Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Perspectivas para 2020: um ano promissor para o empreendedorismo

“Adeus ano velho, feliz ano novo.” Mais um ano chega ao fim e ao parar para pensar, o ano de 2019 passou por altos e baixos, não é mesmo? As sucessivas reduções nas taxas de juros, as altas e as quedas históricas na cotação do dólar e o Ibovespa batendo 100 mil pontos são alguns dos muitos marcos do ano que se finaliza. Além disso, em 2019 surgiu a BuyCo.! E agora, quais são as perspectivas para 2020?

Agora é hora de se preparar para o próximo ano, que já deu indícios de uma retomada. Pensando nisso, preparamos esse artigo com perspectivas para o ano de 2020, suas tendências e como se preparar com base em análises e aprendizados de 2019.

Então, vamos lá? Boa leitura e feliz ano novo!

Antes de mais nada, vamos refletir sobre 2019…

2019 não foi um ano muito animador para os empreendedores. De acordo com as análises do Fundo Monetário Internacional, a economia da América Latina estagnou ou regrediu devido, principalmente, ao Brasil. Esse cenário se refletiu de forma rápida no consumo e os brasileiros passaram a frear as compras. Como consequência, a produção também apresentou queda.

Apesar disso, a inflação se manteve estável e voltou a crescer apenas a partir do segundo semestre. Além disso, o recente encaminhamento da reforma da Previdência demonstra uma aparente retomada do desempenho econômico.

Por isso, é quase unânime por parte dos economistas que a recuperação da economia brasileira em 2019 foi lenta. Esse fraco desempenho não favoreceu a ampliação da geração de caixa, fazendo com que o número de micro e pequenas empresas inadimplentes batesse recorde histórico, que hoje representam 95% do total das empresas inadimplentes no país.

Mas o Brasil é um país de empreendedores e 39% dos brasileiros estão a frente do seu próprio negócio, então é hora de conhecer os próximos capítulos sem desanimar. Até porque, mesmo no ano difícil, as pequenas empresas criaram 670 mil vagas em 2019 e foram responsáveis por 90% dos postos de trabalho com carteira assinada.

Para o ano de 2020, espera-se uma possível virada para os negócios, como veremos abaixo. Vamos lá?

Quais as perspectivas para 2020?

Temos uma ótima notícia: se você quer empreender, a hora chegou! O clima para o próximo ano é de otimismo e retomada da economia, de forma gradual e sustentável, depois de uma recessão histórica. E isso deve ser puxado, principalmente, pelas micro e pequenas empresas.

2015 e 2016 foram anos marcados por recessão. Já em 2017 a economia conseguiu vencer a retração, elevando o PIB em 1%, nível que foi mantido em 2018. A promessa de retomada ficou para 2020, com uma previsão de 2,32% de crescimento, conforme o Ministério da Economia.

Os sinais são evidentes: os juros mais baixos da história, a redução do risco país, a queda da inflação para abaixo do esperado (3,26%), a expansão do crédito e a retomada da confiança do empresário, além da conclusão da votação da Nova Previdência. Isso tudo abre um caminho promissor para o aumento da produtividade e do crescimento nos próximos anos.

Mas cuidado, isso não significa que você não precisa se planejar, viu? Planejamento é fundamental em qualquer situação, até porque, apesar de perspectivas otimistas, a retomada será lenta e gradual. É preciso enxergar o novo ano como uma oportunidade de recuperação.

Tendências para o empreendedorismo em 2020

ilustracao-de-homem-segurando-foguete-representando-as-boas-perspectivas-para-2020Como vimos, as perspectivas para 2020 aparentam ser boas, mas é preciso se preparar, certo? Então devemos ficar atentos para as tendências do novo ano para aproveitar essa oportunidade!

Empreendedorismo jovem

No Brasil, 1 em cada 3 empresários já pensava em abrir seu negócio próprio antes de completar 18 anos, de acordo com dados do Sebrae. Além disso, o mesmo estudo mostra que os jovens brasileiros estão se preparando melhor, buscando capacitações em negócios e realização pessoal.

Crescimento dos MEIs

O número de MEIs chegou a 9,2 milhões em novembro de 2019. Isso se deve, principalmente, ao crescimento do desemprego, já que essa é uma opção simples e acessível. Isso também representa uma redução do número de negócios informais.

51% dos MEIs são pessoas que deixaram um emprego com carteira assinada para empreender em 2019.

Medida provisória da Liberdade Econômica

A temida burocracia do ambiente de negócios está reduzindo, o que motiva e gera ainda mais confiança para os empreendedores em 2020, já que as obrigações dos empresários serão reduzidas.

Otimismo das micro e pequenas empresas com as perspectivas para 2020

De acordo com dados do Sebrae, 59% dos pequenos empresários estão otimistas e acreditam na melhora do cenário econômico e 58% pretendem investir em negócios nos próximos 12 meses. 62% acreditam que terão aumento no faturamento e 93% confiam na capacidade do governo atual em melhorar as condições das empresas.

Além disso, os pequenos negócios têm sido um dos maiores alavancadores da economia brasileira, pois são os que mais têm gerado emprego e renda.

Negócios em alta em 2020

Ainda não sabe em que setor quer atuar? Separamos 6 ideias que prometem bons resultados em 2020:

  • Produtos veganos ou vegetarianos, alimentação saudável e gourmet: a população está passando por uma transformação cultural na alimentação, já que muitas pessoas estão reduzindo o consumo de carne, buscando produtos orgânicos, diet/light, sem glúten ou sem lactose, bem como, uma alimentação de maior qualidade;
  • Brechós: a economia compartilhada está em alta e a população está mais preocupada com o consumo sustentável, logo, os negócios que visam reaproveitar o velho ou usado terão destaque;
  • Coworking: outra alternativa de economia compartilhada que está crescendo, concentrando no mesmo local, profissionais, serviços e recursos. Outros fatores que impulsionam esse mercado são o aumento do desemprego e a crescente busca para trabalhar em casa;
  • Micro cervejarias: as cervejas artesanais estão crescendo cada vez mais, com novos aromas e sabores;
  • Mercado de Pets: as pessoas estão gastando cada vez mais com seus bichos de estimação e, buscando, cada vez mais, novos produtos e serviços, sejam pet shops, lojas especializadas, clínicas veterinárias, produtos saudáveis, entre outros;
  • Cafés especiais: o Brasil é o segundo país mais consumidor de café do mundo e a busca por cafés especiais vem crescendo cada vez mais.

Como se preparar diante das perspectivas para 2020

foto-de-homem-diante-de-seu-computador-pesquisando-as-perspectivas-para-2020Já falei e vou repetir: o planejamento é a chave do sucesso para aproveitar as prósperas expectativas para o ano de 2020. Isso porque não sabemos com toda certeza como será o novo cenário. Por isso, para se preparar, preparamos algumas dicas:

  • Pesquise e estude seu mercado-alvo: faça uma pesquisa de mercado, busque referências sobre o desempenho econômico nos últimos anos, o comportamento durante as crises e as projeções para o futuro no setor que você quer atuar, conheça os concorrentes, os fornecedores e o público alvo. Informação é poder.
  • Identifique as melhores oportunidades: procure oportunidades que ainda não foram exploradas ou que ainda não estão saturadas no mercado. Confirme se sua ideia interessa aos clientes. Fique de olho nas tendências! Avalie se a sua ideia de negócio está na lista de tendências para o próximo ano e crie diferenciais competitivos para se posicionar.
  • Dedique-se ao seu plano de negócios: elabore um plano de negócios robusto e que contenha detalhes para garantir o sucesso da sua empresa. Vale criar cenários e planos de ações para cada um deles de forma a se preparar para qualquer situação que ocorrer. Além disso, é fundamental fazer um estudo de viabilidade para garantir que você possui capacidade financeira.
  • Saiba fazer Networking: o futuro dos pequenos e médios negócios depende da capacidade de conhecer e firmar parcerias com as pessoas certas. Por isso, participe de eventos, cursos e feiras já com um propósito em mente.
  • Tenha metas claras e alcançáveis: escolha os objetivos que você quer alcançar, difíceis, mas factíveis. Divida essas metas para saber o que fazer em cada momento. Assim, é possível saber o que e quando cada coisa precisa ser feita, evitando que você se perca no caminho.

Conclusão

Se você já empreende ou quer empreender, é preciso tirar proveito do cenário atual, enxergar oportunidades onde os outros não vêm, criar diferenciais, se planejar e criar coragem para tirar esse sonho do papel. Avalie todas essas perspectivas para 2020 e garanta seu sucesso!

A BuyCo. tem como missão transformar a forma como o empreendedorismo acontece. Conheça nossas oportunidades de empresas à venda e venha com a gente fazer essa revolução. Conte conosco também para avaliar esses negócios!

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, desejamos um feliz ano novo, repleto de realizações e de muito sucesso para você! Até ano que vem!

 

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular