Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Networking: Entenda a Importância de Criar e Manter Uma Boa Rede de Contatos

Você provavelmente já ouviu falar que todos nós estamos a 6 pessoas de distância de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, né? Esse é o grande poder do networking!

Essa palavrinha nada mais é do que trabalhar a sua rede de contatos. Por mais simples que pareça, sua importância vem ganhando cada vez mais destaque no mundo dos negócios, sendo um dos grandes diferenciais profissionais.

Por isso, é preciso praticar e aproveitar adequadamente o poder que essa ferramenta pode gerar para o seu negócio, garantindo o maior proveito possível ao criar uma rede e nutrir pessoas que podem ser valiosas para você.

No artigo de hoje, vamos explicar o que é networking, qual a sua importância e algumas dicas para te ajudar. Boa leitura!

O Que é Networking?

A palavra network vem do inglês em que “net” significa rede e “work”, trabalho. O conceito é, basicamente, uma rede de contatos em que pessoas trocam informações e conhecimentos. Assim, é uma maneira de cultivar relações profissionais e utilizá-las para alguma finalidade, a partir da troca de informações e serviços entre indivíduos com interesse em comum.

Por mais simples que isso pareça, poucas são as pessoas que sabem aproveitar essa valiosa ferramenta. Isso porque, muitas pessoas acreditam que basta conseguir contatos. Porém, para aproveitar os benefícios que esses contatos podem trazer, é preciso estabelecer e nutrir tais relações, caso contrário, não terão valor para você.

Vale lembrar que a rede de relacionamentos é composta por diferentes perfis, desde família, amigos e colegas de trabalho, até pessoas do seu campo de atuação ou de outras áreas, mas que tem interesses comuns que podem ajudar ambas as partes. Por isso, é preciso saber como tratar cada um desses perfis e, à medida que buscar novos contatos, lembrar de cultivar os antigos.

pessoas-interligadas-por-linhas-representando-networkingO verdadeiro networking se baseia em relações de troca de longo prazo, onde você pode auferir de benefícios se oferecer algo em troca. Por isso, tenha em mente que a colaboração, reciprocidade e interdependência são as bases para que funcione.

É preciso buscar as pessoas certas e que tenham a mesma ambição que você, para que a troca seja benéfica para ambas as partes. O foco principal não é a quantidade de contatos, mas sim, a qualidade.

Qual a Importância do Networking?

Não é difícil perceber a importância que uma boa rede de contatos pode ter na sua vida pessoal e profissional. Seja para obter informações relevantes, aprofundar relações com importantes stakeholders do seu negócio, tornar mais conhecida sua empresa, aumentar sua visibilidade profissional, detectar oportunidades de negócios, desenvolver carreira e, também, comprar e vender empresas.

A convivência e o apoio de pessoas de diferentes perfis, mas com objetivos similares ou mesmo diferentes, são essenciais para ampliar a visão de mundo de um empreendedor. E isso tem um efeito multiplicador, isto e, quanto mais dispostos estivermos em ajudar os outros, mais as pessoas da nossa rede se beneficiarão e terão disposição em colaborar.

Do ponto de vista pessoal, conviver com pessoas inspiradoras permite aprimorar ideias e ampliar o potencial inovador para trilhar uma carreira muito mais promissora. Além disso, é possível ampliar conhecimentos, informações, ideias, contatos e experiências que podem abrir as portas para diversas oportunidades.

Do ponto de vista profissional, o networking é fundamental para quem está começando a empreender, como para quem já está no mercado. Isso porque, com relacionamentos certos é possível abrir as portas para diversas oportunidades, conquistar novos clientes, se conectar com investidores, validar ideias, ajudar e ser ajudado na difícil tarefa que é empreender, obter mais informações, aprofundar relações com parceiros, aumentar a visibilidade da sua empresa, trocar experiências e assim, ser mais bem-sucedido.

Além disso, se você quer comprar ou vender empresas e por isso procurou a BuyCo., saiba que um bom networking pode ser um grande diferencial. Compradores e vendedores podem se encontrar e se conectar de forma mais eficaz se tem seus relacionamentos bem desenvolvidos.

Como Começar ou Aumentar O Networking?

Antes de iniciar uma rede de relacionamentos, você deve pensar o que você oferece e qual o seu objetivo. Assim, você poderá buscar pessoas que você pode ajudar e que podem te ajudar também em prol de um objetivo comum. Afinal, as relações têm que ser benéficas para ambas as partes.

Reflita o que você está almejando: um novo emprego? Novos funcionários para a sua empresa? Expandir sua marca? Vender seu negócio? Comprar uma outra empresa? Com isso em mente, você buscará se conectar com as pessoas certas que podem te ajudar a atingir esses objetivos, mas lembre-se, você também deve ter algo para oferecer. Relacionamentos são trocas, por isso, busque criar valor para o outro.

Defina também seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você quer se conectar e que vão te ajudar a alcançar seus objetivos. Assim, você saberá lidar da forma mais adequada com os diferentes perfis de pessoas.

foto-de-pessoas-reunidas-ilustrando-o-networkingApós definir sobre esses três aspectos, hora de aparecer e iniciar os contatos. Pesquise e frequente os locais em que você acredita que pode encontrar as pessoas que quer se conectar, sejam palestras, eventos, reuniões, foruns, feiras, convenções, cursos, conferências, associações, workshops, happy hours, enfim, tudo que encontrar. Encontros pessoais são ótimos para solidificar as relações. Lembre-se de levar um cartão de visita para que possam entrar em contato com você posteriormente.

Além disso, marque sua presença digitalmente. Esteja presente nas redes sociais, mantendo foto e currículo atualizados e mantendo-se ativo através de publicações, compartilhamento de conteúdos, comentários e curtidas. Vale deixar, também, informações para que o contato com você seja mais fácil, seja por WhatsApp, telefone ou e-mail.

Mas não fique apenas esperando que pessoas entrem em contato com você, seja proativo e busque entrar em contato direto com seu público-alvo.

Dicas Extras

Para criar e manter um bom networking, algumas dicas podem ajudar:

  • Trabalhe suas habilidades de relações interpessoais: perca a timidez, saiba se expressar e comunicar de forma clara. Você pode pedir ajuda de pessoas próximas à você ou de intermediários que você conheça em comum com seu alvo para iniciar uma conversa;
  • Tendo em mente com quem vai conversar e qual o seu objetivo, vale pensar anteriormente no que vai ser dito. Já vá para os encontros com um pitch preparado sobre o que você quer abordar;
  • Já falamos e vamos repetir, ande sempre com cartões de visita e pegue também das pessoas que você conversar. Após o primeiro contato, é sempre importante falar com a pessoa novamente com certa frequência para não ser esquecido.
  • foto-de-maos-mexendo-no-celular-representando-o-networking-feito-de-forma-digitalMantenha suas redes sociais atualizadas, principalmente o Linkedin, principal ferramenta utilizada no meio profissional. Mostre o que você já fez, quais as suas habilidades e interesses, suas principais conquistas. Além disso, crie conteúdo relevante que pode despertar interesse do seu público. Tenha cuidado: filtre seus contatos e estabeleça relações que tenham significado.
  • Quem não é visto, não é lembrado! Apareça para seu público-alvo. Assim, quando surgir uma oportunidade, lembrarão de você. Com isso, sua rede vai crescendo e se tornando ainda mais poderosa.
  • Nunca, jamais e em tempo algum procure pessoas apenas quando precisar de algo. Aparecer apenas em horas oportunas torna sua imagem interesseira, podendo comprometer toda a sua rede;
  • Da mesma forma que você está procurando pessoas, pessoas também estão te procurando. Por isso, por mais que não pareçam interessantes para você no momento, você pode precisar delas no futuro. Demonstre interesse e busque saber da vida do outro também;
  • A primeira impressão é a que fica. Por isso, busque passar a melhor imagem possível, corrigir depois pode ser tarde demais.

Conclusão

Deu pra ver o quão importante é o networking nos dias atuais, certo? Por isso, comece agora a praticar. Procure os eventos que vão acontece próximos de você e busque saber onde as pessoas que você quer entrar em contato frequentam.

Corra atrás, não fique parado esperando que as coisas caiam sobre você. Se esforce para aproveitar dessa importante ferramenta.

Por último, seja sempre você! Não force uma imagem daquilo que você não é para agradar os outros. A autenticidade é muito valorizada pelas pessoas, fazendo com que você se destaque e se diferencie frente os demais.

Na BuyCo. temos uma extensa rede de contatos de pessoas que querem comprar e vender empresas. Com isso, nossos corretores aumentam as chances de concretizar transações através da nossa plataforma. Além disso, te auxiliamos em todo o processo desde a avaliação, até a concretização da transação.

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas