Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Business Valuation: o que é e como é feito?

business-valuation

O Business Valuation é um conceito muito usado no mercado de Valuation. Talvez você já tenha escutado o termo, mas você sabe o que significa e a importância da avaliação de empresas?

No artigo de hoje, vamos explicar sobre esse termo. Então, vamos lá? Boa leitura!

O que é Business Valuation?business-valuation

O Business Valuation, em português, significa ”avaliação de negócios”, e é um termo muito usado por profissionais da área de finanças ou no mercado de Valuation. O conceito significa o processo de calcular o valor de um negócio a partir de um modelo quantitativo. Faz sentido, não é mesmo?

Para calcular o Business Valuation, têm algumas fórmulas que irão estimar o valor do negócio. Além disso, avalia-se diversos recursos e dados da empresa. É importante ressaltar que o valor gerado será um valor justo da empresa no mercado financeiro, de forma imparcial e com base nos dados do negócio e nos números reais projetados.

Quem avalia o negócio e calcula o Business Valuation são: consultorias, empresas e pessoas especializadas em Valuation.

A BuyCo é uma delas e pode te ajudar!

O Valuation pode ser algo muito algo muito bom para você, empreendedor, e para sua empresa. A avaliação vai estimar o valor justo da sua empresa e você pode usar ela para melhorar o negócio e fazer sua empresa crescer ainda mais.

É importante salientar que, se você fizer o processo por conta própria, pode ser muito complicado. Além disso, é possível que o valor encontrado esteja longe do valor real da sua empresa no mercado.

Então, indicamos que você procure a ajuda de consultores especialistas no assunto, até mesmo para ter uma visão imparcial nesse processo, e, com isso, conseguir alinhar expectativas e evitar frustrações entre os envolvidos. Por isso, entre em contato com a BuyCo para descobrir dados relevantes do seu negócio e com isso, ter uma visão do desempenho dele. Assim, você pode abrir um leque de oportunidades na sua vida empresária!

Além disso, temos um método próprio criado pela BuyCo, para estimar quanto vale sua empresa em apenas 5 minutos, de forma digital, segura, rápida e gratuita. Para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Como é feito?

business-valuationPara fazer uma avaliação da empresa e estimar o valor dela, podem ser usadas algumas dessas três abordagens, como: de renda (Income Approach), de mercado (Market Approach) ou de custo (Cost Approach).

Cada uma delas usam métodos distintos entre si, sendo a de renda a mais comum entre elas. Nessa abordagem, usa-se muito o modelo de avaliação baseado no fluxo de caixa descontado (FCD).

Assim, calcula-se a partir do FCD. Nesse método, parte-se do valor de certo ativo com o valor dos fluxos de caixa que vão ser gerados por esse mesmo ativo, no futuro.

A abordagem usada na avaliação depende dos objetivos da empresa.

Enfim, para estimar o valor de um negócio, os especialistas em Valuation irão considerar várias partes e dados da empresa como, por exemplo, os ativos tangíveis e os ativos intangíveis do negócio.

São eles:

  • Ativos tangíveis: dinheiro em caixa, controle do estoque, os equipamentos, computadores, móveis e imóveis, frota de carros, entre muitos outros.
  • Ativos intangíveis: a marca, patente, estratégias da empresa, administração, contratos de locação e/ou franquia, entre muitos outros.

Esses ativos geram valor para o negócio, por exemplo, a marca, a forma de se posicionar da empresa, o relacionamento com o cliente, a tecnologia e o potencial de crescimento no futuro. Todos esses são itens de extrema importância em uma empresa e influenciam no valor estimado pelo Valuation.

Esses ativos dão uma ideia de como o negócio se apresenta e ajudam o especialista a focar nos pontos positivos que valorizam o negócio.

O especialista pode, ainda, criar um plano mais estratégico na empresa. Já que ele têm uma visão mais ampla e sabe quais partes do negócio precisam de investimento e quanto pode ser investido. Dessa forma, o planejamento estratégico serve para o sucesso do negócio e o Business Valuation pode contribuir com isso!

E para que serve?

business-valuationMuitos empreendedores não sabem o que é Business Valuation e qual a importância dele para o próprio negócio, mas ele pode ser muito útil para o sucesso da empresa.

Afinal, saber o valor do seu negócio no mercado pode valorizá-lo ainda mais! O Business Valuation pode servir para entender seu desempenho empresarial, buscar novas oportunidades, captar novos sócios, conquistar investidores, tomar decisões estratégicas e muito mais!

O Business Valuation serve para precificar a empresa, e acelerar a compra ou a venda da empresa.

Se for para a venda, o Valuation pode atrair potenciais compradores para a empresa, já que ele irá alinhar expectativas de valor de forma imparcial e realista. Assim, os compradores poderão entender melhor como o negócio se configura. Nesse caso de venda ou compra, é com um fim contábil.

Ou, o laudo de Valuation pode ser apresentado para potenciais investidores, caso o empreendedor queira expandir o negócio, ou até mesmo, romper uma sociedade. 

Com o laudo em mãos, as pessoas irão saber como está o desempenho da empresa e sua saúde financeira. O laudo têm uma abordagem técnica, com nuances da economia e dados precisos do negócio.

E por fim, o laudo de Valuation serve para quando a empresa está querendo fazer alguma operação de M&A.

Então, o Business Valuation auxilia a empresa a tomar uma decisão mais precisa para qualquer tipo de oportunidade que ela queira executar. E, afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Então faça uma avaliação da sua empresa hoje mesmo!

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

 

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso