Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Como vender bem uma empresa? 5 dicas para fazer uma boa venda!

vender-bem-uma-empresa

Chegou à conclusão que é hora de vender sua empresa e não sabe por onde começar para fazer uma boa venda? A BuyCo. pode te ajudar. Somos uma plataforma que usa a tecnologia para intermediar a compra e venda de pequenas empresas com segurança, acessibilidade e agilidade.

No artigo de hoje, preparamos algumas dicas para que você faça uma boa venda. Esperamos que elas te ajudem e, caso necessite, lembre que você pode sempre contar com nossos consultores para te auxiliarem na venda.

Então vamos lá?Boa leitura!

Dicas para vender bem uma empresa

1) A preparação é primeiro passo para vender bem uma empresa

foto-de-pessoa-separando-documentos-para-vender-bem-uma-empresaPreparar a empresa para a venda é essencial para realizar uma boa transação, afinal, sua empresa deve ser atrativa para compradores e isso não acontece da noite para o dia.

Um planejamento prévio permite que você maximize o valor da sua empresa de forma a ganhar mais com a venda, além de chamar mais atenção do mercado.

Vale destacar que essa preparação envolve, inclusive, a organização do seu negócio em todos os sentidos. Você precisará ter todos os documentos e em mãos para apresentar para possíveis compradores, mostrar que tudo está em dia, a evolução do negócio e quais as expectativas para o futuro. Faça relatórios de gestão, de vendas, de marketing, financeiros, fiscais e tudo aquilo que for necessário para mostrar os resultados para potenciais compradores. Quem está comprando, quer dados sólidos, embasados e provas reais em mãos para não cair em armadilhas de mercado e, provavelmente, fará uma auditoria dos dados. Caso ele encontre alguma incoerência, a venda pode ser prejudicada.

Isso serve também para aspectos burocráticos e legais. Por isso, comece a se preparar com antecedência, pois são muitos os documentos e trâmites necessários para completar a venda. Além de facilitar todo o processo, essa preparação e organização mostram seu cuidado como dono para auferir resultados, além de poupar tempo e tornar a negociação mais transparente.

Além disso, nessa organização vale até melhorar a cara do negócio. As paredes estão feias? Talvez a pintura do seu local pode valorizá-lo ainda mais na hora da venda. Uma empresa com um visual mais bonito é muito mais atrativa.

2) Quanto vale a sua empresa?

Poucos empreendedores sabem como precificar o seu negócio, afinal, avaliar uma empresa não é tarefa fácil. Por isso, indicamos que você faça a avaliação de empresas BuyCo. para ter um resultado imparcial e preciso.

Também conhecida como valuation, a avaliação de empresas é o cálculo para encontrar quanto vale um negócio. Isso se dá através de métodos e análises da situação financeira e dos planos de crescimento da empresa. Além disso, fatores como localização, marca, área interna, entre outros fatores, também são considerados.

Com a avaliação de empresas em mãos, além de ter um laudo apresentável para possíveis compradores que comprova números e o valor do seu negócio, você terá uma análise completa sobre seu mercado, seu financeiro, questões contábeis e índices que podem te ajudar a valorizar ainda mais a empresa.

Isso faz com que a negociação ocorra com base no valor justo da empresa, o que evita que você coloque preços muito acima, que podem afastar compradores, ou muito abaixo do que seu negócio vale, o que significa prejuízos. Assim, nenhuma das partes sai prejudicada e a venda tem mais chances de ocorrer se possíveis desconfortos.

A BuyCo. criou, após 10 anos de estudos, um método próprio, comprovado, acessível e 100% digital para avaliar pequenas empresas através de 5 métodos de cálculo e 54 perfis de empresas. Para saber mais, basta clicar no botão abaixo.

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

3) O anúncio é fundamental para vender bem uma empresa

foto-de-pessoa-com-megafone-na-mao-anunciando-empresa-para-vender-bemColocar um simples anúncio de “vendo empresa” ou “passo o ponto” na porta do seu negócio não é a melhor opção para vende-lo. O mercado tem certo preconceito e pensa que a empresa está quebrada, esquecendo que existem diversos motivos para um empresário querer vender sua empresa, como, por exemplo, aposentadoria ou novas oportunidades.

Então o que fazer?

