Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

9 Principais Erros em Anúncios de Venda de Empresas

Como já vimos aqui no Blog, para atrair bons compradores e destacar sua empresa diante das diversas oportunidades à venda, é preciso buscar uma boa plataforma de venda, bem como, fazer um anúncio a altura do negócio, que seja atrativo e de qualidade. Porém, muitas pessoas cometem vários erros em anúncios de venda de empresas.

Já abordamos algumas dicas para destacar o anúncio de venda da sua empresa, mas hoje, vamos abordar os principais erros em anúncios de venda de empresas para que você fuja de todos eles.

Então vamos lá? Boa leitura!

9 Principais Erros em Anúncios de Venda de Empresas

Fez o anúncio de venda da sua empresa e ninguém entrou em contato com você? Provavelmente, algum erro foi cometido na criação do seu anúncio. Então, confira abaixo os principais erros cometidos nos anúncios de venda da sua empresa para ver se algum deles foi a causa disso tudo!

1) As Informações da Sua Empresa Estão Incorretas ou Incompletas

Ao criar um anúncio, o primeiro passo é preencher corretamente as informações do seu negócio. Geralmente, as principais são: CNPJ, nome, nome fantasia, data da fundação, telefone e e-mail de contato, setor, ramo, redes sociais, site, faturamento, lucro, fotos, localização, valor de venda e descrição detalhada.

foto-de-pessoa-preenchendo-erros-em-anuncios-de-venda-de-empresasVocê conferiu se todas elas estão corretas e completas? Isso merece muita atenção. Já pensou se ao invés de colocar um faturamento de R$ 50.000, você se esquece de um zero e coloca R$ 5.000? Provavelmente isso pode afastar muitos interessados.

Além disso, garanta que os dados para contato estão corretos. Se você colocou o telefone errado, muitas pessoas podem estar entrando em contato, mas não estão conseguindo falar com você. Por isso, confira tudo nos mínimos detalhes.

2) A Descrição da Sua Empresa é Muito Longa e Sansativa (Ou Muito Curta) e Contém Erros

O próximo entre os principais erros em anúncios de venda de empresas é em relação à descrição. Isso porque, poucas pessoas têm paciência para ler textos muito grandes. Assim, a maioria das pessoas perdem a atenção quando encontram muitos detalhes ou informações irrelevantes e isso pode estar afastando possíveis compradores. Por isso, é importante ser breve e objetivo e, caso haja interesse, o comprador entrará em contato para tirar dúvidas e entender melhor sobre o seu negócio.

O importante é destacar os pontos fortes, os diferenciais e as perspectivas futuras da sua empresa de forma sucinta e indo direto ao ponto. Por isso, foque em chamar a atenção e gerar vontade no comprador.

Isso não significa que você deve colocar informações de menos (o que também pode afastar compradores). Por isso, nunca deixe de fora os fatos essenciais que o comprador precisa ter conhecimento e que podem despertar seu interesse, caso contrário, você causará desinteresse ou até desconfiança com tão poucas informações.

Recomendamos que você faça um levantamento das informações da sua empresa, selecione aquilo que a destaca e deve ser mencionado e descarte o que pode ser mencionado posteriormente ou que não é tão relevante.

Por fim, atente-se ao texto do anúncio. É importante que ele seja muito bem redigido, de fácil leitura, claro e sem duplos entendimento. Um erro de português pode passar uma imagem negativa da sua empresa, demonstrando pouco profissionalismo e cuidado. Revise quantas vezes for necessário e peça para uma outra pessoa ler também para evitar erros!

3) Você Está Disponibilizando Informações Confidenciais

Como vimos acima, a descrição da sua empresa não pode ser muito longa, nem muito curta. Mas um cuidado é muito importante: nunca insira informações confidenciais da empresa no anúncio de venda.

foto-de-cadeado-para-ilustrar-informacoes-confidenciais-como-um-dos-erros-em-anuncios-de-venda-de-empresasAlém de garantir sua segurança, isso aumenta as chances de venda, pois caso seu anúncio tenha informações confidenciais, o comprador pode se desinteressar, pois não vai querer comprar um negócio que tem informações expostas na internet.

Informações confidenciais devem ser passadas em um segundo momento e, somente, após a assinatura de um acordo de confidencialidade.

4) Você Está Omitindo ou Mentindo

Um dos grandes problemas nos anúncios de venda de empresas são informações falsas ou omissões. Já vimos casos de pessoas que colocaram margens de lucro completamente fora da realidade de qualquer empresa e quando os compradores fizeram uma rápida pesquisa, viram que os números eram inverídicos, fazendo com que o anúncio perca toda a sua credibilidade.

Seja honesto e escreva somente o que sua empresa é de fato e que você pode comprovar. Além disso, não esconda problemas para tornar seu negócio mais atrativo. Evidencie-os e mostre como eles foram ou podem ser resolvidos. A credibilidade que você passa no seu anúncio é a primeira impressão a respeito da sua empresa, o que é fundamental para atrair ou não compradores.

5) Você Parece Ansioso, Desesperado ou Empolgado Demais

Já vimos vários anúncios com frases como “vendo urgente” ou “oportunidade única e imperdível” e, em alguns casos, em letras maiúsculas. Isso pode demonstrar que você faria qualquer coisa para vender a empresa ou pode pressionar compradores, o que pode acabar afastando pessoas, gerando desconfianças ou até atraindo compradores predadores que abaixarão o preço da sua empresa ao máximo.

6) Seu Anúncio Está Sem Fotos ou Com Fotos em Baixa Qualidade: O Mais Comum dos Erros em Anúncios de Venda de Empresas

foto-de-restaurante-para-ilustrar-erros-em-anuncios-de-venda-de-empresasO apelo visual é um dos mais importantes no anúncio de venda da sua empresa, porém, muitas pessoas acabam não colocando fotos ou colocando-as em baixa qualidade, o que afasta muito os compradores. Anúncios com fotos recebem o dobro de visualizações.

Invista em fotos de boa qualidade, com cores vibrantes e que chamem atenção para destacar seu anúncio e mostrar qualidades da sua empresa. Essa é a primeira impressão do comprador em relação ao ambiente da sua empresa, por isso, quanto mais fotos, melhor. Vale colocar fotos da fachada, do ambiente interno, das máquinas e equipamentos, dos funcionários e clientes.

Compradores gostam de ver as instalações, a parte interna e externa e como o negócio se configura e, ao verem as imagens, conseguem se imaginar trabalhando no local o que desperta muito interesse.

7) É Difícil Falar Com Você

No primeiro erro, falamos sobre a importância das informações de contato estarem completas e corretas, mas de nada adianta tudo estar lá se você não atende às ligações ou responde às mensagens e e-mails.

Frequentemente, compradores entram em contato conosco, pois não conseguem falar com determinados vendedores e acabam se frustrando e perdendo interesse.

Por isso, fique atento, atenda rapidamente as ligações e responda tudo o quanto antes e, caso não consiga, retorne o mais breve possível. Seja acessível e fácil de encontrar, incluindo um canal fácil de comunicação no qual você sempre está disponível.

8) Você Não Entende o Perfil dos Possíveis Compradores

Ao criar seu anúncio, é importante que você pense em quem são os possíveis compradores interessados na sua empresa e o que eles buscam. Ao saber para quem e como oferecer, você aumenta muito as chances de venda da sua empresa.

Já pensou se seu público quer saber sobre seus clientes e sua localização e você não abordar nada disso na descrição? Quem poderia se interessar, ao não encontrar as informações que está buscando, vai acabar não se interessando.

Por isso, use palavras-chaves para destacar o que é importante e valorizado pelo público que você acredita que vai se interessar pela sua empresa. Quando comprador e vendedor conseguem estabelecer uma comunicação e identificação, a chance de sucesso é muito maior.

9) Você Não Fez a Avaliação da Sua Empresa: O Pior dos Erros em Anúncios de Venda de Empresas

foto-de-pessoa-calculando-o-valor-de-sua-empresa-para-evitar-erros-em-anuncios-de-venda-de-empresasEntre os principais, o pior dos erros cometidos em anúncios de venda de empresas se dá por não fazer a avaliação do negócio. Se você não fez a avaliação da sua empresa, você corre o risco de ter colocado um valor muito alto que afastou compradores ou um valor muito baixo que gerou desconfiança a respeito do seu negócio. É muito importante estabelecer um valor que esteja de acordo com o mercado.

Ao fazer a avaliação da sua empresa, você anuncia seu negócio com base no seu preço justo, sem prejudicar nenhuma das partes. Além disso, compradores tendem a comprar empresas apenas após a avaliação, pois além de ter o valor comprovado, entendem melhor a saúde financeira e as perspectivas de crescimento da empresa após uma análise profissional, segura e imparcial. Empresas avaliadas tem cinco vezes mais visualizações que as demais.

Por fim, as primeiras empresas que aparecem em nosso site possuem a tag “Avaliada”, tornando-as destacadas entre as demais, pois elas já fizeram a avaliação.

BuyCo. desenvolveu uma metodologia própria, comprovada, gratuita e 100% digital para avaliar micro, pequenas e médias empresas. Nosso algoritmo de inteligência artificial utiliza de 5 métodos de cálculo com base em 54 perfis de empresas de forma a ponderá-los e encontrar o valor mais assertivo de venda. Para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades