9 Motivos Que Comprovam Que O Pequeno Empresário Também Pode!
Outubro é conhecido como o mês do empreendedorismo. Por isso, esse é o mês que o Sebrae realiza a Feira do Empreendedor, que reúne milhares de pessoas, empresas, produtos, inovações e muito network. Neste ano, a BuyCo. marcou presença com stand e palestras em BH!
Segundo dados do Sebrae, atualmente 27% do PIB do Brasil é gerado pelos micros e pequenos empresários, além de 80% dos postos de trabalho. Então, por que os pequenas empresas sofrem tanto com a falta de assessoria, mínima atenção aos seus negócios e sem soluções específicas para dificuldades do dia a dia?
Você, provavelmente, já viu uma empresa na rua com a placa: “Passo o Ponto”, certo? E o que você pensou? “Está quebrado”, tenho certeza.
Começamos a ver que o PRECONCEITO, não é algo aplicado somente às mulheres, aos negros, ao público LGBT, e a vários nichos da comunidade, mas, também, ao micro e pequeno empresário.
Sabemos que empreender é algo desafiador, ainda mais para o pequeno empresário, que pode enfrentar problemas maiores por serem negócios locais, informais e sem muito dinheiro para investir em consultorias e soluções. Por isso, percebemos: eles sofrem um preconceito no meio empresarial.
Pensando nisso, a BuyCo. nasceu para atender aqueles que são rejeitados pelo mercado corporativo atual, pelo simples fato de serem autênticos em sua missão de atender o seu bairro ou ser um negócio familiar, mas que juntos, são mais de 10 milhões de histórias, trabalho duro e dedicação e, mesmo que com atuação “pequena”, merecem profissionalismo, atenção e uma solução que entenda a dor que este gigante mercado apresenta.
A BuyCo. reconhece que os padrões e necessidades usadas em grandes corporações, se repetem no pequeno mercado. Queremos quebrar paradigmas para que ninguém mais se esqueça que micro e pequenos negócios também podem enfrentar:
1 – Cansaço
Pesquisas mostram que muitos empresários estão desanimados, muitas vezes, não pelo negócio, mas sim pela rotina de fazer a mesma coisa todos os dias e de encontrar novos desafios. Isso é comum nas grandes empresas que se planejam com treinamentos e evolução de carreiras dos seus diretores e gerentes, para assumir o cargo do dono. Mas, e no caso do micro e pequeno empresário? Sim, eles também podem estar cansados e querendo vender a empresa. Isso não é um sinal de fracasso, mas sim, de sabedoria para reconhecer a hora de parar.
2 – Aposentadoria do Pequeno Empresário
Quantos funcionários você já aposentou? É estranho pensar que os empresários aposentam pessoas que foram seus funcionários, mas na hora de se aposentarem como empreendedores, por não terem uma assessoria adequada, tem que fechar sua história. É justo que estas pessoas também se aposentem e que transformem seu patrimônio em dinheiro para desfrutar do resultado do árduo trabalho.
3 – Problemas de Saúde
Muitas vezes, por motivo de problemas de saúde ligados ao dono da empresa ou algum ente querido, a necessidade de ausentar do negócio se torna algo real, imediato e, muitas das vezes, com pouca informação e opções de solução ao pequeno negócio. Por isso, se a empresa não estiver estruturada para essa repentina situação, o melhor caminho é vendê-la e sim O PEQUENO EMPRESÁRIO TAMBÉM PODE passar por essa situação e se preparar para essa mudança de vida inesperada.
4 – Mudança Geográfica
Estamos em mundo cada vez mais volátil e mudanças de cidade ou país não são algo tão raro como a 20 anos atrás. Não necessariamente a demanda pode ser do dono da empresa, mas do cônjuge, dos filhos ou até mesmo por mudança de hábito ou estilo de vida. Isto não quer dizer que o negócio é ruim, mas sim que o sócio precisa se desligar pela dificuldade em gerenciar um negócio a distância. Por isso, nesse caso, a melhor estratégia pode ser venda de empresas e para isso, é fundamental saber quanto vale o negócio e os próximos passos após tomar essa decisão.
Nós da BuyCo. desenvolvemos uma metodologia própria e específica para avaliar micro e pequenas empresas. Para saber mais, clique no botão abaixo!
ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION
Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!
5 – Falta de Capital de Giro
Para dar um salto no crescimento do negócio é preciso investir tempo, dinheiro e uma boa estratégia para o seu mercado. Mas nem sempre o empresário dispõe dos recursos necessários, seja em capital financeiro, conhecimento, equipe ou equipamento. Nessa situação, muitos optam por fazer a venda da empresa. Para isso, é fundamental apurar um valor na saída e mostrar para potenciais compradores que eles podem optar por um negócio já em operação diminuindo tempo, energia e esforço em abrir algo do zero. Sim, O PEQUENO EMPRESÁRIO TAMBÉM PODE ser estratégico na saída do seu negócio.
6 – Dificuldades Financeiras e de Gestão do Pequeno Empresário
Nesse caso, o empresário vai mal e é incapaz de responder pela empresa, mas não necessariamente a gestão do sócio valida o negócio. Uma coisa é o empresário, outra coisa é a empresa. Diante de dificuldades, uma nova gestão pode transformar um mau negócio em algo extremamente promissor.
A solução acaba sendo vender a empresa, às vezes por qualquer preço, aceitando qualquer proposta pelo imediatismo da venda. Pela pressa, essa é a situação onde mais as pessoas cometem erros na decisão. Então, se prepare e entenda quanto vale o negócio neste cenário de baixa para não sair no prejuízo. Sua empresa tem um valor e sim, podemos ajudá-los. Conheça nossos planos, clicando aqui.
7 – Divórcios e Separações
Não são apenas alguns pequenos negócios que são compostos por cônjuges. Várias grandes empresas de hoje, podem ter começado no passado com um casal. Mas, e quando o casamento não dá mais certo e a empresa é algo dos dois? Dificilmente o marido e esposa em constantes brigas conseguem manter a gestão e o foco do negócio. Assim, vamos entender que, nesse caso, a melhor saída realmente é fazer a venda da empresa e entender quanto vale o negócio hoje para evitar até mesmo um desgaste maior no divórcio.
8 – Desentendimento Entre Sócios
Não é um privilégio de grandes empresas ter sócios. Uma sociedade pode iniciar com um micro negócio sim! Para que a relação seja duradoura, os sócios devem compartilhar continuamente os mesmos valores e os mesmos objetivos. Muitas vezes há quebra de um ou dos dois fatores e a venda da empresa acaba sendo a única saída para a paz. Exemplos: desconfiança entre sócios, insubordinação hierárquica ou conflitos entre gerações, necessidades pessoais de um ou mais deles.
Isso é um comportamento que irá acontecer sendo sua empresa um micro negócio ou uma empresa S/A. Sim, vocês podem optar pela dissolução da sociedade e seu sócio comprar sua parte na empresa, mas, novamente, quanto vale o seu negócio?
9- Estratégia de Mercado
Observamos na economia real, vários ciclos e tendências de mercado. Se voltarmos em 2009, vimos as grandes empresas como minerações, faculdades e empresas de construção civil em um ápice de atratividade de aquisição. Uma década depois, a grande onda está em empresas de tecnologia, logística e hospitais.
Mas, e no micro mercado, acontecem estas estratégias de mercado? Claro que sim, vimos vários “booms” no setor, como loja de açaí, restaurantes gourmets, sorveterias, algumas franquias, espetinhos… Por que não aproveitar a onda do seu negócio e realizar a venda? Por que não aproveitar isto e trazer mais valor ao seu negócio e, com a avaliação da empresa, fazer sua saída?
ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION
Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!
Conclusão: O PEQUENO EMPRESÁRIO TAMBÉM PODE!
Depois disso tudo, você viu como julgamos e impomos preconceitos sobre o micro e pequeno negócio quando o assunto é a venda da empresa? Viu como podemos explorar este mercado de forma mais prática, observar o mercado de outra maneira e comprar uma empresa em operação?
Preconceito ao micro ou pequeno negócio a venda, nada mais é que uma opinião desfavorável, não baseada em dados objetivos, mas, unicamente, em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações por pura falta de conhecimento.
Então, você é um preconceituoso ou um estrategista que vê e acredita nas oportunidades no mercado?
O pequeno empresário merece atenção e serviços de qualidade, especializados ao porte. O pequeno também pode querer avaliar e vender seu negócio e, para isso, precisa de uma plataforma completa de intermediação de compra e venda como a BuyCo. Então vamos juntos transformar a forma como o empreendedorismo acontece!