O motivo é mais um dos aspectos que precisa ser pensado, afinal, ele será a primeira pergunta que os compradores irão fazer e isso pode ser decisivo para a venda. Afinal, alguns motivos podem soar negativos, não é mesmo? Mesmo que sejam problemas financeiros no negócio, você pode apresentar opções para que a nova gestão os solucione. É importante que esse motivo seja claro e transparente, o que evita desconfianças. Não omita dados importantes sobre o negócio.

Além disso, com uma placa, não resta sigilo. Assim, funcionários podem ficar inseguros e resistentes, bem como, a concorrência pode tentar boicotar sua venda. Antes de divulgar, indicamos uma conversa com os colaboradores, o que evita dados distorcidas.

Indicamos que você faça um anúncio profissional do seu negócio em sites especializados em compra e venda de empresas, como é o caso da BuyCo. que oferece uma plataforma segura e eficiente. Seu anúncio será a primeira impressão gerada nos compradores, por isso, preocupe-se com uma apresentação atrativa e de qualidade.

Destaque os principais diferenciais da empresa, faça uma descrição atrativa e use fotos a seu favor. Você precisa convencer compradores a entrarem em contato com você, por isso, use de boas referências, história do negócio, indicações de clientes e funcionários e número atrativos, por exemplo.

Aqui também vale tentar mapear possíveis personas que seriam potenciais compradores. Isso muda a forma como você vai se comunicar, permitindo que você coloque dados que são valorizadas por essa persona. E isso muda tudo, desde o anúncio, até a negociação. Afinal, se você sabe o que as pessoas interessadas valorizam, você conseguirá apresentar dados muito mais atraentes, o que aumenta as chances de convencimento.

4) A pressa é inimiga da perfeição

Provavelmente, você já escutou esse ditado, certo? E ele se aplica muito na venda de empresas. Independente do motivo de venda, é preciso ter calma e entender muito bem como o processo opera, caso contrário, você não maximizará o retorno do negócio que se dedicou tanto para construir.

Todos os passos devem ser seguidos para que a venda se concretize. Nada de pular etapas. Além disso, não mostre sua pressa em vender para compradores, que usarão isso contra você para barganhar preços.

Isso não significa que você não deve estar aberto para conversar e negociar. Se você for muito rígido, pode afastar bons potenciais compradores. Mas você não precisa vender para o primeiro que aparecer e pode esperar novos interessados.

Você precisa ter em mente que a negociação pode perdurar por meses até que surja uma boa proposta. Esteja ciente que possíveis investidores podem demorar a aparecer. Analise quanto tempo você pode esperar conforme suas necessidades. Se você precisa de uma venda imediata, provavelmente terá que oferecer um preço mais atrativo, mas caso não tenha pressa, pode deixar a empresa anunciada e buscar por compradores com mais calma até que valha a pena efetivar a transação, enquanto continua com as operações da empresa, o que evita que isso prejudique seu negócio.

Além disso, não conte com uma saída imediata. Planeje junto com o comprador uma rotina para abordar todos os detalhes da operação garantindo que a nova gestão seja bem sucedida e a adaptação seja tranquila. Afinal, ao vender seu negócio, você quer que ele prospere e continue dando frutos após tanto tempo de dedicação e esforço, não é mesmo?

5) Conte com a ajuda de consultores

foto-de-homem-com-maos-abertas-para-ajudar-a-vender-bem-uma-empresaTentar vender a empresa por conta própria pode ser muito mais difícil e demorado. Com a presença de um consultor especializado, você terá todo o suporte técnico, jurídico e estratégico em todos os processos da venda, podendo se dedicar ao negócio enquanto alguém se preocupa pela venda por você. Afinal, o negócio precisa continuar operando, mesmo durante as negociações.

Além disso, os consultores BuyCo. tem um enorme network e poderão apresentar compradores qualificados ao seu negócio, além de te ajudar a não cair em armadilhas de mercado ou aceitar valores muito abaixo do preço do seu negócio. Pessoas sem envolvimento emocional podem avaliar muito melhor as propostas apresentadas e apontar o que é ou não vantajoso.

Nossos consultores têm muita experiência e lidam com transações de pequenas empresas todos os dias. Por isso, já conhecem o mercado e tem malícia para te ajudar a tomar as melhores decisões. Conte conosco para que sua venda seja um sucesso!

QUERO SABER QUANTO VALE MINHA EMPRESA PARA A VENDA!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular