Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

A importância de contratar um consultor de negócios

Em alguns casos, vender uma empresa pode ser o maior negócio, desejo ou necessidade da vida de um empresário. Por outro lado, comprar uma empresa pode ser uma grande realização na vida de uma pessoa. Porém, para ambos, os processos podem ser fonte de muito estresse.

Por isso, contar com a ajuda de um consultor de negócios, também conhecido como corretor de empresas ou business broker, pode ser um grande diferencial! Afinal, ele é muito experiente e será o intermediário para te orientar nesse tipo de operação. Faz sentido, não é?

Nesse artigo, você conhecerá o que é e quais as funções de um consultor de negócios, como também, qual a sua importância. Então vamos lá? Boa leitura!

O que é um consultor de negócios?

O consultor de negócios é responsável por atuar como intermediário em processos de compra e venda de empresas de menor porte. Isso significa que eles facilitam esses processos, trabalhando tanto para compradores, como para vendedores, de forma que ambos encontrem a melhor alternativa. Faz sentido, não é?

Também conhecidos como business brokers ou corretores de empresas ou de negócios, os consultores de negócios ajudam os compradores e os vendedores de empresa de capital fechado no sucesso dos processos de compra e venda. Geralmente, atuam em processos que envolvem pequenos ou médios negócios.

Eles podem ser vistos como facilitadores, mediadores e, acima de tudo, imparciais, focados no sucesso da compra ou da venda da empresa. Por isso, garantem segurança e transparência para as partes envolvidas. Incrível, não é mesmo?

Essa profissão é muito conhecida nos Estados Unidos. Porém, apesar de ser nova aqui no Brasil, já está sendo muito demandada. Por isso, já existem consultores com ampla experiência em compra e venda de diversos tipos e tamanhos de empresas. Nós da BuyCo., por exemplo, somos profissionais em micro, pequenas e médias empresas.

Por que contratar um consultor de negócios?

A compra e venda de empresas não é algo muito simples. Afinal, é preciso determinar o preço da empresa, garantir que as finanças estão em ordem, negociar, elaborar os contratos, analisar os documentos, organizar os processos. Porém, isso tudo pode ser simplificado com a contratação de um consultor de negócios.

foto-de-homem-dando-as-maos-ao-seu-consultor-de-negocios-apos-contrata-loApesar de não ser uma exigência para a venda ou transferência de uma empresa ou para a aquisição de um negócio, a contratação de um consultor de negócios pode ser um diferencial. Afinal, uma vez contratado, ele disponibilizará toda sua expertise para assessorar como a negociação deverá prosseguir. Faz sentido, não é?

Além do desejo de obter uma ajuda profissional, pessoas contratam consultores de negócios para aumentar a chance de sucesso das transações.

São várias as razões para contratar um consultor de negócios. Abaixo listaremos as principais:

Avaliação de Empresas

Os consultores de negócios têm conhecimentos em Finanças Empresariais e Economia, o que é fundamental para o primeiro passo no processo de compra e venda de empresas: avaliar o negócio.

Somente após elaborar a avaliação da empresa completa e profissional, ou seja, analisar, detalhar e estimar o valor do negócio, será possível dar sequência aos próximos passos da negociação. Afinal, esse dado é fundamental para quem compra e para quem vende, defendendo os interesses de todos os envolvidos.

E você, sabe quanto vale sua empresa? Ainda não? Então clica no botão abaixo para descobrir!

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Experiência do consultor de negócios

Com o conhecimento e a inteligência de mercado que esses profissionais têm, os consultores de negócios sabem anunciar, divulgar e vender a empresa de forma profissional e sigilosa, garantindo segurança para quem compra e para quem vende.

O consultor de negócios será capaz de negociar de maneira racional para obter o melhor resultado possível para os dois lados, já que ele não estará emocionalmente envolvido com o processo e poderá amortecer os conflitos de interesse.

Com a expertise que o consultor de negócios trabalha, ele poderá orientar, aconselhar e apontar os melhores caminhos para que a compra ou venda de uma empresa ocorra da melhor forma possível para ambas as partes durante as negociações. Afinal, ele consegue ouvir os argumentos e melhorar as estratégias. Faz sentido, não é?

Com isso, comprador e vendedor são amparados de forma segura, transparente, imparcial e justa. Além disso, torna-se possível reduzir tempo, esforço e dinheiro.

Discrição

Em muitos casos, os vendedores e os compradores não querem divulgar seus interesses por diversos motivos. É muito comum não querer divulgar para funcionários, clientes e amigos, evitando dados equivocados antes de uma decisão final.

O consultor de negócios trabalha para que ambas as partes não sejam expostas, atuando de maneira discreta e sem dar detalhes de um lado para o outro sem que exista um real interesse. Incrível, não é?

A confidencialidade é fundamental para a transação ser bem-sucedida. Saber que uma empresa está a venda pode prejudicar o atual dono e o possível interessado, já que a primeira coisa que as pessoas pensam é que o negócio não está indo bem.

É o consultor de negócios que sabe o exato momento de solicitar um termo de sigilo, de forma que os dados da negociação não sejam utilizados para outras funções, que não sejam a compra ou a venda.

Foco na empresa enquanto o consultor de negócios lida com a compra e venda

foto-de-pessoas-dando-as-maos-ao-consultor-de-negocios-diante-da-papelada-necessaria-para-compra-e-venda-de-empresasUma das principais vantagens de contratar um consultor de negócios, por parte do vendedor, é permitir que o dono foque sua atenção na execução dos negócios até que o processo de venda se concretize.

Afinal, manter uma empresa e tentar vende-la ao mesmo tempo pode significar fracasso nas duas funções, não é mesmo?

Por isso, contratar alguém que esteja focado na venda da sua empresa, permite que você volte seus esforços para a operação, de forma a manter a empresa saudável, o que irá valorizá-la ainda mais.

Networking

Consultores de negócios têm contatos com grupos empresariais ou investidores que buscam comprar e vender empresas em determinados setores. Assim, quando ele identifica uma oportunidade, acaba buscando em sua rede de contatos potenciais compradores ou vendedores, o que facilita e agiliza a conclusão da venda, favorecendo o encontro entre as partes.

Sendo assim, o valor pago para um broker com experiência e cases de sucesso, é um investimento com alta taxa de retorno. Afinal, você estará garantindo profissionalismo, agilidade, experiência, imparcialidade e discrição, além de poder confiar a ele a função da compra ou da venda, permitindo que você foque em aspectos mais estratégicos conforme seus interesses.

BuyCo. conta com o suporte de consultores de negócios especialistas em micro e pequenas operações. Além disso, oferecemos a avaliação de empresas para calcular o valor do seu negócio. Conte conosco para te ajudar no momento de compra ou venda de uma empresa.

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

foto-de-trabalhadores-do-setor-de-servicos

Setor de Serviços vem recuperando prejuízos causados pela pandemia e movimenta PIB brasileiro

foto-de-homem-usando-tablet-e-fone-de-ouvido-para-ilustrar-artigo-sobre-o-mercado-do-entretenimento

O Mercado de Entretenimento: a luz no fim do túnel para driblar a crise causada pela pandemia

socios-sentados-em-uma-mesa-realizando-o-planejamento-da-empresa-para-ilustrar-artigo-sobre-fusoes-e-aquisicoes

Fusões e aquisições crescem no Brasil e expectativa é de novo recorde em 2021