Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Como preparar a empresa para a venda?

A decisão de vender uma empresa envolve muito preparo. Isso porque o processo não acontece da noite para o dia: é preciso definir o valor de venda, anunciar, encontrar os compradores, negociar, apresentar os documentos, cuidar da papelada… Por isso, preparar a empresa para a venda é um diferencial para o sucesso da transação.

Só com tudo preparado é que a venda será mais rápida e bem-sucedida. E esse preparo acontece muito antes de colocar a empresa à venda. Além disso, caso você decida dedicar tempo e esforço para realizar melhorias no negócio, essa preparação pode levar pelo menos um ano. Por isso, se você quer vender, comece a se preparar hoje para maximizar o valor a longo prazo. Por isso, faça um plano e coloque no papel todas as ações que devem ser tomadas e a data de cada uma delas.

No artigo de hoje, preparamos algumas dicas para te ajudar a preparar a empresa para a venda.

Então vamos lá? Boa leitura!

Por que preparar a empresa para a venda?

Preparação é a palavra-chave para uma venda de sucesso. E esses processos acontecem muito antes de colocar a empresa à venda. Isso porque, apenas com uma empresa preparada que será possível atrair bons compradores e despertar interesses pelo seu negócio.

Compradores só vão decidir investir em uma empresa que se mostre organizada, com os documentos em dia e com os dados de fácil acesso. O preparo da empresa permite que o comprador conheça mais ainda o negócio, mas também, que você conheça ainda mais sua própria empresa, para melhorar os pontos de atenção e responder as perguntas de forma clara e objetiva.

Ao preparar a empresa é possível valorizá-la ainda mais, encontrando os pontos fortes que devem ser enfatizados e aprimorando os pontos que ainda merecem melhorias. Esse preparo, além de agilizar e facilitar a venda, mostra seu cuidado para com a empresa, o que aumenta o número de interessados e melhora as ofertas.

foto-de-homem-em-duvida-sobre-como-preparar-a-empresa-para-a-vendaSó com a preparação será possível encontrar um valor justo de venda, criar um anúncio de qualidade, encontrar e convencer os compradores, preparar argumentos de venda para as negociações, se antecipar de possíveis objeções e resistências, organizar documentos para ter tudo em mãos quando solicitado e muito mais!

Entenda o processo de preparação como uma “arrumação da casa”. Mas atenção: isso não significa maquiar ou omitir dados ou apresentar realidades diferentes apenas para fazer uma venda rápida. A preparação tem como objetivo dar máxima transparência ao processo para agilizar a venda seguindo todos os passos necessários, bem como, fornecendo todos os dados para o comprador para que ele tome sua decisão.

Por fim, o número de empresários querendo vender suas empresas têm crescido muito. Isso significa que você lidará com um ambiente muito competitivo e, negócios atrativos e bem preparados tendem a sair na frente!

Antes de preparar a empresa para a venda, tenha claro o motivo e o momento que está você passando

A primeira pergunta que os compradores farão ao verem sua empresa à venda será o motivo. Por isso, esse dado precisa estar muito claro para quem vende, tanto para responder à pergunta de forma sincera, como para ter certeza da decisão, o que evita frustrações.

Não tenha medo de contar os reais motivos para a venda da empresa. Não caia no preconceito de mercado de achar que uma empresa à venda é sinal de que ela está quebrando. Mesmo que isso seja o motivo, é possível contornar a situação e mostrar que uma nova gestão pode reverter a situação, não é mesmo?

Por isso, tenha a maturidade para entender seu momento e aceitá-lo como parte da jornada empresária. Os principais motivos de venda são:

Assim, ao entender seu motivo, entenda também o seu momento como uma fase normal da vida empresária e comece a praticar o desapego do negócio que você tanto se dedicou para construir para começar a se preparar para passa-lo a um novo dono.

Como preparar a empresa para a venda?

Depois de entender seu motivo e seu momento, é hora de começar a preparação da empresa para a venda. É essa a fase que irá dar sustentação para todo o processo de venda para que ele seja mais ágil e bem-sucedido, passando um pente fino em toda a empresa. Faz sentido, não é mesmo?

Por isso, para preparar a empresa para a venda, você deve seguir alguns passos. São eles:

Faça a avaliação da sua empresa

foto-de-pessoa-calculando-o-valor-de-uma-empresa-para-preparar-a-empresa-para-a-vendaCalcular o valor de uma empresa é o primeiro passo para a venda. Com um laudo em mãos, você abre um leque de oportunidades na sua vida empresária e não perde nenhuma delas por desconhecimento. São elas:

  • Precificar e acelerar a venda com base no valor justo da sua empresa;
  • Apresentar um documento comprobatório para os compradores;
  • Entender e apresentar seu desempenho empresarial;
  • Tomar decisões mais estratégicas e assertivas na hora da venda;
  • Captar novos sócios e investidores;
  • Propor a venda da sua parte ou de um sócio na sociedade;
  • Valorizar ainda mais sua empresa para a venda.

Chegar ao valor de uma empresa não é tarefa fácil e requer muito cuidado, imparcialidade e expertise. Valores altos demais podem afastar bons compradores e valores baixos demais podem significar prejuízos para você, não é mesmo?

É possível que o dono tenha um valor em mente, mas é preciso submeter o negócio a uma avaliação profissional para chegar ao valor justo do negócio sem prejuízo à nenhuma das partes, afinal, os compradores não vão acreditar apenas no que você fala.

É aí que a BuyCo. começa a entrar em ação: criamos uma ferramenta 100% online e baseada em algoritmos de inteligência artificial para calcular, em apenas 5 minutos, o valor da sua empresa com base no método BuyCo. Assim, você poderá fazer uma negociação justa, segura e com muito mais chance de sucesso. Para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Organize todos os documentos e os dados

Potenciais interessados no seu negócio não tomarão uma decisão se não tiverem dados confiáveis em mãos. Por isso, você deve organizar todos os documentos para tê-los prontos e em dia quando solicitados. Provavelmente, grande parte deles já foram levantados no momento da avaliação. Essa organização será um diferencial para garantir transparência, confiança e segurança para os compradores tomarem uma decisão mais rápida e assertiva.

Preocupe-se com o financeiro, pois, em geral, esse é o primeiro ponto observado por compradores. Prepare as demonstrações dos últimos anos, o fluxo de caixa, os orçamentos planejados e realizados e o balanço patrimonial. Atente-se à veracidade, organização e completude dos dados, pois, provavelmente, os compradores irão solicitar um processo de due diligence e, caso encontrem alguma discrepância, você perderá sua credibilidade.

Além disso, quite todas as dívidas e revise todos os contratos vigentes no seu negócio, seja com os parceiros, os funcionários, os consultores, as empresas terceirizadas, a locação do imóvel, os empréstimos, entre outros. Entenda em que condições eles estão com relação a cumprimento e a prazos para passar para compradores.

Por fim, garanta que as licenças, os alvarás e os seguros estão em dia e de fácil acesso para quando o comprador solicitar. Revise todos eles para tê-los frescos e em mente no momento de apresentar ao comprador.

Prepare também um documento a respeito dos clientes, dos produtos, dos serviços, das patentes, das tecnologias e da propriedade intelectual. Tudo isso ajuda a valorizar ainda mais a empresa.

Caso solicitem novos dados, não mostre resistência e apresente tudo que for preciso. Se você tentar ocultar algum dado pode trazer desconfiança ou problemas futuros após a transação se concretizar. Além disso, tenha conhecimento completo sobre o negócio para sanar todas as dúvidas que possam surgir durante as negociações.

Faça um bom anúncio de venda da sua empresa

Para encontrar compradores, é preciso divulgar sua empresa em um ambiente profissional e que gere credibilidade ao seu negócio. Aqui a BuyCo. entra em cena de novo: somos uma plataforma especializada em venda de empresas e fornecemos um espaço gratuito para você anunciar seu negócio de forma segura, eficiente, com amplitude nacional e grande fluxo de compradores interessados.

Prepare um anúncio e uma apresentação a altura do seu negócio, destacando os principais diferenciais com descrições completas, fotos e números atrativos (desde que sejam reais e comprovados).

foto-de-pessoa-fazendo-anuncio-da-empresa-na-buycoVale destacar que se você fizer a avaliação da sua empresa com a BuyCo., seu anúncio aparece em destaque, pois garantimos que o valor encontrado já passou por nossos consultores e sua empresa é, então, um bom negócio para possíveis compradores.

Prepare como será a comunicação da venda aos funcionários, parceiros e clientes

Para evitar dados equivocados e distorcidos, bem como, evitar resistências e inseguranças, é preciso planejar como será comunicada a venda aos funcionários, parceiros, clientes e demais partes interessadas. Mostre as vantagens da venda e tranquilize-os em relação ao futuro para que comecem a se preparar para as mudanças.

Isso é muito importante, tanto pela consideração com as pessoas envolvidas no negócio, como para o mercado reagir bem à mudança. Caso esse comunicado não seja bem preparado, isso poderá se refletir no negócio, bem como, ser usado por concorrentes contra sua empresa diante do momento de incerteza.

Mas atenção: você só deve comunicar a sua decisão de venda quando a mesma se concretizar. Caso contrário, concorrentes podem prejudicá-lo, funcionários com receio podem buscar novos empregos, parceiros podem parar de trabalhar para você e clientes podem acabar buscando outras soluções. Preserve o sigilo o máximo que conseguir e lembre-se de assinar um Acordo de Confidencialidade para trocar dados com possíveis compradores com segurança.

Conte com a ajuda de consultores especializados

Tentar vender a empresa por conta própria é muito mais difícil e demorado. Por isso, indicamos que você entre em contato com nossos consultores de negócios. Empresas preparadas de forma profissional para a venda conseguem ser vendidas mais facilmente e por um melhor valor.

Além de te ajudarem a vender a empresa e buscarem compradores qualificados, todos os nossos profissionais são treinados e certificados pela BuyCo. para te auxiliar em todas as etapas do processo, permitindo que você se dedique ao negócio e não deixe que a venda atrapalhe o desempenho da empresa e garantindo todo o sigilo, imparcialidade e profissionalismo na transação. Afinal, é fundamental que o negócio sofra o mínimo possível durante sua venda, não é mesmo?

Pense no consultor como um facilitador ou intermediador imparcial da venda, que fornecerá todo a sua expertise e network para te assessorar ao longo do processo de forma transparente, imparcial e segura.

foto-de-empresaria-e-consultora-para-preparar-a-empresa-para-a-vendaAlém disso, o consultor poderá te ajudar a identificar se os dados contábeis e financeiras da empresa são adequadas para a venda, apontar oportunidades de melhoria para valorizar a empresa, preparar a documentação necessária para apresentar para investidores e muito mais!

Prepare-se para as negociações

Quando encontrar bons compradores, você precisará negociar, argumentar e preparar respostas sólidas com base nos pontos fortes e oportunidades que o negócio pode oferecer, além de soluções para eventuais pontos fracos. Antecipe-se, afinal, todos os compradores vão tentar abaixar o preço ao máximo. Esteja atento às armadilhas e não tenha pressa. Saiba avaliar propostas e analisar se o valor oferecido é um bom negócio ou se é melhor esperar. Além disso, pesquise o possível comprador para não passar seu negócio para qualquer um.

Chegaram em um consenso? Hora de fechar o contrato!

Ah, não conte com uma saída imediata. É preciso planejar toda a transferência da empresa para o novo dono, bem como, garantir que sua adaptação seja a melhor possível. Esteja presente para ajudá-lo no que for preciso!

Com tudo pronto, é hora de se despedir dessa etapa tão importante da sua vida. Como tudo na vida, existe hora para começar e parar para se dedicar a um novo momento!

E aí, vamos dar o primeiro passo para vender sua empresa? Clique no botão abaixo para saber quanto vale o seu negócio:

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular