Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Valor de uma empresa: conheça 7 razões para calculá-lo

Muitos empresários cometem o erro de não saber quanto vale a sua própria empresa. A maioria deles, só pensa em conhecer o valor de uma empresa quando estão prestes a colocar a empresa à venda ou mesmo quando recebem uma oferta de compra inesperada. Nada disso!

Apesar de essas ainda serem umas das principais razões para fazer o cálculo, outras situações também podem exigir que os empreendedores saibam, em profundidade, quanto vale o negócio que construíram. Você sabe quais são elas?

Além disso, muitos empresários por desconhecimento, acreditam que a avaliação de empresas é restrita à grandes negócios. Nada disso! Não caia nesse equívoco: a avaliação de empresas é fundamental independente do tipo ou do porte da organização.

No caso de pequenas empresas, são utilizados métodos mais adequados ao porte para que o valor seja mais assertivo. Por isso, para conhecer o Método BuyCo. de avaliação de pequenas empresas, clique aqui!

Por isso, preparamos este artigo para que você saiba qual é a importância de conhecer e calcular o valor de uma empresa. Confira!

Então vamos lá? Boa leitura!

Razões para Calcular o Valor da Sua Empresa

Já vimos aqui no blog que não é apenas para realizar a compra e venda de empresas que a avaliação se faz presente. Ela é indispensável para a gestão de negócios de sucesso. Por isso, hoje resolvemos listar 7 das principais vantagens de realizar a avaliação de uma empresa. Legal, não é?

Se você ainda não sabe o que é a avaliação de empresas, clique aqui!

Poder de negociação do valor de uma empresa 

foto-de-pessoa-diante-de-tabelas-que-demonstram-o-valor-de-uma-empresaQuando o empresário chega à conclusão de que é hora de abrir mão da empresa, seja por motivo de aposentadoria, mudança geográfica, motivos pessoais ou outros, calcular o valor da sua empresa se torna indispensável como ferramenta para que a negociação possa ser vantajosa.

Nesse momento, conhecimento é poder! Por isso, saber quanto a empresa vale evita o aceite de ofertas de investidores predadores, que estão em busca de preços inferiores ao seu verdadeiro potencial de geração de receita, evitando prejuízos. Logo, o valor da empresa é muito importante para o momento da compra e venda.

Além disso, isso evita que o dono do negócio fixe um valor muito abaixo do ideal. Isso pode afastar possíveis investidores, que podem imaginar que existe algo errado por trás de uma oferta tão baixa. Ou mesmo, evita colocar preços altos demais que podem assustar os potenciais compradores.

Saber o valor justo permite que a negociação se dê conforme o real valor da empresa, sem prejudicar os vendedores e os compradores.

No caso dos compradores, com o dado do valor da empresa, eles podem avaliar se será um bom negócio concretizar a compra. Faz sentido, não é?

Busca por investidores

Nunca se sabe quando uma empresa precisará de novos recursos para crescer e se tornar mais competitiva. Para evitar de tal necessidade surgir de forma inesperada, possuir a avaliação da sua empresa pode ser fundamental para convencer novos acionistas a investirem no seu negócio.

Com isso, gera-se transparência, segurança e confiança de que os dados são verídicos e atuais. Por isso, realize a avaliação e guarde-a para as situações emergenciais. Aposto que você ainda não tinha pensado dessa forma!

Poder de valoração

Ao realizar a avaliação de uma empresa, são feitas diversas análises sobre a atual situação da empresa, seu passado e algumas projeções futuras. Com isso em mãos é possível conhecer os pontos de atenção que podem ser melhorados para que o valor da empresa se torne ainda mais elevado.

Isso pode auxiliar os vendedores para que a venda se concretize por valores mais altos. Mas, também, para melhorar o desempenho da empresa, reconhecendo os pontos fracos para melhora-los e os pontos fortes para otimiza-los. Incrível, não é?

Visão gerencial e de futuro

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” – William Edwards Deming (1950).

Essa máxima da gestão nunca esteve tanto em alta. Diante da imensidão de informações do mundo moderno, a capacidade de gerar dados é o diferencial.

Conhecer o valor de uma empresa ajuda os donos a terem dados valiosos para gerenciar os negócios, traçarem estratégias e planos em busca de aumentos no patrimônio, tomarem decisões mais assertivas, entre outras.

Isso porque, a avaliação permite levantar diversos dados sobre a empresa. São elas: sua saúde financeira, seu desempenho, sua tendência, seu ambiente, entre outros. Ou seja, é feito um panorama geral de aspectos financeiros, contábeis, estratégicos que podem servir de insights para melhorar a performance da empresa e avaliar a qualidade da gestão.

Logo, do ponto de vista gerencial, ao fazer a avaliação da sua empresa, o empresário precisará realizar uma análise completa da empresa e do ambiente na qual ela está inserida, permitindo encontrar inconsistências, erros, falhas, desperdícios, entender sua posição frente aos concorrentes, analisar cenários, identificar oportunidades e ameaças, evidenciar problemas e corrigir processos.

ilustracao-de-pessoas-regando-plantas-que-geram-dinheiro-representando-o-valor-de-uma-empresaAlém disso, uma avaliação periódica permite comparar dados atuais com dados anteriores. Assim, é possível avaliar como foi o andamento da organização ao longo do tempo, bem como, comparar com outras empresas semelhantes.

Portanto, se você quer gerenciar de forma completa o seu negócio, é fundamental calcular o seu valor, fazendo uma Avaliação da sua Empresa.

Preparação para mudanças

Ainda que uma empresa não esteja à venda, outras operações como fusões e aquisições, entrada na bolsa de valores, alianças estratégicas e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou projetos, podem exigir que os empresários conheçam o valor do negócio, e/ou como cada projeto ou receita afeta o valor da empresa e a lucratividade. Qualquer mudança deve ser bem planejada e quanto mais dados, melhor para que a transição seja a mais tranquila possível.

Só com o valor da empresa em mãos será possível participar das rodadas de negociação com conhecimento de causa para a tomada de decisões mais acertadas. Uma correta Avaliação da Empresa pode te fornecer um raio-X do seu negócio. Faz sentido, não é?

Modificações societárias

A entrada ou saída dos sócios de uma empresa pode trazer mudanças substanciais na estrutura de capital, exigindo que todas as partes envolvidas conheçam o valor da sua empresa. Com isso, os novos e antigos sócios terão maior facilidade para identificar seus direitos e deveres, evitando disputas judiciais complexas.

Isso é inclusive uma precaução para eventuais brigas de sócios ou mesmo fim de uma organização familiar. Já pensou como isso pode facilitar sua vida?

Planos pessoais

Os donos de empresas, assim como os trabalhadores, precisam planejar o momento em que irão se retirar das atividades profissionais que exercem. Com isso, os gestores que pedem para calcular o valor da sua empresa poderão planejar melhor o momento em que passarão o negócio para frente, identificando o patamar de patrimônio ideal a ser atingido.

Além disso, com a avaliação em mãos é possível alinhar as expectativas de valor com base em dados mais concretos. Isso evita que fatores subjetivos e emocionais interfiram na avaliação. Faz sentido, não é?

Assim, é possível que o dono siga com os planos de mudanças de rumo, resolva necessidades de dinheiro imediatas, como problemas familiares ou de saúde ou opte por seguir em um novo projeto que se apresente como uma oportunidade melhor.

Conclusão sobre o valor de uma empresa

Vimos que o conhecimento do valor da sua empresa é importante em vários aspectos. Porém, o trabalho necessário para chegar a ele pode não ser tão simples quanto alguns empreendedores acreditam.

Além dos diversos métodos de cálculo existentes é preciso que o empresário tenha atenção a diversos detalhes, para evitar que o vazamento de dados influencie o valor do negócio no mercado. Faz sentido, não é?

Por isso, não deixe de buscar um especialista que conheça as melhores práticas e métodos para fazer uma Avaliação da Empresa e assim definir o valor do seu negócio, garantindo que seus planos possam ser feitos com base só em dados e métodos precisos e confiáveis. E aí? Você acredita que conhecer e calcular o valor de sua empresa pode servir a outros fins que não somente sua venda? Tenho certeza que sim, se você chegou até aqui!

Por isso, conte com a BuyCo. Somos especialistas em avaliação de empresas. Se quiser saber o valor do seu negócio, basta clicar no botão abaixo.

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular