Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Mercado de Moda e as tendências desse mercado

mercado-de-moda

O Mercado de Moda entrou em crise no período da pandemia, já que afetou milhares de micro e pequenos empreendimentos do setor no Brasil. No entanto, apesar dos desafios do setor, os empreendedores passaram a se empenhar mais ainda para a sobrevivência do negócio. Nos dias de hoje, após dois anos de pandemia, o mercado da moda está voltando aos eixos.

Portanto, nesse artigo, vamos falar do Mercado de Moda e algumas tendências que estão em alta nesse setor, para você, empresário(a) do varejo, indústria ou serviços de moda ficar por dentro desse setor!

Então, vamos lá? Boa leitura!

Mercado de Moda

O Mercado de Moda sofreu um baque por causa da pandemia. Em relação ao consumo de produtos essenciais, como, por exemplo, alimentação e saúde, os produtos de moda acabaram ficando um pouco de lado. Com a diminuição de consumo de produtos e serviços de moda no país, muitos negócios no setor tiveram que fechar suas portas. Esse desafio foi muito complicado e, por isso, os empreendedores passaram a se empenhar mais ainda para a sobrevivência do negócio.

Dessa forma, as empresas no setor passaram por mudanças e adaptações. Canais de vendas e relacionamento foram potencializadas e passaram por mudanças. Além disso, muitos negócios passaram a replicar tendências do mercado também, o que aumentou as vendas.

Então, se você, empreendedor, quer impulsionar as vendas do seu negócio no ramo da moda e fazer seu negócio prosperar, a BuyCo. separou algumas tendências que estão em alta no setor!

Então, confira as tendências que estão em alta no mercado da moda em 2022. Vamos lá?

Tendências do mercado de moda

Já estamos quase na metade do ano de 2022, e mesmo assim, muita coisa já aconteceu nesse ano, não é mesmo? Algumas tendências tomaram conta nesse pouco tempo. E você, empreendedor, que trabalha no setor de moda, deve ficar de olhos abertos com as iniciativas que as grandes empresas estão tendo. Afinal de contas, são essas iniciativas que são replicadas no mercado.

Então, vamos falar agora de algumas tendências que estão em alta no mercado de moda.

Tecnologia, e-commerce e dados

Você já sabe que a tendência e-commerce chegou para ficar em praticamente todos os mercados, e não foi diferente com a moda! A indústria passou a ter uma atenção dobrada com os dados e informações de clientes, vindas de redes sociais e internet. Tendo esses dados em mãos, foi possível desenvolver produtos e coleções mais compatíveis com os clientes.

Então, o e-commerce colaborou para coletar esses dados e a coleção de dados colaborou para o aumento de vendas online. De acordo com o site FFW, ”as marcas de moda que têm utilizado dados para otimizar a experiência de e-commerce também aumentaram suas vendas online de 30% a 50%.”

Você já deve ter percebido esse aumento nas vendas online, principalmente, em canais, como, por exemplo, o Instagram, Facebook, e até mesmo WhatsApp. Com a pandemia, os negócios que antes eram presenciais, mas sofreram com os efeitos da quarentena, precisaram se reinventar. Assim, muitos empresários do setor adaptaram o negócio e criaram ele de forma online.

Um outro movimento que ocorreu muito na pandemia e continua acontecendo muito, foram pessoas que queriam ganhar uma grana extra e abriram lojas online no Instagram. Essas lojas, em sua maioria, são negócios do varejo da moda, e algumas são modelos de moda autoral.

Inclusão e Representatividade mercado-de-moda

Uma outra tendência que está em alta no mercado da moda é a inclusão e a representatividade. É importante entendermos que além de uma tendência, a representatividade e a inclusão surgem como uma oportunidade também de mudança e transformação no setor da moda e na sociedade como um todo.

Assim, marcas que promovem essas discussões e possuem modelos, que são uma minoria invisibilizada. Como, por exemplo, pessoas negras, LGBTQIA+s, PCDs (pessoas com defiência), amarelas, pessoas acima do peso, mulheres e homens trans, pessoas não-binárias e povos de diferentes etnias.

Um exemplo de inclusão é a Tommy Hilfiger. A marca investe em “moda adaptada”, que cria coleções específicas desenhadas para pessoas com deficiência. Além disso, esse design adaptado não alcançou apenas as roupas da marca, mas também a experiência do usuário. Dessa forma, a Tommy, nos Estados Unidos, usa em seu site fontes, cores e layouts inclusivos.

Sustentabilidade no mercado de moda

Considerada uma das tendências mais importantes no mundo da moda e, como muitos falam, o ‘futuro da moda’, a sustentabilidade é uma tendência que o consumidor está buscando mais. Reduzir os impactos ambientais passou a ser uma atitude e posicionamento das marcas. E o consumidor ficou mais atento para marcas que, além de se posicionarem, possuem atitudes sustentáveis.

A Gucci é um exemplo de marca sustentável. A empresa busca reduzir os impactos ambientais por meio de ações sustentáveis, como, por exemplo, o uso de fontes limpas ou renováveis de energia. Além disso, existe uma tendência ética e até mesmo sustentável de ficar sem peles.

Colaborando com essa ideia da sustentabilidade, os designers Pankaj e Nidhi afirmam: “A pandemia definitivamente mudou nossa perspectiva sobre nosso ofício. Percebemos como é prudente e imperativo projetar coleções nítidas e focadas, reduzir o desperdício projetando menos e garantindo que cada amostra, cada ponto e cada corte de tecido conte. Nosso planeta e natureza precisam ser nutridos, assim como nossas almas criativas, e não haverá paz se um custar o outro. O tecido é nosso ambiente imediato. A humanidade tem seu ambiente na natureza, mas o ambiente imediato do corpo são as roupas que vestimos. Do estágio à concepção à execução, a sustentabilidade é uma ideia que todos os designers devem abraçar. Mesmo pequenas contribuições individuais fazem a diferença e estamos fazendo isso reduzindo o desperdício, usando materiais reciclados, produzindo com sensatez e fazendo com que cada item valha a pena ser comprado com um pouco de consciência ”.

Inovaçãomercado-de-moda

Inovação é a palavra da vez! Tanto em diversos setores do mercado, quanto em diversas áreas dentro do setor! Na moda isso não poderia ser diferente, então uma das tendências mais relevantes nesse setor também é a inovação.

Inovar no atendimento e no serviço, seja na indústria ou no varejo, inovação digital, inovação nos sites são alguns exemplos de medidas que podem ser tomadas para que o negócio prospere! Portanto, inove em quase todos as áreas dentro do setor!

Conclusão

O mercado de moda não chega a ser um mercado essencial igual outros mercados no Brasil, mas continua sendo um setor muito importante e muito requisitado. Apesar de muitas pessoas pensarem que a moda é algo superficial, a moda é uma forma de se expressar e se posicionar no mundo.

Portanto, se você tem vontade de começar a empreender nesse ramo, não deixe seus sonhos pra depois. Ou, se você já tem um negócio e quer fazer ele crescer ainda mais, aposte nas tendências do mercado, inove em quase todas as áreas e atividades do seu negócio. Além disso, é preciso que você tenha ferramentas de controle e gestão do seu negócio. E por fim, faça um plano de negócio, estude sobre o mercado da moda para ter uma visão geral e, no final de tudo, pense em ideias e formas de aplicar no seu negócio. Todas essas dicas irão impulsionar o seu negócio ainda mais. Ou, quem sabe, no seu futuro negócio!

E por fim, conte com a BuyCo. para te ajudar!

E agora você deve estar se perguntando, como a BuyCo. pode me ajudar?

Se você pretende comprar um negócio no Mercado da Moda, o nosso Catálogo de anúncios é perfeito para você!

O Catálogo de anúncios têm diversas oportunidades de negócios para você, empreendedor! Ele contém empresas cadastradas que já fizeram o Valuation e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio. Essas empresas contam com uma assessoria de ponta a ponta, ao longo de todo o processo.

O nosso MarketPlace contém empresas cadastradas, de forma direta, pelos donos dos negócios. Essas empresas não fizeram o Valuation e não passaram por nenhuma curadoria. Então, não têm garantia ou suporte por parte da BuyCo. Os anúncios dessas empresas ficam disponíveis apenas por 30 dias.

Por fim, existem vários negócios à venda no setor da moda! Conheça já nossas oportunidades, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E, além disso…

Para te ajudar nessa hora de escolher o negócio, por que não fazer um Teste de Perfil Empreendedor?

Você pode escolher a oportunidade que mais lhe agrada e mais se adequa ao seu perfil. Inclusive, você pode definir o seu perfil empreendedor, com o nosso teste de perfil.

O teste foi criado pela BuyCo. com o intuito de orientar você a entender suas características empreendedoras. Dessa forma, você será capaz de entender melhor quais são os seus comportamentos, competências e pontos fracos.

Dessa forma, o teste pode te ajudar a escolher o seu negócios dos sonhos, de forma mais precisa. Afinal, ter em mãos um relatório com dados sobre você, pode ajudar muito na escolha de um negócio que se adeque mais ao seu perfil! Para fazer nosso Teste de Perfil Empreendedor, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

E-commerce

O E-commerce em 2022: Setor em Crescimento

setor-de-energia

O Setor de Energia Elétrica no Brasil: como é e tendências

setor-de-logistica

O Setor de Logística no Brasil: as tendências e perspectivas