Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Recuperação de empresa em crise: 4 estratégias que podem salvar seu negócio

O ano de 2019 terminou com a economia em ascensão. Por isso, não estava nos planos que viria uma crise tão grande este ano. Devido ao COVID-19, a economia virou de cabeça para baixo, diversas empresas estão fechando ou se atolando em financiamentos para sobreviver, principalmente, micro e pequenos negócios. Como fazer a recuperação de uma empresa durante a crise?

Perante a instabilidade econômica que estamos vivendo, empresários, funcionários e investidores estão inseguros e, por outro lado, clientes estão mais resguardados, porém necessitando dos serviços que as empresas oferecem. É neste período que muitos se desesperam, enquanto deveriam estar sendo cautelosos e evitando decisões precipitadas que podem comprometer um negócio por completo.

Então vamos lá? Boa leitura!

Recuperação da empresa em crise: o que é preciso fazer para evitar a falência?

Apesar do cenário de crise, é possível manter os negócios operando e evitar a falência. Por isso, para recuperar sua empresa é preciso ser humilde para reconhecer a necessidade de fazer mudanças e de traçar estratégias. Isso porque, um ego muito inflado, prejudica as visões e as tomadas de decisões. Acredite: todas as empresas sofrerão impactos!

foto-de-homem-em-duvida-sobre-como-fazer-a-recuperacao-de-empresa-em-criseAs empresas que já estão no vermelho, podem ter uma facilidade maior para reorganizar estratégias de planejamento e refazer orçamentos financeiros. Já as empresas que não estão lidando com problemas ainda, podem ter maior problema para tomar as rédeas da situação, sem saber o que pode impactar seu negócio. Mas é preciso começar de algum lugar e rápido.

É preciso ter em mente que este é um processo contínuo, já que o cenário muda com certa constância e velocidade, sendo sempre preciso rever o planejamento. Então, caso não exista uma boa gestão e uma simulação correta de cenários, todo projeto feito pode desestruturar uma empresa por inteiro.

Vejamos pelo lado positivo, a crise trouxe formas diversas para as empresas se reinventarem com novas soluções e novas lições. Além de poder revisá-los e reaplicá-los nos projetos do seu negócio. Em geral, nos bons momentos, não existe tanta preocupação com mudanças, o que se torna indicativo de problema quando as coisas fogem do planejado, deixando empresários sem saber o que fazer.

Por isso, elencamos 4 estratégias que você pode aplicar para fazer a recuperação da sua empresa durante a crise. Então vamos lá?

4 estratégias para recuperação de empresa em crise

Defina como a sua empresa está hoje

A maioria dos empresários postergam o controle financeiro e, ao se depararem com situações de crise, deixam a empresa perante de uma situação delicada. Por isso, um bom diagnóstico serve para que a tomada de decisões seja mais assertiva com o objetivo de sanar problemas e definir o ponto de chegada. Assim, sabendo como sua empresa está hoje, é possível definir onde se quer chegar, não é mesmo?

O primeiro passo é levantar todas as dívidas com os valores, os credores, os prazos de vencimento e as taxas de juros. Logo em seguida, é preciso listar todas elas, priorizando sanar aquelas com juros mais altos e que impactam de forma direta a sua operação. Além disso, outra dica é renegociar as contas em aberto, por meio de financiamentos com taxas de juros mais baixas.

Nesse momento, deve-se olhar além do passivo. Ressalto também a importância do fluxo de caixa para se atentar às despesas desnecessárias que podem ser cortadas como forma de redução de gastos. Por isso, mapeie com cuidado tudo que entra, tudo que sai e tudo que sobra ou que falta no final.

Outro tópico de suma importância para ajudar a levantar o financeiro, é saber aproveitar o estoque que está parado. O controle do estoque, tem que ser feito com frequência em todos os momentos da empresa, para que não se tornem perecíveis ou obsoletos.

Esteja atento também à folha de pagamento da sua empresa. Não recorra às demissões em massa para recuperar seu negócio. Demitir alguém pode gerar muitos custos e muita dor de cabeça, caso ele seja uma peça chave para o seu negócio. Por isso, não aja no impulso!

Defina uma meta

foto-de-pessoa-usando-dardos-para-representar-metas-como-uma-das-estrategias-para-fazer-a-recuperacao-de-empresa-em-criseEm situações de crise, se a empresa tem diversas metas, a equipe pode ficar perdida e deixar todas elas a desejar. O objetivo é definir uma meta clara, que será priorizada por toda a equipe.

A participação de toda equipe é fundamental, para executar as metas traçadas pelo gestor. Porém, antes de envolver a equipe, identifique o que será o foco da empresa no momento, fazendo com que a equipe destine todas as energias em prol de um objetivo comum.

Nossa dica é usar o método OMTM, uma expressão em inglês, porém de grande fundamento. One Metric That Matters, significa uma métrica que importa, ou seja, impõe como uma obrigação identificar o problema principal para energizar todos esforços para solucioná-lo. Essa método permite que a empresa consiga:

– Sanar as dúvidas ou as incertezas que atrapalham os resultados;

– Reduzir o tempo em ações que não geram resultados;

– Oferecer resposta para a meta mais importante do seu negócio;

– Garantir esforço de toda equipe, concentrado em um objetivo comum.

Faça o Planejamento Orçamentário e a Simulação de Cenários

Após traçar as metas, é hora de planejar de acordo com seu financeiro para começar a executar. Com o OMTM, fica fácil saber de onde começar e quais recursos necessários para alcançar o resultado.  Metas e planejamento orçamentário devem sempre andar juntos!

Em um planejamento orçamentário, estima-se as receitas para um período e define-se a aplicação desses recursos. Ou seja, os gestores decidem quanto e onde irão aplicar o valor estimado para chegar no resultado das metas estabelecidas.

Nesse momento, é fundamental definir algumas prioridades para não se perder no meio do caminho. É óbvio que outros setores também necessitam de investimentos, porém o planejamento serve para direcionar o que é mais emergencial.

Junto com o planejamento orçamentário, é preciso fazer a simulação de cenários, pois existe a necessidade de avaliar a empresa diante de diversas situações que possam ocorrer antes de tomar qualquer decisão. Através dessa simulação, é possível prever, com base em dados, e definir o melhor caminho a ser seguido.

foto-de-pessoa-fazendo-calculos-como-forma-de-recuperacao-de-empresa-em-criseDe forma simplificada, essa estratégia visa criar outros modelos, em cima do planejamento base, simulando as diversas eventualidades futuras e seus respectivos impactos econômico-financeiros, antes de tomar qualquer decisão.

Hora de colocar as mãos na massa!

Depois que você traçou as metas, planejou-as junto com o financeiro e simulou cenários, o momento é de trabalhar para chegar no objetivo final e colocar em ação tudo que foi definido. Aproveite os cenários para revisar as simulações e colocar em prática o que for mais adequado. É nesse momento que você saberá se tudo aquilo que foi planejado poderá se tornar realidade.

Além disso, tudo que foi definido deve ser controlado com indicadores, alinhando sempre o que está ou não está funcionando e corrigir o que for preciso. Execução e controle também não podem andar separados. Também é fundamental fazer a revisão de tempos em tempos, para verificar se tudo que foi planejado está sendo colocado em prática e definir novos planos de ação.

Entender os erros e aprender com eles é de extrema importância. Um bom empresário é aquele que aprende todos os dias, sabe ouvir e encontra oportunidades de mudanças como forma de solução dos problemas do seu negócio.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você e para o seu negócio. Nós da BuyCo. estamos à disposição para te ajudar na recuperação da sua empresa em crise. Vamos juntos transformar a forma como o empreendedorismo acontece!

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

foto-de-trabalhadores-do-setor-de-servicos

Setor de Serviços vem recuperando prejuízos causados pela pandemia e movimenta PIB brasileiro

foto-de-homem-usando-tablet-e-fone-de-ouvido-para-ilustrar-artigo-sobre-o-mercado-do-entretenimento

O Mercado de Entretenimento: a luz no fim do túnel para driblar a crise causada pela pandemia

socios-sentados-em-uma-mesa-realizando-o-planejamento-da-empresa-para-ilustrar-artigo-sobre-fusoes-e-aquisicoes

Fusões e aquisições crescem no Brasil e expectativa é de novo recorde em 2021