Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Quer vender sua empresa? Conheça os principais motivos que levam empresários a vender seus negócios

motivos-para-vender-uma-empresa

Quando os negócios não estão indo bem ou mesmo quando estão e o empresário recebe uma proposta tentadora, muitos cogitam vender seus negócios. Então, essas são apenas algumas motivações por trás de vender uma empresa. Mas elas não são as únicas. Você conhece outras razões?

Preparamos esse artigo com as principais motivações que levam empresários a venderem seus negócios.

Se você é empresário e está cogitando essa hipótese, esse texto pode ser bastante esclarecedor. Se você é um potencial comprador, é sempre bom entender os motivos por parte dos antigos donos em quererem vender sua empresa, de forma a avaliar se será um bom negócio.

Então vamos lá? Boa leitura!

Vender ou não minha empresa? Eis a questão!

Esse é o dilema que muitos empreendedores enfrentam. Por mais que o negócio possa estar indo mal ou surja uma proposta quase que irrecusável, muitos consideram o processo complexo, principalmente por vínculos emocionais.

Receber uma boa proposta é bastante tentador, mas antes é preciso refletir sobre seu momento na vida e sobre as razões por trás do desejo de venda. Antes de dizer sim, vale pedir um tempo para pensar antes de responder.

O que te prende são apenas questões emocionais? Então é hora de pensar de forma racional e se distanciar de forma crítica e analítica. Por isso, o dono deve pensar e planejar muito antes de tomar decisões equivocadas.

Se você tem planos maiores para o negócio e acredita que ele ainda crescerá e será mais valioso em algum momento, é comum não querer vender e aguardar o que está por vir. Para isso é preciso planejar esse projeto e avaliar os retornos que este trará.

vender-uma-empresaSe as mudanças não forem significativas, muitas vezes vender o negócio pode ser uma oportunidade indispensável para o seu negócio ou mesmo uma transição natural para que este se torne ainda mais bem-sucedido nas mãos de um novo empreendedor.

Nem sempre a motivação para a venda está relacionada a fatores negativos, podendo ser uma oportunidade excelente para que novos compradores cresçam no mundo dos negócios. Continue com a leitura para conhecer os principais motivos que fazem empresários venderem suas empresas.

Motivos que levam empresários a vender uma empresa

Falência

Infelizmente a falência é uma realidade para muitos empresários. De acordo com o Sebrae, a maioria das pequenas empresas fecha as portas em menos de um ano de atuação.

Os motivos são: carga fiscal elevada, juros altos, desconhecimento de mercado, gestão ineficiente, falta de planejamento, crises econômicas, falta de capital de giro, entre outros.

Por isso, antes de fechar as portas, alguns empresários buscam vender seus negócios como forma de recuperar o prejuízo.

Possibilidades de lucros exponenciais

Em muitos casos, quando a empresa está crescendo muito e não tenha mais para onde expandir, fundi-la com outra marca pode trazer resultados surpreendentes.

Lucros podem se tornar maiores, a marca passa a ter mais poder e participação de mercado e ambas as empresas saem beneficiadas. Sozinhos talvez não conseguiriam investir e crescer de tal forma.

Brigas entre os sócios

O desgaste interpessoal entre sócios é um dos principais motivos que levam a venda de empresas. Grande parte dos casos se dá em casais que abrem a empresa juntos e se divorciam.

Assim, os conflitos podem se tornar recorrentes prejudicando a gestão e o andamento dos negócios e, no pior dos casos, levando a situações sem possibilidade de reconciliação.

Com isso, além do negócio começar a sofrer prejuízos, a própria relação desgastante não faz bem para nenhuma das partes. Assim, optam pela venda.

Fim de uma organização familiar

Empresas familiares são muito comuns e, ao mesmo tempo, fonte de muitas vendas.

São diversos os motivos: a empresa é muito grande e a família se tornou pequena para gerenciá-la, não há sucessores ou estes buscam carreiras diferentes ou mesmo existem muitos herdeiros podendo gerar conflitos.

Além disso, quando existe certo grau de parentesco, problemas podem tomar dimensões ainda maiores uma vez que as relações se misturam e muitas vezes saber separar as coisas pode não ser fácil.

Mudanças de rumo

É muito comum que empresários bem-sucedidos resolvam de um dia para o outro se arriscar em um ramo muito diferente, seja para buscar oportunidades mais lucrativas, conhecer novos negócios.

Com isso o dono torna-se insatisfeito, desanimado, desiste do negócio, perde sua motivação para continuar e deseja vender para encontrar aquilo que lhe motiva e interessa mais, mesmo que isso signifique novos desafios e aventuras.

Necessidade de dinheiro imediatovender-uma-empresa

Muitos empresários podem enfrentar situações em que precisam do dinheiro de forma imediata, seja por problemas pessoais, necessidade de pagar dívidas, desejo de se aposentar para aproveitar a família, viajar ou aproveitar a casa, desejo de investir em um novo projeto pessoal ou profissional.

Problemas familiares ou de saúde

Em negócios muito pequenos em que a responsabilidade é muito concentrada nos donos, é muito comum que quando surja um problema e o mesmo tenha que se ausentar por um grande período de tempo, os negócios comecem a desandar.

Exemplos seriam problemas de saúde do próprio empresário ou de algum familiar muito próximo ou mesmo mudanças de cidade ou viagens frequentes, solicitando tempo e atenção que seriam destinados ao negócio.

Conclusão sobre vender uma empresa

O vendedor deve avaliar suas razões para tomar a decisão mais assertiva sobre o rumo dos seus negócios, bem como ser transparente. Para que a empresa seja desejada por potenciais compradores, ela precisa estar com um fluxo de caixa saudável, ter uma boa reputação, ser organizada, apresentar documentos, contas e finanças em dia e ser inovadora.

Cabe ressaltar a importância de avaliar as propostas e ver se o valor oferecido está justo ou se é melhor aguardar. A pressa pode só prejudica nesses momentos. Se você já tomou sua decisão, confira o artigo com os próximos passos para a venda. Basta clicar aqui.

Para compradores, é fundamental entender as motivações de forma a avaliar se a compra será um bom negócio. Em geral, quando os motivos são pessoais, o negócio tem grandes chances de sucesso. Cabe averiguar as informações e solicitar uma avaliação de empresas.

É imprescindível planejar tudo de forma que o negócio sofra pouco com a transição. É importante esclarecer ao mercado e aos funcionários o que levou a venda e como serão as coisas daí para frente. Assim é possível evitar resistências e reduzir impactos na cultura organizacional, nos processos e nos relacionamentos.

Em todos os casos, a avaliação de empresas para a compra ou venda é indispensável. Se feita de forma periódica, é possível garantir que o empresário estará preparado para qualquer situação que possa surgir.

É aí que a BuyCo. pode te ajudar!

Quer vender a sua empresa? Então a BuyCo. tem a solução. Somos uma plataforma para compra e venda de empresas. Além disso, conheça o método BuyCo. de avaliação se você possui uma micro ou pequena empresa. Nosso método é próprio, comprovado, acessível e 100% digital.

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular