Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

[Indicações BuyCo.] 13 séries que todo empreendedor deve assistir

Aqui em Belo Horizonte/MG está uma semana muito fria e com muita chuva. Sua cidade também está assim? Por isso, nada melhor do que o combo de sofá, pipoca e série!

E aí, quer aprender mais sobre os negócios sem deixar de se divertir? Então, confira esse artigo que preparamos para você com indicações de 13 séries que todo empreendedor deve assistir. Esperamos que goste e aproveite os dias frios e chuvosos para ser produtivo de forma prazerosa!

Então vamos lá? Boa leitura!

13 séries que todo empreendedor deve assistir

O aprendizado constante é um dos mandamentos para empreender. Mas, se você está cansado e entediado de passar horas estudando e adquirindo novos conhecimentos sobre as leis, as finanças, a contabilidade, o marketing e o empreendedorismo, temos uma boa notícia para você.

Saber mais sobre empreendedorismo nem sempre envolve tarefas complicadas e difíceis. Isso porque dá para obter lições valiosas de forma divertida: através das séries de televisão.

Por isso, com elas, você vai aprender com grandes inspirações, a mudar a forma como você enxerga seus negócios e se tornar muito mais motivado para empreender.

Então, separamos 13 séries que todo empreendedor deve assistir para obter aprendizados sobre a administração, a inovação, a negociação e a gestão. Para se inspirar e se tornar um empreendedor melhor, confira:

1) O Sócio

A primeira indicação da BuyCo. de séries que todo empreendedor deve assistir não poderia ser outra. O Sócio, disponível na Netflix, retrata a situação de pequenos negócios reais!

Neste reality show de 6 temporadas, o investidor e apresentador americano Marcus Lemonis ajuda as pequenas empresas a superarem suas fraquezas e conseguirem recuperar negócios à beira da falência, ao potencializar os seus pontos fortes.

Por isso, o apresentador investe de forma pessoal nas empresas e já aplicou mais de US$ 7 milhões, ao comprar cotas e se tornar sócio para tirar os negócios do buraco, através de uma visão de fora e de uma gestão profissional que, com ajustes e simplificações de processo, geram ganhos de escala e lucros muito maiores para a empresa.

Assim, cada episódio mostra uma empresa diferente que conta com o investidor para saírem da crise em que se encontram. Assim, dá para ampliar a visão empreendedora, aprender com os erros e os acertos de outras empresas e ter novas ideias e insights para aplicar no seu negócio.

2) Shark Tank

Querida no mundo das startups, a série já possui 11 temporadas e mostra empreendedores reais tentando convencer um grupo de investidores a comprarem suas ideias, através de pitches rápidos e precisos. Afinal, da mesma forma que é importante ter uma excelente ideia de negócio, é preciso saber vendê-la em poucos instantes.

Por isso, Shark Tank é uma excelente forma de entender como funciona a cabeça de investidores na hora de avaliar negócios, definir os  critérios e decidirem entre investir ou não em uma ideia.

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

Devido ao sucesso, surgiu a versão brasileira da série, Shark Tank Brasil, que já conta com 4 temporadas.

3) Silicon Valley

A série retrata a vida de 6 programadores que tentam construir uma carreia de sucesso no Vale do Silício, na Califórnia: o maior polo de empreendedorismo e de startups do mundo. Assim, nela, os personagens devem tomar uma decisão muito importante: vender seu projeto por milhões de dólares e perder o valor que ele pode gerar no futuro ou aceitar um investimento e assumir os riscos.

Assim, nas 6 temporadas da série dá para aprender com detalhes sobre as diversas etapas de uma startup: o nascimento, o planejamento, a busca de investimento, a gestão e a escalabilidade.

4) Gigantes da Indústria

Gigantes da Indústria é uma série que relata como grandes inventores e empreendedores construíram as maiores e mais valiosas indústrias do mundo. Entre eles estão: J.P. Morgan e Henry Ford. E a base para empreender é entender como alguém cria algo e consegue transformar em uma empresa de sucesso por tantos anos.

É apenas uma temporada, com 4 episódios de 1 hora cada. Com ela, dá para aprender com a história de pessoas inovadores, que correram riscos, mas souberam aproveitar as oportunidades, para idealizar e realizar coisas novas.

5) The Office

Para descontrair, a série é uma comédia que mostra o dia a dia de uma equipe dentro de uma empresa que produz e distribui papel. Assim, as situações, muitas vezes exageradas, são paródias do que muitos funcionários enfrentam nas empresas que trabalham.

Por isso, a série é uma lição do que não se deve fazer em uma empresa e o perfil de chefe que ninguém deve ser. Apesar de cômicas, as situações retratadas ocorrem com muito mais frequência do que imaginamos.

O ponto alto da série mostra como uma liderança confiável e comprometida pode reunir e motivar funcionários tão diversos em uma única direção e em prol de um objetivo comum.

São 9 temporadas disponíveis na Netflix. Mas atenção, assista rápido, pois em 2021 ela já estará fora do catálogo da plataforma.

6) Suits

Suits mostra a rotina de um grande escritório de advocacia, o que dá lições de liderança, autoconfiança, negociação e trabalho em equipe. Além disso, a série mostra como os personagens enxergam infinitas possibilidades onde todos veem obstáculos, habilidade fundamental para quem quer empreender, não é mesmo?

Assim, outra lição muito importante da série está no fato de Harvey, personagem principal, correr riscos. Muitas vezes, pessoas acabam deixando de empreender por medo do fracasso, mas, sem arriscar, não existe resultado.

São 134 episódios divididos em 9 temporadas, todas elas já disponíveis na Netflix, que te ajudarão a conseguir o que quiser, usando planejamento, poder, inteligência e pensando fora do óbvio para encontrar soluções.

7) House of Cards

Série original da Netflix com 6 temporadas, House of Cards é uma valiosa lição sobre negociação para empreendedores. Assim, a história retrata as estratégias de Frank Underwood, político que não mede esforços para conquistar o poder nos Estados Unidos e se vingar contra adversários políticos, o que exige o pensamento estratégico e força de decisão.

Vale ressaltar que na série, Frank recorre a meios ilegais para atingir o que quer e isso não deve ser uma lição da série. Apesar disso, ele traça planos completos antes de agir, evidenciado a importância de planejamentos.

Além disso, apesar de mostrar a ambição excessiva de poder, a série mostra a importância de articulações, parcerias, networking, estratégias e, claro, habilidades de negociação.

8) GirlBoss

Na nossa lista de indicações de séries que todo empreendedor deve assistir, não poderia faltar GirlBoss. Comédia inspirada em uma biografia best-seller, a rebelde e falida Sophia Amoruso decide começar um negócio online através do polêmico site de roupas Nasty Gal e precisa aprender como ser sua própria chefe.

Assim, as principais lições que tiramos da série são: ter paixão e dedicação pelo que se faz e saber aprender com os próprios erros.

Infelizmente a gravação foi cancelada e só existe uma temporada na Netflix. Mas, com apenas alguns episódios dá para ver como a protagonista deu a volta por cima em sua carreira e criou uma das empresas de crescimento mais rápido do mundo com apenas 22 anos.

9) Breaking Bad

Walter White é um professor de química diagnosticado com câncer terminal que perde o emprego e inicia sua jornada empreendedora por necessidade: começa produzir e vender metanfetamina, a melhor droga da região, para sustentar sua família. Mas, não adianta ter o melhor produto, se não souber elaborar um bom plano e, também, vender.

Essa é a história de Breaking Bad que, apesar de representar uma atividade ilegal e que não deve ser seguida por nenhum empreendedor, dá lições valiosas sobre a importância de criar um produto com demanda, de organizar uma cadeia de produção e distribuição e de saber lidar com adversidades inesperadas. Além disso, alguns outros desafios aparecem, como gestão de qualidade, concorrência e escalabilidade.

A série é bastante famosa e teve seu fim em 2013, com 5 temporadas gravadas e disponíveis na Netflix.

10) Chef’s Table

Chef’s Table é uma série que mostra o que está por trás das mentes e das cozinhas de chefs que revolucionariam a gastronomia mundial.

A série não é indicada só para quem pretende montar um restaurante, mas para qualquer empreendedor interessado em unir gestão e paixão na hora de dirigir um negócio. Afinal, essas são lições para tudo no mundo empresarial.

Também disponível na Netflix, a série conta com 6 temporadas e com lições valiosas que podem ser incorporadas por diversos setores da economia, com dicas que vão desde o financeiro, até o tratamento dos funcionários.

11) Mad Men

Também disponível na Netflix, a série retrata a rotina de uma grande agência de publicidade dos anos 1960. Além de dar muitas lições de marketing e inovação, a história também mostra a vida pessoal dos personagens, incluindo ambição, frustração e disputa de poder, fatores normais na jornada empreendedora.

Por isso, com as 7 temporadas da série dá para aprender como as marcas conversam com os consumidores, como são criadas as campanhas de marketing, como conquistar e fidelizar clientes e a importância de relacionamentos no mundo dos negócios.

12) Undercover Boss

Da mesma forma que O Sócio e Shark Tank, o objetivo do reality show é que os chefes e donos da empresa se disfarcem de funcionários para avaliar sua empresa de outro modo, sem revelar suas identidades.

A grande lição da série é: não tem como uma empresa crescer se não existe contato e conhecimento de como ela funciona. Assim, os próprios chefes acabam obtendo diversos aprendizados dentro de suas próprias empresas e entendem o quanto dinheiro, sucesso e poder podem subir a cabeça de qualquer empreendedor.

São 9 temporadas já gravadas, mas a série foi renovada para uma décima temporada ainda sem previsão de retorno.

13) Narcos

Narcos conta a história real de um dos maiores traficantes que já existiu: Pablo Escobar. Da mesma forma que Breaking Bad, as lições da série devem ser vistas de forma cautelosa, afinal, essa também é uma atividade ilegal. Mas, dá para aprender bastante sobre negócios arriscados com crescimentos exponenciais, como é o caso das startups.

Já são 4 temporadas, cada uma com 10 episódios e todos já disponíveis na Netflix que ensinam sobre jogadas estratégicas, negociações difíceis e o impacto psicológico que isso causa em quem está gerindo o negócio.

Viu só como dá para aprender bastante coisa sobre empreendedorismo de forma divertida e sem sair do conforto do seu sofá? Assim, esperamos que gostem das nossas dicas e que as séries sejam úteis para sua vida empreendedora. Então, bom proveito!

 

foto-de-trabalhadores-do-setor-de-servicos

Setor de Serviços vem recuperando prejuízos causados pela pandemia e movimenta PIB brasileiro

foto-de-homem-usando-tablet-e-fone-de-ouvido-para-ilustrar-artigo-sobre-o-mercado-do-entretenimento

O Mercado de Entretenimento: a luz no fim do túnel para driblar a crise causada pela pandemia

socios-sentados-em-uma-mesa-realizando-o-planejamento-da-empresa-para-ilustrar-artigo-sobre-fusoes-e-aquisicoes

Fusões e aquisições crescem no Brasil e expectativa é de novo recorde em 2021