adversidade. Enriquecer não diz respeito apenas a ficar rico em termos financeiros. Trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo, pois como sabemos, dinheiro nenhum traz felicidade e satisfação na vida.

Com certeza esse livro te levará a ter ações mais concretas para se realizar de forma financeira. Assim como qualquer outro livro, não existe fórmula mágica, mas te ajudará a mudar suas frequências mentais e lhe fará repensar sua relação com o dinheiro. Afinal, ou você controla o seu dinheiro, ou ele controlará você!

De Zero A Um: O Que Aprender Sobre Empreendedorismo Com O Vale Do Silício – Peter Thiel

capa-do-livro-de-zero-a-umQuer tirar suas ideias do papel e se tornar um empreendedor? Esse é o livro para você! Peter, cofundador do Paypal e investidor em diversas startups, mostra como construir empresas que criam coisas novas através de perguntas chave que levam o leitor a encontrar valor em lugares inesperados.

Antes de mais nada, o livro aborda que copiar ideias já existentes não levarão o empreendedor a lugar algum. É preciso aprender com os casos de sucesso para encontrar seu próprio caminho. Por isso, os empreendedores devem buscar fazer o que ainda não é feito e da melhor forma possível para serem bem-sucedidos sem serem atrapalhados pela concorrência, criando verdadeiros monopólios.

Este é sem dúvidas um guia a respeito da evolução das empresas, permitindo que o leitor entenda cada etapa do negócio, aprenda e se prepare. Mas, mais uma vez, ele não oferece uma fórmula para o sucesso, afinal, essa fórmula não existe já que cada inovação é única. O livro apenas te ajuda a fazer as perguntas certas para atingir o sucesso.

A Startup Enxuta: Como Os Empreendedores Atuais Utilizam A Inovação Contínua Para Criar Empresas Extremamente Bem-Sucedidas – Eric Ries

capa-do-livro-a-startup-enxutaEric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração que transforma a forma como novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. Por isso, se você procura tirar suas ideias do papel ou já possui uma empresa e quer desenvolver produtos novos, aumentar a criação de valor e eliminar desperdícios, visando sempre aprender, esse livro é para você!

O autor descreve um plano para que cada empreendedor possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto. Além disso, ele traz histórias da vida real e lições aprendidas.

O objetivo do método é reduzir o ciclo de desenvolvimento de produto da sua empresa, incentivado a experimentação de diversas ideias de forma rápida até que se alcance a melhor ideia possível, economizando e aumentando a qualidade. Parece o melhor dos mundos, né?

Temos certeza de que esse livro vai ajudar muitos empreendedores, administradores e líderes a terem sucesso em seus negócios, com menos tempo e recursos!

Nada Easy: O Passo A Passo De Como Combinei Gestão, Inovação E Criatividade Para Levar Minha Empresa A 35 Países Em 4 Anos – Tallis Gomes

capa-do-livro-nada-easyProvavelmente você já ouviu falar ou usou os serviços da Easy Táxi, certo? Quem está por trás de tamanho case de sucesso é Tallis Gomes, autor do livro Nada Easy e, também, fundador da Singu.

Com esse livro, você conhecerá a realidade de quem tenta fazer com que uma startup dê certo no Brasil. Sabemos que apesar de ser um dos países que mais empreende, o Brasil é também um dos que mais mata empresas. Por isso, tirar uma ideia do papel e torná-la realidade (que já é difícil), se torna ainda mais difícil no mercado brasileiro. Mas nada é impossível e o Tallis mesmo pode comprovar!

De origem muito pobre, de uma cidade muito pequena e sem ter concluído a faculdade, Tallis é a prova viva que qualquer um pode criar um negócio de sucesso se tiver muita coragem e disciplina.

O autor apresenta o passo a passo das etapas para validar de forma correta uma ideia, transformá-la em produto, abrir um negócio, formar um time, se proteger de forma jurídica, levantar recursos e fazê-lo crescer e escalar, como também, qual a hora de vender sua empresa.

Por isso, o livro serve de guia para quem já possui uma ideia e deseja colocar em prática, de imersão para quem não faz ideia de como funciona uma startup ou de inspiração para quem já tem um produto no mercado e deseja expandir. Além disso, ele dá noções introdutórias muito valiosas sobre Marketing, Equipes e Sociedades. Você não tem desculpas para não ler!

O Poder Do Hábito: Por Que Fazemos O Que Fazemos Na Vida E Nos Negócios – Charles Duhigg

capa-do-livro-o-poder-do-habitoEsse livro está na nossa lista de 13 livros que todo empreendedor deve ler, mas, na verdade, todas as pessoas devem passar por essa leitura! O Poder do Hábito é uma leitura indispensável não só para empreendedores, mas para qualquer pessoa. Com o livro é possível perceber o impacto dos nossos hábitos em quem somos e no que podemos alcançar.

Para se esforçar menos, muitas vezes, o cérebro nos leva a automatizar rotinas e transformá-las em hábitos. A chave para mudar qualquer coisa na sua vida, seja revolucionar os negócios ou aumentar a produtividade está no hábito.

Embora de forma isolada os hábitos não pareçam ter muita importância, com o tempo, eles têm enorme impacto na saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade. Ao descobrir como eles funcionam, é possível mudar como as coisas são feitas e tornar-se mais bem-sucedido em qualquer área da vida. Charles nos leva a um novo entendimento da natureza humana e seu maravilhoso potencial de transformação.

Entendendo tudo isso, você ganha a liberdade e a responsabilidade para começar a trabalhar e refazer hábitos que podem não contribuir com seu sucesso. Maus hábitos são superados quando aprendemos novas rotinas e as praticamos incessantemente.

Isso tudo é comprovado: se observarmos o que as pessoas de sucesso têm em comum, veremos que todas conseguiram sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas e tiveram êxito transformando hábitos.

Empresas Feitas Para Vencer: Por Que Algumas Empresas Alcançam A Excelência… E Outras Não – Jim Collins

capa-do-livro-empresas-feitas-para-vencerConsiderado pela Time Magazine um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, o best-seller mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido em uma empresa desde sua concepção. Seu objetivo é responder a grande questão: por que algumas empresas prosperam, mesmo em condições adversas e outras não?

Após analisar uma série de empresas, Collins percebe que empresas bem-sucedidas têm pontos em comum: alcançam uma qualidade duradoura e conseguem se manter em um patamar superior. Nelas, quando um problema aparece, ele se torna prioridade.

Para afirmar suas conclusões, Jim apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em superioridade, além de elencar características fundamentais para uma empresa se tornar excelente. Os resultados obtidos com o estudo irão surpreender vocês, leitores, e lançar novas abordagens sobre todas as áreas da gestão da sua empresa.

Algumas lições que você aprenderá com o livro: identifique sua paixão e o que você consegue fazer melhor que qualquer pessoa no mundo e coloque isso como foco, invista em disciplina, contrate as pessoas certas, use a tecnologia com um propósito e tenha líderes exponenciais.

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol Dweck

capa-do-livro-mindsetCarol Dweck é professora de psicologia em uma das universidades mais renomadas do mundo, Stanford, e desenvolveu o conceito de Mindset: atitude mental na qual encaramos a vida e que é essencial para o sucesso. O mindset não é apenas um traço da nossa personalidade. Ele explica por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não.

De acordo com o livro, o sucesso pode ser alcançado pela forma como lidamos com nossos objetivos e é ele que define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, sendo um fator decisivo para explorar todo o nosso potencial.

Carol defende que existem 2 tipos de mindsets: o fixo que acredita que algumas habilidades são inatas e o progressivo que acredita no próprio potencial de aprender qualquer coisa. Nem precisamos dizer qual o melhor para alcançar o sucesso, certo? Sabemos que enxergar o lado positivo de uma situação ruim nem sempre é fácil. Porém, essa é uma habilidade que você pode desenvolver se controlar o mindset e isso pode influenciar de forma positiva a vida de qualquer um.

A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

capa-do-livro-a-estrategia-do-oceano-azulNós da BuyCo. somos fãs desse livro em especial. Ele foi parte importante em todo o nosso processo de ideação e criação da nossa startup.

De acordo com os autores, existem formas diversas de pensar na estratégia: o oceano vermelho que é repleto de concorrentes e com margens de lucro reduzidas e o oceano azul, isto é, aquele mercado não explorado que permite obter mais lucratividade e menos competição.

Para não esquecer, o oceano vermelho representa a guerra e o sangue entre concorrentes. Já o oceano azul é o de águas calmas e repleto de prosperidade.

Grandes cases de sucesso, como Cirque du Soleil, Tesla e Starbucks são exemplos de oceanos azuis, pois exploraram novos nichos, alcançaram rápido crescimento e sofreram menos com os efeitos da concorrência.

Para ilustrar, vamos pensar nos circos. Existem milhares pelo mundo que pouco diferenciam suas estratégias: palhaços, animais, malabarismo… Cirque du Soleil percebeu como esse mercado estava saturado e criou performances inéditas que envolvem circo, balé, teatro, música, cenografia, figurino e alta qualidade de atores.

O Jeito Disney De Encantar Clientes: Do Atendimento Excepcional Ao Nunca Parar De Crescer E Acreditar – Disney Institute

capa-do-livro-o-jeito-disney-de-encantar-clientes-para-ilustrar-texto-sobre-livros-que-todo-empreendedor-deve-lerPara uma empresa funcionar, ela precisa de clientes. Para garantir esses clientes, as empresas têm uma meta clara: atender cada vez melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços para não correr o risco de perdê-las.

No caso da Disney, os clientes são os chamados convidados e a empresa trabalha todos os dias para encontrar novas e criativas formas de atendê-los com qualidade. O livro então nos leva aos bastidores para mostrar as melhores práticas e filosofias da Disney para atender de forma mágica todos os dias e tornar a empresa um dos maiores cases de sucesso do mundo!

Nela, o conceito de serviço evolucionário está sempre em voga para moldar o comportamento de todos os colaboradores. Dessa forma, eles dedicam seus esforços para criar a melhor experiência possível aos clientes, até nos mínimos detalhes. O segredo disso tudo é simples: desde pequena, a Disney tem em sua cultura valores muito fortes que se mantiveram mesmo com tamanho crescimento. Encantar clientes envolve cultura, liderança e paciência. Não desista!

O Milagre Da Manhã: O Segredo Para Transformar Sua Vida (Antes Das 8 Horas) – Hal Elrod

capa-do-livro-o-milagre-da-manha-para-ilustrar-texto-sobre-livros-que-todo-empreendedor-deve-lerMais uma indicação de livros que todo empreendedor deve ler, mas que deve estar presente na lista de leitura de todas as pessoas. Esse livro vai mudar a sua vida! Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades, realizando verdadeiros milagres da manhã na vida dos leitores que alcançam níveis de sucesso jamais imaginados, tanto pessoas como profissionais.

O método proposto é simples e eficaz para transformar sua vida e torná-la muito mais produtiva antes das 8 horas da manhã. A mudança de hábitos e a nova rotina proposta vão proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou em qualquer outra área que precise ser melhorada.

O livro gira em torno de 6 exercícios que qualquer pessoa pode praticar nos primeiros horários da manhã. O objetivo é que ao longo do tempo os leitores conquistem seus sonhos vistos como impossíveis e transformem suas vidas. São eles: silêncio, afirmações, visualizações, exercícios físicos, leitura e escrita. Que tal dar um novo rumo à sua vida durante a quarentena?

A Arte De Fazer Acontecer: O Método GTD – Getting Things Done – David Allen

capa-do-livro-a-arte-de-fazer-acontecer-para-ilustrar-texto-sobre-livros-que-todo-empreendedor-deve-lerÚltimo indicação de livros que todo empreendedor deve ler, mas não menos importante: A Arte de Fazer Acontecer. David ressalta a importância da organização e ajuda o leitor a se manter sempre organizado a partir do método Getting Things Done (GTD), isto é, fazer as coisas acontecerem. Isso significa: mãos na massa e atenção no presente.

Aprender esse método pode não ser tão fácil e o processo pode refletir problemas ou limitações internas para se organizar. Mas uma vez aprendido, sua mente ficará bem mais clara e você não precisará mais pensar a todo o momento sobre o que você precisa fazer, nem tomar várias decisões por minuto.

O princípio do método é focar em sua tarefa atual, estabelecendo prioridades e sem distrações. Assim, visa auxiliar empreendedores a se organizarem para transformar o modo como as pessoas trabalham e vivenciam seu trabalho.

Só quando a mente e os pensamentos se organizam e se forcam é que as pessoas podem atingir produtividade, criatividade e melhores resultados.

Gostou das nossas indicações de 13 livros que todo empreendedor deve ler? Então agora, mãos na massa! Te desafiamos a ler a maior quantia de livros que conseguir antes da quarentena acabar. Boa leitura!

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados