Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Teaser: conheça o primeiro documento do processo de venda de empresas

Após tomar a decisão de vender a empresa, chega o momento de prospectar compradores. Porém, essa busca não é simples como a oferta de um produto ou de um serviço, afinal, você está vendendo uma empresa e, por isso, precisa de um processo ainda mais profissional e técnico. Por isso, para dar início à prospecção e à oferta da empresa, é preciso elaborar o Teaser. Você sabe o que é um Teaser? Ainda não? Então não se preocupe, é sobre ele que falaremos nesse artigo!

Então vamos lá? Boa leitura!

O que é o Teaser?

O Teaser é um documento indispensável na hora da venda de uma empresa. Isso porque, para garantir o sucesso e um bom preço de venda, é preciso saber apresentar e vender a empresa de forma profissional e atrativa, não é mesmo? Assim, com esse objetivo, surge o Teaser, um documento profissional no qual se destacam os negócios, as finanças, o crescimento projetado, os clientes e outros aspectos importantes para atrair potenciais compradores. Faz sentido, não é mesmo?

foto-de-homem-com-teaser-em-maosLogo, podemos entender o Teaser como um documento de uma ou duas páginas, que visa resumir as principais características do negócio a venda e do mercado, ainda sem mencionar o nome da empresa, com o objetivo de atrair potenciais compradores para o processo de negociação. Então, ele será o primeiro documento que vai ser apresentado para potenciais investidores e compradores para atraí-los, o que torna a venda mais simples e eficiente ao apresentar uma visão geral da empresa, que conste seu modelo de negócios, seus aspectos de diferenciação e seus principais índices econômicos e financeiros. Legal, não é mesmo?

Algumas etapas de coleta de dados antecedem a elaboração do Teaser e o conteúdo desse documento será o resumo de uma série de dados sobre a empresa que foram consolidadas em um momento anterior. Assim, com todas elas em mãos, deve-se organizá-las em um documento que valorize a empresa, mas que não exponha o negócio, não é mesmo?

Ao reunir todos esses dados, é possível entender o contexto estratégico e elaborar o Teaser como documento para prospecção de mercado.

Legal, não é mesmo? Então agora vamos ver quais dados devem estar no Teaser. Vamos lá?

Quais dados devem estar contidos no Teaser?

Como vimos acima, o Teaser é o resumo de diversos dados que foram levantadas antes de sua elaboração. Em geral, os dados contidos em um Teaser são:

  • A visão geral sobre o setor de atuação, bem como, o cenário competitivo em que a empresa atua;
  • A descrição da empresa destacando o que a ela oferece ao mercado e qual a sua capacidade, seu modelo de negócios, sua natureza e os tipos de produtos e de serviços;
  • O local da sede da empresa por região, mas sem expor o endereço específico. Isso é importante para compradores analisarem uma possível sinergia ou entrada em um novo mercado;
  • O resumo financeiro. Essa é a sessão mais delicada e importante do Teaser, pois não se deve expor a empresa, mas é preciso atrair compradores e muitos deles estão interessados apenas em empresas de certo perfil financeiro. Para isso, indique o perfil financeiro, o porte da empresa, as métricas para atrair compradores adequados e as vendas e as margens operacionais dos últimos anos;
  • A fundamentação do investimento destacando os diferenciais do negócio, os dados técnicos e as razões para convencer o investidor ou o comprador a se interessar pelo negócio;
  • A visão geral do cliente para criar credibilidade para a empresa;
  • O tipo de transação, isto é, se a transação será total ou parcial, bem como, o tipo de operação, seja uma fusão, uma aquisição, uma incorporação, ou uma cisão, por exemplo. Nesse momento é preciso expor de forma clara os objetivos da operação;
  • A informação da assessoria que está acompanhando o processo para o contato dos interessados no investimento, para a sequência da negociação ou para o esclarecimento de dúvidas e dados.

Entendeu? Ótimo! Então agora vamos ver algumas dicas para elaborar o Teaser da sua empresa? Vamos lá!

Dicas para elaborar um Teaser

Para elaborar um Teaser profissional e convincente, algumas dicas podem ser úteis:

Fale sempre a verdade

A pior forma de iniciar um processo de compra e venda de empresas é contar mentiras para atrair compradores, reter dados básicos ou exagerar nos dados para supervalorizar o negócio. Essa atitude pode colocar todo o negócio a perder, não é mesmo?

foto-de-mulher-com-cartao-em-maos-com-simbolo-de-verificado-para-comprovar-informacoes-do-teaserIsso porque, ao prosseguir com as negociações, a verdade virá à tona e os potenciais interessados podem acabar desistindo ao identificar desonestidade, em especial, pela falta de credibilidade e pela insegurança do seu negócio ser uma armadilha de mercado. Por isso, descreva o negócio com a realidade dos fatos, ok?

Seja objetivo

Como falamos acima, em geral, o Teaser tem uma ou duas páginas. Por isso, nossa dica são, no máximo, quatro páginas. Dessa forma, além de garantir a objetividade, você colocará apenas os dados com conteúdo e valor para atrair compradores. Faz sentido, não é mesmo?

Isso porque, os investidores e os compradores avaliam diversas oportunidades e um documento muito grande pode causar desinteresse ou se tornar cansativo. Por isso, faça o tempo e o conteúdo valerem a pena para o comprador ser atraído, tratando apenas o que é necessário, ok?

Mas tenha cuidado: ser objetivo não significa deixar dados básicos de fora do Teaser. Os compradores, ao lerem o documento, devem ter uma compreensão clara e objetiva da empresa. Essa abordagem inicial que atrai ou não o investidor para o seu negócio. Por isso, além dos tópicos mencionados acima, lembre-se de abordar como a empresa gera receita e distribui seus produtos e seus serviços, quando ela foi fundada, um histórico geral do negócio, em especial, do financeiro, além das vantagens competitivas.

Deixe seus objetivos claros

Potenciais compradores vão valorizar empresários que são francos, claros e objetivos sobre seus objetivos a curto, médio e longo prazo diante da transação desejada. Deixe claro se você está procurando capital para crescer, se você está buscando sócios, se você quer vender total ou parcialmente ou se você quer fazer uma fusão, por exemplo. Isso tudo mostra honestidade e gera confiança entre você e o comprador. Faz sentido, não é mesmo?

Seja profissional

Garanta que o seu Teaser é profissional, pois ele será a primeira impressão do comprador em relação ao seu negócio. E a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Por isso, escolha uma fonte profissional, evite linguagem florida, superlativos e adjetivos exagerados para descrever as vantagens e garanta que o documento não tem erros ortográficos e gramaticais. Isso tudo aumenta sua credibilidade e melhora sua imagem. Além disso, cuidado com a diagramação. Indicamos que o documento seja em PDF e que ele tenha um padrão de fácil reconhecimento.

Mantenha o anonimato

foto-de-homem-com-a-mao-na-frente-da-boca-em-sinal-de-silencio-para-manter-o-anonimato-no-teaserLembre-se de não divulgar de forma prematura o nome da empresa ou qualquer outra identificação que pode expor ou comprometer o negócio. Isso garante que você preserve a sua empresa e evita que pessoas espalhem dados equivocados que podem alarmar os colaboradores, os concorrentes, os clientes e o mercado. Os dados mais profundos devem ser disponibilizadas apenas após a assinatura de um Acordo de Confidencialidade, ok?

Por que contar com uma assessoria?

Em relação ao último tópico necessário em um Teaser, a “Informação da assessoria”, indicamos que você conte com a ajuda de uma empresa especialista em intermediação para a compra e a venda de empresas para aumentar as chances de sucesso do seu negócio, garantindo transparência, profissionalismo e credibilidade. Faz sentido, não é mesmo?

A BuyCo. é uma plataforma que usa a tecnologia para intermediar a compra e a venda de empresas com segurança, acessibilidade e agilidade. Nossos profissionais são especialistas e lidam com transações todos os dias, podendo te auxiliar em todos os processos ao longo das negociações. Incrível, não é mesmo?

Além do Teaser, é importante ter em mente a referência de valor para a negociação. Para isso, é preciso fazer a avaliação de empresas. Por isso, criamos um método próprio, comprovado e 100% digital para te responder de forma rápida e acessível quanto vale sua empresa.

E aí, você sabe quanto vale a sua empresa? Para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular