Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Determinando o valor justo de empresas com o Valuation

determinando-o-valor-justo-de-empresas-com-valuation

No artigo de hoje vamos falar sobre o valor justo de empresas. Para obter esse valor, é necessário realizar uma avaliação da sua empresa, que é chamada de Valuation. Independente se chegou a hora de vender sua empresa ou um percentual dela, fazer um Valuation da sua empresa pode ser muito interessante e benéfico para diversas situações, pois com ele será possível definir o valor justo de empresas.

Em primeiro lugar, antes de apresentarmos mais sobre o processo de Valuation, precisamos diferenciar o valor justo do mercado e o preço: o valor justo de mercado é o valor pelo qual vendedor e comprador aceitam fechar o negócio, nesse sentido, é valor justo de empresas. De modo geral, é considerado o mais justo, uma vez que há um acordo entre as partes. Por outro lado, o preço é o valor pelo qual será oferecido ao mercado. Nele, há espaço para barganha ou negociação.

O Valuation serve exatamente para determinar o valor justo de um ativo, ou seja, ele consegue determinar o valor justo de empresas.

Vamos lá entender melhor o que isso significa e como funciona?

O conceito: o que é o Valuation?

O termo Valuation vem da palavra ‘’value’’ que, em inglês , significa valor. Então, o processo de Valuation é um estudo da área de finanças que consiste em uma série de princípios e técnicas para determinar qual o valor da sua empresa no mercado.

Em português, é, na maioria das vezes, chamado de ‘’Avaliação de Empresas’’ ou ‘’Valoração de Empresas’’.

Para que serve o Valuation além de fornecer o valor justo de empresas?

determinando-o-valor-justo-de-empresas-com-valuation

Antes de tudo, o Valuation é um processo de muita importância e pode ser útil, até mesmo, se a empresa não estiver à venda. Existem algumas situações em que a avaliação pode ser proveitosa, são elas:

  1. Quando ocorre a inclusão de um novo sócio na diretoria;
  2. Para realizar investimentos;
  3. Mudança de propriedade;
  4. Gestão das finanças corporativas;
  5. Para fins tributários e legais;
  6. Abertura de capital da empresa na bolsa de valores, se a empresa for realizar um processo de M&A (fusão e aquisição) e em algumas outras circunstâncias.

Além disso, é interessante saber o valor da sua empresa para ter referências e tomar decisões estratégicas para caso ocorra alguma dessas situações no futuro.

E também, caso você de fato esteja na situação de precisar vender sua empresa, você precisa realizar essa avaliação, assim você conseguirá vendê-la por um valor justo e atrair compradores compatíveis com o seu negócio, além de gerar credibilidade para o negócio.

Vender sua empresa sem fazer o Valuation, gera o risco de vendê-la por um preço menor do que de fato vale e gerar prejuízo ou anunciá-la por um preço maior e acabar não atraindo pessoas interessadas.

Então é necessário realizar o processo para não perder grandes oportunidades.

Métodos para realizar um Valuation e obter o valor justo da empresa

Nos dias de hoje, existem inúmeros métodos para se realizar um Valuation, mas nem todos os métodos incluem todos os fatores. Alguns consideram apenas os fatos passados ou as projeções dos próximos anos. Outras apenas os múltiplos de lucro ou de Ebtida.

Para decidir qual o tipo de Valuation e quais métodos ele irá seguir, é necessário ter conhecimento técnico, conhecer bem o setor e ter dados sobre a empresa. E também, é claro, que o tipo do Valuation depende do tipo de negócio.

Por outro lado, empresas com pouco ou nenhum ativo, necessitam de um modelo de avaliação diverso das demais empresas. Mas, apesar do método, tudo começa com os dados do balanço patrimonial e dos demonstrativos dos resultados contábeis.

Vamos conhecer alguns métodos do Valuation?

Tipos de Valuation

Fluxo de caixa descontado (FCD):

Em inglês, o chamado de Discounted Flow Cash (DFC) é um dos principais método. Ele parte da relação do valor de determinado ativo com o valor dos fluxos de caixa que vão ser gerados por esse ativo no futuro.

Múltiplos de mercado:

Examina-se avaliações recentes dos demonstrativos contábeis e compara com outras empresas do mesmo setor para refletir sobre as diferenças com as outras empresas em relação à que está sendo avaliada.

Valuation de Liquidação:

O método também é conhecido por valor patrimonial líquido. Nele, os ativos circulantes e não-circulantes da empresa são somados e seus passivos subtraídos.

Agora falaremos como acontece o processo de Valuation, vamos lá conhecê-lo?

Calculando o valor justo de empresas com o Valuation

determinando-o-valor-justo-de-empresas-com-Valuation

Vamos listar alguns dados necessários para calcular o Valuation de uma empresa, usando o método do Fluxo de Caixa Descontado.

Essa é uma das metodologias mais utilizadas na maioria das vezes, já que entrega com mais exatidão em seu resultado.

Calcular os fluxos de caixa de anos anteriores:

Quanto mais fluxos de caixa anteriores, melhor. Neles, é preciso avaliar suas receitas, despesas e custos, para ser ainda mais efetivo.

Estimar e projetar o fluxo de caixa futuro:

Para isso, é preciso utilizar de base a análise feita do fluxo dos anos anteriores, definir a taxa de desconto e dividir a projeção de cada ano por ela para poder definir o fluxo de caixa a valor presente.

A soma do valor presente de cada ano resultará no valor de sua empresa pelo fluxo de caixa descontado.

Os outros tipos de métodos de Valuation calculam por meio de outras técnicas, e é importante lembrar-se que é aconselhável realizar um Valuation com pelo menos duas metodologias para ter um valor mais real e preciso do seu negócio.

Em conclusão, é de suma importância que você organize seus dados na hora do processo, o resultado disso será uma avaliação de negócio bem mais precisa e verdadeira.

Além de que, o Valuation irá gerar o valor justo de sua empresa. Mas, as vezes, os dados não são fiéis a realidade.

Então, é necessário criar uma planilha com os ajustes. Os mais comuns são: débitos e créditos não documentados, “de boca”; funcionários sem registros e itens de estoque inexistentes ou obsoletos. Porém, o maior problema está na obtenção dos dados. Por isso, a importância de uma rotina de mensuração e análise.

Em suma, quanto mais precisa a informação, melhor será a avaliação da empresa. Portanto, seja o mais fiel possível ao relatar os dados da sua empresa.

Como podemos ajudar para obter o valor justo de empresas?

Enfim, preparamos esse artigo com o intuito de ajudar você a entender melhor o que é um Valuation, e como ele pode obter o valor justo de empresas, além de ser algo muito benéfico para você, empreendedor, e para sua empresa.

É importante relembrar a necessidade de calcular o valor justo de empresas e salientar que se você realizar esse processo por conta própria, pode ser bastante complicado, e ainda, o valor pode não ser exato.

Então, indicamos que você procure a ajuda de consultores que conhecem do assunto, até mesmo para gerar uma visão imparcial nesse processo, para alinhar expectativas e evitar frustrações.

É aí que a BuyCo. pode te ajudar!

Criamos o método BuyCo., baseado em algoritmos de inteligência artificial para responder quanto vale sua empresa em apenas 5 minutos e de forma digital, segura, rápida e totalmente gratuita.

Além disso, contamos com o suporte de especialistas em avaliação de empresas para te ajudar ao longo de todo o processo. Para saber mais, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

 

 

relaçao-contratual-no-mEa

Relação Contratual no M&A: Documentos Precisos

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por Que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!