Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

A Importância Do Valuation Para Dissolução De Sociedade

importancia-do-valuation-para-dissoluçao-de-sociedade

Quando dois ou mais sócios se unem para formar uma sociedade, não se espera que essa sociedade um dia seja desfeita, porém, isso pode acontecer. No momento em que a sociedade de uma empresa é desfeita, ocorre uma Dissolução de Sociedade. Muitas pessoas, ao escutar sobre dissolução societária, pensam em brigas entre os sócios, mas existem outros motivos para uma sociedade empresarial se desfazer. Portanto, nesse artigo você entenderá o que é uma dissolução de sociedade, os motivos que levam a ela e a importância do Valuation para dissolução de sociedade.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse artigo.

Então, vamos lá? Boa leitura!

dissoluçao-de-sociedadeO Que É Dissolução De Sociedade?

A dissolução de sociedade é o ato de desfazer a sociedade, total ou parcialmente. Ou seja, um ou mais sócios decidem deixar de fazer parte da empresa. Na dissolução total da empresa, as atividades empresariais são encerradas, porque houve necessidade de encerrar o negócio, ou desejo de promover a extinção da sociedade empresarial no seu todo. A personalidade jurídica continua existindo somente para realizar o processo de liquidação.

Já a dissolução parcial determina a exclusão ou a saída um ou dois mais sócios, pode acontecer quando for preciso ou quando houver o desejo de promover a extinção apenas de uma parte da sociedade. Nesse caso, os sócios saem do quadro da empresa, mas as atividades empresariais continuam e a personalidade jurídica continua existindo. A quota do sócio que está saindo do quadro será transferida para algum sócio do quadro ou a um novo sócio.

E são alguns motivos que levam a acontecer uma dissolução societária, como por exemplo, no caso de dissolução parcial, o falecimento de um dos sócios, falência, direito exercido de se retirar (saída por vontade própria) ou exclusão por motivo justificado e recesso. No caso de dissolução total ocorre por falência ou insolvência civil, vencimento do prazo de duração, dissolução extrajudicial, falta posterior de, no mínimo, outro sócio, anulação de autorização para operar, causas previstas no contrato social, anulação da sociedade, desaparecimento ou falta de condições de executar o fim social, consenso, deliberação por maioria absoluta, dissolução judicial por causa justa ou sociedade inativa.

Qual A Importância Do Valuation Para Dissolução De Sociedade?a-importancia-do-valuation-para-dissoluçao-de-sociedade

O Valuation serve para estimar o valor justo de um negócio no mercado e ele pode ser usado no momento de compra e venda de empresas, na hora de realizar uma operação de M&A. Além disso, o Valuation pode ser usado também na saída de sócios, e até mesmo para a entrada de novos sócios.

A avaliação de empresas faz análises financeiras do negócio, assim você pode entender melhor como o seu negócio está operando e a posição dele! Com o laudo de Valuation, é possível encontrar problemas, analisar os cenários e identificar oportunidades e até mesmo, ameaças. E você deve estar se perguntando como o Valuation pode ser útil para uma dissolução societária?

O Valuation estima o valor justo da empresa de uma forma imparcial, dessa forma, o valor gerado pode nortear os sócios. Caso ainda não haja consenso entre os sócios com relação aos valores das quotas, o Valuation pode determinar o valor dessas quotas para cada sócio. Assim, os sócios irão conseguir alinhar as expectativas em relação aos valores e isso irá facilitar a dissolução societária como um todo, evitando possíveis desentendimentos. Além da transparência fiscal e legal do negócio que a avaliação de empresas irá trazer.

É importante salientar que o valor do patrimônio descrito no Código Civil leva em consideração apenas a situação atual da empresa. No entanto, os sócios que estão saindo da empresa estão, de certa forma, renunciando, não apenas do seu direito ao resultado presente da organização, mas também dos futuros. Então, a metodologia mais adequada para projetar os números futuros de uma empresa é por meio do método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), um dos mais usados no Valuation.

Conte Com A BuyCo.!conte-com-a-buyco

Agora que você já entendeu a importância do Valuation para a dissolução de sociedade.

Por fim, mas não menos importante, a dissolução de sociedades pode ser um momento estressante e não é uma tarefa fácil, afinal de contas, as sociedades não costumam planejar o seu fim. Então, nesse momento é importante ficar atento aos detalhes. E não se esqueça, conte com a ajuda de profissionais especializados em Valuation, para ajudar nesse processo, do inicio ao fim!

Conte com a BuyCo. para fazer o Valuation do seu negócio. A BuyCo. conta com o suporte de especialistas, que te ajudarão a desenvolver o Valuation do seu negócio! Além de gerar o valor justo da sua empresa, o Valuation contém análises profundas sobre o negócio, e com ele é possível obter dados muito relevantes, como por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e outros detalhes sobre o negócio e ter visões mais estratégicas a partir disso. 

Nossos consultores podem te assessorar ao longo de todo o processo de avaliação da sua empresa, já que o Valuation vai ser uma ferramenta de extrema importância para a dissolução societária. A avaliação da empresa será indispensável, para descobrir mais sobre o seu negócio. Com o Valuation em mãos, os sócios poderão entender melhor como o negócio está operando e tomar melhores decisões. Portanto, é de suma importância fazer uma avaliação da sua empresa. Então, faça uma avaliação da sua empresa hoje mesmo! Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. têm um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados

Dívida vs Equity – Qual o Melhor Caminho para o Seu Negócio?